Micar o amplificador.
Página 3 de 3 • Compartilhe •
Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Re: Micar o amplificador.
Estou a usar um interface o m-audio fast track e capto no amp atraves do microfone shure 57.E ao gravar guitarra ritmo até não fica mal de todo, agora lead guitar fica esta porcaria que podem ouvir aqui: http://soundcloud.com/chico-estriven-xavana-una/expe estou a ficar um pouco frustrado com estas gravações ,pk a guitarra lead fica sempre irritante e com poca qualidade. Podem me dar um concelho em como melhorar?

Patienceismyname- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 58
Guitarra: ibanez
Guitarrista: Indefinido
Por vezes não é fácil dosear a equalização, e sai diferente do que gostaríamos.O som que queremos gravar à partida deve ser muito consistente,e isto quer dizer que não basta cortar aqui e ali,senão vai-se a personalidade.Se o som que gostas sai mau,pensa em mexer na equalização de maneira a teres lá tudo,porque o equipamento digital sem ser de topo de gama,corta muita coisa sem que a malta se aperceba.
Em tempos tive um problema semelhante com uma banda que quiz gravar algumas demos.Nos ensaios tudo correu bem,o som geral estava equilibrado e passámos aos primeiros takes.Por uma questão de coerência,isolou-se as fontes sonoras conforme foi possível e manteve-se um nível sonoro suficiente para a banda trabalhar,mas precisamente quando o solista se chegava à frente,a guitarra do gajo que até tinham muito bom som com o amp e efeitos,ficava esganiçada e demasiado estridente apesar de cortar pela mistura fora.Resolvemos dar uma volta pela equalização e compensar: menos agudos,mais corpo e onde se tirou de um lado,acabámos por juntar de outro,ou seja,equilibrámos o som dele e reajustámos um pouco o som dos outros.Resultou,mas também não dispunhamos de equipamentos topo de gama.
Normalmente quando há alguma coisa em excesso,o melhor é reduzir,senão instála-se a confusão e não há volta a dar.Com os equipamentos que temos hoje em dia (interfaces USB,softwares diversos,etc) convém fazer a monição em Through e nunca a partir do que entra nos pc's ou Mac's,porque pode acontecer que te soe bem nos headphones,mas basta um ligeiro desiquilíbrio aqui ou ali e o resultado final já não soa lá muito bem.
é um bocado difícil explicar-te isto aqui no fórum sem um exemplo prático;se estivéssemos numa sala de ensaios ou estúdio com equipamento percebias melhor.
--------------------------------------------------------------
...e já agora aproveito para deixar um conselho de amigo à malta que mica os amps,seja para que situação fôr: nunca apontem os mics directamente para o centro dos altifalantes,por acontece que apanham os piores ruídos.Apontem para as paredes dos cones dos altifalantes,que são o último lugar onde as vibrações actual antes de serem irradiadas para o ar.Alguns altifalantes são mais estridentes que outros,o que à partida nos dá a indicação de como colocar os mics.Quanto mais afastados melhor,mas também não tanto que possam apanhar ruídos da sala que não interessa gravar.
Em tempos tive um problema semelhante com uma banda que quiz gravar algumas demos.Nos ensaios tudo correu bem,o som geral estava equilibrado e passámos aos primeiros takes.Por uma questão de coerência,isolou-se as fontes sonoras conforme foi possível e manteve-se um nível sonoro suficiente para a banda trabalhar,mas precisamente quando o solista se chegava à frente,a guitarra do gajo que até tinham muito bom som com o amp e efeitos,ficava esganiçada e demasiado estridente apesar de cortar pela mistura fora.Resolvemos dar uma volta pela equalização e compensar: menos agudos,mais corpo e onde se tirou de um lado,acabámos por juntar de outro,ou seja,equilibrámos o som dele e reajustámos um pouco o som dos outros.Resultou,mas também não dispunhamos de equipamentos topo de gama.
Normalmente quando há alguma coisa em excesso,o melhor é reduzir,senão instála-se a confusão e não há volta a dar.Com os equipamentos que temos hoje em dia (interfaces USB,softwares diversos,etc) convém fazer a monição em Through e nunca a partir do que entra nos pc's ou Mac's,porque pode acontecer que te soe bem nos headphones,mas basta um ligeiro desiquilíbrio aqui ou ali e o resultado final já não soa lá muito bem.
é um bocado difícil explicar-te isto aqui no fórum sem um exemplo prático;se estivéssemos numa sala de ensaios ou estúdio com equipamento percebias melhor.
--------------------------------------------------------------
...e já agora aproveito para deixar um conselho de amigo à malta que mica os amps,seja para que situação fôr: nunca apontem os mics directamente para o centro dos altifalantes,por acontece que apanham os piores ruídos.Apontem para as paredes dos cones dos altifalantes,que são o último lugar onde as vibrações actual antes de serem irradiadas para o ar.Alguns altifalantes são mais estridentes que outros,o que à partida nos dá a indicação de como colocar os mics.Quanto mais afastados melhor,mas também não tanto que possam apanhar ruídos da sala que não interessa gravar.

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Gravei mesmo encostado, e apontei para a parede do cone. E que equalização precisa? ja tentei menos agudos, e mais corpo, e aguitarra fica sempre esganiçada e ao fim de uma musica torna-se irritante
Até que o som no amp até é razoavel agora na gravação é como ouviram

Tal como te disse,é complicado semavaliar ao vivo;se a guitarra canta bem com o amp e o som sai um bocado latoso,então o problema ou está na qualidade da captação ou do micro,ou então no suporte de hardware/software.
Já fiz gravações em Pro Tools,mas as máquinas agarradas ao sistema eram brutos PC's ou Mac's,com processadores de topo,carradas de memória Ram,e desprovidas de tudo o que não faz falta para gravar audio,e estou a falar em Wav!Os nossos pc's/Mac's domésticos são capazes de fazer boas gravações,mas não chega ligar um microfone a um audi interface em USB ou Firewire.Dá sempre jeito ter algum processo intermédio,tal como uma mesa de mistura decente,algum processo de sinal e só depois se manda o sinal para o computador.
Eu costumo usar um programa muito simples para gravar audio no laptop :Audiotools,mas não dispensa algum hardware extra para além dos interfaces da ordem.Tenho conseguido gravações muito boas,mas cada sistema é um caso...!
Já fiz gravações em Pro Tools,mas as máquinas agarradas ao sistema eram brutos PC's ou Mac's,com processadores de topo,carradas de memória Ram,e desprovidas de tudo o que não faz falta para gravar audio,e estou a falar em Wav!Os nossos pc's/Mac's domésticos são capazes de fazer boas gravações,mas não chega ligar um microfone a um audi interface em USB ou Firewire.Dá sempre jeito ter algum processo intermédio,tal como uma mesa de mistura decente,algum processo de sinal e só depois se manda o sinal para o computador.
Eu costumo usar um programa muito simples para gravar audio no laptop :Audiotools,mas não dispensa algum hardware extra para além dos interfaces da ordem.Tenho conseguido gravações muito boas,mas cada sistema é um caso...!

Slider56- ADMINISTRADOR
porque é que não tentas gravar a parte lead diretamente para o pc e tiras o com por exemplo do guitar rig? eu tenho feito isso com a minha m audio e fica sempre com muito boa qualidade. E consigo tocar sem latencia nenhuma (o pc é uma maquina xD)

danielalcindo- Guitarrista de garagem
- Post Count: 409
Guitarra: Ibanez RG 350 ex
"!Os nossos pc's/Mac's domésticos são capazes de fazer boas gravações,mas não chega ligar um microfone a um audi interface em USB ou Firewire.Dá sempre jeito ter algum processo intermédio,tal como uma mesa de mistura decente,algum processo de sinal e só depois se manda o sinal para o computador."
Ainda nuns posts anteriores disseram para nao usar nenhuma mesa de mistura como processo intermedio, já me deixa um pouco baralhado.Por falar mesa mistura decente qual recomendam? para tal efeito
Isso do guitar rig nunca tentei, mas o som fica "artificial" queria mesmo o som genuino do meu amp
Ainda nuns posts anteriores disseram para nao usar nenhuma mesa de mistura como processo intermedio, já me deixa um pouco baralhado.Por falar mesa mistura decente qual recomendam? para tal efeito
Isso do guitar rig nunca tentei, mas o som fica "artificial" queria mesmo o som genuino do meu amp

olha que não fica tão artificial como pensam.... ora ve o tom do ultimo solo:
http://www.youtube.com/watch?v=NZ7IBWmuXbU
foi tudo sacado com o duitar rig 5
http://www.youtube.com/watch?v=NZ7IBWmuXbU
foi tudo sacado com o duitar rig 5

danielalcindo- Guitarrista de garagem
- Post Count: 409
Guitarra: Ibanez RG 350 ex
daniellalcindo, LOOOL
mais artificial era complicado xD
mais artificial era complicado xD

PP_BB- Post Count: 5
Guitarra: -
Eu uso sempre uma mesa de mistura por duas razões:primeiro sou técnico de som e estou habituado a construir um som com alguma consistência,logo faz sentido ter preamplificadores dedicados e com equalização,e extras que podem vir a dar jeito.Em segundo lugar,não esquecer que a grande maioria dos pc's e alguns Mac's não são máquinas profissionais ou construídas específicamente para processamento audio,logo trazem circuitos ou placas de som onboard de fraca qualidade,isto independentemente dos diversos software que instalem.
Um computador fabricado para server de estação de trablaho,seja para audio ou vídeo,tem características técnicas mais avançadas e vem muito mais bem equipado,quer nos processadores,memória Ram,e placas adicionais para os fins a que se destinam!Um bom computador para audio profissional pode custar entre os 2700 e os 4000 € na boa...,e se for uma daquelas torres da Mac super-equipadas então o preço final dispara em flecha!
Por outro lado,as variantes de software,e hardware que a malta usa varia imenso e cada um amanha as coisas à sua maneira.Como foi dito atrás pelo Daniel,para quem usar o Guitar Rig há a possibilidade de melhores resultados,mas também depende da máquina,dos conhecimentos de cada um,etc....!
Um computador fabricado para server de estação de trablaho,seja para audio ou vídeo,tem características técnicas mais avançadas e vem muito mais bem equipado,quer nos processadores,memória Ram,e placas adicionais para os fins a que se destinam!Um bom computador para audio profissional pode custar entre os 2700 e os 4000 € na boa...,e se for uma daquelas torres da Mac super-equipadas então o preço final dispara em flecha!
Por outro lado,as variantes de software,e hardware que a malta usa varia imenso e cada um amanha as coisas à sua maneira.Como foi dito atrás pelo Daniel,para quem usar o Guitar Rig há a possibilidade de melhores resultados,mas também depende da máquina,dos conhecimentos de cada um,etc....!

Slider56- ADMINISTRADOR
para os que acham que é necessário ter uma mesa de mistura, vejam neste video as desvantagens.
youtube.com/watch?v=kpQAoqu0CnE&feature=g-all-c&context=G2aebd60FAAAAAAAACAA
youtube.com/watch?v=kpQAoqu0CnE&feature=g-all-c&context=G2aebd60FAAAAAAAACAA

PP_BB- Post Count: 5
Guitarra: -
Ha uns tempos um amigo meu falou-me de que para ter um bom efeito stereo delay na lead guitar, era ligar 2 microfones a um pedal delay stereo e da saida stereo do pedal ligar á placa de som, já alguem tentou isto? (Quem diz pedal delay, tambem pode ser chorus/flanger etc...)
Eu ainda não tentei mas deve ficar porreiro, só que tenho um pequeno probolema, estou a usar uma m-audio fast track, e o probolema é que so da para ligar um microfone, ou uma entrada guitarra
Conhecem algum interface com 2 entradas microfone stereo? ou neste caso teria de usar uma mesa mistura
Eu ainda não tentei mas deve ficar porreiro, só que tenho um pequeno probolema, estou a usar uma m-audio fast track, e o probolema é que so da para ligar um microfone, ou uma entrada guitarra

Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Página 3 de 3
Permissão deste fórum: