criação de solos

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: criação de solos

Mensagem por VashTheStampeed em Sab Dez 19 2009, 14:21

O que a grande maioria faz para compor um solo, é colocar a secção ritmica em loop (se estiver gravado), ou pedir que toquem, enquanto o solista improvisa.
No improviso, saber escalas, modos, pentatonicas, whatever, não vos vai fazer solar melhor ou pior, são apenas ferramentas que vos mostram o que podem "pisar". A composição depende exclusivamente do vosso ouvido interior e da vossa capacidade criativa.
Contudo, uma boa ideia é enquanto o riff está a rodar, cantarolarem o solo que está na vossa cabeça e transporem-no para a guitarra.

Tenho aqui um bom exemplo a partir dos 2 minutos se não quiserem ver o vídeo todo.

O solo parece complicado, mas é até bastante simples. Basicamente comecei uma linha melódica em lídio no 7 traste, arrasto a mesma linha para 1 oitava acima, faço um pequeno ritmo mantendo-me no mesmo modo, volto para a oitava inicial no 7 traste. Faço um lick, que vos faz lembrar um pouco a digitação da pentatonica que todos conhecem, mas é semelhante à estrutura do modo em questão e para finalizar o tapping também no mesmo modo.
O que há principalmente a reter de todo o solo é a linha melódica inicial e na oitava, que fica no ouvido. O resto são adereços para florear um pouco o solo.

VashTheStampeed
Guitarrista de garagem

Post Count: 317
Guitarra: Ibanez/PRS
Guitarrista: Indefinido

http://www.defyingcontrol.net

Mensagem por Convidad em Sab Jan 09 2010, 14:44

devemos sempre seguir uma escala ou podemos simplesmente improvisar e se soar bem, fica dessa forma? Eu quando trabalho em alguns sons, para os solos não sigo escala nenhuma, improviso e vejo se soa bem. Não sei se é a melhor forma de compor :s

Convidad
Convidado

Mensagem por Joao Silva em Sab Jan 16 2010, 14:53

tipo, saberes uma escala ajuda para saber que notas podes tocar enquanto estás a improvisar ou a criar o solo, é claro que podes compor sem saber nenhuma escala, mas se o solo soar bem vais estar a seguir uma, mesmo sem querer

Joao Silva
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 119
Guitarra: Squier Stratocaster
Guitarrista: Lead

Mensagem por Convidad em Sab Jan 16 2010, 14:54

Joao Silva escreveu:tipo, saberes uma escala ajuda para saber que notas podes tocar enquanto estás a improvisar ou a criar o solo, é claro que podes compor sem saber nenhuma escala, mas se o solo soar bem vais estar a seguir uma, mesmo sem querer
tens razão.

Convidad
Convidado

Mensagem por Joker em Sab Jan 16 2010, 15:41

eu penso que o primeiro solo, para sair alguma cena de jeito nao e muito facil, mas eu pelo menos aconselho (atenção tambem nao sou um pro dos solos) a saberes umas escalas, e criares o solo depois da musica ja estar encaminhada, e secalhar ate a musicas em que nao precisas de solo... mas essencialmente aprende escalas consoante o estilo que tocas e cria o solo depois do resto da musica...

espero que ajude

Joker
Guitarrista viciado

Post Count: 954
Guitarra: Epiphone Les Paul Special II Vintage

http://www.myspace.com/athousandways

Mensagem por Convidad em Sab Jan 16 2010, 20:12

A chave do solo é descobrir o tom da música,e claro que é preciso ter um treininho de escalas.

Convidad
Convidado

Mensagem por jota jota em Dom Jan 17 2010, 01:06

Para mim, mais do que saber escalas (só sei as pentatonicas) é ter o ouvido bem treinado e saber que nota vai soar no traste em que quero tocar a seguir.

jota jota
Moderador

Post Count: 3342
Guitarra: Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario(classica)

Mensagem por Guigo em Qua Jan 20 2010, 02:24

pra mim, o difil nao é fazer o solo ou o riff, do modo que eu faço é facil, eu apenas toco uma das 3 primeiras cordas, 2 vezes, a partir daí, vou encontrando um ritimo em cavalgada, tipo 1 ou 2 batidas, as vezes 3, subindo e descendo as casas, depois começo a mudar de corda sem fugir muito do tom da musica, meus riffs ficam meio repetitivos, mas esse foi um dos unicos modos, senão o unico modo que achei pra criar riffs e solos, quanto aos solos, eu apenas inverto alguns solos famosos em velocidades diferentes.

Guigo

Post Count: 8
Guitarra: Epiphone Gibson LesPaul 1986 Special Gold Edition

Mensagem por slasheduff em Qua Jan 20 2010, 02:32

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

slasheduff
Guitar Hero

Post Count: 1610
Guitarra: Epiphone Les Paul 100 + Vintage V100 + Sherwood Acústica

http://omgwhoareyou.hi5.com

Mensagem por Guigo em Qua Jan 20 2010, 20:45

sorry, it's my way bro! ^^

Guigo

Post Count: 8
Guitarra: Epiphone Gibson LesPaul 1986 Special Gold Edition

Mensagem por Moura em Qua Jul 07 2010, 15:05

misturar algumas escalas e modos das mesmas
claro a criatividade conta muito
eu costumo ter frases melodicas nao criadas apartir da escala mas o resto baseio me nas pentatonicas e diatonica´
E tecnicas varios hammer ons, bends, tudo isso e herdado das inspiraçoes com que ficamos dos nossos caminhos musicais, o que e muito importante.

Moura

Post Count: 213
Guitarra: Peavey HP Special Ex ; Squier Standart Strat

Mensagem por Lord_AST em Qua Jul 07 2010, 15:10

olha eu ouço muita música (com guitarra obviamente) e sempre que ouço algo de que gosto um riff ou lick eu pego na guitarra e tento saca-lo ou seja ver como se toca e sempre assim até teres uma grande colecção de riffs que durante uma música podes juntar com outras notas que até podem não ser as melhores mas com um bom riff aseguir ninguém nota.

Lord_AST

Post Count: 158
Guitarra: Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por Moura em Qua Jul 07 2010, 15:16

e assim que todos os musicos se tornam musicos
ha sempre um monte de inspiraçoes por detras
e o musico passa por todas as inspiraçoes que gosta
e so depois e que o cocktail dessas inspiraçoes define o mesmo

Comigo e exactamente o mesmo normalmente eu ja percorri dois ou tres estilos mas e uma coisa que fica, ha medida que vamos aprendendo, e é bom porque há sempre algo por aprender
Por isso e que enveredeu na guitarra e na musica pela sua versatilidade !

Moura

Post Count: 213
Guitarra: Peavey HP Special Ex ; Squier Standart Strat

Mensagem por kouros em Qua Jul 07 2010, 17:32

Eu vi isto assim meio na diagonal e mesmo que esteja a repetir algo que alguem já disse, isto é uma coisa sempre boa de repetir:

As escalas são tipo o saco de onde vocês podem tirar 7 notas...certo.

Mas o que vocês têm a cada compasso de uma música é um acorde e é por isso que enquanto não meterem isso na cabeça vão continuar a perguntar "como é k os outros conseguem solar tão bem com as escalas e a mim não sai nada de jeito?". É que nem nunca há-de sair nada de jeito, só por mero acaso. Ouçam os acordes que estão na base e emcima de cada um pensem nas notas que o compõem como sendo as notas "estáveis" para solarem e pensem nas restantes notas que compõem o resto da escala como sendo "pontes" entre as notas estáveis...já agora pensem nas notas que estão fora da escala como sendo tensões MUITO FEIAS e não as usem até sentirem necessidade de o fazer..tal acontecerá depois de praticarem o método que descrevi.

Aliás, já tinha feito um tópico sobre pensamento modal ou lá o que era em que aprofundava mais este conceito.

Lembrem-se que o solo/melodia deve delinear a música que está a ser tocada mesmo que retiremos a base...com notas tocadas ao calhas só mesmo por sorte é que se delinea alguma coisa e acho que não é isso que queremos.

Isto que expliquei é o básico, enquanto não conseguirem fazer isto minimamente não pensem em mais mariquices

kouros
Guitarrista de garagem

Post Count: 365
Guitarra: Ibanez Blazer, Clássica, Baixo, etc e tal..

Mensagem por Cript em Qua Jul 07 2010, 19:18

Ouçam os acordes que estão na base e emcima de cada um pensem nas notas
que o compõem como sendo as notas "estáveis" para solarem

as notas estáveis que tás a mencionar são as tónicas?

Cript
Guitarrista dedicado

Post Count: 509
Guitarra: Godin Series-G

http://www.myspace.com/unburnedashband

Mensagem por kouros em Qui Jul 08 2010, 00:01

A tónica é uma delas, depois tens a 3a e a 5a que também fazem parte dessas notas estáveis. Enquanto não dominarem os solos com essas notas não vale a pena pensarem em coisas mais complexas, é a usarem isto que eu disse como base que a vossa capacidade de ouvir na cabeça e executar coisas com sentido (seja em improviso ou composição) que a vossa capacidade vai tomar forma.

O importante não é começarem já a improvisar solos, antes disso e muito mais importante que isso é desenvolverem a vossa capacidade "aural" de percepção musical.

Pensem no seguinte:

De que serve andarem a memorizar escalas para solar se vocês não conseguem sequer 1) imaginar uma ideia melódica, 2) transformar a ideia em notas ?

Saber teoria, escalas, arpejos e tudo mais ajuda a consolidar o vocabulário musical para compor/improvisar e no caso do improviso ajuda também a delinear as notas que um gajo pode tocar mesmo que não esteja muito inspirado no momento.. mas saber a digitação de umas quantas escalas e andar para cima e para baixo não leva a lado nenhum, só aquece os dedos.

Lembrem-se, improvisar solos é compor no momento. Se não têm ideia nenhuma do que querem compor no momento também não são as escalas que vão fazer a diferença.

kouros
Guitarrista de garagem

Post Count: 365
Guitarra: Ibanez Blazer, Clássica, Baixo, etc e tal..

Mensagem por Sworn em Qui Jul 08 2010, 14:35

tambem tenho o mesmo problema dos solos =S ando a ver se aprendo escalas e tento misturar isso cm taping hammer ons pull offs e mais tecnicas a mistura a seguir o instinto e o ouvido a ver como soa xD
ainda por cima vou comecar agora a compor originais cm a minha banda =S e ando cm bastante medo de nao me surgir ideias para nada =X

Sworn

Post Count: 198
Guitarra: Ibanez GRG170DX

Mensagem por Rod em Qui Jul 08 2010, 19:47

sworn tem calma isso nao sai de um dia para o outro,vai levar tempo a entranhar,(eu falo falo falo mas tambem nao sei improvisar xD),mas tudo a seu tempo,experimenta começar nos solos lentos mas com feeling,se por acaso a musica pedir um solo rapido e ainda nao dominares bem o shred usa tapping com fartura ou sweep xD

Rod
Guitar GOD

Post Count: 3405
Guitarra: ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por Sworn em Qui Jul 08 2010, 19:56

é o que ja ando a fazer xD so que mm assim ainda sinto necessidade de aprender mais tecnicas os meus riffs tao demasiado basicos =S

Sworn

Post Count: 198
Guitarra: Ibanez GRG170DX

Mensagem por tiagojeff em Dom Jul 25 2010, 13:28

APRENDO TANTO NESTE FORUM!

tiagojeff
Aprendiz de guitarra

Post Count: 83
Guitarra: Fender's Squier, Fender CD60