Curta-Metragem: Luz na Sombra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curta-Metragem: Luz na Sombra

Mensagem por Eagle em Sab Jul 23 2011, 15:26

Olá a todos pessoal!

Estou a entrar num concurso de curtas-metragens que consiste em duas fases. A primeira depende única e exclusivamente de votos. Basicamente, preciso de angariar o máximo de votos possíveis até ao dia 31 de Julho, para poder ficar no TOP 20. Se conseguir, começa a segunda fase. Nesta, os votos continuam a contar, mas apenas 50%. Os outros 50% vão para a avaliação do júri.

Significaria muito para mim entrar no TOP 20 e ter uma oportunidade de ver o meu trabalho ser avaliado por alguém com conhecimento na área, e é aqui que vocês me podem ajudar!

Basicamente, só precisam de:

1 – Seguir este link: http://www.conteconnosco.c​om/trabalho-detalhe.php?id​=1080

2 – Carregar em "Login with Facebook" no canto superior direito.

3 – Clicar no botão vermelho com letras brancas que diz "VOTAR" (o “gosto” do Facebook não é contabilizado como voto!).

4 – Fazer “refresh” à página e ver se o voto foi contabilizado Wink

Lembrem-se que podem votar uma vez por dia, por isso, se se lembrarem de mim um dia destes, não hesitem em votar novamente! Para além disso, se puderem partilhar o link ou convidar amigos para o evento do facebook que criei para angariar votos (http://www.facebook.com/?sk=events&ap=1#!/event.php?eid=255493921144091), agradecia!

Tenham em mente que não quero que votem em mim só para me ajudarem a alcançar um objectivo. Adoraria que vissem a curta e que a apreciassem. Se o quiserem fazer, segue aqui um link para o vídeo em versão HD: http://vimeo.com/26680610 . Qualquer comentário é bem-vindo!

Obrigado por tudo, incluindo a vossa atenção e tempo!

Abraço,

JG

Eagle
Aprendiz de guitarra

Post Count: 74
Guitarra: LTD Viper 200FM
Guitarrista: Indefinido

Re: Curta-Metragem: Luz na Sombra

Mensagem por nunixcip em Sab Jul 23 2011, 15:56

Já vi e já votei. Podes falar um pouco acerca da história?

nunixcip
Guitar Hero

Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por Eagle em Sab Jul 23 2011, 16:20

Obrigado pelo voto Wink

A história pode ser vista de várias formas e eu não quero estragar a forma como cada um a pode ver, mas posso falar por alto, talvez ajudar-te a chegar à tua própria conclusão.

A ideia básica é de que o vídeo é baseado numa personagem que está a viver o mesmo dia em duas realidades diferentes. No lado esquerdo do ecrã, certas decisões que toma ou mesmo a pura sorte fazem com que o seu dia seja bom. No lado direito do ecrã acontece o inverso. No entanto, no final do dia, tudo muda, pois as personagens trocam de lado no ecrã, terminando o dia no lado da cama em que não acordaram. O porquê de isso acontecer, cada um interpreta como quiser, tendo eu a minha visão completamente definida, mas a mensagem principal que quero transmitir é de que, seguindo a analogia do título, mesmo no meio da sombra, há sempre uma luz. Cabe-nos a nós encontra-la. Trocando para miúdos, num dia de bosta, há sempre alguma coisa a fazer para que este acabe bem.

Ajudei? Smile

Eagle
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Convidad em Sab Jul 23 2011, 20:11

Gostei do dispositivo do filme. Tenho apenas duas coisas a apontar, a primeira é a desvantagem do split screen, não se pode olhar para os dois ao mesmo tempo e a segunda é teres colocado música durante todo o filme, faz parecer mais um videoclip do que um filme em si.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eagle em Dom Jul 24 2011, 01:36

O Splitscreen pode funcionar muito bem, se for bem utilizado. Eu, como mero amador que sou, cometi alguns erros de principiante que, não tendo acontecido, tornariam o splitscreen uma vantagem e não uma desvantagem. Mas enfim, é com erros que aprendemos Wink

Eagle
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Convidad em Dom Jul 24 2011, 15:58

Eu apontei aqueles dois aspectos mas não quis dar a entender que o filme estava mau a meu ver. O split screen foi bem usado porque assim foi mais fácil mostrar duas realidades ao mesmo tempo, só tem é aquela desvantagem, no entanto, é um dispositivo muito pouco usado (apenas o vi ser usado no Requiem For A Dream do Aronofsky) isso acho que é muito bom porque de certa forma estás a explorar potencialidades do cinema que ainda não foram aprofundadas, principalmente na modernidade cinematográfica. E a questão da música, se fosse eu não colocava durante todo o filme mas não quer dizer que não esteja correcto, porque como o cinema é uma arte não existem regras nem existe algo que é correcto ou não é, usa as tecnicas, dispositivos e formas que mais gostares ou as que se adequaram melhor ao que queres expressar, isso é que é importante.

Sou estudante de cinema à 1 ano e uma das coisas mais importantes que aprendi foi a melhorar com os erros. Fazes um filme, viste cenas que não gostaste ou que achas que ficou mal, se tiveres o material contigo até podes filmar novamente, mas senão poderes caga. No próximo vais fazer melhor porque sabes onde erraste e assim vais evoluir cada vez mais.

Estou aqui a falar mas secalhar tens mais experiência nisto que eu ahahah.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eagle em Dom Jul 24 2011, 16:17

Ahah, nada disso. Eu estudo ciências da comunicação, terminei agora o primeiro ano. A única experiência que tenho na área foi uma cadeira de tecnologia dos media, no primeiro semestre, onde tivemos que fazer um vídeo de um minuto e meio. Infelizmente, nem deu para explorar grande coisa, e como estamos na Universidade, o prof limitou-se a lançar uma nota final e não deu qualquer comentário relativamente ao meu trabalho.

Por isso, tudo o que sei é o que fui aprendendo sozinho ou lendo aqui e acolá. A verdade é que mesmo não seguindo essa área profissionalmente, fazer curtas-metragens sempre me deu pica e estou a ver se enveredo mais regularmente por essa área nos meus tempos livres. Achei um split screen algo engraçado de explorar. Cometi alguns erros mas tal como dizes, para a próxima vez que quiser explorar esta vertente, já sei mais algumas coisas que não devo fazer!

Quanto à música, é mesmo uma opção. Eu, quando gravei as imagens, estava a imaginar esta música a acompanhar o vídeo e na minha cabeça não fazia sentido que fosse doutra maneira. E lá está, como arte que é o cinema, expressamo-nos como nos dá na cabeça, e assim foi.

Não levo o teu comentário como algo negativo, bem pelo contrário. Comentários construtivos é que se querem! Obrigado pelas palavras Wink

Eagle
Aprendiz de guitarra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: