Guitarra Clássica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guitarra Clássica

Mensagem por AngryBoy em Dom Jan 15 2012, 03:44

Olá pessoal!
Ultimamente, alem das dicas do povo ali no tópico de pedir coisas pra ouvir, e uns jazz tambem, estou tambem ouvindo uns guitarristas clássicos, e gostei demais desse tipo de som!
Coisas como Tárrega e etc, e eu tenho aulas de guitarra clássica gratuita aqui na minha cidade, o professor é bom pra caramba, é até famoso aqui nas regiões, faz apresentações em teatros, mas nunca levei o estudo a sério, mês que vem as aulas voltam (aqui no Brasil é época de férias, não sei ai em portugal) e eu vou voltar com as aulas de guitarra clássica, porem com vontade de ir um pouco mais pra frente, principalmente porque tenho vontade de cursar uma faculdade de música e vi que guitarra clássica é muito mais exigida, principalmente porque eu entraria como estudante de guitarrista clássico e não de guitarra elétrica, disseram-me que não adianta nada saber tocar Satriani, Vai, Mahavishnu Orquestra(não tem muito a ver com os outros guitarristas citados mas John McLaughlin destroi Razz), Malmsteen e etc na guitarra, que pelo menos lá eles pedem mais a guitarra clássica mesmo. A dúvida é, para tocar razoavelmente bem é muito dificil? Tocando cerca de 2 horas por dia (fazendo os exercicios e tocando as músicas das partituras claro, não ficar batendo acorde Razz), daria para tocar razoavelmente bem?
Tocando essas duas horas por 2 anos mais ou menos, para ai sim tentar cursar a faculdade.
Eu disse apenas 2 horas porque eu pretendo usar mais tempo na guitarra elétrica com meus estilos "principais" mesmo, a não ser que eu acabe me apaixonando pela clássica haha.
Ah, e musicalmente acham que compensa estudar a cena clássica, vai me enriquecer?
Grato! Rock

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Post Count: 37
Guitarra: Strinberg
Guitarrista: Indefinido

Re: Guitarra Clássica

Mensagem por Schmeichel em Dom Jan 15 2012, 09:44

Caro, a aprendizagem da guitarra clássica, tal com a da guitarra eléctrica e qualquer outro instrumento é uma aprendizagem progressiva. No entanto, chegado a determinado nível, precisarás de mais de duas horas para evoluir.

Eu estudei guitarra clássica no conservatório e no primeiro ano só fiz técnica e alguns estudos relativamente rudimentares (aquelas coisas mais simples de Giuliani, Carcassi, Aguado, Sor). No segundo ano prossegui continuei com estudos embora aumentando progressivamente a complexidade (por exemplo, avancei com os "Estudos Secillos" de Leo Brouwer) e introduzindo também alguma música medieval (Rowland, por exemplo),

Só no final do terceiro ano e já durante o 4º ano é que comecei a tocar peças propriamente ditas, como a "Lágrima" de Tárrega (esta ainda foi no 3º), a "Sonatina Op.71" de Giuliani, Estudo I de Villa-Lobos, mais à frente a "Recuerdos de Alhambra" (Tárrega) e a Suite Brasileira de Villa-Lobos.

O que é que quis dizer com isto? Tocando duas horas por dia e com supervisão regular de um professor - é preciso alguém para te ir indicando o que deves tocar e, principalmente, efectuar as necessárias rectificações técnicas para não criares maus hábitos que depois são muito chatos de corrigir - vais conseguir evoluir concerteza. Mas para chegares a tocar as peças que referi de Tárrega tens um longo caminho, às vezes frustrante.

Mais tarde, quando chegares à parte que engloba as últimas peças que te indiquei, as 2 horas não vão chegar. Precisas de treinar umas 4 horas por dia, mas estamos a falar de um nível já bastante avançado.

Resumindo, sim vais conseguir evoluir, vai compensar e vais sair enriquecido musicalmente (dinheiro já depende Very Happy).

Fala com o professor que ele verá o nível em que te encontras, os possíveis defeitos técnicos que terás de corrigir e dar-te-á peças para estudares.

Schmeichel
Moderador

Post Count: 3330

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por kicos em Dom Jan 15 2012, 12:50

Villa-Lobos tem ali uns estudos que me estão a comer tanto mas tanto a cabeça...

Vendas!
pedaleira zoom g2.1u: http://www.guitarradas.com/t6725-vendo-pedaleira-zoom-g21u?highlight=zoom

Idea Divirtam-se e ajudem-nos a crescer: www.cpcinema.forumeiros.com Idea

kicos
Moderador

Post Count: 6122
Guitarra: now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista: Ritmo

http://www.youtube.com/user/eukicos

Mensagem por AngryBoy em Dom Jan 15 2012, 17:20

@Schmeichel

Legal cara, lembro que uma das ultimas coisas que meu prof passou antes das férias era um estudo de Ulisses Rocha, um Estudo acho de Leo Brower tambem, mas a gente tocava bem devagar Razz

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Schmeichel em Dom Jan 15 2012, 19:22

Alguns dos Estudos Sencillos do Leo Brower são lentos, principalmente o 2º.

Kicos, Villa-Lobos era um grande guitarrista e as composições dele têm grau de dificuldade de acordo com a capacidade dele. Eu só o Estudo I já me dava cabo da cabeça, com o cansaço na mão direita. Mas o Gavotta Choro, da suite brasileira, não é assim tão difícil e é das peças mais bonitas que já ouvi.

Schmeichel
Moderador

Mensagem por AngryBoy em Dom Jan 15 2012, 19:50

Eu li tambem que estudar a guitarra clásssica me ajuda um pouco tambem em questão de técnica e musicalidade na guitarra elétrica né?
Principalmente em cenas instrumentais como Satriani, Malmsteen, Steve Vai, em coisas mais neoclássicas como Jason Becker, Friedman e em músicas de Metal Melódico, como Angra, Shaman e etc.

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Schmeichel em Dom Jan 15 2012, 19:54

Eu acredito que sim. O meu problema é que abandonei o curso de guitarra há 20 anos e estive até muito tempo sem tocar e grande parte da minha técnica perdeu-se. Mas houve um guitarrista que me disse: "quem toca guitarra clássica toca qualquer coisa".

Schmeichel
Moderador

Mensagem por AngryBoy em Dom Jan 15 2012, 23:38

Minha maior vontade mesmo, ainda maior que tocar peças de villa lobos, leo brower e etc, seria, pelo menos no momento tocar peças de Beethoven, Bach, Vivaldi (atualmente meu preferido [principalmente o primeiro movimento de winter *-*]), Mozart no violão, essas peças requerem mais do músico do que desses violonistas citados acima?

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Dom Jan 15 2012, 23:56

Há peças que foram criadas especificamente para guitarra clássica,outras adaptadas;acontece que por vezes há que adapte algumas obras que não foram escritas para guitarra e os resultados variam muto com a interpretação de cada músico,ou de acordo com as intenções de que produziu o arranjo/adaptação. Neutral

É sem dúvida alguma uma boa escola a seguir ao máximo,porque parece fácil,muita moleza,corda de nylon,mas é dos tipos de guitarras mais exigentes que temos à nossa disposição e a frase do Schmeichel faz todo o sentido.Podemos brincar com guitarras eléctricas,folk,hawaiianas,etc,mas com as clássicas não há volta a dar: ou sabe ou não sabe! Twisted Evil

Vai em frente,com muita paciência e dedicação,e nada de pressas. Fixe

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por AngryBoy em Seg Jan 16 2012, 00:02

Opa! =D
Eu acho peças clássicas tocadas por guitarra uma coisa linda!
Tanto por guitarras elétricas ou clássicas!
Mas, eu ja tenho 15 anos, acham que esta tarde para começar? Visto que eu tambem quero ficar bom na elétrica, tanto quanto na clássica, esta certo que por 2 anos eu terei 4 dias por semana cerca de 5 ou 4horas para me dedicar (menos os dias com trabalhos e provas escolares, que tambem é algo importante né Razz), e sábado e domingo eu tenho praticamente o dia inteiro para estudar tambem, um dia da semana (terça) eu tenho o dia todo na escola, o que me faria tocar apenas 1hora por dia, seria apenas 1hora com metrônomo fazendo exercícios, para não perder o ritmo.
Acham tarde demais, visto que a maioria começa a estudar guitarra clássica com pouca idade... mas estou disposto a me dedicar!
Grato.
Aonde faço a guitarra clássica gratuita, tambem tenho uma aula por semana apenas de teoria músical, e de sexta feira faço aula particular de guitarra.
Aonde eu faço a aula gratuita (que é muito boa por sinal, uma das poucas coisas boas daonde moro) eu tambem posso fazer técnica vocal sem pagar nada, acham uma boa tambem?

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Seg Jan 16 2012, 09:24

Angry,tudo isso que você falou é positivo e deve ser aproveitado ao máximo! É certo que quanto mais cedo se começa tanto melhor,mas você ainda está numa boa idade de começar a evitar alguns vícios danados que a malta apanha e que não contribuem em nada para uma aprendizagem como deve ser.
Tomara que todos tivessem as possibilidades de aprender do jeito que você falou.Vai em frente,sem pressa nem stress,segue tudo pelas regras que só tens a ganhar a médio/longo prazo.Claro que nessa idade,também aconselho a não deixar os estudos normais para trás;com metodo e cabeça fria,arranja-se tempo para tudo,mas nada de exageros,tá? Very Happy

A teoria musical é importantíssima na formação de qualquer músico!Ajuda imenso a ultrapassar etapas que de outro modo fritam a cabeça a muita gente,seja na clássica,nas eléctricas ou em qualque outro instrumento.Aprender a ler música e a interpretar uma pauta ou pentagrama só traz benefícios!

Força nisso!!! Twisted Evil

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por AngryBoy em Ter Jan 17 2012, 03:14

valeu cara, me deixou ainda mais motivado!!!
o problema é minha guitarra clássica, ela esta toda destruida, com um som ruim, o cavalete levantado, trastejando, e to sem grana pra comprar outra ou arrumar, vou ver aqui o que posso fazer nela, porque daqui 2 semanas voltam as aulas de guitarra clássica Mad

AngryBoy
Aprendiz de guitarra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: