Formação de uma banda...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Formação de uma banda...

Mensagem por edub13 em Sex Dez 09, 2011 11:18 pm

Olá pessoal, eu e uns amigos, a uns tempos decidimos criar uma banda... E já arranjamos um espaço bacano e tudo.. mas falta o resto.. o que a gente precisa para começarmos (eu sei que é uma pergunta parva, mas eqe nenhum de nos nunca teve uma banda, e não sabemos bem por onde começar), se poderem dar umas dicas ficava agradecido.

Cumps.

edub13
Guitarrista dedicado

Post Count: 691
Guitarra: Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Guitarrista: Indefinido

Re: Formação de uma banda...

Mensagem por MarlonMorais em Sab Dez 10, 2011 12:29 am

desde que todos tenham um espaço tudo o que precisam é de uma bateria, instrumentos e amplificadores que dêm volume suficiente para o que voçês precisam. o resto (material de gravação, PA, etc.) pode muito bem vir depois. até a técnica em si pode vir depois, isso não é a parte mais importante sequer - na verdade tudo o que importa é a criatividade pura.

portanto não estou a perceber bem a pergunta.

depois disso é só falhar e falhar e falhar até encontrarem o vosso próprio som -, essa é a parte mais recompensadora e ao mesmo tempo mais frustrante do processo e é assim que se define a identidade ou falta de identidade de uma banda.

MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count: 3725
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag

Mensagem por Brunoguedes em Ter Dez 13, 2011 11:58 pm

Uma coisa que é um pouco esquecida ás vezes é ver se têm gostos musicais compativeis. Se não for o caso, pode vir a dar problemas no futuro.. ( experiencia própria xP )
Além dos instrumentos que provavelmente ou já têm ou estão em vias de arranjar, o que precisam é de organizar um bom horário de trabalho. Vejam quando têm tempo livre em conjunto, marquem esse tempo para ensaiar ( tardes livres, fins de semana ) e façam disso hábito ao ponto de não ser preciso andarem a marcar ensaios. Fim de semana = ensaio x)
Quando ensaiarem, nem tudo parecerá produtivo mas brincar e fazer umas jams também é muito bom e promove o bom ambiente entre o pessoal da banda

Boa Sorte! Rock

Brunoguedes
Aprendiz de guitarra

Post Count: 50
Guitarra: Epiphone SG

Mensagem por MarlonMorais em Qua Dez 14, 2011 12:42 am

eu acho que no que toca a ensaios a atitude deve ser sempre séria e tocar com o intuito de explorarem as vossa voz musical. se não forem com este intuito nunca sai nada dencente.

podes ir ensaiar sem a mínima ideia do que vais fazer, mas uma coisa que te digo por experiência, é que se fores tocar e o pessoal estiver lá a fazer nada durante muito tempo, manda-os logo ir levar onde o sol não brilha. tempo de ensaio deve ser produtivo, na minha opinião, e deve ser usado bem.

há quem fique a falar ou a fazer merdas que não interessam a ninguém, essa gente nem vale a pena teres a tocar contigo porque depois só trazem desilusões. é difícil, mas cerca-te de pessoal sério e apaixonado por música. podem não saber tocar a ponta de um chavo, mas o amor pela música e a necessidade de criar algo diferente prevalece SEMPRE. e claro, como foi dito acima, criar amizade entres os membros da banda pode revelar-se muito importante, porque o tipo de conecção muda positivamente com isso.

MarlonMorais
Guitar GOD

Mensagem por Brunoguedes em Qua Dez 14, 2011 1:55 am

Concordo plenamente. Quando disse "brincar" nos ensaios referia-me a explorar os instrumentos e musicalidades, não a brincar do género fazer palhaçadas que não têm nada que ver com musica Smile

As vezes durante os ensaios brincamos com cenas do genero blues e outros estilos com que não estamos habituados a lidar, normalmente numa espécie de aquecimento. E apesar de serem brincadeiras, requerem conhecimento musical desses estilos ( escalas, ritmos etc.. ) e quem sabe sai daí qualquer coisa util a originais. No entanto deve predominar o ensaio sério com foco em aperfeiçoar os covers e se for caso de originais, desenvolvê-los!

Brunoguedes
Aprendiz de guitarra

Post Count: 50
Guitarra: Epiphone SG

Mensagem por felizol44 em Qua Dez 14, 2011 3:13 am

Que tópico excelente...
Tá-me a dar uma pica pegar em pessoal e pormo-nos a tocar...
Infelizmente ainda não tenho "qualidade" para tal!
Mas tou com uma vontade de arranjar um sitio e tocar em banda do caraças!!!

felizol44
Guitarrista de garagem

Post Count: 349
Guitarra: Elétrica: Ibanez SA 260 FM ; Clássica: APC 8C

Mensagem por MarlonMorais em Qua Dez 14, 2011 3:31 am

qual qualidade. não ligues a isso. quando tiveres pessoal com quem tocar não custa nada tentar. geralmente tem que se passar por muita merda para se aprender alguma coisa ou chegar algum lado.

alguma vez ouviste o primeiro album dos Ramones? é um mega-clássico, a música é brilhante, e eles mal sabiam tocar os instrumentos. um exemplo entre milhares. se a alma estiver lá de pouco mais precisas.

MarlonMorais
Guitar GOD

Mensagem por Schmeichel em Qua Dez 14, 2011 10:46 am

Além do que o Marlon disse, que subscrevo totalmente, relembro que o importante é curtir, não têm logo de pensar em editar discos ou fazer música vossa.

Junta-te pessoal e toquem covers de cenas simples e de que gostem. Mesmo que estejam em níveis de técnica diferentes vai dar-vos um gozo brutal.

Schmeichel
Moderador

Post Count: 3334

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por felizol44 em Qua Dez 14, 2011 12:12 pm

Bem nesse caso acho que vou juntar pessoal e ver como corre...

felizol44
Guitarrista de garagem

Mensagem por GuitarParts em Qua Dez 14, 2011 12:25 pm

completamente de acordo com tudo.
arranjem umas covers faceis de tocar, para começar umas 3 ou 4, regulem-se todos pelo mesmo exemplo, podem tirar as musicas do guitarpro para poderem praticar em casa e quando se juntarem todos treinaram pelo mesmo "diapasão".
no meu caso, embora seja fãs de hard rock e heavy quando me junto com alguém para tocar (cena que acontece mesmo muito pouco) tocamos qualquer cena, desde que todos consigam acompanhar já é optimo.

GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count: 874
Guitarra: Classica, E-acustica e electrica

http://www.guitarparts.t35.com

Mensagem por miguek em Qua Dez 14, 2011 4:15 pm

Bem acho que já todos disseram tudo! Razz Eu no verão passado iniciei-me no mundo das bandas... (Tive uma banda que durou os 3 meses de férias e acabou porque quem a tinha criado não queria estar ocupado/a durante o tempo de aulas) Actualmente eu e o ex teclista dessa tal banda (um gajo 5*) junta mo-nos e criamos uma nova... Acho que o mais importante primeiro é (por mais que sejam teus amigos) é estares com pessoal que queira mesmo ter e que não tenha sido arrastado para ali contra a vontade... Depois como @Schmeichel Curtir é o mais importante depois! E se pensas que nao toas muito nao te preocupes aqui vais ter uma grande opurtunidade de evoluir Wink

miguek
Guitarrista de garagem

Post Count: 452
Guitarra: Epiphone SG 400
Guitarrista: Ritmo

Mensagem por Slider56 em Qua Dez 14, 2011 6:24 pm

Que eu saiba,nunca fez mal a ninguém começar por baixo e ir evoluindo pouco a pouco!Não se agarrem a clichés e cenas parecidas,nem queiram tocar como os guitarristas que vocês apreciam;tentem ser vocês mesmos com todos os defeitos e virtudes e percas de tempo que isso normalmente acarreta.Mesmo entre malta com gostos e influências iguais ou semelhantes,leva sempre muito tempo até se encontrar o som de banda que procuram,mas isso faz parte da aprendizagem.

Não tenham pressa de sacar cenas sem compreenderem muito bem o que querem,senão acabam sempre à roda das mesmas malhas e criam-se vícios difíceis de pôr de lado.A entreajuda no seio da banda é muito importante,e evitem o "síndroma do volume" (não ganham nada em querer sempre tocar mais alto que o colega ao lado.

Criem hábitos regulares que só têm a ganhar a médio e longo termo,e de resto...MEXAM-SE!!!! Twisted Evil Very Happy

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6385
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por felizol44 em Qua Dez 14, 2011 6:31 pm

Estou só à espera que o meu tio venha de Lisboa para falar com ele. Pq o sítio de ensaio é dele. Depois é começar os contactos que já tenho ideia de quem serão e levar os tarecos para lá...

E depois... Let our sound begin! Fixe

felizol44
Guitarrista de garagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: