Iniciação a teoria musical..
Página 4 de 4 • Compartilhe •
Página 4 de 4 •
1, 2, 3, 4
Re: Iniciação a teoria musical..
João Dias escreveu:Bem...vamos a ver se não faço asneira logo à primeira...
Sou novo aqui, e aprendi (e estou a aprender) à minha própria pala, não tenho professor nem nunca tive aulas...
Já toco a cerca de 3 anos...
Tenho é uma pequena (grande) dúvida...
Quando estou a tocar, principalmente quando faço acordes "de barra" (desculpem a ignorância), começa a doer-me imenso o pulso esquerdo...
Gostava que me pudessem dizer se há alguma forma correcta de agarrar o braço da guitarra de modo a não causar dores, porque vejo-me obrigado a parar, é mesmo complicado...
Danke!
Bem antes demais aqui no fórum não precisas de ter medo de errar, o pessoal daqui a meu ver é bem "porreiro"
Isso é normal no ínicio, com a prática vais arranjando posições de mão mais confortáveis e mais fáceis de tocar. Experimenta chegar o cotovelo esquerdo mais à frente quando fazes os acordes de barra.
Have fun

Joao Silva- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 119
Guitarra: Squier Stratocaster
Guitarrista: Lead
Ya como o Joao Silva disse ao inicio custa sempre um bocado mas depois com o tempo vai-te deixar de doer e vais-te habituar melhor ao braço da guitarra. 
Eh depois vejam o ali o coiso que postei porque para quem nao sabe aquilo e um requisito basico mas que e necessario saber.
GoldMonkey escreveu:O SergioPT tem razão esses números que se contam são semínimas e nós (Portugueses) estamos habituados ao 1 2 3 4 e está certo, 1 semínima, 2 semínimas, etc...
Dizem-se de qualidades de figuras, que é:
1 - Semibreve
2 - Mínima
4 - Semínima
8 - Colcheia
16 - Semicolcheia
32 - Fusa
64 - Semifusa
Onde 3/4 - São precisas 3 semínimas para ocupar um compasso.
X/Y
X - O numerador indica se é binário, ternário, quaternário, a seguir já são compassos compostos e também indica quantas figuras podem entrar no compasso.
Y - Denominador indica qual figura vale um tempo, por exemplo 3/4, onde 4 (semínima) vale um tempo, ou 3/2, neste caso a mínima vale um tempo e serão precisar 3 mínimas para ocupar um compasso.
Eu não sou muito bom a explicar, se estiver a dizer qualquer coisa mal corrijam-me.
correcções! erros muito graves!
devias estar bem distraído, mas para quem não pesca nada baralha muito ler os valores que deixas-te errados.
de seminima pa colcheia não é de 4 pa 6... porque as colcheias dão-se no contratempo também (dentro das semimas) por isso duplica... e idem aspas de colcheias para semi colcheias fusas etc
ainda não se falou aqui foi de quialtras.
1 - Semibreve
2 - Mínima
4 - Semínima
8 - Colcheia
'12 - tercinas' (quialtras de 3) [em vez de 2notas por 'beat' de seminima, ficam 3notas]
16 - Semicolcheia
'24 - sextinas' (quialtras de 6) [em vez de 4notas por 'beat' de seminima, ficam 6notas]
32 - Fusa
é ainda possível tocar quialtras de 5 ou quialtras de 7, bem como escreve-lo em pautas embora por agora isso já seja muita areia para a maioria do fórum. estas explicações estão sempre em função do beat nas seminimas "/4"
um beat "/8" origina novas subdivisões, novos cálculos de métrica obviamente.

Convidad- Convidado
eu tenho uma duvida que nao sei se vou conseguir explicar, por exemplo eu tenho uma pauta com a clave de sol e depois algumas seminimas no local do sol, do fa, do dó, do si, ... como e que eu traduzia isto para a guitarra?

maste D- Post Count: 21
Guitarra: classica
Guitarrista: Indefinido
precisas de saber as notas no braço da guitarra. Depois é fácil!
pedaleira zoom g2.1u: http://www.guitarradas.com/t6725-vendo-pedaleira-zoom-g21u?highlight=zoom
e as pautas traduzem se para a guitarra apenas como uma nota? e como e que eu sei que e a nota certa no braco da guitarra

Exactamente, cada nota na pauta é uma nota na guitarra.
Esta imagem é capaz de te elucidar:

O Sol da Clave de Sol é a 3ª corda em aberto (ou a 5ª casa da 4ª corda). A partir dai guias-te para as outras notas!
PS: As casas que não têm nome nessa imagem são notas com sustenido/bemol.
Esta imagem é capaz de te elucidar:

O Sol da Clave de Sol é a 3ª corda em aberto (ou a 5ª casa da 4ª corda). A partir dai guias-te para as outras notas!
PS: As casas que não têm nome nessa imagem são notas com sustenido/bemol.

Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 497
Guitarra: Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista: Lead
obrigado duarteman deste uma grande ajuda

na boa, o pessoal está cá para ajudar 

Duarteman- Guitarrista de garagem