Iniciação a teoria musical..
Página 1 de 4 • Compartilhe •
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4 
Iniciação a teoria musical..
1º agora ja estou de ferias vou ver se faxo umas coisinhas para o forum para movimentar isto um bocado..
Esta secção n tem nada por isso achei giro por aqui o basico da teoria n sei se alguem aqui percebe bem de teoria eu comecia a ter aulas de teoria a pouco tempo..
Este simbolo é um clave de sol é uma das mais utilizadas (na linha onde começa a clave é a 2ª linha a contar de baixo todas as notas que se encontrem nessa linha são um sol)

Esta a baixo é uma clave de Fá (a linha que esta entre as bolinhas é um Fá ou seja qualquer nota que la esteja é um Fá)

Antes de escrever notas na pauta tem de saber a ordem das notas eu pessoalmente acho que toda a gente sabe isto bom a ordem é DO RE MI FA SOL LA Si DO
Ha ja agora vou fazer a correspondencia que é utilizada nos estados unidos e inglatera je que a maioria dos sites n sao portugueses
DO - C
RE - D
MI - E
FA - F
SOL - G
LA - A
SI - B
Até aqui tudo é muito facil de entender é memorizar por isso vamos passar a parte que é escrever mesmo numa pauta
Nesta pauta podem ver que esta com clave de sol entao a ordem dos riscos e espaços ficam assim como esta na pauta abaixo
Para saber isto bem mesmo n há menor maneira do que comprar um caderno pautado e fazer isto ate saber de cor e salteado saber saltedo é importante se fizerem como eu fiz que foi pegar num caderno e encher paguinas e paguinas com isto ficam a saber rapidinho e quando vêm uma nota na pauta sabem automaticamente qual é como se tivexem a olhar para uma letra sabem logo qual é n têm de pensar

E agora uma das partes mais importantes que são as figuras musicais
-Semibreve
-Minima
-Seminima
-Colcheia
-Semicolcheia
-Fusa
-Semifusa
Isto é o basico do basico e ja me deu algum trabanhinho eu para a semana vou por mais algumas coisas e talvez alguns videos
Fiquem bem
Esta secção n tem nada por isso achei giro por aqui o basico da teoria n sei se alguem aqui percebe bem de teoria eu comecia a ter aulas de teoria a pouco tempo..
Este simbolo é um clave de sol é uma das mais utilizadas (na linha onde começa a clave é a 2ª linha a contar de baixo todas as notas que se encontrem nessa linha são um sol)

Esta a baixo é uma clave de Fá (a linha que esta entre as bolinhas é um Fá ou seja qualquer nota que la esteja é um Fá)

Antes de escrever notas na pauta tem de saber a ordem das notas eu pessoalmente acho que toda a gente sabe isto bom a ordem é DO RE MI FA SOL LA Si DO
Ha ja agora vou fazer a correspondencia que é utilizada nos estados unidos e inglatera je que a maioria dos sites n sao portugueses
DO - C
RE - D
MI - E
FA - F
SOL - G
LA - A
SI - B
Até aqui tudo é muito facil de entender é memorizar por isso vamos passar a parte que é escrever mesmo numa pauta
Nesta pauta podem ver que esta com clave de sol entao a ordem dos riscos e espaços ficam assim como esta na pauta abaixo
Para saber isto bem mesmo n há menor maneira do que comprar um caderno pautado e fazer isto ate saber de cor e salteado saber saltedo é importante se fizerem como eu fiz que foi pegar num caderno e encher paguinas e paguinas com isto ficam a saber rapidinho e quando vêm uma nota na pauta sabem automaticamente qual é como se tivexem a olhar para uma letra sabem logo qual é n têm de pensar

E agora uma das partes mais importantes que são as figuras musicais
-Semibreve
-Minima
-Seminima
-Colcheia
-Semicolcheia
-Fusa
-SemifusaIsto é o basico do basico e ja me deu algum trabanhinho eu para a semana vou por mais algumas coisas e talvez alguns videos
Fiquem bem

Dias- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 37
Guitarra: Epiphone Special II
Re: Iniciação a teoria musical..
excelente iniciativa! venha mais!

Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count: 2336
Guitarra: Epiphone SG Special
Guitarrista: Lead
É Muito fazeres isto aqui no forum! Continua
(ver se mexemos com isto)

nearZ- Guitarrista de garagem
- Post Count: 439
Guitarra: Gibson Les Paul Tradicional Standart; Alhambra 4P, Squier Fender bullet strat
É o básico sim senhor mas é preciso saber, óctima iniciativa, estou a pensar fazer uns para aqui também.
Palheta [Dias]:

Palheta [Dias]:

Boa iniciativa continua assim

Hetfield- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 58
Guitarra: Gibson Les Paul, fender squier strat e Alhambra 3C
Guitarrista: Indefinido
Boa iniciativa,muito boa mesmo,Mas já agora quantos tempos tem cada uma e quais sao as diferenças entre elas?

Klazz- Guitarrista de garagem
- Post Count: 285
Guitarra: Ibanez Gio
ok pessoal tive a pesquisar e vi isto.
só para complementar.
| Nota | Nome | Valor |
![]() | Breve | O dobro da Semibreve |
![]() | Semibreve | A metade da Breve ou o dobro da Mínima |
![]() | Mínima | A metade da Semibreve ou o dobro da Semínima |
![]() | Semínima | A metade da Mínima ou o dobro da Colcheia |
![]() | Colcheia | A metade da Semínima ou o dobro da Semicolcheia |
![]() | Semicolcheia | A metade da Colcheia ou o dobro da Fusa |
![]() | Fusa | A metade da Semicolcheia ou o dobro da Semifusa |
![]() | Semifusa | A metade da Fusa |
só para complementar.

eu posso tar a meter o pé na argora violentamente, mas acho que em geral, a semínima conta como um tempo. o resto basta seguir a tabela do Klazz

Kaz- ADMINISTRADOR
A seminima não conta um tempo, num compasso de 4/4 que e o mais comum, uma seminima vale um quarto do compasso, ou seja quando tamos a tocar e a contar 1,2,3,4 1,2,3,4 cada um destes numeros é uma seminima, é alias isso que quer dizer o 4/4, cada compasso tem 4 figuras de 1/4 de uma semibreve(figura de valor 1)

SergioPt- Moderador
- Post Count: 2674
Guitarra: Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Ovation cdx44
I stand corrected! eu é que provavelmente so tou habituado a tocar 4/4

Kaz- ADMINISTRADOR
Epá mas o teu raciocinio faz sentido para esse tipo de musica e esse tipo de duvida so surge porque o nosso sistema de dar nome às figuras é muito parvo, se usasse-mos o sistema americano uma seminima é uma quarter note uma colcheia é uma eighth note e uma semibreve uma whole note, dá muito menos confusao, mas nos tugas temos a mania de complicar...

SergioPt- Moderador
yah por acaso nao sabia que isso era assim.Entao a breve e o que? double note?

Suponho k sim ms p acaso nc vi breve escrito em ingles...
Vou ter k ir estudar
Vou ter k ir estudar

SergioPt- Moderador
O SergioPT tem razão esses números que se contam são semínimas e nós (Portugueses) estamos habituados ao 1 2 3 4 e está certo, 1 semínima, 2 semínimas, etc...
Dizem-se de qualidades de figuras, que é:
1 - Semibreve
2 - Mínima
4 - Semínima
6 - Colcheia
8 - Semicolcheia
16 - Fusa
32 - Semifusa
Onde 3/4 - São precisas 4 semínimas para ocupar um compasso.
X/Y
X - O numerador indica se é binário, ternário, quaternário, a seguir já são compassos compostos e também indica quantas figuras podem entrar no compasso.
Y - Denominador indica qual figura vale um tempo, por exemplo 3/4, onde 4 (semínima) vale um tempo, ou 3/2, neste caso a
mínima vale um tempo e serão precisar 3 mínimas para ocupar um compasso.
Eu não sou muito bom a explicar, se estiver a dizer qualquer coisa mal corrijam-me.
Dizem-se de qualidades de figuras, que é:
1 - Semibreve
2 - Mínima
4 - Semínima
6 - Colcheia
8 - Semicolcheia
16 - Fusa
32 - Semifusa
Onde 3/4 - São precisas 4 semínimas para ocupar um compasso.
X/Y
X - O numerador indica se é binário, ternário, quaternário, a seguir já são compassos compostos e também indica quantas figuras podem entrar no compasso.
Y - Denominador indica qual figura vale um tempo, por exemplo 3/4, onde 4 (semínima) vale um tempo, ou 3/2, neste caso a
mínima vale um tempo e serão precisar 3 mínimas para ocupar um compasso.
Eu não sou muito bom a explicar, se estiver a dizer qualquer coisa mal corrijam-me.

eu penso que num 3/4 tres seminimas chegam para oucupar um compasso!

Guitarra: Gibson Les Paul Tradicional Standart; Alhambra 4P, Squier Fender bullet strat
e tens toda a razão
pq 3/4 ker dizer exactamente 3 figuras de 1/4(ou seja seminimas) por compasso
eu acho k o monkey keria dizer bem mas se enganou no numero k escreveu
pq 3/4 ker dizer exactamente 3 figuras de 1/4(ou seja seminimas) por compasso
eu acho k o monkey keria dizer bem mas se enganou no numero k escreveu

SergioPt- Moderador
Bem... Inscrever-me neste fórum foi a melhor coisa que me aconteceu! Isto o que vocês todos disseram veio mm a calhar pa confirmar as conclusões que eu tirei do guitar pro (e tbm pa parar de me baralhar a cabeça).
OBrigado a todos!
OBrigado a todos!

Machado- Guitarrista dedicado
- Post Count: 556
Guitarra: Squier Bullet Strat
Machado escreveu:Bem... Inscrever-me neste fórum foi a melhor coisa que me aconteceu! Isto o que vocês todos disseram veio mm a calhar pa confirmar as conclusões que eu tirei do guitar pro (e tbm pa parar de me baralhar a cabeça).
OBrigado a todos!
É para isso que servem os foruns amigo...

Boas...
Bem...vamos a ver se não faço asneira logo à primeira...
Sou novo aqui, e aprendi (e estou a aprender) à minha própria pala, não tenho professor nem nunca tive aulas...
Já toco a cerca de 3 anos...
Tenho é uma pequena (grande) dúvida...
Quando estou a tocar, principalmente quando faço acordes "de barra" (desculpem a ignorância)
, começa a doer-me imenso o pulso esquerdo...
Gostava que me pudessem dizer se há alguma forma correcta de agarrar o braço da guitarra de modo a não causar dores, porque vejo-me obrigado a parar, é mesmo complicado...
Danke!
Sou novo aqui, e aprendi (e estou a aprender) à minha própria pala, não tenho professor nem nunca tive aulas...
Já toco a cerca de 3 anos...
Tenho é uma pequena (grande) dúvida...
Quando estou a tocar, principalmente quando faço acordes "de barra" (desculpem a ignorância)
Gostava que me pudessem dizer se há alguma forma correcta de agarrar o braço da guitarra de modo a não causar dores, porque vejo-me obrigado a parar, é mesmo complicado...
Danke!

João Dias- Post Count: 7
Guitarra: Behringer iaxe 393
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4 
Página 1 de 4
Permissão deste fórum: