Dúvida sobre medida de cordas
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Dúvida sobre medida de cordas
Boas malta,
sou novo aqui no forum e começo da melhor maneira com uma questao muito discutivel pelo pessoal guitarrista, eu tenho uma lag spring e hoje coloquei.lhe umas cordas da fender com a medida 0.12, a minha duvida é , será que a tensao é demasiada para a minha guitarra?
sou novo aqui no forum e começo da melhor maneira com uma questao muito discutivel pelo pessoal guitarrista, eu tenho uma lag spring e hoje coloquei.lhe umas cordas da fender com a medida 0.12, a minha duvida é , será que a tensao é demasiada para a minha guitarra?

davidmaciel93- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 55
Guitarra: LAG Spring
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Re: Dúvida sobre medida de cordas
como mudas-te as cordas para umas de tamanh diferente, e aconselhado fazer um setup

Luis Miguel- Guitarrista viciado
- Post Count: 955
Guitarra: Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista: Lead
ja agora apresenta-te na secçao

Luis Miguel- Guitarrista viciado
- Post Count: 955
Guitarra: Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista: Lead
um setup? :s

não percebi

Amigo, se não te começares a desenrascar, vais ficar muitas vezes á nora... Sabes quem é o melhor amigo do homem? Não é o cão, mas sim o Google!!! Estás realmente á espera de uma resposta aqui no tópico em vez de procurares o que é?? 
Vá, estou bem disposto:
http://www.guitarradas.com/t2912-fazer-um-setup-a-guitarra?highlight=setup
Vá, estou bem disposto:
http://www.guitarradas.com/t2912-fazer-um-setup-a-guitarra?highlight=setup

NaréCardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count: 8825
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead
agradeço.te pela ajuda, mas a minha guitarra não é eletrica, não tem cavaletes

Não tem cavaletes?! Aquilo a que se chama normalmente de ponte na guitarra eléctrica chama-se também cavalete na guitarra acústica (ou pelo menos chama-se assim na guitarra clássica).
O que eu não percebi é a cena das cordas 0.12. Tu meteste cordas de guitarra eléctrica numa acústica?
Quando se muda a grossura das cordas numa guitarra eléctrica o mais importante é ajustar o truss rod, porque o braço vai ter tendência a encurvar uma vez que as cordas vão fazer mais força no braço. Depois disso convém ajustar a intonação (a posição das selas na ponte) e a acção (se a espessura é maior, pode-se baixar mais as cordas).
O que eu não percebi é a cena das cordas 0.12. Tu meteste cordas de guitarra eléctrica numa acústica?
Quando se muda a grossura das cordas numa guitarra eléctrica o mais importante é ajustar o truss rod, porque o braço vai ter tendência a encurvar uma vez que as cordas vão fazer mais força no braço. Depois disso convém ajustar a intonação (a posição das selas na ponte) e a acção (se a espessura é maior, pode-se baixar mais as cordas).
nao foi nada disso, eu costumo usar 0.11 na minha LAG spring semi-acustica mas desta vez meti.lhe 0.12 e a minha duvida é , será que a guitarra aguenta bem com a tensao de 0.12?

Em princípio aguenta;a questão do setup ou calibragem é algo que todos os guitarristas devem aprender;não é necessário tirar nenhum curso superior para fazer o setup a qualquer guitarra,mas convém que se conheçam os diversos tipos de guitarras e acessórios,sejam pontes móveis ou fixas.
Recomendo que dês uma volta pela internet com ajuda do Google que vais encontrar centenas de tópicos relativos a setups e não só.O You Tube também tem muita coisa útil,e até demonstrações detalhadas.
Quando se muda de calibre de cordas,como foi o teu caso (.011 para .012) há sempre a necessidade de se fazerem ajustes,porque as guitarras não são elementos inertes;também reagem às diferentes tensões,e também a diferenças de temperatura,humidade,etc...
Deve-se fazer o setup periódicamente,mesmo que não se façam alterações nas guitarras.Uma vez em cada 2 ou 3 meses,no mínimo.
Recomendo que dês uma volta pela internet com ajuda do Google que vais encontrar centenas de tópicos relativos a setups e não só.O You Tube também tem muita coisa útil,e até demonstrações detalhadas.
Quando se muda de calibre de cordas,como foi o teu caso (.011 para .012) há sempre a necessidade de se fazerem ajustes,porque as guitarras não são elementos inertes;também reagem às diferentes tensões,e também a diferenças de temperatura,humidade,etc...
Deve-se fazer o setup periódicamente,mesmo que não se façam alterações nas guitarras.Uma vez em cada 2 ou 3 meses,no mínimo.

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
qual é a medida que usas?

Epá...eu uso .011 na maioria das eléctricas,noutras especiais uso .012 e nas table.steels uso .015.Nas guitarras electro-acústicas uso normalmente .012.(Normalmente Dunlop's para guitarras convencionais,e Pyramid para steel guitars)
Atenção,que eu uso estes sets porque gosto do som,do feeling e estou habituado (também toco muito com slides).Não quer dizer que tenhas de usar a mesma coisa que eu uso;cada pessoa tem as suas cenas pessoais,gostos,sensibilidade,etc.
Pelo que apurei,tens uma LAg Spring,que à partida é uma Dreadnought (folk),e portanto para teres um bom som acústico aconselho-te no mínimo cordas .011 Phosphor Bronze;a Dean Markley e a Ernie Ball têm sets muito bons.Habitua-te ao set .011 porque vai-te dar "calo" para te começares a sentir à vontade nesse tipo de guitarra.
Se a guitarra estiver em condições,ou seja,com o setup bem feito,por certo que vai dar gozo tocar,e quanto mais praticares,tanto melhor.
Atenção,que eu uso estes sets porque gosto do som,do feeling e estou habituado (também toco muito com slides).Não quer dizer que tenhas de usar a mesma coisa que eu uso;cada pessoa tem as suas cenas pessoais,gostos,sensibilidade,etc.
Pelo que apurei,tens uma LAg Spring,que à partida é uma Dreadnought (folk),e portanto para teres um bom som acústico aconselho-te no mínimo cordas .011 Phosphor Bronze;a Dean Markley e a Ernie Ball têm sets muito bons.Habitua-te ao set .011 porque vai-te dar "calo" para te começares a sentir à vontade nesse tipo de guitarra.
Se a guitarra estiver em condições,ou seja,com o setup bem feito,por certo que vai dar gozo tocar,e quanto mais praticares,tanto melhor.

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6379
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
calo? já tenho pedra na ponta dos dedos xDD
eu meti 0.12 da fender mas quero ver se compro da Ernie Ball mas se comprar Ernie Ball compro 0.11, o problema é que o ré e o sol trastejam um bocado e eu detesto isso -.-
eu meti 0.12 da fender mas quero ver se compro da Ernie Ball mas se comprar Ernie Ball compro 0.11, o problema é que o ré e o sol trastejam um bocado e eu detesto isso -.-

isso é erro de setup.

MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count: 3723
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag
Guitarrista: Indefinido
Braço Fender + Re e Sol + Tratejo = subir um pouco essas 2 cordas para compensar o radius (é a solução aparente à partida...)

bsharp- Aprendiz de guitarra
Guitarra: Admira Virtuoso
Guitarrista: Indefinido
e como é que subo essas 2 cordas?

nas celas individuais existem dois para fusos em cada uma ,rodas para um lado sobe a altura , para o outro desce

lore- Guitarrista dedicado
- Post Count: 584
Guitarra: afinadas
nao :s a unica coisa que existe é a entrada para a chave sextava que sobe ou desce todo o braço

do outro lado na ponte

lore- Guitarrista dedicado
- Post Count: 584
Guitarra: afinadas
a guitarra é semi acustica nao é eletrica :s