Como compõem música?
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Como compõem música?
Bem, isto é um assunto que me interessa. A particularidade de cada um ao compor música.
No meu caso, não tenho bem a certeza de como tudo se forma. Eu basicamente nunca componho música enquanto estou a tocar sozinho ou assim. Componho a música na cabeça e depois quando pego na guitarra é só aprendi a tocar o que já escrevi, se é que isso faz algum sentido. Ao princípio era difícil porque eu ouvia a música mas depois não conseguia ser fiel ao que tinha ouvido quando ia pegar na guitarra e aprender as notas. Hoje em dia já consigo fazer isso.
Aos... 17 anos?... quando começei a tocar pensava que tinha que tocar algo que fosse difícil e complicado... hoje em dia penso que a música que é relativamente simples mas que é mesmo tocante é o que me atrai mais. Nem toco solos. E acho que hei-de sempre rejeitar compor música que se apoie em fórmulas, só escrevo para a frente. Geralmente, as músicas saem-me bastante longas. E acho que a minha música não soa Ocidental... acho que me apoio bastante mais em sonoridades Orientais.
Acho que é tudo... e voçês?
No meu caso, não tenho bem a certeza de como tudo se forma. Eu basicamente nunca componho música enquanto estou a tocar sozinho ou assim. Componho a música na cabeça e depois quando pego na guitarra é só aprendi a tocar o que já escrevi, se é que isso faz algum sentido. Ao princípio era difícil porque eu ouvia a música mas depois não conseguia ser fiel ao que tinha ouvido quando ia pegar na guitarra e aprender as notas. Hoje em dia já consigo fazer isso.
Aos... 17 anos?... quando começei a tocar pensava que tinha que tocar algo que fosse difícil e complicado... hoje em dia penso que a música que é relativamente simples mas que é mesmo tocante é o que me atrai mais. Nem toco solos. E acho que hei-de sempre rejeitar compor música que se apoie em fórmulas, só escrevo para a frente. Geralmente, as músicas saem-me bastante longas. E acho que a minha música não soa Ocidental... acho que me apoio bastante mais em sonoridades Orientais.
Acho que é tudo... e voçês?

MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count: 3634
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag
Guitarrista: Indefinido
Re: Como compõem música?
Boas. Eu basicamente tenho duas opções. A primeira e que julgo ser a mais simples é criares a melodia e com os "na na na na na" depois escrever uma letra, a segunda opção é escreveres primeiro a letra e depois pegar na guitarra e fazer a melodia. Sou da mesma opinião que tu, julgo que a música é simples e quando a complicamos dá-mos cabo dela
. Quanto a solos também evito pois não tenho teoria musical e não sei mesmo como os fazer.

panadero- Post Count: 22
Guitarra: Epiphone
eu escrevo música instrumental de momento, portanto não tenho que me preocupar com letras 

MarlonMorais- Guitar GOD
marlon sei o que queres dizer, eu quando toco sozinho também é uma cena sem limites
em banda é mais difícil, porque podes apanhar pessoal que tenha a visão mais amadora das coisas, ou pessoal que não toque o suficiente para te fazer jus...
quanto ao solo, acho que é uma cena que devia vir como um orgasmo e não como uma necessidade ou como um complemento da música... gostava de um dia encontrar um baixista completamente livre de estereótipos para tocar uma super jam de 3 horas... já o fiz, mas foi só com baterista...
btw, agora que tou em banda numa cena heavy-rock, blues, stoner, classic-rock, para compor tenho pensado em riffs que soem densos (o baixo e a guitarra costumam tocar sempre as mesmas cenas) e preocupo-me em ver que os riffs não soem parecidos a outras músicas...
uma cena que fiz há muito tempo foi deixar de tocar covers... conheço pessoal que sempre se habituou a tocar covers e depois a nível de composição sentiram-se um bocado limitados...
uma ideia boa é sentar ou deitarem-se no chão, apagar a luz, fechar os olhos e tocar uma cena que realmente vá de acordo ao vosso estado de espírito.
já passei tardes inteiras assim... e cada tarde era uma redescoberta de mim e da música em si... (soou um bocado lame, mas pronto)
em banda é mais difícil, porque podes apanhar pessoal que tenha a visão mais amadora das coisas, ou pessoal que não toque o suficiente para te fazer jus...
quanto ao solo, acho que é uma cena que devia vir como um orgasmo e não como uma necessidade ou como um complemento da música... gostava de um dia encontrar um baixista completamente livre de estereótipos para tocar uma super jam de 3 horas... já o fiz, mas foi só com baterista...
btw, agora que tou em banda numa cena heavy-rock, blues, stoner, classic-rock, para compor tenho pensado em riffs que soem densos (o baixo e a guitarra costumam tocar sempre as mesmas cenas) e preocupo-me em ver que os riffs não soem parecidos a outras músicas...
uma cena que fiz há muito tempo foi deixar de tocar covers... conheço pessoal que sempre se habituou a tocar covers e depois a nível de composição sentiram-se um bocado limitados...
uma ideia boa é sentar ou deitarem-se no chão, apagar a luz, fechar os olhos e tocar uma cena que realmente vá de acordo ao vosso estado de espírito.
já passei tardes inteiras assim... e cada tarde era uma redescoberta de mim e da música em si... (soou um bocado lame, mas pronto)

Convidad- Convidado
Comigo esse "processo" é bem simples:
Agarro umas quantas cervejas fresquinhas, alguns charutinhos e dou largas a imaginação. Tem vezes que é apenas uma "javardice total" mas também há vezes em que um certo riff fica na cabeça e acabo sempre por tentar desenvolver a coisa até sair uma composiçao que me satisfaça.
Agarro umas quantas cervejas fresquinhas, alguns charutinhos e dou largas a imaginação. Tem vezes que é apenas uma "javardice total" mas também há vezes em que um certo riff fica na cabeça e acabo sempre por tentar desenvolver a coisa até sair uma composiçao que me satisfaça.

LGZT- Guitar Hero
- Post Count: 1536
Guitarra: Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100-"Stang" (work in progress)
Isso mesmo. Tenta abstrairte do resto e so com a guitarra em cima, vais tocando tocando e vaite aparecer alguma coisa de jeito.

Oscarense- Guitarrista viciado
- Post Count: 955
Guitarra: Ashton AGC35
Guitarrista: Lead
eu agora estou a a escrever sozinho. estou a escrever dois álbums sozinho, e ainda, mas muito lentamente, a meditar e escrever aos poucos outro projecto muito diferente.
não consigo arranjar baterista onde vivo, é muito lixado. e a minha questão a nível do que disseste, é que não gosto de trabalhar com "músicos", gosto de trabalhar com pessoas que sejam amantes de música, mesmo que não sejam virtuosos nenhuns, mas que tenham uma grande paixão pelo que fazem. Eu também toco mal, mas a minha maior virtude é a nível de composição.
preocupo-me em ver que os riffs não soem parecidos a outras músicas...
pessoalmente, desde que começei a escrever música com a cabeça, nunca mais me tive que preocupar com isso, porque sai sempre algo que eu não ouvi.

MarlonMorais- Guitar GOD
Eu, como iniciante que sou, nunca compus, mas ja muitas vezes compenetrei-me em mim mesmo e só com a mente "toquei" musicas que que me faziam sentir bem. Isto para dizer o quê, que realmente nao deve haver nada melhor que Nós e a Nossa Guitarra. Se nao estivermos pressionados e se deixarmos a nossa musica fluir torna-se tudo fácil. A música é como um puzzle interminavel pois para todo o lado que se olha falta uma peça, e quando a colocamos vemos que mesmo assim nao ta perfeito. Certamente que quando a banda está junta e pensa da mesma forma flui de uma forma extraordinária originando coisas que nao se está ah espera. Vais ver que vais conseguir. 

Tiago Miguel Rodrigues- Guitarrista de garagem
- Post Count: 351
Guitarra: Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Pessoal eu acho que farto-me de compor. Consigo compor musicas na minha cabeça e até ás vezes diferenciar instrumentos e ouvilos. Mas e depois? O que faço? Ainda não existe nada que grave exactamente o que estoua ouvir naquele preciso momento em que o estou a ouvir. Mesmo que eu decore a musica quando a for a passar para a pauta foi-se. Nunca vai ficar nada igual ao que eu imaginei. Mas quando componho algo na cabeça tambem sai sempre algo que não ouvi.
Outra coisa que me acontece sem ser quando imagino a musica é quando estou a tocar e a improvisar e sai umas notas ou um sequencia de acordes muito fixe. Mas depois penso, "chchch isto é parecido aquela musica" ou então "isto já deve existir". O que acontece é que á sempre algo igual a outra musica ou parecido que nós estamos a "pedir emprestado".
Até agora, muitas vezes fruto de improvisos, retirei duas pequenas composiçoes que são podem dar boas musicas. Mas depois vem o meu maior problema a letra porque não sobre o que eide escrever.
Abraços Nunixcip
Outra coisa que me acontece sem ser quando imagino a musica é quando estou a tocar e a improvisar e sai umas notas ou um sequencia de acordes muito fixe. Mas depois penso, "chchch isto é parecido aquela musica" ou então "isto já deve existir". O que acontece é que á sempre algo igual a outra musica ou parecido que nós estamos a "pedir emprestado".
Até agora, muitas vezes fruto de improvisos, retirei duas pequenas composiçoes que são podem dar boas musicas. Mas depois vem o meu maior problema a letra porque não sobre o que eide escrever.
Abraços Nunixcip

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
@Tiago Miguel Rodrigues:
É assim mesmo!

com a mente "toquei" musicas que que me faziam sentir bem. Isto para dizer o quê, que realmente nao deve haver nada melhor que Nós e a Nossa Guitarra. Se nao estivermos pressionados e se deixarmos a nossa musica fluir torna-se tudo fácil. A música é como um puzzle interminavel pois para todo o lado que se olha falta uma peça, e quando a colocamos vemos que mesmo assim nao ta perfeito.
É assim mesmo!

LGZT- Guitar Hero
- Post Count: 1536
Guitarra: Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100-"Stang" (work in progress)
nunixcip, ''canta'' essas melodias para um gravador do telemovel ou de um mp3...
Depois tentas reproduzir na guitarra...
Depois tentas reproduzir na guitarra...

Convidad- Convidado
sizes ao que parece é a melhor opção. o unico senão é que normalmente faço isso em momentos secantes em que em vez de estar a prestar atenção a alguma coisa estou a ter uma jam session na minha cabeça. Imagina o que é numa aula eu começar a cantar com o telemovel na mão.

nunixcip- Guitar Hero
o meu telemovel tem mais de 50 melodias gravadas em nananana papapapa tatatatat com montes de riffs que vou a cantaloriar silenciosamente quando estou a fazer algo em silencio. por exemplo caminhar ou assim. Se gosto do som gravo para o tlm. Se dali a dias ainda me sair a mesma melodia sem ter que ir ao tlm é pk é daquelas. Senao, mais tarde ouço e altero para ficar mais interessante.

Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special
estou feliz por não ser o único a fazer isso com o telemóvel. sentia-me mesmo um idiota xD

MarlonMorais- Guitar GOD
já fiz isso no telemovel. Mas senti-me estupido pois ia-mos no carro e ia eu a cantarolar. E depois ás vezes as gravações do telemovel ficam um porcaria, ainda assim é melhor do que se não ficar registado. Vou começar a fazer isto mais vezes. Já agora como é que fazem para escrver as letras?

nunixcip- Guitar Hero
O.T. - LGZT, bgd 
quanto ao resto... muitas vezes o que imaginamos é momentaneo e infelizmente nem sempre temos hipoteses de gravar pa algum lado.
quanto ao resto... muitas vezes o que imaginamos é momentaneo e infelizmente nem sempre temos hipoteses de gravar pa algum lado.

Tiago Miguel Rodrigues- Guitarrista de garagem
- Post Count: 351
Guitarra: Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Compor penso que e a cena mais natural de todas!! Mas como ´´e obvio e necessario ter um certo estado de espirito.
no outro dia estava com o meu guitarrista solo, num bar no porto, quase a fechar e do nada oo dono mete um album de led zepplin, e ali no instante eu e o meu guitarrista composemos 1 musica cada um foi brutal
Mas tambem ja me aconteceu querer compor e nao sair nada!!
os acordes pens oque e o mais facil, pois uma vez que as minha composicoes sao essencialmente rock n roll todo o que componho e o que me vai na alma coisa que para mim e facil transmitir para a guitarra
no outro dia estava com o meu guitarrista solo, num bar no porto, quase a fechar e do nada oo dono mete um album de led zepplin, e ali no instante eu e o meu guitarrista composemos 1 musica cada um foi brutal
Mas tambem ja me aconteceu querer compor e nao sair nada!!
os acordes pens oque e o mais facil, pois uma vez que as minha composicoes sao essencialmente rock n roll todo o que componho e o que me vai na alma coisa que para mim e facil transmitir para a guitarra

Murteira- Post Count: 17
Guitarra: ibanez e sg
"Como compõem música?"
R:
Componho música com o coração.
... dispenso tudo o resto.
R:
Componho música com o coração.
... dispenso tudo o resto.

Convidad- Convidado
"pessoalmente, desde que começei a escrever música com a cabeça, nunca mais me tive que preocupar com isso, porque sai sempre algo que eu não ouvi."
comigo é exactamente assim, depois o pior é reproduzir na guitarra, so toco ha sete meses, isso para mim ainda leva tempo xD
comigo é exactamente assim, depois o pior é reproduzir na guitarra, so toco ha sete meses, isso para mim ainda leva tempo xD

PC- Guitarrista dedicado
- Post Count: 553
Guitarra: Schecter Demon 6
eu levei uns 2 anos a conseguir fazer isso bem.

MarlonMorais- Guitar GOD
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: