Como praticam guitarra? Organização, disciplina, rigor, etc

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como praticam guitarra? Organização, disciplina, rigor, etc

Mensagem por Rui.R em Dom Ago 28 2011, 23:53

O Tom Hess é excelente. Rob Harris, concordo perfeitamente é o que me faz querer melhorar e ultrapassar esta pequena estagnação que atingi, é melhorar o meu método de treino e levar um pouco mais a sério esse campo, pelo menos 3 vezes por semana tenho de me comprometer a fazer um treino produtivo.

http://www.cyberfret.com/practice-motivation/tom-hess/practicing-guitar/

encontrei há bocado esse link que é do Tom Hess, a propósito, em que ele fala da importância do treino.

Rui.R
Aprendiz de guitarra

Post Count: 66
Guitarra: Schecter Solo-6 Custom Bk
Guitarrista: Indefinido

Mensagem por TiagoDuarte em Seg Ago 29 2011, 02:21

No que diz respeito à execução mesmo o mais importante é tocar todos os dias e quanto mais melhor, SEMPRE acompanhado com metrónomo ou backing track.
Para aquecer começo sempre com escalas em diferentes BPM's e em diferentes figuras rítmicas (normalmente desde semi-colcheias a semibreves), se tiver alguma peça da escola ou músicas da banda para ver toco-a sempre com metrónomo e/ou backing track, e depois no fim improvisação até me fartar. No fim não esquecer passar paninho nas cordas e como dizia o outro "meter a viola no saco" ahah

TiagoDuarte
Guitarrista viciado

Post Count: 790
Guitarra: Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista: Lead

http://www.facebook.com/shelbybluesband

Mensagem por antonioctd em Seg Ago 29 2011, 11:05

Já agora prenuncio-me em relação á questão do metronomo. Acrescentando apenas ao que já foi, bem, dito aqui Cool

A musica, em termos puramente físicos e com filosofias á parte, é a organização o som no tempo.

O metronomo apenas diz onde está o tempo. Para que possamos saber se estamos a colocar bem as notas em relação a esse mesmo tempo.

Acho que um dos erros mais fatais é ver o metronomo apenas como uma ferramenta de treinar velocidade. Essa é apenas uma pequena aplicação desta ferramenta.

Eu explico melhor:

Quando sabemos tocar muito bem uma musica e, portanto, temos a perfeita noção de onde temos de colocar todas as notas em relação ao tempo. Temos tendência de bater o pé e começamos a sentir o que se chama groove.

Se repararem bem, só nestas ocasiões é que as pessoas realmente nos gostam de ouvir.

Agora pensem no vossos heróis da guitarra pessoais. Aposto que todos eles tocam tudo com groove. Ou seja, assim que começam a tocar qualquer coisa que seja dá logo vontade de bater o pé ou "abanar a cabeça" Rock

Agora uma experiência:

Experimentem tocar uma musica que saibam muito bem e tenham vontade de bater o pé enquanto tocam. Atenção que se o facto de bater o pé destruir a execução da musica o problema não é a cordenação entre o pé e as mãos! Quer dizer que o vosso "cérebro musical" (o que eu gosto de chamar ao "ouvido" para evitar as normais confusões) ainda não entendeu a musica, ou seja a relação das notas com o tempo.

Se o pé bater automaticamente sem problemas durante todo o tema, parabéns! Essa musica está bem tocada!

Agora liguem o metronomo com um andamento o mais parecido possível com a velocidade a que estavam a bater o pé. Experimentem tocar a musica sobre o metronomo. Se tudo correu bem, dever ser incrivelmente mais fácil de tocar a musica com a ajuda do metronomo e todas as notas devem entrar naturalmente no local certo em relação ao tempo. Se isto não for verdade ainda não sabem a musica e terão de ir ouvir com atenção e aprender a tocar as notas no local certo (em relação ao tempo).

Agora vou fazer uma afirmação chata para muita gente.

Quem não consegue tocar com o metronomo simplesmente não consegue tocar!

Ou então:

Os temas que ainda não conseguem tocar do principio ao fim com o metronomo, ainda não os sabem tocar!

Por que é que eu faço estas duras afirmações?

Porque a musica é a organização do som no tempo. Se não sabem onde colocar os sons em relação tempo não sabem a musica! Simples Wink

antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 170
Guitarra: A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??

http://rockgp.net

Mensagem por Rui.R em Seg Ago 29 2011, 14:21

E tens toda a razão António, aliás o metrónomo é utilizado maioritariamente para treinar velocidade porque é ai que a maioria do pessoal deposita maior importância no que toca a tocar guitarra. Não se pode dizer que não seja importante, tudo é importante mas o que não faltam aí são guitarristas a tocar menos rápido que outros e muito mais expressivos e agradáveis de ouvir, (Gilmour por exemplo não é propriamente conhecido por tocar rápido, mas deve ser uma referência para toda a gente). Em relação a bater o pé, isso é algo que pode ser traiçoeiro na minha opinião, pois se o estão a fazer de forma errada e ninguém vos alertar para isso vão continuar a fazê-lo convencidos de que estão a bater nos tempos certos, daí a importância de se aliar o metrónomo até se ganhar esse groove que falaste Very Happy

@Tiago Duarte desculpa, mas podes falar um bocadinho melhor sobre isso das figuras rítmicas?

Rui.R
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Rob Harris em Seg Ago 29 2011, 14:52

Não foi a mim que pediste, mas vou-me adiantar eheh:
As figuras rítmicas são aquelas figuras que se vê nas partituras.
Existe:
Semibreve= 1, ou seja, toda a contagem de tempo do compasso. Se estiveres em 4/4, isso quer dizer que a nota vai valer 4 batidas.
Mínima= 1/2, ou seja, na mesma situação anterior vai valer 2 batidas.
Semínima= 1/4, vai valer 1 batida.
Colcheia= 1/8, vai valer meia batida, ou seja, 2 notas por beat.
Semicolcheia= 1/16, vale 1/4 de um beat, 4 notas por beat portanto.
Fusa= 1/36, vale 1/8 de uma batida, 8 notas por beat.

O que o Tiago quis dizer foi que é bom treinar várias figuras rítmicas. Metes o metrónomo num certo tempo e começas por tocar 1 nota por beat, depois 2 notas, 4 notas, 8 notas (já é um pouco mais difícil).
Eu concordo totalmente com esta abordagem. O ritmo é algo fundamental para a música. Às vezes ouve-se dizer que aquele guitarrista é bom, nem tanto pelas notas que toca, mas sim como as toca. E é verdade!

Rob Harris
Guitarrista de garagem

Post Count: 294
Guitarra: Cort 250G LH

Mensagem por antonioctd em Seg Ago 29 2011, 15:13

Rui.R:

Pela minha experiência quem realmente sente o groove da cena e toca as notas no tempo certo até tem dificuldade em não bater o pé correctamente. Já que se torna uma reacção natural ao ritmo que está a sentir...

Mas yá. Tens razão é melhor fazer sempre com o metronomo para ter a certeza que o ritmo do pé está mesmo certo...

antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 170
Guitarra: A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??

http://rockgp.net

Mensagem por Rui.R em Seg Ago 29 2011, 15:48

@Rob Harris já estou a perceber, obrigado.

@antonioctd de certa forma foi isso que defendi Smile que se deve aliar o metronomo até se ganhar o groove e bater o pé quase por instinto.

Rui.R
Aprendiz de guitarra

Mensagem por TiagoDuarte em Seg Ago 29 2011, 16:43

Rob Harris era exactamente isso a que me referia. Pah o metrónomo é uma ferramenta indispensável no estudo e trabalho de qualquer músico. Ajuda-te imenso a teres uma maior noção rítmica e do já aqui falado "Groove". Eu olho para ele como uma companhia quando estou a estudar Smile

E como foi dito, não pensem que é só para trabalhar os dedos para velocidades altas.. É mais que isso. E não se limitem tmbém a usa-lo para em cada beat darem uma nota (Semínima ou Quarter note) utilizem todo o potencial de um brinquedo tão fixe mesmo Smile

TiagoDuarte
Guitarrista viciado

Post Count: 790
Guitarra: Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista: Lead

http://www.facebook.com/shelbybluesband

Mensagem por boavida em Seg Ago 29 2011, 17:28

Usar o metrónomo para treinar em velocidades mais lentas, onde todos os movimentos estão a ser pensados e reproduzidos tecnicamente de forma perfeita, pode ajudar muito mais a tocar mais depressa, do que andar a esgalhar com o metrónomo a altas velocidades e ter uma técnica que soa uma trampa...

boavida
Moderador

Post Count: 4329
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S

Mensagem por Rui.R em Seg Ago 29 2011, 19:18

Exacto, aliás é devagar que são corrigidos alguns erros e tendências que se possam ter e que atrapalham quando se quer tocar mais rápido. Em vez de se tocar rápido e mandar pregos em metade das notas é preferível baixar um pouco os bpm's e corrigir esses erros.

Rui.R
Aprendiz de guitarra

Mensagem por boavida em Seg Ago 29 2011, 19:53

Até porque se repetires muitas e muitas vezes esses movimentos a uma velocidade que consigas controlar tudo tecnicamente da forma mais perfeita possível esse movimento vai ficar interiorizado tipo memória muscular, que quando precisas de utilizar nem tens que pensar nisso, simplesmente executas e a velocidade vai estar lá sem teres que estar ultra concentrado para conseguir executar a técnica correctamente.

boavida
Moderador

Post Count: 4329
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: