Empenar o braço ?!
Página 2 de 2 • Compartilhe •
Página 2 de 2 •
1, 2
Re: Empenar o braço ?!
Percheiro escreveu: empEnar ()

NaréCardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count: 8820
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead
Empenar e bem possivel. Se a tua guitarra vem de fabrica com um setup pronto para cordas .9 e poes umas .10 que tem mais tensao espera-se que aconteça alguma coisa. Talvez nem as consigas por... Agora se a tua guitarra tem um setup feito para .10 se usas .10 - XX ou .10 - YY n deve haver diferença acho eu

Paivinha- Guitarrista de garagem
- Post Count: 309
Guitarra: PRS SE Custom
Guitarrista: Lead
Penso que as diferencas significativas seja so no som e nos dedos... Digo eu... E apenas uma questao de escolha... Posso estar enganado (por isso pedi aos mais experientes, penso que como tu, Paivinha), mas nunca, em MUITOS anos de experiencia, ouvi falar em tal coisa... Se meteres cordas de aco numa guitarra classica, sei que te empena o braco num instante, mas numa electrica o Truss Rod (CLICA AQUI) esta la para algum efeito... Penso que, precisamente para contrariar o empeno e para dar aquela curvatura que qq braco tem que ter... (Mais uma vez) Penso eu...

NaréCardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count: 8820
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Não deves ter problema, se mudaste a espessura k costumas usar deves ter k ajustar o truss rod e ta a andar.
Mas atenção que há guitarras que têm braços k não aguentam determinadas espessuras d corda, mas já tamos a falar de cordas 0,11 para cima normalmente, mas experimenta nao deves ter problemas
Mas atenção que há guitarras que têm braços k não aguentam determinadas espessuras d corda, mas já tamos a falar de cordas 0,11 para cima normalmente, mas experimenta nao deves ter problemas

SergioPt- Moderador
- Post Count: 2743
Guitarra: Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista: Indefinido
narecardoso escreveu:Penso que as diferencas significativas seja so no som e nos dedos... Digo eu... E apenas uma questao de escolha... Posso estar enganado (por isso pedi aos mais experientes, penso que como tu, Paivinha), mas nunca, em MUITOS anos de experiencia, ouvi falar em tal coisa... Se meteres cordas de aco numa guitarra classica, sei que te empena o braco num instante, mas numa electrica o Truss Rod (CLICA AQUI) esta la para algum efeito... Penso que, precisamente para contrariar o empeno e para dar aquela curvatura que qq braco tem que ter... (Mais uma vez) Penso eu...
É assim eu acho que se uma pessoa tenta por cordas .10 numa guitarra que ta com um setup pronto para .9 a bridge levanta e as cordas rebentam (ja me aconteceu a mim mas como foi um caso isolado n posso confirmar que e assim em todas as guitarras) agora duvido tambem que o braço da guitarra fique empenado porque duvido que as cordas fiquem la sequer.
Mas que eu saiba a pelo menos uma forma de empenar o braço de uma guitarra electrica e quando se tira todas as cordas ao mesmo tempo e depois voltar a por (varias vezes em principio uma vez n vai ser significativo).
Imaginem que o braço e uma régua que ta sempre sobre tensão(causada pelas cordas) e depois tiram essa tensão toda de uma vez (tirando todas as cordas) e como se tive a desdobrar e a dobrar uma regua se fizerem isto varias vezes pode ser mau para a saude da vossa guitarra. Por isso e que quando se muda de cordas numa guitarra se deve fazer uma a uma.
Agora para o SergioPT e assim TODAS as guitarras podem ter QUALQUER tipo de cordas desde .8 a .13 basta e terem um setup apropriado para cada uma.

Paivinha- Guitarrista de garagem
- Post Count: 309
Guitarra: PRS SE Custom
Exactamente... Vou continuar com as 0.10, dão-me muito jeito 

Painkiller- Guitar Hero
- Post Count: 1578
Guitarra: Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100
Eu uso 0,10 mas o meu mi da 6ª corda é 0,46... Com um mi 0,52 terás de certeza um som mais grave e poderá ser mais adequado para um baritona afinada em Si, mas se afinas sem problemas, se não notas diferença no comportamento do braço e vês que ele aguenta, não me parece que haja problema nenhum em usar um mi dessa espessura. Depois é como o Naré diz, se o braço começar a "vergar" o Truss Rod está lá mesmo para se poder ajustar qualquer desiquilibrio. Parece-me que se fosse para o braço empenar, que reparavas antes dele chegar a tal estado. O que o Paivinha diz também é bem verdade quando refere que convém usar as cordas adequadas ao setup da guitarra, porque todos os detalhes influenciam a tensão da corda no braço e isso pode significar tendência das cordas para se partirem ou para não se conseguir afinar as oitavas. Se gostas de usar esse mi assegura-te de que o setup da guitarra está de acordo com a espessura da corda que estás a usar.

boavida- Moderador
- Post Count: 4329
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Acabei por descobrir que afinal uso 0.10/0.46, fiz uma grande confusão, mas pensava mesmo que usava 0.10/0.52... mas como também era mesmo para comprar mais tarde umas de 0.10/0.52, para experimentar e ver quais me davam mais jeito assim já sei
Mas acho que me vou ficar pelas 0.10/0.46...
obrigado mais uma vez !
obrigado mais uma vez !

Painkiller- Guitar Hero
Percheiro escreveu:Acabei por descobrir que afinal uso 0.10/0.46, fiz uma grande confusão, mas pensava mesmo que usava 0.10/0.52... mas como também era mesmo para comprar mais tarde umas de 0.10/0.52, para experimentar e ver quais me davam mais jeito assim já sei![]()
obrigado mais uma vez !
Ganhei XDDDDDD
Percheiro escreveu:Boas... Ontem estava a falar com um amigo acerca de cordas.. e disse-lhe que usava do tamanho 0.10/0.52 e ele ficou espantado, e disse-me que não devia usar esta grossura porque quase só toco na afinacão de standart e disse-me que me ia empenar o braço da guitarraDe acordo com o que ele me disse, estas cordas são para quem usa Drop B... Concordam com isto ? é que se for tenho mesmo de comprar um tamanho inferior
Drop B??
n axas ixo demasiado grave???
para ter a ultima korda em Si kompras uma de 7 cordas como eu fiz!!
axo k krias dizer Drop D ou Drop C!!
A guitarra nao empena por causa das cordas. até pk as cordas estao a fazer força no sentido para o qual o braço foi preparado para aguentar forças.
o braço nao curte é forças aplicadas noutra direcção, como por exemplo gravidade ou o peso do corpo quando se encosta a guitarra contra a parede, ou de "barriga" para cima, em que o braço fica suspenso, e a sofrer de gravidade.
isso das cordas empenarem um braço é mero mito, pk se assim fosse, e pensa bem, nao acontecia mais tarde ou mais cedo indepenedentemente da força das cordas? mesmo as fraquinhas, ao longo do tempo iam ter que acabar por empenar o braço.
o braço nao curte é forças aplicadas noutra direcção, como por exemplo gravidade ou o peso do corpo quando se encosta a guitarra contra a parede, ou de "barriga" para cima, em que o braço fica suspenso, e a sofrer de gravidade.
isso das cordas empenarem um braço é mero mito, pk se assim fosse, e pensa bem, nao acontecia mais tarde ou mais cedo indepenedentemente da força das cordas? mesmo as fraquinhas, ao longo do tempo iam ter que acabar por empenar o braço.

Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special
Tens razão !
Tenho um amigo que tem uma guitarra à mais de 1 ano e ainda não tem um suporte para ela, simplesmente põe-a encostada à parede quando não tá a tocar.
Felizmente ainda não teve problemas
Tenho um amigo que tem uma guitarra à mais de 1 ano e ainda não tem um suporte para ela, simplesmente põe-a encostada à parede quando não tá a tocar.

Painkiller- Guitar Hero
Percheiro escreveu:Tens razão !
Tenho um amigo que tem uma guitarra à mais de 1 ano e ainda não tem um suporte para ela, simplesmente põe-a encostada à parede quando não tá a tocar.![]()
É como eu, deixo encostada à parede dentro do saco

DsK_art- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 82
Guitarra: Não sei
penso que se deixares com a parte da frent (barriga como disse o kaz) para a parede nao faz mal ou faz?

maddox- Guitarrista viciado
- Post Count: 834
Guitarra: gibson sg
nunca ouvi falar que 0.10 empena braço de guitarra! uso 0.10 e nunca empenou. Se vc for usar uma corda mais grossa e tiver preocupado que vai empenar, é só vc afroxar elas quando for ficar mais de 3 dias sem tocar! flw!
3G3- Post Count: 5
Guitarra: Memphis MG32 by Tagima
Página 2 de 2 •
1, 2
Página 2 de 2
Permissão deste fórum: