Ajudaa em acordes !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajudaa em acordes !

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 21:13

Ontem tive uma aula sobre acordes, e quando cheguei a casa montes de dúvida vieram-me à cabeça... alguém me sabe explicar como se acha a tônica num acorde ?
O meu setor deu-me um ex. em que as notas dum acorde eram Dó, Ré e Mi... e disse-me que a primeira nota era a tônica... e não ouve problema, dó era a tónica.. mas ele disse-me que em qualquer acorde podia-se trocar a ordem das notas.. ou seja, em vez de tocarmos de seguida Dó, Ré e Mi, podiamos trocar a ordem e tocar por ordem Mi, Sól e Dó ou Sol, Dó e Mi... mas ai ja me confundi.. porque nesses últimos dois ex. a tónica não seria Mi e depois Sol ( primeiras notas dos acordes )
Já agora outra coisa, nos acordes maiores tem de haver uma "distância" de 2 tons da primeira para a segunda nota e uma distância de 1 tom e meio da segunda para a terceira... então porque é que este acorde : Mi, Sol e dó... é um acorde maior quando de Mi para Sol vai 1 tom e meio e de Sol para Dó vão 2 tons e meio.

Alguém me dá uma ajudinha nisto dos acordes ? Barei-lhe me todo! obrigado pessoal !

Última edição por Painkiller em Seg 3 Ago - 18:26, editado 1 vez(es)

Painkiller
Guitar Hero

Post Count: 1578
Guitarra: Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100
Guitarrista: Lead

Re: Ajudaa em acordes !

Mensagem por Mafia777 em Ter 28 Abr - 21:37

Pois!! assim fica mesmo tudo baralhado Laughing Laughing

O que o teu professor falou foi a inversão dos acordes.
Tomemos como exemplo o acorde de Dó maior,que contem as notas dó,mi,sol; no acorde de dó maior ,independentemente da ordem em que te aparecam as notas ,a tonica é sempre o dó,mesmo que esteja o mi,o sol e o dó a tonica continua a ser o dó.

Em relação á distancia(intervalo) entra essas notas,é como referiste,da 1ª para a 2ª vai um itervalo de 2 tons,e da 2ª para a 3ª vai um intervalo de 1 tom e meio.
Mas a tua duvida é outra,se o acorde estiver por esta ordem(mi,sol,do) continua a ter os mesmos intervalos do acorde maior porque a 1ªnota continua a ser o dó,a 2ª o mi e a 3ª o sol ,apesar de estarem invertidos.

Já agora ficas sabendo mais um pouco Laughing tou brincando.....ficas a saber como se chama cada nota do acorde.

No acorde Do´maior
Dó= Tonica
Mi= 3ª Maior
Sol= 5ª Perfeita ..... mas isto já é outra materia,isto são intervalos.

Espero não te ter baralhado mais Laughing Laughing
Sé tiveres mais duvidas e eu te poder esclarecer é so dizeres Rock

Mafia777
Guitar Hero

Post Count: 1617
Guitarra: Epiphone Goth Les Paul / Alhambra 6P / TaKamine G Series EG320C
Guitarrista: Indefinido

http://www.youtube.com/user/luismafia777

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 22:06

Obrigadão !! Percebi tudo, mas só uma pequena dúvida... a tônica é sempre a primeira nota do acorde ? Ou pode mudar, dependendo do acorde... Por exemplo, este acorde :

|-0-----
|-1-----
|-2-----
|-2-----
|-0-----
|-------

A tônica é Lá, porque a primeira nota que se toca é a corda solta Lá... mas imaginando que era um acorde com as mesmas notas mas com outra ordem, como sabias que a tônica era Lá ?

Obrigado pela ajuda, só mais essa pequena dúvida ! Rock

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por Mafia777 em Ter 28 Abr - 22:42

A tonica é sempre a primeira nota que fazes quando das um acorde,salvo raras excepções,nas inversoes por exemplo,a primeira nota pode não ser a tonica.
Quanto ao descobrires a tonica,tens que ver quais as notas que tas a pisar e depois veres os intervalos entre elas e ai podes deduzir qual é o acorde e a tonica,mas para isso tens que ter um grande conhecimento de acordes e da teoria dos acordes,a teu prof depois trata disso Laughing Laughing

Bom estudo

Mafia777
Guitar Hero

Mensagem por slasheduff em Ter 28 Abr - 22:44

mafia axo k devias ser professor xD a unica coisa k eu percebo é as tablaturas e os simbolos k la estao tipo tremolo, bend, slide e por ai

ah e as cifras xD

slasheduff
Guitar Hero

Post Count: 1610
Guitarra: Epiphone Les Paul 100 + Vintage V100 + Sherwood Acústica

http://omgwhoareyou.hi5.com

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 22:45

Okay, muito obrigado mafia ! Rock

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por Mafia777 em Ter 28 Abr - 22:49

É a vantagem de andar num conservatorio,abriu muito os meus horizontes Laughing

Mas com as tablaturas tambem aprendes,a faz com que pessoas que nao saibam nada de teoria consigam tocar guitarra,eu proprio uso muito tablaturas.
Só que ler partituras é outro desafio,é muito porreiro.

Mafia777
Guitar Hero

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 23:02

Mais uma pequena dúvida, desculpa lá xD já percebi como se descobre a tônica nos acordes " maior e menor " mas por exemplo... um acorde Dó, ré e mi, é um acorde porque se toca 3 notas simultaneamente... mas não é maior nem menor porque não obedece aquela " formula " dos tons... então como se chama este acorde ? e a tônica seria dó, porque é a primeira nota do acorde... ? mesmo que fosse ré, mi, dó... mi, dó, ré... etc etc... Laughing

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por slasheduff em Ter 28 Abr - 23:03

axo k o mafia tem k começar a cobrar xD

slasheduff
Guitar Hero

Post Count: 1610
Guitarra: Epiphone Les Paul 100 + Vintage V100 + Sherwood Acústica

http://omgwhoareyou.hi5.com

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 23:06

slasheduff escreveu:axo k o mafia tem k começar a cobrar xD

haha

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por Mafia777 em Ter 28 Abr - 23:19

Não incomodas nada pá,dispoe sempre.

Bem,essas 3 notas que referiste,pelo pouco que sei,e tal como tu tambem tou aprendendo Laughing ,não consiguo encaixar em nenhum acorde,isso apenas são tres notas seguidas,e mesmo invertidas nao consiguo ver nenhum acorde nisso.Só se for algum que eu ainda nao tenha chegado lá,e se alguem saber é favor de dizer Laughing ,ou entao inventas-te tu um acorde Laughing

A cobraça é a vossa participação neste forum,continuem a participar que ja estao a fazer muito Laughing

Mafia777
Guitar Hero

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 23:42

Haaaaaaaaaa... acho que já percebi...
Fiz uma grande confusão com este acorde :

|-0-----
|-1-----
|-2-----
|-2-----
|-0-----
|-------

Porque a primeira corda que se toca nele... é Lá, muito bem... Lá era a tônica... mas se se trocasse a ordem eu pensei... mesmo que usasse aquele método de anotar as notas do acorde numa folha e depois tentar descobrir o acorde através da distância dos tons... ia ficar Dó como tônica, Mi como 3º maior, a uma distância de 2 tons de dó e Lá como 5º perfeita a uma distância de 2 tons e meio de Mi... ou seja, não fazia sentido... não era acorde maior, não era acorde menor... não era nada.. portanto, agora tentei pôr Lá em primeiro e fez sentido... Lá como tônica, Dó como 3º maior a uma distância de 1 tom e meio de Lá e Mi como 5º perfeita a uma distância de 2 tons de Dó... portanto, este acorde é um acorde de Lá menor correcto ? Laughing

e os acordes mais conhecidos ou são de ... (nota) maior ou menor certo ?

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por maddox em Ter 28 Abr - 23:45

tens um tutorial de teoria de acordes muito bom no forum feito pelo sergiopt vai la ver que da imenso jeito =)

maddox
Guitarrista viciado

Post Count: 836
Guitarra: gibson sg

Mensagem por Mafia777 em Ter 28 Abr - 23:52

Percheiro escreveu:Haaaaaaaaaa... acho que já percebi...
Fiz uma grande confusão com este acorde :

|-0-----
|-1-----
|-2-----
|-2-----
|-0-----
|-------

Porque a primeira corda que se toca nele... é Lá, muito bem... Lá era a tônica... mas se se trocasse a ordem eu pensei... mesmo que usasse aquele método de anotar as notas do acorde numa folha e depois tentar descobrir o acorde através da distância dos tons... ia ficar Dó como tônica, Mi como 3º maior, a uma distância de 2 tons de dó e Lá como 5º perfeita a uma distância de 2 tons e meio de Mi... ou seja, não fazia sentido... não era acorde maior, não era acorde menor... não era nada.. portanto, agora tentei pôr Lá em primeiro e fez sentido... Lá como tônica, Dó como 3º maior a uma distância de 1 tom e meio de Lá e Mi como 5º perfeita a uma distância de 2 tons de Dó... portanto, este acorde é um acorde de Lá menor correcto ? Laughing

e os acordes mais conhecidos ou são de ... (nota) maior ou menor certo ?

Correctissimo....lá menor.

Sim,os mais usados são os maiores e menores,mas para elem desses tens muitos mais,mas mais complicados.
O madox tem razão quanto ao topico,ja não me lembrava dele.
Mas se tiveres mais duvidas pergunta que eu ou outro elemento do forum respondera

Mafia777
Guitar Hero

Mensagem por Painkiller em Ter 28 Abr - 23:59

Very Happy hehe muito obrigado mesmo.. já me posso ir deitar sossegado, por hoje já esclareci/percebi tudo!
E já fui dar uma espreitadela no tópico do SergioPT e está muito bom sim senhor !
Obrigado Very Happy

Painkiller
Guitar Hero

Mensagem por Lord_AST em Ter 22 Jun - 16:34

Painkiller escreveu:Mais uma pequena dúvida, desculpa lá xD já percebi como se descobre a tônica nos acordes " maior e menor " mas por exemplo... um acorde Dó, ré e mi, é um acorde porque se toca 3 notas simultaneamente... mas não é maior nem menor porque não obedece aquela " formula " dos tons... então como se chama este acorde ? e a tônica seria dó, porque é a primeira nota do acorde... ? mesmo que fosse ré, mi, dó... mi, dó, ré... etc etc... Laughing

Eu acho que esse acorde pode ser chamado de acorde de Dó9 --- ou seja o acorde de dó (do, mi, sol) com a 9ª nota(2º[re]) e sem a 5ª nota (sol) Ha muitos acordes que se tocam sem levar todas as notas e que se podem confundir com outros por exemplo essas tres notas tambem podem representar o acorde de Re7/9, ou seja o acorde de re (re, fa#, la [ com a 7ª que e do e a 9ª que e mi] e sem a 3ª e a 5ª)

Outro exemplo o acorde de fa 7ªM se reparares tem esta formação

----0--------
----1--------
----2--------
----2--------
----0--------
----1--------

e o acorde de la menor com a base em fa tambem e a mesma coisa.

e so mais uma coisa para nao me chamarem chatinho, principalmente quando se está numa banda a guitarra pode sempre tocar os acordes sem a tónica ( a primeira nota do acorde) porque se a banda tiver uma baixo o baixo bai estar a fazer a nota base ( a tonica ) e a guitarra nao precisa e retirar a tonica ao acorde da sempre uma ideia "mistério" quando e posto no final da musica.

espero ter esclarecido Cumps

Lord_AST
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 158
Guitarra: Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por Convidad em Ter 22 Jun - 17:22

@ Painkiller

ve este topico, é sobre construção de acordes:
http://www.guitarradas.com/licoes-f17/licao-3-construcao-de-acordes-t1528.htm

alguma duvida diz. ai explica te como fazer as inverçoes e os intervalos em cada inverçao

Convidad
Convidado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: