Tuturial Set Up a floyd Rose
Página 2 de 3 • Compartilhe •
Página 2 de 3 •
1, 2, 3 

JohnnyGuitar- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 229
Guitarra: Ibanez aeg8e, Epiphone Special II White
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Re: Tuturial Set Up a floyd Rose
boas
quando faço setup á guitarra e tenho de a finar os harmónicos, nunca utilizo cunhas ou algo parecido porque isso vai-te induzir em erro na afinação...
ora se as cordas estão sobre tensão e tens de equilibrar o floyd com o corpo/molas se tu vais travar o floyd e o afinas assim, quando tiras a cunha vai alterar a distãncia 1º traste/12º e floyd/12º porque as molas assim o obrigam...
eu primeiro afino e acho equilibrio ideal para mim ( porque cada um tem o seu gosto pessoal) e ´so depois é que afino a floyd.... desaperta/andas para tras ou frente com o saddle /aperta e depois confere no afinador... sempre por tentativas até achar a afinação correta...

quando faço setup á guitarra e tenho de a finar os harmónicos, nunca utilizo cunhas ou algo parecido porque isso vai-te induzir em erro na afinação...
ora se as cordas estão sobre tensão e tens de equilibrar o floyd com o corpo/molas se tu vais travar o floyd e o afinas assim, quando tiras a cunha vai alterar a distãncia 1º traste/12º e floyd/12º porque as molas assim o obrigam...
eu primeiro afino e acho equilibrio ideal para mim ( porque cada um tem o seu gosto pessoal) e ´so depois é que afino a floyd.... desaperta/andas para tras ou frente com o saddle /aperta e depois confere no afinador... sempre por tentativas até achar a afinação correta...

Mário Lopes- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 107
Guitarra: jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista: Ritmo
ah e tens de afinar com a corda solta e depois afinas a premir no 12º traste (oitava)e as notas têem que coincidir... caso nõa coincidam é o que eu disse no post anterior...

Mário Lopes- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 107
Guitarra: jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista: Ritmo
Muito obrigado pelas dicas! Recentemente adquiri a minha Peavey e ela tem um floyd, e ao inicio tava me a ver lixado para afinar, porque gosto bastante de alterar e usar varias afinaçoes, e quando perguntei ao luthier da lojo onde costumo ir ele disse me que tinha de afinar o floyd cada vez que mudava de afinaçao, o problema era que nao me dava muito jeito deslocar me ate la quando mudasse a afinaçao, graças a isto vejo me mais esclarecido.
muito obrigado
muito obrigado

Moura- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 213
Guitarra: Peavey HP Special Ex ; Squier Standart Strat
Guitarrista: Indefinido
basicamente é , afinar cordas - equilibrar a ponte mexendo nos parafusos atrás da guitarra certo? e repetir o processo até estar tudo afinado e calibrado.

Convidad- Convidado
É um tremolo, tem algumas vantagens, como manter a afinação e permitir micro afinação... O que custa mais é mudar afinação porque cada vez que mudas tens que ajustar o floyd rose... Também permite efeitos marados tipo:
O Steve Vai usa muito, tem cada efeito com isso... Tipo imitar cavalos na Bad Horsie entre outros efeitos... Tem efeitos no vid todo, mas vê do cavalo aos 3:35
O Steve Vai usa muito, tem cada efeito com isso... Tipo imitar cavalos na Bad Horsie entre outros efeitos... Tem efeitos no vid todo, mas vê do cavalo aos 3:35

Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:para todos aqueles que tem guitarras com floyd e cada vez que querem fazer um set up tem de largar bastante para o fazer....
5-equilibrio molas/cordas...
depois de afinada a guitarra tiramos a cunha e vemos se o floyd ficou desalinhado...
se este tiver desalinhado recoremos as molas na parte de traz da guitarra..
se o floyd estiver para dentro da guitarra, desapertamos os parafusos... mas devagar um puco cada um e vamos vendo o alinhamento... aqui e por tentativa e erro... e pode ser um trabalho demorado como pode ficar resolvido em minutos...
depois de encontrarmos o equlibrio voltamos a colacar os travadores das cordas e verificamos a afinacao... normalmente ainda temos de dar um toque nas molas e na afinacao... mas uma coisa pouca... colocamos os travadores novamente e se afinacao nao variar muito damos o toque final na micro afinacao e esta pronto a rockar...
espero nao ter sido muito confuso e ter ajudado... alguma duvida perguntem... se alguem tiver alguma coisa a acrescentar forca.. se tiver dito alguma coisa errada digam tambem...
Cumps
Pedro, dá-me a liberdade para poder rectificar aqui um ponto!
Em vez de achar a tensão molas=cordas atraves de tentativa-erro (aperta, desaperta e volta a afinar).
Num ponto anterior quando metes a cunha entre o sustain block e a parede do corpo, desapertas também o gancho das molas até que elas fiquem frouxas.
Quando chegares ao ponto 5 (equilibrio molas/cordas) voltas a apertar as molas até a cunha cair, e está feito... a tensão cordas/molas agora está igualada. Claro que convêm fazer o aperto das molas com a guitarra no ar por ex. a segurares ela com uma mão e apertas o gancho com a outra que é mesmo para a cunha cair para fora da guitarra...para o chão ou mesa, secretária.....
Aqui há também a possibilidade de acrescentar ou retirar molas dependendo da tensão e diâmetro das cordas.
Se usares cordas 0.013" provávelmente irás ter de usar mais que 3 molas, 4 ou 5.
lourenço, tas a vontade. eu quando fiz este tuturial era novato na coisa e perdia tipo 2 ou 3h quando nao era mais a afinar a guitarra depois de lhe trocar as cordas. agora com a experiencia e com os erros ja faço as coisas de outra forma e mais rapido. eu quando tiver tempo re-faço este tuturial.

Convidad- Convidado
Boas noites, eu fiquei com uma dúvida.
Eu finalmente já tenho a Ibanez RG370, e como as cordas já estavam gastas, mudei para outras. Segui todos os passos pus a cunha, os parafusos da micro afinação a meio, e metia corda a corda. Quando metia a primeira afinava em E, e depois afinava a seguinte. Mas sem mexer na ponte ou nas tarraxas da corda E por exemplo (6ª) já não estava bem afinada.
O que é que pode ser, será que qualquer coisa não está devidamente apertada como por exemplo a zona onde entra a corda na ponte? Não percebo o que faz com que desafine a corda logo de seguida sem mexer na posição da ponte.
Se alguém me puder ajudar agradecia.
Obrigado.
Eu finalmente já tenho a Ibanez RG370, e como as cordas já estavam gastas, mudei para outras. Segui todos os passos pus a cunha, os parafusos da micro afinação a meio, e metia corda a corda. Quando metia a primeira afinava em E, e depois afinava a seguinte. Mas sem mexer na ponte ou nas tarraxas da corda E por exemplo (6ª) já não estava bem afinada.
O que é que pode ser, será que qualquer coisa não está devidamente apertada como por exemplo a zona onde entra a corda na ponte? Não percebo o que faz com que desafine a corda logo de seguida sem mexer na posição da ponte.
Se alguém me puder ajudar agradecia.
Obrigado.
joaodias- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 164
Guitarra: o
Já descobri o problema, quando afino a primeira corda (Mi agudo), como tem mais tensão, desafina todas as outras tornado-as mais graves, e desafina todas as outras nas medidas exactas.
Vou experimentar afinar tudo outra vez afinando primeiro a 1ª corda.
Vou experimentar afinar tudo outra vez afinando primeiro a 1ª corda.
Já resolvi o problema, mas depois a primeira corda partiu-se na parte onde enrola (já estava velhinha) altura de mudar de cordas. Nem fiz tensão, a corda é que estava velha.
Agora é esperar por um pacote de novas cordas.
Isto de afinar um floyd Rose é mais complicado do que eu pensava!
Agora é esperar por um pacote de novas cordas.
Isto de afinar um floyd Rose é mais complicado do que eu pensava!
Uma pergunta, Floyd e ZR system é a mesma coisa?

Tiago Mendes- Post Count: 19
Guitarra: Ibanez S2170FW
Guitarrista: Lead
Sim acho que o ZR system é um tipo de ponte Floyd Rose da Ibanez. Tal como por exemplo o Edge pro ou o Edge III é um tipo de Floyd Rose.
joaodias, ao inico pode ser algo complicado. mas se fizeres as coisas com calma, a coisa no final corre bem.
quanto ao ZR é um modelo de floyd rose da ibanez. o que faz este sistema é, na hora de mudar as cordas, na parte das molas, tem lá uma rodinha que apertas (ou desapertas, nao sei) e o floyd fica fixo, podendo entao se proceder a todas as alteraçoes, limpar braço, limpar pick ups, tirar pó de locais que com as cordas seria impossivel e afim. depois é voltar a por cordas (do mesmo calibre, pois se assim nao for, ai já se tem de mexer efectivamente nas molas) afinar, afinar oitavas, voltar a afinar, fazer os ajustes necessarios ao braço, voltar a afinar oitavas e cordas em si. depois de tudo no ponto, desapertar (ou apertar xD) a roda na parte de traz e Rock On!
quanto ao ZR é um modelo de floyd rose da ibanez. o que faz este sistema é, na hora de mudar as cordas, na parte das molas, tem lá uma rodinha que apertas (ou desapertas, nao sei) e o floyd fica fixo, podendo entao se proceder a todas as alteraçoes, limpar braço, limpar pick ups, tirar pó de locais que com as cordas seria impossivel e afim. depois é voltar a por cordas (do mesmo calibre, pois se assim nao for, ai já se tem de mexer efectivamente nas molas) afinar, afinar oitavas, voltar a afinar, fazer os ajustes necessarios ao braço, voltar a afinar oitavas e cordas em si. depois de tudo no ponto, desapertar (ou apertar xD) a roda na parte de traz e Rock On!

Convidad- Convidado
Ok, obrigado Pedro, quando compra cordas novas faço as coisas como deve de ser.
Abraço!
Abraço!
toma atenção na dica que o loureço deu em cima, é uma precisosa ajuda e nao andas tanto as aranhas na treta da tentativa e erro. afinas a guitarra, oitvas incluidas e depois apertas os parafusos das molas, as tantas a cunha cai. tens é de ter atençao a medida da cunha, para o floyd ficar na posiçao correcta. se tiveres duvidas manda PM com o teu msn que eu ajudo te com isso

Convidad- Convidado
Obrigado Pedro, eu vou fazer isso agora, depois digo como correu.
Abraço
Abraço
Só perguntei porque li o tutorial e até fiquei meio assustado, visto que na minha opinião o sistema ZR é bastante fácil de afinar

Tiago Mendes- Post Count: 19
Guitarra: Ibanez S2170FW
Guitarrista: Lead
Página 2 de 3 •
1, 2, 3 
Página 2 de 3
Permissão deste fórum: