Divisão de "tarefas"
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Divisão de "tarefas"
Boas pessoal!
Esta pergunta vai para o pessoal que tem na banda dois guitarristas e ambos não são vocalistas ( ele próprio e outro) ,e é o seguinte quando são esses casos definem sempre um dos guitarristas como o que faz os solos e o outro a guitarra ritmica, ou ou costumam dividir, uma musica é um a fazer o solo e noutra é o outro?
Esta pergunta vai para o pessoal que tem na banda dois guitarristas e ambos não são vocalistas ( ele próprio e outro) ,e é o seguinte quando são esses casos definem sempre um dos guitarristas como o que faz os solos e o outro a guitarra ritmica, ou ou costumam dividir, uma musica é um a fazer o solo e noutra é o outro?

WuZv3Ks- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 67
Guitarra: jack and danny
Guitarrista: Lead
Re: Divisão de "tarefas"
depende das musicas mas em algumas dividimos

Luis Miguel- Guitarrista viciado
- Post Count: 955
Guitarra: Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
eu penso que seja melhor dividir porque nos concertos é menos pressão para os dois lados pois saber os solos todos de um set lista de musicas ... e penso que ficam ambos "felizes" porque como toda a gente sabe o solista tem sempre aquele protagonismo quando faz o seu solo e assim ninguém fica zangado por um ter mais protagonismo do que o outro...xD

eu nao tenho problemas pois o outro guitarrista so quer fazer ritmo, já sai de uma banda porque nao me queria chatear, pois eu tinha formado banda como guitarra solo, e convidei outro rapaz para guitarra ritmo... entao enquanto eu fazia os meus solitos nas musicas ele em vez de tar a dar ritmo à musica tava a fazer solos que nem davam para aquela musica...
foi melhor assim, pois agora tou como quero...
foi melhor assim, pois agora tou como quero...
eu nas bandas que tive houve sempre um guitarrista a fazer os solos e outro a fazer a base rítmica da música... Claro que o guitarrista solo também às vezes faz acordes porque há sempre músicas sem leads mas solos é sempre com ele
Eu normalmente nunca me assumi como o solista das bandas onde trabalhava,e não mudou nada até à data.Depende sempre do que se tocava,mas como eu para além das guitarras convencionais,também toco outros instrumentos menos vulgares,(slide guitar,mandocello,folk guitar),à partida estava definido quem pegava nos solos,mas de vez em quando lá tinha de me chegar à frente como os outros!
É bom que a malta não se fique numa posição do (falso) conforto,e deixe o trabalho para os outros;não dói nada aprender as partes do outro guitarrista,e vice-versa.Se acontece algum problema e o outro fica impedido de tocar...como vai ser...? Ah pois é...!
Há alguns anos,magoei-me na mão esquerda,o que me impossibilitou de tocar por cerca de 3 semanas;no entanto,mesmo com 3 dedos ligados,ainda pude segurar a tonebar e tocar slide,e o outro guitarrista segurou as pontas na boa!
Trabalho de equipa levado a sério dá sempre bons resultados!
É bom que a malta não se fique numa posição do (falso) conforto,e deixe o trabalho para os outros;não dói nada aprender as partes do outro guitarrista,e vice-versa.Se acontece algum problema e o outro fica impedido de tocar...como vai ser...? Ah pois é...!
Há alguns anos,magoei-me na mão esquerda,o que me impossibilitou de tocar por cerca de 3 semanas;no entanto,mesmo com 3 dedos ligados,ainda pude segurar a tonebar e tocar slide,e o outro guitarrista segurou as pontas na boa!
Trabalho de equipa levado a sério dá sempre bons resultados!

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6387
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
eu no meu ponto de vista acho sempre importante nunca deixar um dos guitarristas "sobrecarregado" , pois acabo por ser para ele uma grande responsabilidade e para nós acaba por ser o único "pilar" da banda capaz de fazer os solos... mas já vi que há diferentes opiniões 

Presentemente estou numa situação de..."pré-reforma",ou seja,só me mexo se for com o pessoal certo e na altura certa,já que a minha vida profissional e pessoal não deixam muito tempo livre,mas mesmo assim,(e aproveitando que continuo em casa de baixa médica),lá vou pegando nas guitarras,passo backing-tracks,gravações de projectos em que vou participando,e nunca deixo as coisas arrefecerem.
Manter sempre uma prática,por pouco que seja,só ajuda a manter a forma e estar sempre preparado para o que der e vier.No ano passado,fui substituir in extremis um amigo de outra banda que em cima da hora apareceu-lhe um compromisso inadiável.Como já os conhecia por alto,até que nem foi muito difícil segurar as pontas,muito embora houvesse alguns temas em que não peguei,e outros do meu repertório que toda a malta vet conhece de olhos fechados,e que juntei à lista.
Isto de tocar guitarra (ou outro instrumento),é como o desporto:se não se pratica numa base regular,mais tarde ou mais cedo acabamos por nos ressentir disso mesmo.E se houver inter-acção entre os diversos músicos de uma banda ou projecto,fica metade do trabalho feito,e as coisas acontecem com naturalidade,e corre tudo bem melhor!
Lembrem-se que nestas cenas,falhar nunca é uma opção!
Manter sempre uma prática,por pouco que seja,só ajuda a manter a forma e estar sempre preparado para o que der e vier.No ano passado,fui substituir in extremis um amigo de outra banda que em cima da hora apareceu-lhe um compromisso inadiável.Como já os conhecia por alto,até que nem foi muito difícil segurar as pontas,muito embora houvesse alguns temas em que não peguei,e outros do meu repertório que toda a malta vet conhece de olhos fechados,e que juntei à lista.
Isto de tocar guitarra (ou outro instrumento),é como o desporto:se não se pratica numa base regular,mais tarde ou mais cedo acabamos por nos ressentir disso mesmo.E se houver inter-acção entre os diversos músicos de uma banda ou projecto,fica metade do trabalho feito,e as coisas acontecem com naturalidade,e corre tudo bem melhor!
Lembrem-se que nestas cenas,falhar nunca é uma opção!

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6387
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: