Que cordas devo comprar?
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Que cordas devo comprar?
Adquiri à pouco tempo à minha guitarra electrica e já consegui partir uma corda (a 1ª). Fui pesquisar e encontrei uma variedade enorme de marcas de cordas e de espessuras.
Que tipo de cordas me aconselham a comprar?
Que tipo de cordas me aconselham a comprar?

mc.pedreira- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 132
Guitarra: Yamaha Pacifica 112 VCX
Guitarrista: Indefinido
Re: Que cordas devo comprar?
Ernie Ball, Elixir, D'Addario. São todas boas, o melhor de tudo é comprares uma agora, depois mais tarde outra marca, e ir experimentado e usar a que mais te agrada. Mas tem atenção a espessura. Normalmente quando mudas a espessura das cordas convêm fazer um setup a guitarra.

JoaoNDR- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 38
Guitarra: Ibanez Grg 170 DX
eu gosto bastante de ernie ball... uso 0.10...
mas tambem gosto de elixir, sao um pouco mais caras, mas boas...
D'Addario nao me duram tanto, talvez seja o meu suor ...
mas tambem gosto de elixir, sao um pouco mais caras, mas boas...
D'Addario nao me duram tanto, talvez seja o meu suor ...
A minha principal duvida é mesmo a espessura. No que é que ela vai influenciar?

A espessura influencia a tensão das cordas. A tensão das cordas influencia a facilidade com que fazes bends (ou a facilidade com que, ao pisares com mais força, os acordes saem desafinados) e a inclinação do braço. Por sua vez, a inclinação do braço influencia a altura das cordas (a acção da guitarra, como o pessoal diz) e a intonação (quando parece que os intervalos entre os trastos estão mal).
Tudo isto influencia ainda outras coisas, como por exemplo na capacidade de suster uma nota, o próprio timbre da guitarra ou a facilidade com que tiras harmónicos...
Ou seja, a espessura influencia muitas coisas, e é um pouco uma alquimia esta coisa de escolher a espessura certa. Ganhas numas coisas e perdes noutras. Se não te sentes muito confortável em fazeres tu próprio ajustes do braço, intonação e altura das cordas, acho que o melhor é esqueceres esta conversa por uns tempos e comprares cordas da mesma espessura daquelas que vieram com a guitarra. Se não souberes, tira os 2 mis (a 1ª e a última corda) e leva-as à loja que o pessoal saberá logo arranjar-te um jogo de cordas igual.
P.S.: Ahh, já ouvi por aqui umas histórias de lojas a cobrarem preços parvos por jogos de cordas. Se te pedirem mais de, vá, 7€, pergunta por umas mais baratinhas. Se disserem que aquilo é o mais baratinho, dá os bons dias e sai daí para fora antes que te surripiem a carteira.
Tudo isto influencia ainda outras coisas, como por exemplo na capacidade de suster uma nota, o próprio timbre da guitarra ou a facilidade com que tiras harmónicos...
Ou seja, a espessura influencia muitas coisas, e é um pouco uma alquimia esta coisa de escolher a espessura certa. Ganhas numas coisas e perdes noutras. Se não te sentes muito confortável em fazeres tu próprio ajustes do braço, intonação e altura das cordas, acho que o melhor é esqueceres esta conversa por uns tempos e comprares cordas da mesma espessura daquelas que vieram com a guitarra. Se não souberes, tira os 2 mis (a 1ª e a última corda) e leva-as à loja que o pessoal saberá logo arranjar-te um jogo de cordas igual.
P.S.: Ahh, já ouvi por aqui umas histórias de lojas a cobrarem preços parvos por jogos de cordas. Se te pedirem mais de, vá, 7€, pergunta por umas mais baratinhas. Se disserem que aquilo é o mais baratinho, dá os bons dias e sai daí para fora antes que te surripiem a carteira.

Prats- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 188
Guitarra: Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
eu pagava 12€ por ernie ball.. descobri outra loja que vende a 8 euros xD
Há marcas que são uma referência com provas dadas desde há muito,tais como por exemplo Ernie Ball,Dean Markley,Rotosound,Rock'N'Soul,GHS,D'Addario,Dunlop,Elixir entre muitas outras.
Eu pessoalmente já usei de tudo um pouco,muito especialmente as duas primeiras e ultimamente estou-me a dar muito bem com os sets da Dunlop.
Para quem está a começar e ainda não tem calos firmes nas pontas dos dedos, qualquer set de calibre .09 serve para começar a ganhar firmeza nos dedos e calejar ao de leve.Com o passar do tempo a transição para .010 far-se-á naturalmente e o som vai melhorar,porque é sabido e comprovado,que quanto mais grossas forem as cordas tanto melhor o som!
De uma maneira geral,a escolha é sempre um critério de gosto pessoal;o que eventualmente me agrada pode não ser o ideal para outros,e só a experiência individual de cada um pode dar dicas qual o ideal para isto ou para aquilo...!
Ajudou?
Eu pessoalmente já usei de tudo um pouco,muito especialmente as duas primeiras e ultimamente estou-me a dar muito bem com os sets da Dunlop.
Para quem está a começar e ainda não tem calos firmes nas pontas dos dedos, qualquer set de calibre .09 serve para começar a ganhar firmeza nos dedos e calejar ao de leve.Com o passar do tempo a transição para .010 far-se-á naturalmente e o som vai melhorar,porque é sabido e comprovado,que quanto mais grossas forem as cordas tanto melhor o som!
De uma maneira geral,a escolha é sempre um critério de gosto pessoal;o que eventualmente me agrada pode não ser o ideal para outros,e só a experiência individual de cada um pode dar dicas qual o ideal para isto ou para aquilo...!
Ajudou?

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6385
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Impossível discordar com o Mr. Slider!
Pessoalmente prefiro D'Addario... Quando não há e "em casos de emergência" opto por Ernie Ball ou Dunlop...
Pessoalmente prefiro D'Addario... Quando não há e "em casos de emergência" opto por Ernie Ball ou Dunlop...

Richy- Guitarrista de garagem
- Post Count: 300
Guitarra: Ibanez RG / Fender Stratocaster / Epiphone Les Paul / (Richy Custom) Natural Strat / Dallas Acoustic
Guitarrista: Lead
MUsicstore ernie Ball 0.9 5e50euros
MUsifex 6.50euros
http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Ernie-Ball-E-Guit.Strings-09-42-SuperS.-Custom-Gauge-Nickel-Wound/art-ACC0000551-000
http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Ernie-Ball-E-Guit.Strings-09-42-SuperS.-Custom-Gauge-Nickel-Wound/art-ACC0000551-000

AndréRibas- Guitarrista de garagem
- Post Count: 326
Guitarra: -
Guitarrista: Vocal/Lead
Ah...e se compensar comprar à caixa e ficar mais em conta,nem pensem duas vezes!
Há alguns anos lembro-me de comprar pelo menos umas 3 vezes caixas com 10 jogos de Dean Markley .011,e no geral acabava por me sair mais barato;também naquela altura a actividade era mais intensa...
Há alguns anos lembro-me de comprar pelo menos umas 3 vezes caixas com 10 jogos de Dean Markley .011,e no geral acabava por me sair mais barato;também naquela altura a actividade era mais intensa...

Slider56- ADMINISTRADOR
Já agora slider, onde é que tu compras cordas em Almada? Na euromusica?

Nem pensar:tanto na Euromúsica como na Teamusica são careiros e nunca me inspiraram confiança.Normalmente compro cordas ou na Lismúsica com quem me dou muito bem desde o início,ou então no MrJackGuitars.
As Dunlop vêm da Lismúsica!
Experimenta ver preços e marcas no Alfredo (Quebra-Notas) quase em frente à Euromúsica no Centro Comercial M.Bica!
As Dunlop vêm da Lismúsica!
Experimenta ver preços e marcas no Alfredo (Quebra-Notas) quase em frente à Euromúsica no Centro Comercial M.Bica!

Slider56- ADMINISTRADOR
Os preços do Quebra Notas são preços impraticáveis...

Cyborkie- Guitarrista dedicado
- Post Count: 552
Guitarra: Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista: Ritmo
Como assim? É tudo muito caro?

Eu uma vez paguei 3€ por uma corda para a clássica, regra geral vou à Lismúsica porque o meu pai trabalha lá, eu aproveito e vou com ele e venho para Almada de transportes, naquele dia era um sábado ou o diabo que o valha.
Também lá fui ver duma guitarra antes de comprar a Squier e disseram-me que não vendiam guitarras "low-cost" e tal, cada um faz o que quer mas pronto. A impressão que fiquei deles é que eram muito elitistas e cobram mais có que devem...
Prefiro muito ir à Euromúsica em frente, o gajo parece que tá sempre com a moca mas é muito prestável...
Também lá fui ver duma guitarra antes de comprar a Squier e disseram-me que não vendiam guitarras "low-cost" e tal, cada um faz o que quer mas pronto. A impressão que fiquei deles é que eram muito elitistas e cobram mais có que devem...
Prefiro muito ir à Euromúsica em frente, o gajo parece que tá sempre com a moca mas é muito prestável...

Cyborkie- Guitarrista dedicado
- Post Count: 552
Guitarra: Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista: Ritmo
ernie ball 0,9 strat, ou 0,10, sao das melhores cordas por ai e nao sao caras

Página 1 de 1
Permissão deste fórum: