Domínio do instrumento vs Expansão do repertório?
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Domínio do instrumento vs Expansão do repertório?
Queria saber se sou o único a "perder-me" em exercícios de mestria do instumento, em detrimento da aprendizagem de novas músicas ou até de gozar mais o tempo que toco.
Eu pessoalmente sinto que cada vez que pego na guitarra é para praticar e relembrar onde ficam as escalas, onde são os modos, onde ficam as notas... Ao fim de duas horas ainda não revi tudo e já não tenho vontade de tocar mais. Há quase dois anos que já não aprendo uma música nova, quero dominar primeiro o instrumento para depois perceber melhor o que estou a fazer nas músicas e interpretar teoricamente as músicas para solidificar conhecimentos... Mas já ando a desesperar, não consigo ficar completamente à vontade na guitarra, avanço no meu à vontade com as escalas a passo de caracol, por mais que pratique...
E já pratico isto há dois anos... Não passo da cepa torta...
Já consigo pensar "vou tocar um mixolídio, agora um frígeo...", mas demoro para aí 3 a 4 segundos cada vez que mudo de modo, e se mudar de key signature demoro uns 10 segundos a "encaixar o pensamento" nas novas notas... Queria ter aquela fluidez de pegar numa sequência de acordes e solar livremente sobre os acordes... É esse o objectivo, mas não o consigo alcançar...
Já tive um ou dois burnouts de um par de meses sem conseguir olhar para a guitarra à conta disso
. Alguém já sentiu o mesmo?
Acham que a teoria e os exercícios acabam por desviar do assunto mais importante: play & enjoy?
Quanto tempo até dominar um instrumento?
Opiniões são benvindas...
Eu pessoalmente sinto que cada vez que pego na guitarra é para praticar e relembrar onde ficam as escalas, onde são os modos, onde ficam as notas... Ao fim de duas horas ainda não revi tudo e já não tenho vontade de tocar mais. Há quase dois anos que já não aprendo uma música nova, quero dominar primeiro o instrumento para depois perceber melhor o que estou a fazer nas músicas e interpretar teoricamente as músicas para solidificar conhecimentos... Mas já ando a desesperar, não consigo ficar completamente à vontade na guitarra, avanço no meu à vontade com as escalas a passo de caracol, por mais que pratique...
Já consigo pensar "vou tocar um mixolídio, agora um frígeo...", mas demoro para aí 3 a 4 segundos cada vez que mudo de modo, e se mudar de key signature demoro uns 10 segundos a "encaixar o pensamento" nas novas notas... Queria ter aquela fluidez de pegar numa sequência de acordes e solar livremente sobre os acordes... É esse o objectivo, mas não o consigo alcançar...
Já tive um ou dois burnouts de um par de meses sem conseguir olhar para a guitarra à conta disso
Acham que a teoria e os exercícios acabam por desviar do assunto mais importante: play & enjoy?
Quanto tempo até dominar um instrumento?
Opiniões são benvindas...
Re: Domínio do instrumento vs Expansão do repertório?
Acho que era melhor aprenderes no inicio umas quantas musicas assim mais fáceis, e depois ires para a teoria.
Aprendes mais, usas mais os dedos e penso que seja melhor.
Depois, é que vais pensando na teoria ...
No inicio, aprendes apenas as escalas mais fáceis e os acordes e depois sim ...
Pelo menos, foi assim que fui ensinado
Aprendes mais, usas mais os dedos e penso que seja melhor.
Depois, é que vais pensando na teoria ...
No inicio, aprendes apenas as escalas mais fáceis e os acordes e depois sim ...
Pelo menos, foi assim que fui ensinado

Convidad- Convidado
Que escalas começaste por aprender?
Eu estou a tentar aprender a de C, de F, D... aquelas com 2 sustenitos ou 2 bemóis no máximo.
Eu já sei algumas músicas, para aí umas 8, tudo complicadas
Sultans of Swing, Why Worry, Lady Jane, Blackbird, dedilhados, etc. Já perdi a paciência para decorar as notas de músicas, e músicas mais simples não tenho paciência para aprender, não me "puxam"... Estou num dilema do caraças... 
Já nem sei o que hei-de aprender, vejo-me aflito para encontar músicas de que goste e me dêem aquele "drive" para ir devorar a tablatura de Guitar Pro
Eu estou a tentar aprender a de C, de F, D... aquelas com 2 sustenitos ou 2 bemóis no máximo.
Eu já sei algumas músicas, para aí umas 8, tudo complicadas
Já nem sei o que hei-de aprender, vejo-me aflito para encontar músicas de que goste e me dêem aquele "drive" para ir devorar a tablatura de Guitar Pro
Sim, por exemplo eu, adoro Green Day ... Mas a maior parte das músicas não me puxam para aprender, pois são fáceis demais ...
As escalas, aprendi a de Mi e a de Do.
Depois aprendi outra qualquer que já nem me lembro ... A primeira logo.
Agora tou a explorar os modos da escala de Dó para improvisar sobre backing tracks.
As escalas, aprendi a de Mi e a de Do.
Depois aprendi outra qualquer que já nem me lembro ... A primeira logo.
Agora tou a explorar os modos da escala de Dó para improvisar sobre backing tracks.

Convidad- Convidado
zanman777 não te mates muito com isso. Nos conservatórios e nas escolas de musica aprendes escalas mas vais ao mesmo tempo aprendendo musicas e é assim que deves fazer. E para fazeres escalas basta decorares os movimentos da mão esquerda e começares a faze-lo na nota do nome da escala, é simples. E nos modos é o mesmo processo. Eu por acaso nos ultimos tempos tenho me dedicado tambem mais a escalas e modos que ás musicas, mas é porque me dá mais prazer do que estar a aprender uma data de musicas só para tocar para os amigos. Prefiro treinar o ouvido com escalas e com exercicios para poder brincar na guitarra. É preferivel ter um bom ouvido e ter a capacidade de as pessoas falarem em um musica ou tu estares a ouvir uma e em 5 segundos já estás a tocar sem nunca teres visto a tab, a cifra, ou a cena do guitarpro. Claro que á musicas que não me canso de tocar e que gosto de aprender por causa dakele pujanço.

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo
zanman777 Escalas pode-se tornar aborrecido, mas aprender musicas também. A solução que eu encontro para te divertires passa por tocar por cima de backing Tracks, e em vez de usares apenas escalas e modos memorizados, sente-os. Liberta o que te vai na alma através deste fantástico instrumento que é a guitarra. E quando te sentires cansado, e quiseres pôr a guitarra de parte... faz uma pequena pausa, relaxa, e faz qualquer coisa com a guitarra que te agrade. Diverte-te. A guitarra não tem que ser apenas um oficio. Aliás, a guitarra baseia-se maioritariamente no prazer que cada um consegue tirar dela. 

lourenco599- Guitarrista viciado
- Post Count: 876
Guitarra: Epiphone Gothic Explorer
Guitarrista: Indefinido
Hmm... obrigado malta! 
Lourenço, onde arranjas backing tracks fixolas? Se houvesse onde arranjar backing tracks para cada key signature, era perfeito
Lourenço, onde arranjas backing tracks fixolas? Se houvesse onde arranjar backing tracks para cada key signature, era perfeito
Por exemplo no Youtube podes procurar por "Blues Backing Track in C" e aparece ... Metes o estilo e depois em que queres solar.

Convidad- Convidado
faz assim em vez de tares a estudar 2 horas escalas (porq ao fim das duas horas ja tas cansado para começar a tocar uma musica) começa por estudar a musica...e quando eu digo estudar a musica é mesmo estudar a musica nao é so aprende-la.
por exemplo escolhes a musica xxx:
-primeiro tentas descobrir o tom por ti, nao consegues tentas encontrar na net.
-segundo quando ja souberes o tom procuras as escalas nesse tom assim ja tas mais dentro da musica para quando a fores aprender.
-terceiro ouve a musica e ve se consegues tirar algo de ouvido ja q tens a escala e isso
- quarto diverte-te a tocar a musica..assim n tas a maçarte duas horas com as escalas (claro q é importante mas se fores fazer isso tds os dias...boring) e aprendes teoria a mesma.
espero ter ajudado
por exemplo escolhes a musica xxx:
-primeiro tentas descobrir o tom por ti, nao consegues tentas encontrar na net.
-segundo quando ja souberes o tom procuras as escalas nesse tom assim ja tas mais dentro da musica para quando a fores aprender.
-terceiro ouve a musica e ve se consegues tirar algo de ouvido ja q tens a escala e isso
- quarto diverte-te a tocar a musica..assim n tas a maçarte duas horas com as escalas (claro q é importante mas se fores fazer isso tds os dias...boring) e aprendes teoria a mesma.
espero ter ajudado

Pati- Guitarrista de garagem
- Post Count: 311
Guitarra: Epiphone

ali3ncorp- Moderador
- Post Count: 1795
Guitarra: Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
musica xxx
deves aprender a tocar muitas dessas deves

nunixcip- Guitar Hero
ahhhhhh xxx é para ele escolher uma musica qualquer

Pati- Guitarrista de garagem
- Post Count: 311
Guitarra: Epiphone
deu para perceber...mas nao consegui evitar....

ali3ncorp- Moderador
- Post Count: 1795
Guitarra: Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica

nunixcip- Guitar Hero

Luis Miguel- Guitarrista viciado
- Post Count: 955
Guitarra: Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista: Lead
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: