Como fazer o acorde Si na guitarra clássica?
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Como fazer o acorde Si na guitarra clássica?
Boas pessoal!
Há uns meses que me lancei na guitarra clássica e decidi aprender sozinho, sem aulas, ao meu ritmo, etc. Tem corrido tudo bem, até que me deparei com um problema. Não consigo fazer o acorde B (o Si) na guitarra clássica. Segundo o ultimate tabs, o B faz assim:
http://tabs.ultimate-guitar.com/s/simple_plan/jet_lag_crd.htm
Basta porem o rato sobre o B que ele mostra num pequeno esquema como se toca o acorde.
O meu problema é deixar o espaço 2 livre! certamente que sabem que numa guitarra clássica os espaços são especialmente grandes...
No início tive alguma dificuldade me fazer o Fá que é parecido com este acorde (apenas o 2º dedo muda de posição) mas nem com o tempo consigo aprender este, parece ser humanamente impossível (estou a exagerar, certamente)
O que gostava de saber é se há algo que devo fazer, algum truque...
Como não tenho aulas nem nada do género, não tenho ninguém a quem perguntar isto, por isso decidi postar no fórum. Se acharem que não lógica, etc, podem apagar...
Abraços
Há uns meses que me lancei na guitarra clássica e decidi aprender sozinho, sem aulas, ao meu ritmo, etc. Tem corrido tudo bem, até que me deparei com um problema. Não consigo fazer o acorde B (o Si) na guitarra clássica. Segundo o ultimate tabs, o B faz assim:
http://tabs.ultimate-guitar.com/s/simple_plan/jet_lag_crd.htm
Basta porem o rato sobre o B que ele mostra num pequeno esquema como se toca o acorde.
O meu problema é deixar o espaço 2 livre! certamente que sabem que numa guitarra clássica os espaços são especialmente grandes...
No início tive alguma dificuldade me fazer o Fá que é parecido com este acorde (apenas o 2º dedo muda de posição) mas nem com o tempo consigo aprender este, parece ser humanamente impossível (estou a exagerar, certamente)
O que gostava de saber é se há algo que devo fazer, algum truque...
Como não tenho aulas nem nada do género, não tenho ninguém a quem perguntar isto, por isso decidi postar no fórum. Se acharem que não lógica, etc, podem apagar...
Abraços
Re: Como fazer o acorde Si na guitarra clássica?
o truque é praticares, os acordes com barra são particularmente dificeis para os iniciantes, só mesmo a pratica é que te vai ajudar.
Podes sempre começar por pratica essa posição no 7º ou 8º traste que os espaços são memores e depois vais descendo até ao 2º.
don´t give up
Podes sempre começar por pratica essa posição no 7º ou 8º traste que os espaços são memores e depois vais descendo até ao 2º.
don´t give up
É mesmo uma questão de treino. Já agora de que segundo espaço livre estás a falar?

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo
entre a barra e as outras 3 posições fica um traste no meio, presumo que seja isso.
Ele supostamente deve estar a falar do 3º traste livre

RoXaS- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 44
Guitarra: Guitarra Clássica Sevilla K-1+Harley Benton MS-11WH
Guitarrista: Lead

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Esse acorde eu fasso com apenas dois dedos.
Pois o 1º a fazer a barra, e o 3º a carregar nas outras 3 cordas.

Pois o 1º a fazer a barra, e o 3º a carregar nas outras 3 cordas.

Convidad- Convidado
^
fazes isso na eláctrica,na clássica e mais dificil.e assim nao estas a fazer o acorde,estás a fazer uma variação do acorde (a nao ser que nao toques na corda mi aguda)
fazes isso na eláctrica,na clássica e mais dificil.e assim nao estas a fazer o acorde,estás a fazer uma variação do acorde (a nao ser que nao toques na corda mi aguda)

.:Rodrigo:.- Moderador
- Post Count: 3026
Guitarra: Schecter Demon 6(eléctrica) + Yamaha C40(clássica)
Guitarrista: Indefinido
Nao chego a tocar, na Mi.
Na classica tambem fazia, ao inicio custou e muito, mas la fui conseguindo.
Na classica tambem fazia, ao inicio custou e muito, mas la fui conseguindo.

Convidad- Convidado
eu faço o acorde com o 1º e o 4º dedo mas de vez em quando uso o 3º dedo pa ter o mindinho livre 

ralfcaetano- Guitarrista viciado
- Post Count: 761
Guitarra: academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul
é isto pá

é dos mais dificeis de fazer. nao desistas. é normal nao conseguires agora.
quando comecei até tinha pesadelos com o acorde de fá!

é dos mais dificeis de fazer. nao desistas. é normal nao conseguires agora.
quando comecei até tinha pesadelos com o acorde de fá!

Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special
Guitarrista: Lead
Ok a tua duvida não é acerca do posicionamento dos dedos por isso a malta não tem muito para te dizer. Isso é devido a ainda não teres a devida(força) e elasticidade nos dedos. Pratica para ganhar força nos dedos. Isso é normal não fiques desmotivado rapaz. Abraço

sputo21- Guitarrista dedicado
- Post Count: 652
Guitarra: epiphone les paul std/gibson les paul deluxe 60´s neck silverburst/schecter demon 6/valencia/1ºguitarra hamer /Epiphone Les Paul Custom Ebony MIK/yamaha BB414
É mesmo o que te têm dito. Primeiro parece que estás a tocar numa guitarra de plástico quando estás a tocar, mas depois o som vai saindo cada vez melhor até que não tens dificuldades.
Um exercício bom para isto é treinares barras. Podes começar por colocar o indicador (1º dedo) em toda a largura do braço (pisando todas as cordas, portanto) e ir tocando com o 2º dedo em todas as cordas, desde a mais grave à mais aguda e de volta. De seguida repetes com o 3º, etc. É chato mas lentamente vai melhorar bastante o som que consegues tirar.
Tens neste tópico de outro forum umas dicas dicas.
Se procurares pelos livros do Abel Carlevaro (são 4 livros, o primeiro de escalas, o segundo de exercícios para a mão direita e o terceiro e quarto de exercícios para a mão esquerda), tens lá exercícios excelentes.
Um exercício bom para isto é treinares barras. Podes começar por colocar o indicador (1º dedo) em toda a largura do braço (pisando todas as cordas, portanto) e ir tocando com o 2º dedo em todas as cordas, desde a mais grave à mais aguda e de volta. De seguida repetes com o 3º, etc. É chato mas lentamente vai melhorar bastante o som que consegues tirar.
Tens neste tópico de outro forum umas dicas dicas.
Se procurares pelos livros do Abel Carlevaro (são 4 livros, o primeiro de escalas, o segundo de exercícios para a mão direita e o terceiro e quarto de exercícios para a mão esquerda), tens lá exercícios excelentes.
Obrigado pelas respostas pessoal 
Pois, tenho de continuar a tentar! um gajo vai devagar mas o que importa é que se lá chegue ^^
Pois, tenho de continuar a tentar! um gajo vai devagar mas o que importa é que se lá chegue ^^
Há outras maneiras de fazer esse acorde... Fazes um "F" no 7º traste e tens um B... Ou então podes fazer uma batota, em vez de fazeres barra com o indicador, apenas vais buscar o F# à 1ª corda...
para mim na guitarra clasica é importante os acordes perfeitos. soam como tem de ser.. treina muito,, vais ver que sai.. muito importante é a posiçao correcta dos dedos.. na practica aveces dizemos por que isto é assim se da meneira que faço é mais facil.... eu tambem faço o si com dois dedos. mas o fa# agudo nao soa.. e pronto o acorde nao soa bem. tenta aprender da maneira correcta.. nao te vais arrepender..
cumprimentos musicais.
cumprimentos musicais.

fernandotessy- Post Count: 19
Guitarra: aria pro ll ma28 legend strato
Só com pratica e alguma paciência... Regra geral esses acordes de "pestana" sem stress que com o tempo consegues..

Loop- Guitarrista de garagem
- Post Count: 314
Guitarra: Fender Telecaster Blacktop HH; Alhambra 2C
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: