A Diferença entre Gibson e Epiphone- Toda a Verdade

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Diferença entre Gibson e Epiphone- Toda a Verdade

Mensagem por zeps68 em Ter Maio 19 2009, 15:14

para quem não sabe a diferença entre a Gibson e a Epiphone ei-la aqui

está em inglês mas acho que todos aqui sabem ler inglês

"AMS Tech Tip - Les Paul Gibson vs Epiphone

A question I hear asked a lot is "What is the difference between the Gibson Les Paul and the Epiphone Les Paul? "Well, here is your answer.

First of all, Gibson 'Pauls' are made here in the USA in Nashville, TN. Epiphone Les Pauls are made in factories that were built by Gibson and managed by Gibson employees in China, Korea and Japan.

The next difference is in the materials used. Gibson Les Pauls are made of a solid mahogany body with a ¼" book-matched maple top that is AA or AAA grade material. The Epiphone Les Paul is a multiple laminated Mahogany body with a thinner veneer maple top.

The finish also differs from one to the other. A Gibson Les Paul is finished with a Nitro-Cellulose Lacquer Finish that is 7-9 layers deep and takes several weeks to complete. Epiphones are coated with a Polyurethane finish that is done in a matter of hours. The hardware is drawn basically from the same bin in both cases.

Les Paul himself originally wanted to put his name exclusively on the Epiphone made guitars of old, which should tell you what he thought of the house of Stathopoulo*.

*Epi Stathopoulo inherited the family business and changed the name to Epiphone. Epi being his first name and phonos the Greek word for sound.
The House of Stathopoulo by Jim Fisch & L.B. Fred ISBN 0.8256.1453.8

para quem não sabe o Sr. Les Paul foi o Homem que fez a 1ª guitarra electrica e inventou o gravador de pistas

depois de ler isto só 2 palavras
Fuck Gibson

zeps68
Guitarrista de garagem

Post Count: 411
Guitarra: Varias
Guitarrista: Indefinido

http://www.myspace.com/zepsguitar

Re: A Diferença entre Gibson e Epiphone- Toda a Verdade

Mensagem por cisco em Ter Maio 19 2009, 18:16

fuck gibson , mesmo, ok que madeiras e tal , importante, mas mais 2000 por isso? Mad

cisco
Guitar Hero

Post Count: 1514
Guitarra: PRS SE Custom
Guitarrista: Lead

http://www.myspace.com/franciscoduate

Mensagem por Machado em Ter Maio 19 2009, 18:25

Eu digo: fuck all the guitars that are not mine!

Machado
Guitarrista dedicado

Post Count: 556
Guitarra: Squier Bullet Strat

Mensagem por zeps68 em Ter Maio 19 2009, 19:17

Machado escreveu:Eu digo: fuck all the guitars that are not mine!

bom ponto aqui!

zeps68
Guitarrista de garagem

Post Count: 411
Guitarra: Varias

http://www.myspace.com/zepsguitar

Mensagem por Kaz em Ter Maio 19 2009, 19:38

a questao nao tem só a ver com as madeiras serem melhores. estamos a falar de blocos de madeira inteiros, sem cortes nem ligações onde o som se possa perder.

há gibsons até (pelo que me disseram) que até o braço é a mesma peça que o corpo. podoe nao parecer grande coisa, mas o desperdicio de madeira é incrivel. e enquanto com restos e placas pequenas se faz uma epiphone, uma gibson tem que se pagar bem o bloco de madeira. há muito menos sitio por onde sair o som, tecnicamente. nao há folgas que abafem o som.

outra coisa é que a epiphone ja foi mais do que é agora. a gibson comprou a epihphone e foi gradualmente "castrando-a" até a epiphone deixar de ter a mesma qualidade.

depois claro, empregados gibson, gestores gibson, controlo de qualidade gibson, tudo isso tem outro preço.

isto tudo para dizer que é caro, claro, mas é como um ferrari, muito do guito vai para pagar marca e garantia. agora, comprar uma epiphone lespaul de 500 euros é uma boa compra, claramente. e há artistas de topo que usam epiphones, pk nao?

Só o simples facto das epiphones serem mao de obra chinesa e as gibson serem USA (nivel de vida altissimo) já justifica em MUITO o valor. mas giro giro era se a epiphone nao fosse uma empresa gibson. ai via-se a qualidade a subir.

oh well.

acho que quem tem epiphone nao tem nada que se queixar!

Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special

Mensagem por Mafia777 em Ter Maio 19 2009, 20:57

Amen!!
eu nao tenho k me queixar da minha Very Happy

Mafia777
Guitar Hero

Post Count: 1652
Guitarra: Epiphone Goth Les Paul / Fender Stratocaster MIM / Aria ProII CS-250 / Alhambra 6P

http://www.youtube.com/user/luismafia777

Mensagem por jotapê em Ter Maio 19 2009, 22:05

É claro que as Gibsons são melhores. Valem o preço? Não.
Nada como uma epiphone com uns pickups bons e um setup bem feito.

Mas isto é o pobrezinho a falar, claro que se pudesse, ia para as gibsons lol

jotapê

Post Count: 19
Guitarra: d

Mensagem por Painkiller em Qua Maio 20 2009, 21:33

Pois também acho que é um exagero no preço (Gibson)
Mas claro que adorava ter uma, mas se tiver uma les paul deve ser epiphone, já tocei numas e gostei muito.

Painkiller
Guitar Hero

Post Count: 1578
Guitarra: Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100

Mensagem por Cataclysmic Abyss em Qua Maio 20 2009, 21:35

Desde que ao final do dia, com a distorção no máximo consiga parecer evil, estou-me a cagar para a marca da guitarra.

Cataclysmic Abyss
Guitarrista dedicado

Post Count: 532
Guitarra: Jackson Dinky
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por Kaz em Qua Maio 20 2009, 23:08

epá eu era um bocado como tu. mas tu depois apercebes-te que há coisas que realmente valem a pena. uma escala mais confortavel, um peso porreiro, um som coiso e tal. e começas a querer isso, quando começas a querer ser mais proeficiente na guitarra.

claro que desde que se ouça, e nao faça muito feedback... ta-se bem!

Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special

Mensagem por maddox em Qua Maio 20 2009, 23:22

cada vez que vejo posts desd ate fico contente por ter a guitarra que tenho...a olp.e mais lev que a epiphone...melhor braço e som praticamente igual a nivel de qualidade...so tem é 2 potenciomentros enquanto a epi tem 4 em contraparida tem whammy bar e a epi nao.quando lhe meter uns seymour ducan fico com uma guitarra potenticima =)

maddox
Guitarrista viciado

Post Count: 834
Guitarra: gibson sg

Mensagem por MrDarkFire em Qua Abr 06 2011, 14:10

eu tive muita sorte na guitarra que tenho foi herdada do meu pai é uma ibanez de 96 e tem um braço com uma escala!!!!ui......
O meu pai diz que na altura a guitarra era topo de gama!!! Choro

MrDarkFire
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 111
Guitarra: Ibanez s540

http://www.youtube.com/MrDarkFire14

Mensagem por ACID em Qua Abr 06 2011, 14:55

Não tenho razões de queixa da minha Epiphone.
Se fosse hoje provavelmente faria a mesma compra, as Gibson são um roubo.

ACID

Post Count: 183
Guitarra: Epiphone Les Paul Standard

Mensagem por nanjos em Qua Abr 06 2011, 15:10

Podiam ter esperado mais um mês e pouco e já podiam dizer que tinham ressuscitado um tópico com mais de 2 anos! Razz

nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS

Mensagem por MrDarkFire em Qua Abr 06 2011, 17:36

xD sabes nanjos anda a pesquisar aqui no guitarradas e achei interessante e comentei....já agora concordo com o ACID pois eu acho que gibson é bom mas pagamos em muita a "MARCA" e já toquei em epiphones e acho muito porreirinhas

MrDarkFire

Post Count: 111
Guitarra: Ibanez s540

http://www.youtube.com/MrDarkFire14

Mensagem por MarlonMorais em Qua Abr 06 2011, 17:42

Tendo uma experiência relativamente extensiva com ambas as marcas, eis a minha opinião, e eu tenho uma Gibson LP da qual gosto muito.

Existem Epiphones que têm boa madeira e tal. Mas, primeiro de tudo, as Gibson são, muito geralmente, guitarras de qualidade superior, e, mesmo que os pickups sejam os mesmos, as Gibson têm quase sempre um som mais aberto que uma Epiphone, e a diferença entre a qualidade das madeiras e os acabamentos sentem-se nas mãos. Um amigo meu costuma trazer a Epiphone dele para tocar-mos, e, apesar de ser uma guitarra fixe, a minha Gibson LP Studio, qualquer pessoa que perceba alguma coisa do assunto vai notar que a minha é claramente superior.

Agora, isto não quer dizer que a Epiphone faça guitarras más.

O grande problema no que toca a ambas as marcas é o controlo de qualidade nas fábricas. Que é péssimo. Muitas vezes os acabamentos metem nojo, os frets estão afiados, a intonação está wayyyyy off, etc., etc., etc..

Recomendo que, se quizerem escolher entre uma e outra, vão ao máximo número de lojas possíveis e toquem todas as Epis e Gibson que puderem, amplificadas, e deixem as mãos e ouvidos decidir. Porque há muitas destas guitarras que vêm da fábrica em estado lastimável.

E percebo muito bem que não sabe nada nada bem pagar tipo 1000€ ou mais por uma guitarra e ainda ter que a meter na bancada dum luthier e ainda pagar mais.

Portanto, sem querer insultar ninguém nem nada, deixo a minha opinião de que o pessoal que vem para aí dizer "Fuck Gibson" e merdas dessas não tem experiência extensiva com ambas as marcas. É burrice. As guitarras da Gibson são melhores, ponto final. A menos que tenham apanhado um limão. O que é bem possivel. Mas numa Gibson que venha bem de fábrica a diferença salta logo à vista. Eu não estou a puxar a brasa à minha sardinha. Eu adoro tocar guitarras baratas que me satisfaçam, este ano vou comprar várias delas se tudo correr bem. Mas também não ando aí a arrotar postas de pescada só porque não posso pagar por uma Gibson.

A Epiphone é uma marca boa, mas em, geral, marcas como a Tokai e a Vintage estão a fazer, em geral, guitarras de melhor qualidade pelo mesmo preço, portanto se não quizerem/não puderem comprar Gibson, estas duas marcas, por exemplo, são o melhor caminho a seguir.

Entretanto, a Gibson é uma marca melhor.

O mais importante de tudo, volto a realçar, é comprar a guitarra que soe melhor PARA TI e NAS TUAS MÃOS. Se a guitarra que soar melhor PARA TI e NAS TUAS MÃOS custar 200€ em vez de 1500€, ainda melhor, claro Smile

MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count: 3634
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag

Mensagem por N££r!K em Qua Abr 06 2011, 21:29

Por isso é que o pessoal foge para boas Tokais
Ainda à pouco tempo, no forum mylespaul apareceu um gajo, que tinha comprado uma Tokai ES135 e tempos mais tarde comprou uma Gibson ES335, e ficou desiludido, porque teve que a levar a 1 bom luthier , para lhe nivelar os trastes que vinham uma merda, tinha problemas no nut, bridge, na afinação e mais não sei onde, teve de pagar 1 balúrdio pela guitarra e mais outro balúrdio por 1 setup, enquanto que com a tokai, mal tirou da case, começou a tocar sem sequer trocar de cordas que vinham em óptimo estado.

Diferença de 2000€ só para ter o nome no Headstock, sinceramente para mim não vale a pena, mas cada um faz o que quer.

N££r!K
Guitar Legend

Post Count: 2542
Guitarra: PRS SE Custom, Fender Strat Classic Player and Tokai LS200

Mensagem por Slider56 em Qua Abr 06 2011, 22:18

É das tais coisas que nos dias de hoje nem sempre correm bem...

há alguns anos atrás,as marcas tinham mais cuidado no controle de qualidade,mas agora quanto mais depressa os produtos chegarem aos mercados,tanto melhor!Relativamente às Epiphone's tenho muito boas referências das antigas muito antes da Gibson meter as mãos na marca e torná-la um expediente low budget.Porém,já tenho experimentado algumas das novas e sinceramente não me chocou por aí além.
No mês passado estive entretido com uma Epiphone Firebird V e até me deu gozo aquela meia-hora que perdi com ela;não é nenhum topo de gama,apenas uma reedição de um modelo superior da Gibson,mas também não se pode dizer que seja sòmente lenha para lareira...!

De resto basta verem o meu avatar para ficarem a saber qual a única Gibson que me tira do sério... Twisted Evil ---------->

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6338
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por N££r!K em Qua Abr 06 2011, 22:32

Eu se comprasse Gibson era só SG e Flying V, penso que de resto é muito dinheiro para aquilo que é. São as únicas em que o preço não escandaliza e é justo.

É triste terem tão mau controlo de qualidade, ao compararmos com a PRS, não tem nada a ver, são guitarras que saem em condições óptimas da fábrica. Acho que a PRS não faz nada demais, em ter tão bom controlo de qualidade, as outras é que deviam ser todas assim porque que é o mínimo que podem fazer.

N££r!K
Guitar Legend

Post Count: 2542
Guitarra: PRS SE Custom, Fender Strat Classic Player and Tokai LS200

Mensagem por Slider56 em Qui Abr 07 2011, 09:09

Isso seria ideal,mas do jeito que isto anda,é o que eu disse:sair tudo das fábricas à máxima velocidade a ver se se vende o mais rápido possível.Se houver chatices,lá está a assistência pós-venda que nem sempre funciona como deveria....são os sinais dos tempos...!
Há alguns anos passaram-me pelas mãos guitarras da Gibson ( e não só!!!!),e de outras marcas,algumas até bastante caras,mas com setups de fábrica muito insuficientes;algumas foi só montagem,limpeza e t'a a despachar,o que é inadmissível em topos de gama!
A Paul Reed Smith apesar de não ser uma marca barata,tem uma política de qualidade que está anos-luz à frente da concorrência,muito especialmente nos modelos de gama alta!São caras,pois são,mas chegam às mãos dos clientes como todas as outras deveriam chegar!!!

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6338
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: