Qual o cusro que escolher na universidade
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Qual o cusro que escolher na universidade
ola guitarristas...
eu estou um pouco indeciso sobre o curso que escolher para a universidade. Eu estava a pensar em informática mas quando entrei aqui para o forum reparei que a electrónica é bastante importante no mundo das guitarras. Eu estava um pouco indeciso e fui ao site de acesso ao ensino superior mas reparei que cursos de electrónica existem bastantes.
Eu gostava que alguem me disse-se qual o curso indicado pois estou um bocado à nora....
Boas guitarradas... e
eu estou um pouco indeciso sobre o curso que escolher para a universidade. Eu estava a pensar em informática mas quando entrei aqui para o forum reparei que a electrónica é bastante importante no mundo das guitarras. Eu estava um pouco indeciso e fui ao site de acesso ao ensino superior mas reparei que cursos de electrónica existem bastantes.
Eu gostava que alguem me disse-se qual o curso indicado pois estou um bocado à nora....
Boas guitarradas... e
Re: Qual o cusro que escolher na universidade
Se fores para engenharia informática vais ter cadeiras de electrónica. É uma questão de veres os programas curriculares dos cursos que te podem interessar.

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista: Indefinido
eng electrónica na universidade é bastante bom... bastante difícil assim como todas as engenharias também. eng informatica é muito mais dentro do mundo dos computadores em si. Eu gosto muito mais do curso de eletronica (não ando em nenhum deles mas tenho amigos nos dois). é muito mais abrangente e divertido pelo que me parece. mas se o que tu gostas é mesmo, e só, "computadores", informática é o certo. claro que vais ter electrónica tambem mas dentro da area dos computadores penso eu.
eng electrotécnica é outro curso, que não tem quase nada de parecido com os dois, e que pelo nome dá a entender que sim. cometi o erro de entrar neste curso porque pensava que ia ser como eng eletronica mas nao. Basicamente trata-se de electricidade. instalar eletrecidade/luz num prédio por exemplo. nada que eu gostasse. Por isso passado um ano mudei para multimédia. photoshop ilustratores, curtas metragens, etc... e estou a gostar bastante.
eng electrotécnica é outro curso, que não tem quase nada de parecido com os dois, e que pelo nome dá a entender que sim. cometi o erro de entrar neste curso porque pensava que ia ser como eng eletronica mas nao. Basicamente trata-se de electricidade. instalar eletrecidade/luz num prédio por exemplo. nada que eu gostasse. Por isso passado um ano mudei para multimédia. photoshop ilustratores, curtas metragens, etc... e estou a gostar bastante.

maddox- Guitarrista viciado
- Post Count: 834
Guitarra: gibson sg
muito obrigado pelas respostas. eu inda tenho algum tempo para me decidir mas estou mais inclinado para a eng eletronica.
mas ate ao dia de me decidir inda demora.
so mais uma pergunta: qual acham ser o curso, entre estes dois, que podera ter mais saida profissional?
muito obrigado pelas respostas
mas ate ao dia de me decidir inda demora.
so mais uma pergunta: qual acham ser o curso, entre estes dois, que podera ter mais saida profissional?
deve-ser mais ou menos a mesma coisa... se fores minimamente bom em qualquer um deles ( por agora) deves arranjar emprego

uma coisa se nao te das bem com matemática e programação não vai ser facil mas nada é impossivél

pois eu sei disso. eu tenho um colega que anda em informatica e ele diz que tem muita matematica e da pesada...
em relaçao ao emprego o meu sor de f.q. (que percebe bastante destas cenas) diz o mesmo: se formos bons temos emprego garantido
muito obrigado novamente
em relaçao ao emprego o meu sor de f.q. (que percebe bastante destas cenas) diz o mesmo: se formos bons temos emprego garantido
muito obrigado novamente
^ depende do curso mas em engenharias sim 99% verdade

pois, ele tambem diz isso....
Se fores para eng electrónica os primeiros anos vao andar mt à volta de computadores!!! Programação, Sistemas Digitais (base das bases a nível de hardware...). Já que és de Barcelos: se quiseres ingressar na UM podes sempre dar uma vista de olhos no plano de estudos de eng de Comunicações. Já me disseram que é uma mistura dos dois cursos em que estás indeciso!

Machado- Guitarrista dedicado
- Post Count: 556
Guitarra: Squier Bullet Strat
@machado: eu estava a pensar em ir ou para a FEUP ou para a universidade nova de Lisboa. mas obrigado pela sugestão
Ando na feup em eng. electrotécnica.
Basicamente o curso neste 1ºs anos (estou no 2º) é
matemática (muita, de todos os feitios: analises, estatisticas, com matlab, passando por mecanica e electromagnetismos e depois mais aplicadas a circuitos como analise de sinais, etc),
programação (muitas linguagens, C, C++ e assembly ( mais á volta de informatica), Verilog (sistemas digitais), ST e Grafcet (automação).
circuitos (resistencias, bobines, condesadores, RL e RC etc) e electronica (circuitos mais aprofundado, com op amps, ganhos, etc).
o curso só é virado para electricidade se escolheres essa área no 3º ano (estou nesse momento a ponderar a minha escolha, ha energia, telecomunicaçoes e automaçao), e dizer que um eng. electrotecnico so faz instalações electricas é um absurdo, isso são os técnicos.
É quase infindável o numero de possibilidades que um engenheiro electrotecnico pode seguir, sendo um dos cursos mais dinamicos e com saidas mais diversificadas.
Como estás mais virado para informatica e electronica sugeria a area de telecomunicaçoes, que é a area que tem ate à electronica 3 e programação à farta.
alguma duvida é so perguntares
Basicamente o curso neste 1ºs anos (estou no 2º) é
matemática (muita, de todos os feitios: analises, estatisticas, com matlab, passando por mecanica e electromagnetismos e depois mais aplicadas a circuitos como analise de sinais, etc),
programação (muitas linguagens, C, C++ e assembly ( mais á volta de informatica), Verilog (sistemas digitais), ST e Grafcet (automação).
circuitos (resistencias, bobines, condesadores, RL e RC etc) e electronica (circuitos mais aprofundado, com op amps, ganhos, etc).
o curso só é virado para electricidade se escolheres essa área no 3º ano (estou nesse momento a ponderar a minha escolha, ha energia, telecomunicaçoes e automaçao), e dizer que um eng. electrotecnico so faz instalações electricas é um absurdo, isso são os técnicos.
É quase infindável o numero de possibilidades que um engenheiro electrotecnico pode seguir, sendo um dos cursos mais dinamicos e com saidas mais diversificadas.
Como estás mais virado para informatica e electronica sugeria a area de telecomunicaçoes, que é a area que tem ate à electronica 3 e programação à farta.
alguma duvida é so perguntares
@JFK66: muito obrigado pela resposta. mas isso das comunicações nao é tipo so comunicaçoes a longas distancias (tipo telefones, net...)??
(desculpa a ignorancia)
(desculpa a ignorancia)
eu tou em ciências no 11º (vou agora para o 12º) e não faço a mínima ideia do que quero fazer :S

Killi- Guitarrista viciado
- Post Count: 759
Guitarra: SG
eu tambem tou no 11º ano mas ja tenho +ou- definido o que quero fazer, falta mesmo escolher o curso. vais escolher que disciplinas killi?
12º só me dão a escolher entre Física e Psicologia.
vou escolher Psicologia, provavelmente
vou escolher Psicologia, provavelmente

Killi- Guitarrista viciado
- Post Count: 759
Guitarra: SG
o nome das areas pouco tem a ver com o que se da. alem de que em electro alem das areas (major) podes escolher varios minors dentro das areas de acordo com o que gostares mais.
telecomunicacoes nao tem a ver com telefones, envolve tudo desde transmissoes de sinais, codificacoes e recepcoes, ou seja abrange tudo q seja video, audio, internet, desde sinais de radio a fibra optica. se gostas de musica esta é a area, por exemplo podes aprender circuitos com filtros analogicos e digitais (para fazeres pedais, amps etc), modulacao e codificacao de sinais (por ex algoritmos para emular som de amps/efeitos digitalmente), tanto como programar software de todo o tipo.
mas quando falo de sinais, nao é so audio, é qqer tipo de dados.
resumindo, telecomunicacoes envolve tudo desde o momento em q um qqer tipo de dado é codificado, transmitido, e processado.
as outras áreas sao bastante diferentes.
energia, é a 'area da electricidade', tudo q tenha a ver com producao, transporte, distribuicao e consumos de energia.
automacao é tudo q tenha a ver com robotica, maquinas industriais, controlo, etc
telecomunicacoes nao tem a ver com telefones, envolve tudo desde transmissoes de sinais, codificacoes e recepcoes, ou seja abrange tudo q seja video, audio, internet, desde sinais de radio a fibra optica. se gostas de musica esta é a area, por exemplo podes aprender circuitos com filtros analogicos e digitais (para fazeres pedais, amps etc), modulacao e codificacao de sinais (por ex algoritmos para emular som de amps/efeitos digitalmente), tanto como programar software de todo o tipo.
mas quando falo de sinais, nao é so audio, é qqer tipo de dados.
resumindo, telecomunicacoes envolve tudo desde o momento em q um qqer tipo de dado é codificado, transmitido, e processado.
as outras áreas sao bastante diferentes.
energia, é a 'area da electricidade', tudo q tenha a ver com producao, transporte, distribuicao e consumos de energia.
automacao é tudo q tenha a ver com robotica, maquinas industriais, controlo, etc
ja percebi o que é isso das telecomunicações. eu estava mais inclinado para eletronica porque os pedais, amps, etc sao feitos em circuitos eletronicos, mas se dizes que o curso certo é eletrotecnica e telecomunicaçoes (e tu sabes pois andas no curso) começo a ponderar esta opção
mas é assim, isso dos pedais, amps etc, hoje em dia é obsoleto, esses circuitos ja existem, ja ninguem os desenha, apenas sao modificados. essa parte da electronica analogica da-se em todas as areas e por exemplo os pedais é do mais basico dentro da electrotecnia, eu neste ano ja me sentia capaz de fazer pedais, é so perceber de correntes, resistencias, condensadores, op amps, etc. hoje em dia foca-se tudo muito mais no digital. portanto qualquer curso que meta electronica vai.te ensinar o que pretendes rapidamente, nem precisavas de um curso de 5 anos.
agora se queres aprofundar isso aí sim, visto que o futuro é digital e n tenho duvidas nenhumas q vai extinguir o analogico em todas as áreas
agora se queres aprofundar isso aí sim, visto que o futuro é digital e n tenho duvidas nenhumas q vai extinguir o analogico em todas as áreas
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: