As listas.... a pressão das listas....
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
As listas.... a pressão das listas....
Logo à cabeça, um "disclaimer": não sou nada o género de pessoa que embarca em listas do tipo "os 100 melhores guitarristas de sempre". Para fazer um trabalho sério de comparação, seja sobre que tema fôr, é necessário perspectivar os sujeitos sob as suas mais diferentes facetas: técnica, inovação, originalidade e criatividade, etc...
Por isso, quando este fim de semana, estando eu a curtir um solzinho de inverno no Algarve, recebo um sms da minha maninha caçula: "maninho, já viste a última Blitz? Trás uma lista dos melhores 100 guitarristas".
A minha natureza desconfiada respondeu: "Olha, e em que lugar é que eu estou?!..." ao que a resposta não tarda "no meu coração, em primeiro, mas acho que não vens na lista"....
Perante isto, tive de verificar! Dirigi-me ao quiosque mais próximo, comprei a Blitz (Ah... que saudades do tempo de liceu, quando a compra do jornal do mesmo nome era quase um ritual orgasmico!!!...), e para minha grande surpresa, constato o inevitável: de facto, eu não estava na lista!!!!
Pensei, imediatamente, quem foi o palerma que fez esta lista?! Bom, a explicação está logo na primeira página do artigo: um painel de sumidades guitarristas e jornalistas. OK, está justificado... ignoraram a opinião da minha Mulher, Filhos, Mãe e gato...
Vamos então ver a lista: Jimmy Hendrix em 1º? OK, até concordo... Clapton em 2º? Pois sim, aceita-se... e por aí fora. Até que de repente começam a aparecer nomes como Lou Reed, Joni Mitchel ou Paul Simon (nomes que muito respeito e considero dignos de aparecer no top 10 da lista dos "cantautores", mas numa lista de guitarristas???!!!...). E depois, para minha grande surpresa: onde está o Howe???? e o Satriani??? e o Vai??? então e consideram o Hetfield mas esquecem o Hammet???.... E o Chet Atkins lá para o meio da tabela????...
Fiquei deprimido. Perante tamanhas barbaridades, fico a pensar se uma lista baseada na opinião da minha Mulher, Filhos e gato não seria mais credível.
E assim se vendem jornais (e revistas)....
Por isso, quando este fim de semana, estando eu a curtir um solzinho de inverno no Algarve, recebo um sms da minha maninha caçula: "maninho, já viste a última Blitz? Trás uma lista dos melhores 100 guitarristas".
A minha natureza desconfiada respondeu: "Olha, e em que lugar é que eu estou?!..." ao que a resposta não tarda "no meu coração, em primeiro, mas acho que não vens na lista"....
Perante isto, tive de verificar! Dirigi-me ao quiosque mais próximo, comprei a Blitz (Ah... que saudades do tempo de liceu, quando a compra do jornal do mesmo nome era quase um ritual orgasmico!!!...), e para minha grande surpresa, constato o inevitável: de facto, eu não estava na lista!!!!
Pensei, imediatamente, quem foi o palerma que fez esta lista?! Bom, a explicação está logo na primeira página do artigo: um painel de sumidades guitarristas e jornalistas. OK, está justificado... ignoraram a opinião da minha Mulher, Filhos, Mãe e gato...
Vamos então ver a lista: Jimmy Hendrix em 1º? OK, até concordo... Clapton em 2º? Pois sim, aceita-se... e por aí fora. Até que de repente começam a aparecer nomes como Lou Reed, Joni Mitchel ou Paul Simon (nomes que muito respeito e considero dignos de aparecer no top 10 da lista dos "cantautores", mas numa lista de guitarristas???!!!...). E depois, para minha grande surpresa: onde está o Howe???? e o Satriani??? e o Vai??? então e consideram o Hetfield mas esquecem o Hammet???.... E o Chet Atkins lá para o meio da tabela????...
Fiquei deprimido. Perante tamanhas barbaridades, fico a pensar se uma lista baseada na opinião da minha Mulher, Filhos e gato não seria mais credível.
E assim se vendem jornais (e revistas)....

rafael pelote- Post Count: 18
Guitarra: Washburn HB30, Fender Strat, Epiphone Wilshire
Guitarrista: Indefinido
Re: As listas.... a pressão das listas....
Pois é, até nas revistas e jornais que temos no nosso Pequeno Portugal, conseguimos ser maus LOL

deepshadows- Guitarrista viciado
- Post Count: 964
Guitarra: Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD e Ibanez TALMAN (Acustica)
Guitarrista: Lead
Essas listas já deram lugar a largas discussões aqui no fórum, umas mais pacíficas, outras nem tanto.
O problema destas listas é que dificilmente haverá consenso nos critérios que foram utilizados.
Na maioria dos casos só servem mesmo para discordar
O problema destas listas é que dificilmente haverá consenso nos critérios que foram utilizados.
Na maioria dos casos só servem mesmo para discordar

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5241
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Só servem para criar polémica e pouco mais

deepshadows- Guitarrista viciado
- Post Count: 964
Guitarra: Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD e Ibanez TALMAN (Acustica)
Pois, eu quando li essa lista do blitz também fiquei um estupefacto com a presença de alguns nomes dessa lista, bem como da ausência de outros. Enfim, é o que se arranja, com a falta de assuntos que a blitz tem apresentado, qualquer lista à partida parece ser um assunto interessante, até se começar a ler e ir o interesse por aí abaixo, dado o número de coisas sem jeito que encontramos.

boavida- Moderador
- Post Count: 4329
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
aka Artistas que tiveram sucesso nos States e UK e que por acaso tocam guitarra.
Não tem nada a ver com perícia ou efetivamente ser um dos melhores guitarristas, senão acho que na lista entravam 2 ou 3 dos nomes mencionados e o resto eram guitarristas de Jazz (por ex) que muita gente não iria conhecer e logo o artigo não iria vender.
Não liguem a essas tretas, isso é muito subjetivo, eu podia fazer o meu top 50 e provavelmente não metia um único guitarrista dos que se encontram nessa lista ou nas vossas respetivas listas
Não tem nada a ver com perícia ou efetivamente ser um dos melhores guitarristas, senão acho que na lista entravam 2 ou 3 dos nomes mencionados e o resto eram guitarristas de Jazz (por ex) que muita gente não iria conhecer e logo o artigo não iria vender.
Não liguem a essas tretas, isso é muito subjetivo, eu podia fazer o meu top 50 e provavelmente não metia um único guitarrista dos que se encontram nessa lista ou nas vossas respetivas listas

Codeman- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 124
Guitarra: ESP Grassroots Forest-GT STW / ESP Grassroots Artist Series Sho-Ryu-Ken / ESP LTD F10 / Reindeer (replica)
Guitarrista: Ritmo
meteres o howe na mesma lista do hammet era uma perda enorme de credibilidade
.de qualquer das maneiras tops são coisas que não me chamam a atenção ,principalmente nesses tipo de assuntos que são completamente subjectivos e não têm relevância nenhuma para o mundo da musica.é precisamente o mesmo que os top 100 de bilboards e essas porcarias,ha aquela cena da katy perry ter mais numero 1's no top do que os beattles ou os creed terem vendido mais do que o jimmy hendrix, eu nao sabia que a qualidade musical agora se media por vendas mas pronto levem lá a bicicleta . A musica deve ser feita por gosto e nao por questões de lucro,essas cenas que dizem de todos esses novos artistas sao muito bonitas no papel,mas eu quero ver daqui a 50 anos quantas sao as pessoas que ainda se lembram da katy perry comparadas com as pessoas que se lembram dos beatles ou dos led zeppelin

Maganão o Troll- Guitarrista de garagem
- Post Count: 498
Guitarra: i used to have a guitar,but then i took an arrow in the knee
Não é meu objectivo lançar qualquer tipo de discussão! :-)
As listas são aquilo que são e normalmente reflectem gostos, que, por definição, são sempre relativos. Não resisti a partilhar, pelo rídiculo da situação.
Já agora, e apenas para ficar esclarecido, porque é que seria uma perda de credibilidade o Howe e o Hammet constarem de uma lista (decente) dos top 100 guitarristas?
Abraço,
As listas são aquilo que são e normalmente reflectem gostos, que, por definição, são sempre relativos. Não resisti a partilhar, pelo rídiculo da situação.
Já agora, e apenas para ficar esclarecido, porque é que seria uma perda de credibilidade o Howe e o Hammet constarem de uma lista (decente) dos top 100 guitarristas?
Abraço,

Mais uma discussão sobre o kirk hammet não, por favor, não vamos voltar ao assunto tabu do forum...

boavida- Moderador
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Ups... não sabia que era tema tabu! Sorry... Já cá não está quem escreveu! (newbies... não pensam...
)
Ao invés, podemos também argumentar que o Boi-na-massa também não está na lista!
)Ao invés, podemos também argumentar que o Boi-na-massa também não está na lista!

É só uma questão de tempo até alguém tocar no assunto outra vez

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5241
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Eu compro habitualmente o Blitz e também fiquei estupefacto com essa lista. Para além dos exemplos já mencionados, meter o John Lennon nessa lista não lembra a ninguém.
Para que conste (e para quem não quiser comprar a Blitz), a lista foi copiada da Rolling Stone. É esta, sem tirar nem pôr.
Para que conste (e para quem não quiser comprar a Blitz), a lista foi copiada da Rolling Stone. É esta, sem tirar nem pôr.
candidato a piores 2.90€ que gastei, na blitz deste mês. o inicio desse top começou relativamente bem. depois foi sempre a descer

Kevin09- Guitar Hero
- Post Count: 1723
Guitarra: Epiphone Les Paul Custom ZW; Squier Bullet Stratocaster
não vai haver discussão nenhuma,terei todo o prazer em trocar ideias.primeiro que tudo, estaremos a falar do mesmo howe?eu refiro me ao greg howe,guitarrista de jazz/fusion/shred que é meio "desconhecido" ao pé de outros nomes como por exemplo Vai ou satrianni e não ao steve howe do qual nao conheço rigorosamente nada

Por acaso estava a referir-me ao Steve Howe. Mas também podia ser o Greg Howe, de quem, infelizmente, conheço muito pouco. sorry

aconselho o então.se gostar desse estilo assim mais shred/jazz fusion é muito fixe
deixo em baixo um link para se quiser ouvir 

Bem sei que a lista não pode agradar a todos, mas quando pego na revista para ver o tal top 100 e me deparo com o David Gilmour em 14º lugar...

sylvester- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 175
Guitarra: [Alhambra 1P] [Squier Stratocaster Classic Vibe 50's]
Eu já deixei de comprar revistas como costumava comprar e precisamente por essa mesma razão (entre outras....).esse tipo de listas não lembra ao diabo,trazem sempre assunto para discussão,e servem sòmente para vender mais.Longe vão os tempos em que comprei anos a fio a americana Guitar Player e a inglesa Guitarrist.As restantes só depois de desfolhar um bocado,e se houvesse conteúdos que se justificassem,então lá gastava algum guito.
Nos tempos que correm,as coisas mudaram,infelizmente para pior:maldita publicidade
é sabido que essas publicações vivem da publicidade e claro está,também dos conteúdos,mas de há uns bons 10,15 anos para cá,tem sido sempre a descer e pelos piores motivos...!
Não embarco em listas do tipo Best Of,nem tampouco me contento com publicações que fazem meia dúzia de reviews da treta,ou que gastam mais que 30% do espaço em publicidade,muito embora alguma seja pertinente e necessária por vários motivos.
Ultimament ainda comecei a ler a Arte Sonora,achei alguns artigos interessantes,mas...(então...?...já acabou...?!) fica sempre a sensação do Sindroma do Sérgio Godinho: "Hoje soube-me a pouco...!"
Tenho saudades da Guitarrist de alguns anos atrás:tinha muita publicidade (muito menos do que tem hoje!),mas os conteúdos eram de arrasar em todos os sentidos,muito diversificados e se havia algum tipo de lista semelhante ao título deste tópico,mesmo sem deixar de ser controversa dava-se ao trabalho de explicar porque estavam ou não estavam certos nomes,o teor dos critério e até se aceitava;resalvavam sempre que a ordem não implicava nem mais saber nem menos,era tudo uma questão de votos ou sondagens públicas.
...Rafael...eu também não estou na lista;só tive um voto,e realmente foi da minha gata que parece gostar de me ouvir tocar,e isso a mim basta-me!!!!
Nos tempos que correm,as coisas mudaram,infelizmente para pior:maldita publicidade
Não embarco em listas do tipo Best Of,nem tampouco me contento com publicações que fazem meia dúzia de reviews da treta,ou que gastam mais que 30% do espaço em publicidade,muito embora alguma seja pertinente e necessária por vários motivos.
Ultimament ainda comecei a ler a Arte Sonora,achei alguns artigos interessantes,mas...(então...?...já acabou...?!) fica sempre a sensação do Sindroma do Sérgio Godinho: "Hoje soube-me a pouco...!"
Tenho saudades da Guitarrist de alguns anos atrás:tinha muita publicidade (muito menos do que tem hoje!),mas os conteúdos eram de arrasar em todos os sentidos,muito diversificados e se havia algum tipo de lista semelhante ao título deste tópico,mesmo sem deixar de ser controversa dava-se ao trabalho de explicar porque estavam ou não estavam certos nomes,o teor dos critério e até se aceitava;resalvavam sempre que a ordem não implicava nem mais saber nem menos,era tudo uma questão de votos ou sondagens públicas.
...Rafael...eu também não estou na lista;só tive um voto,e realmente foi da minha gata que parece gostar de me ouvir tocar,e isso a mim basta-me!!!!

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Pois, infelizmente a blitz já há algum tempo que está a decair na qualidade da publicação. Começaram bem, mas parece que está difícil manter o nível.

boavida- Moderador
por acaso gosto bastante da Arte Sonora. a Blitz parece uma extensão escrita das atuais estações de rádio.

Kevin09- Guitar Hero
- Post Count: 1723
Guitarra: Epiphone Les Paul Custom ZW; Squier Bullet Stratocaster
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: