Lojas de Instrumentos Musicais. Que Futuro?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lojas de Instrumentos Musicais. Que Futuro?

Mensagem por Loop em Dom 12 Jun - 0:48

Olá a todos,

Como o mercado de venda de Instrumentos Musicais Online está a evoluir de uma forma assinalável pergunto qual será o futuro das lojas "tradicionais" de Instrumentos Musicais.

Quem Continua a comprar na loja hoje em dia?? Dos topicos que aqui vejo e leio a maior parte das compras é mercado online na Internet. Há cerca de 04 semanas atrás comprei um Amp da Vox Modelo VT20+. (Sim comprei na loja ) Logicamente que entrei em diversas lojas para comparar valores... Neste artigo especifico encontrei valores aproximadamente iguais. É Logico que pesquisei em alguns sites da Internet e lá acabei por comprar numa casa de Instrumentos Musicais tradicional (sem site e dessa forma sem fazer promoção dos seus produtos por essa via). Antes de comprar fui testar o Amp para analisar se era aquilo que desejava e se enquadrava naquilo que pretendia. Na hora de comprar acidentalemente lá mencionei o nome da Thomann... vi na cara do vendedor aquilo que deve acontecer com frequência, ous seja, uma pessoa vai experimentar na loja mas compra na Internet. O Proprio vendedor referiu isso depois da venda.. ehehhe

Eu perguntei porque não tinham interesse em fazerem um site para promover os produtos e vendas online, ao qual referiram que era demasiado dispendioso e o retorno não era previsivel.

Dessa Forma qual será o futuro do comércio de Instrumentos Musicais das lojas mais tradicionais? Sem possibilidades para criarem uma pagina web de promoção e venda de intrumentos e acessórios fica mais complicado.. já não basta a crise... Noutras lojas a ideia que fico é que se dedicam mais a via de ensino de futuros musicos de que propriamente vender Instrumentos e acessórios musicais.

Como a Internet veio para ficar, na minha opinião as lojas deviam apostar e procurar outras vias para promoverem os seus produtos, estarem a espera que o cliente entre na loja e compre... está muito complicado.

Do outro lado as Lojas Online disponibilizam uma variedade de produtos tão elevada, com valores (quase sempre) mais economicos e o principal o envio gratis para a tua morada.

Deve ser cruel para os donos das lojas tradicionais uma pessoa entrar na loja, experimentar um pouco de tudo mas depois comprar na Internet... Mas penso que é o preço que alguns lojistas pagam por não acompanharem a evolução.

Comprei o Amp numa Loja é verdade. Praticamente encontrei o produto em todas as lojas que visitei (porto) mas não posso dizer o mesmo das Guitarras Electricas. Tinha feito uma lista de 5 potenciais modelos que queria experimentar... Não consegui experimentar nenhuma porque não tinham os modelos que pretendia...

Que pensam vocês desse assunto...??? O comercio tradicional de vendas de Intrumentos Musicais tem os dias contados?

Loop
Guitarrista de garagem

Post Count: 314
Guitarra: Fender Telecaster Blacktop HH; Alhambra 2C
Guitarrista: Indefinido

Re: Lojas de Instrumentos Musicais. Que Futuro?

Mensagem por Ricardo Matias em Dom 12 Jun - 2:26

O Comércio Tradicional tem os dias contados se não se actualizarem, mas não façamos disto um drama porque este é o ciclo da vida, tudo o que se torna rudimentar ou obsolteto ou se adapta à actualidade ou acaba.

Assim se as lojas tradicionais querem fazer monstro a esses monstros chamados Cyberstores tem que apostar nas novas tecnologias, isto não significa só ter um site mas também actualizá-lo, pessoalmente só conheço a Mr.Jack com um site organizado; e também serem mais honesto e não praticarem preços tão elevados. Se se queixam que os preços são altos, façam-se espertos e associem-se a outros vendedores e encomendem produtos em conjunto, este método não é tão recente quanto isso.

Por fim, acho que é bom esclarecer que as cyberstor também existem em Portugal, de repente lembro-me da Lismúsica, Mr.Jack, Music Factory e Musifex, e todas elas têm espaços fisicos, tal como a MusicStore tem. Contudo as lojas nacionais não apostam tanto na vertente cyberstore, mas na vertente de venda directa

Ricardo Matias
Guitar Legend

Post Count: 2098
Guitarra: Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista: Ritmo

Mensagem por lore em Dom 12 Jun - 7:49

Eu como nao compro nada pela net ....
Normalmente consigo um preço identico , se nao melhor ,por cá

lore
Guitarrista dedicado

Post Count: 584
Guitarra: afinadas

Mensagem por novato nisto em Dom 12 Jun - 12:59

lore
x2

novato nisto
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 137
Guitarra: Fender acustica
Guitarrista: Ritmo

Mensagem por JoaoVoxAC30 em Dom 12 Jun - 21:07

Nunca comprei nada pela net e consigo sempre preços muito bons em lojas locais. Ainda esta semana comprei o meu Vox AC30 CC1 e ate me vieram trazer o amp a casa. Na minha opinião é sempre melhor comprar o material em lojas locais uma vez que temos assistência garantida

JoaoVoxAC30

Post Count: 179
Guitarra: Fender American Standard Stratocaster CS50, Fender Kurt Cobain Jaguar, Martin D-28, Taylor 110CE
Guitarrista: Lead

Mensagem por Slider56 em Dom 12 Jun - 22:40

Muito raramento compro alguma coisa online,porque gosto de ver e ouvir antes de me decidir se compro ou não.As poucas vezes que comprei online,tinha sempre alguém da minha total confiança no local ou em contacto com o vendedor para se certificar de que não falhava nada.

Por cá,compro o que for necessário nas lojas mencionadas pelo Ricardo,muito especialmente a Lismúsica,MrJackGuitars e Musifex.Até à data não tenho tido problemas com eles,muito pelo contrário,e de preferência gosto de comprar nas lojas de cá,desde que não se estiquem demasiado nos preços,claro...!

https://www.facebook.com/Silverstrings56
http://www.oficinadaguitarra.com/

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 6338
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por marco em Seg 13 Jun - 9:49

eu gosto de comprar em lojas tradicionais de instrumentos, comprei o meu amp numa por não justificava importar e porque é mais fácil com a garantia caso haja problemas!
estava a ver se comprava uma vintage v100 hb em portugal mas desisti porque mandei um email a uma loja em viana pediam me 349,45 euros! desta maneira sou obrigado a importar!
eu nem lhe respondi! mas pensei em dar lhe sites com preços para ver se acordam para a vida! quando mandei vir uma guitarra da musicstore o senhor da ups disse me que tinha a carrinha cheia de guitarras para levar para essa loja e vinham da musicstore! logo se eles compram on line e ainda querem ganhar dinheiro como lhes vamos comprar! acho que muitas lojas nem se dão ao trabalho de contactar as marcas!
até já me passou pela cabeça criar um email bem elaborado, com preços de lojas on line e enviar a todas as lojas portuguesas para a ver se aprendem e começam a praticar preços como deve ser!

marco
Guitarrista de garagem

Post Count: 335
Guitarra: jack & danny strato

Mensagem por marco em Seg 13 Jun - 10:10

decidi-me vou elaborar um email e vamos la ver no que da!

marco
Guitarrista de garagem

Mensagem por EdolinCyrus em Seg 13 Jun - 10:35

meu , dessa não sabia ... Já fui a uma loja perguntar quanto ficava as jack and danny e a mulherzinha disse-me que só a musicstore é que tinha e que as guitarras vinham todas partidas Razz

Até me lembrar de olhar para as guitarras que lá tinha e explorar um bocado a loja e ver que uma dean xm ou whatever que custaria uns 225 euros lá estava a 455 affraid Lá me pus a andar antes que ela me começasse a meter danelectros na cabeça Olé

EdolinCyrus

Post Count: 211
Guitarra: Ibanez S670fm com seymour duncan Custom // Hot Rails // Jazz
Guitarrista: Lead

Mensagem por marco em Seg 13 Jun - 11:26

já esta o email vamos la ver se tenho respostas!

marco
Guitarrista de garagem

Mensagem por LGZT em Seg 13 Jun - 11:34

Boa iniciativa marco!

Eu não sabia dessa manha deles comprarem guitarras na Musicstore e depois venderem-nas fazendo um bom lucro, acredito que não seja esse o caso de todas as lojas mas eu acho que essa "táctica" só faz com que o pessoal compre directamente da Musicstore (ou outra loja), eliminando assim o intermediário e poupando um bom dinheiro.

LGZT
Guitar Hero

Post Count: 1536
Guitarra: Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100-"Stang" (work in progress)

Mensagem por flipex em Seg 13 Jun - 11:43

Mas vocês pagam os preços de tabela? Devem ser tapadinhos, desculpem lá. NUNCA paguem os preços de tabela. Eles têm uma margem enorme para baixar. Eles metem os preços altos nas etiquetas e depois tiram uma percentagem razoável.
Se forem a uma loja que esteja cheia de Gibsons e Epiphones eles conseguem fazer melhores preços do que numa loja online, porque quer dizer que eles vendem muito dessa marca, ou seja conseguem preços melhores com as coisas dessa marca. O mesmo se passa em Fender, PRS, tudo...

flipex
Guitar Hero

Post Count: 1237
Guitarra: Squier Classic Vibe Stratocaster 60's Candy Apple Red, Pablo Romero

Mensagem por marco em Seg 13 Jun - 11:48

desculpa la vou a algumas lojas e tem la o preço e pergunto 'faz um desconto?'
e a resposta é sempre a mesma 'é o preço minimo que podemos fazer!'

marco
Guitarrista de garagem

Mensagem por flipex em Seg 13 Jun - 12:08

E contentas-te com essa resposta?
Guia:
1- Entras na loja e começas a falar com o homem. Vês se é simpático, os gostos dele e se te está a tentar impingir alguma merda que não presta.
2- Passado esse ponto, já estás de olho no que queres. Pedes para experimentar. Se tiveres jogado bem no ponto 1 estás agora num bom caminho. Em princípio não haverá problema, mas enquanto estiveres a experimentar não te lembres de falar mal do material. Poderás dizer que algo não está da tua preferência, mas nunca digas que não presta.
3a- Se tiveres gostado dizes que é altamente que estás bué surpreendido com a cena e que já tinhas lido algumas coisas sobre o instrumento em questão, mas não estavas à espera que fosse tão bom. Dizes que tens de levar aquilo, seja de que maneira for. Vê quanto é que estás mesmo disposto a gastar e pedes ao homem com jeito para saber quanto é que ele pode baixar. Fala, insiste até não poderes mais. Tens que ser insistente. O homem está a tentar ficar com o teu dinheiro e tu com o dele.
3b- Se não gostares deves elogiar na mesma o que experimentaste, dizer que é melhor do que estavas à espera e pelo preço é muito bom, mas não é bem a sonoridade que procuras. Voltas a pôr tudo no sítio, ofereces-te para ajudar o homem a arrumar tudo. Tens que deixar bem claro que não está da tua preferência, mas que é bom. Despedes-te educadamente e sais da loja.

Claro, que escusado será dizer que isto só resulta se quiseres mesmo comprar o material. Se eles virem que vieste ali só para experimentar para depois mandar vir da net nem te vão deixar experimentar, provavelmente. Tens de ir lá com o dinheiro na mão e dizes "Só tenho isto". Claro que se fores lá para comprar uma coisa de 1000€ com 200€ levas com a porta na cara, mas por exemplo, uma cena de 400€ e levas 350/325€ és capaz de conseguir algo. O que interessa é que tu "ganhes" o negócio. Não podes deixar o vendedor ganhar o negócio, porque ele provavelmente vai receber uma comissão pelo que te vai vender e se ele tiver que tirar algum dinheiro para não perder a comissão toda ele vai fazer isso.

Boa sorte. Não sou responsável por nada do que faças com os meus conselhos. Laughing

flipex
Guitar Hero

Mensagem por Loop em Seg 13 Jun - 12:11

De certeza que já vos aconteceu... a mim já o seguinte: Nunca chegaram a uma loja de Instrumentos Musicais e pedirem os preços de uma Guitarra que a loja não tem exposta...?? Uma vez olhei para o computador do funcionario da loja e ele está a ver o preço no site da Thomann... Very Happy ... Não quero fazer deste caso particular a regra... mas a verdade é mesmo esta!! Não acredito que um Guitarrista mais ou menos preparadao vá comprar um instrumentos numa loja mas antes consulta o valor online.

Loop
Guitarrista de garagem

Mensagem por Loop em Seg 13 Jun - 12:21

Posso dar um exemplo de um amplificador que comprei (VOX VT20+) NA loja... consultei a Thomann e o valor é de 179,00 euros. Depois fui a lojas e obtive valores desde os 220,00 euros e no final consegui comprra numa loja no porto por 150,00 Euros. Foi com dinheiro na Mão!! Na minha opinião consegui um bom negocio, apesar de ter sido bastantes "chorado"...!! Mas também já fui enganado quando comprei uma Guitarra de marca duvidosa (Groovin Gnh 300) uma porcaria... Na minha opinião a internet possibilitou mais informação e acima de tudo poder fazer comparações antes de compramos algo! Penso que algumas lojas não estão a conseguir se adaptar a estas mudanças de comportamento dos seus clientes... Hoje em dia trocamos o atendimento e a cordialidade no acto de bem servir já não é suficiente...

Loop
Guitarrista de garagem

Mensagem por Prats em Seg 13 Jun - 13:50

O que está a acontecer com as lojas de instrumentos musicais é similar ao que acontece com todo o comércio tradicional. Têm de se manter competitivos e isso não é fácil quando há mega-ciberlojas que podem usar o factor escala para oferecer mais por menos.

Em Portugal em particular temos um modelo ainda muito arcaico de comércio tradicional. Não há truques de magia aqui, a solução é bastante simples: pelo preço é impossível competir, pelo que se terá de apostar naquilo que uma loja tradicional pode oferecer que mais nenhum modelo de comércio pode oferecer. Falo do contacto pessoal, do atendimento personalizado. Algumas ideias para o mercado específico dos instrumentos musicais (e que não são originais, é apenas o que se faz, por exemplo, no Reino Unido):

1- Ter um bom site, com preços e com info útil e constantemente actualizada (não ler na diagonal o "actualizada": Não pode haver pior imagem para o cliente que o site da loja ainda lá ter o banner da MEGA PROMOÇÃO VERÃO DE 2004). Este é, hoje em dia, o ÚNICO cartão de visita possível.

2- Políticas de retorno flexíveis: deve ser possível devolver um instrumento depois de o comprar e tocar, sem ter de dar outra explicação que não "afinal não era bem o que queria".

3- Eventos de promoção da loja. Workshops, concertos, semanas de promoções especiais, etc.

4- Atendimento pronto, prestável e competente. Deve ser possível experimentar tudo, sem o habitual bufar do comerciante que já percebeu que aquele trabalho todo provavelmente não vai dar em venda. A pessoa que nos atende não pode saber menos do que nós sobre o material que está a vender, bem como o material que não vende mas que é concorrente. A melhor forma de me convencerem a comprar qualque coisa é dizerem-me "o que tu precisas mesmo é de XXXXXX mas isso, infelizmente, não vendemos aqui". É preciso mudar a mentalidade: o objectivo não é fazer uma venda mas sim ganhar um cliente!!

5- Não há descontos especiais para amigos. O preço tabelado é o preço de venda. Isto não é o norte da África, somos um país que se quer civilizado. É injusto que uma pessoa mais tímida tenha de pagar mais que o melga que está sempre a fazer choradinho. Ninguém quer isso. E queremos fazer contas simples com os preços tabelados. É ridículo olharmos para as etiquetas e não sabermos bem se aqueles 500€ são mesmo 500€ ou apenas uma base negocial que podemos baixar até um preço que desconhecemos...

6- Preços justos. Sim, mais caros que nas ciber-lojas. Há que pagar a formação dos funcionários, há-que pagar as devoluções, os eventos, etc... Mas o comprador não é parvo. Falo por mim, estou disposto a pagar por isso tudo desde que seja bem servido. E, se algum dono de loja de instrumentos musicais me está a ler, por favor, atenção: eu sinto a minha inteligencia ofendida quando me tentam vender um artigo velho, devolvido, esbiqueirado, com defeitos de origem, que custava novo 500€ por 475€!! Isso não é um preço justo e é a garantia de que vão ficar com o artigo na loja, a ganhar pó e a dar mau aspecto geral ao mostruário por muitos e muitos anos.

7- Serviço pós-venda a sério. Bons técnicos para efectuar arranjos. A preços tabelados e em linha com o que se pratica normalmente.

8- Se a loja tiver dimensão para isso, então apostar na variedade. Se for pequenina, apostar em nichos (atenção: quando digo nichos, não estou a falar de vender apenas uma marca, regra geral, de qualidade duvidosa...). Se tomarem atenção, a grande maioria das nossas lojas faz exactamente o contrário: grandes lojas são patrocinadas por uma marca e praticamente só têm disso (estou a lembrar-me da Maestro ao pé da Gulbenkian que é só Ashton...) e pequenas lojinhas tentam ter um de cada, invariavelmente, exactamente aquilo que, por acaso, não estávamos à procura. Não faz absolutamente sentido algum...

9- Saber ler a clientela e não ter receio de redesenhar o serviço. A loja está ao pé de uma escola? Porque não oferecer lições? Está numa zona residencial? Porque não oferecer um espaço para ler o jornal e tomar café?

10- Horários flexíveis. Hoje em dia, o típico horário 9h-19h já não faz sentido nenhum. Quando a loja abre já eu estou a trabalhar, quando fecha, com sorte, já só tenho mais uma horita de trabalho. Resultado? É de mês a mês que arranjo um tempinho para ir dar uma vista de olhos. Sábados e Domingos podem ser óptimos dias de trabalho para o comércio. Porque não inovar e fazer aquilo que se faz muito por essa Europa fora: por exemplo, fechar à 2ª e 3ª e estar aberto ao fim-de-semana?

Prats

Post Count: 188
Guitarra: Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T

Mensagem por nanjos em Seg 13 Jun - 17:04

Eu tenho comprado muita coisa online. A principal razão são os horários das lojas tradicionais. Nos centros comerciais praticamente só há Euromúsica e Maestro, e sinceramente não gosto dessas lojas.

Por acaso tive sorte quando comprei a minha V100, porque fizeram-me um grande desconto na Alrica. Mas tive que lá ir 2 vezes o que representa custos de combustível + portagens, e uns quantos e-mails a negociar, para chegar a um preço igual ao da Dolphin ou da dv247.

Estou com o @Prats, isto não é Marrocos, somos ou não um país desenvolvido? Não faz sentido proteger os espertos e desembaraçados que conseguem negociar, e chular aqueles que têm menos jeito para a conversa.

nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS

Mensagem por flipex em Seg 13 Jun - 17:40

Então mas quando vão comprar uma casa não vão negociar o preço?

flipex
Guitar Hero

Mensagem por nanjos em Seg 13 Jun - 17:48

Uma margem negocial, digamos até aos 20% já para ser simpático, pode-se considerar normal.

Mas quando se consegue com bastante conversa chegar a diferenças de 40% ou mais do preço inicial, não é uma postura comercial séria. Claro que quem vende tem que ter margem, mas há que ser minimamente sério nos preços de tabela.

nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: