Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
Página 2 de 23 • Compartilhe •
Página 2 de 23 •
1, 2, 3 ... 12 ... 23 
Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
Vais-me desculpar Slider, mas essa da segunda foto é muito raro de encontrar... Em todas as casas onde morei, inclusive 2 dos meus pais sempre tive todas as tomadas com terra e em todas as instalacoes electricas que fiz, SEMPRE tinham ligacao á terra (A primeira foto, portanto!)... E olha que nao foram poucas... A minha profissao quase sempre foi electricista (civil e industrial) e serralheiro mecanico, com passagem por instrumentacao
(Isto antes de trabalhar para mim obviamente)

NaréCardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count: 8819
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead
Bem sei que nos dias de hoje a grande maioria das tomadas nas casas já são obrigadas a ter ligação à terra,mas ainda há muita coisa sem protecção por aí...
Já agora aproveito para esclarecer a malta de uma coisa que o Naré confirma de caras:as melhores fichas/tomadas que existem são precisamente as inglesas,por não permitirem ligações aleatórias (ligam SEMPRE da mesma maneira) e têm um fusível de segurança nos pinos da fase,o que é muito importante!
Já agora aproveito para esclarecer a malta de uma coisa que o Naré confirma de caras:as melhores fichas/tomadas que existem são precisamente as inglesas,por não permitirem ligações aleatórias (ligam SEMPRE da mesma maneira) e têm um fusível de segurança nos pinos da fase,o que é muito importante!

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6373
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Sem sombra de duvida... E depois há aqueles espertinhos que metem um pino na entrada de terra para abrir as entradas e enfiar aquelas merdices que levamos de Portugal
Para quem nao conhece é assim:

Bem, mas eu trabalhei nisso até 2000 e sempre vi terra nas tomadas dessa altura desde 1994 onde andei a fazer o Cascais Shopping (94? Acho que sim... Será que foi antes?) Portanto, se a casa tem apenas 6 anos, o mais provavel é mesmo ter terra, mas AS, confirma se a tomada é igual á primeira foto do Slider
Para quem nao conhece é assim:

Bem, mas eu trabalhei nisso até 2000 e sempre vi terra nas tomadas dessa altura desde 1994 onde andei a fazer o Cascais Shopping (94? Acho que sim... Será que foi antes?) Portanto, se a casa tem apenas 6 anos, o mais provavel é mesmo ter terra, mas AS, confirma se a tomada é igual á primeira foto do Slider

Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
@Naré, olha que não é assim tão fora do comum como isso. O prédio onde eu moro tem +/- 12 anos e tem algumas tomadas sem terra. A grande maioria tem terra mas há uma ou outra que não tem.
Infelizmente os construtores aproveitam-se da fraca (ou inexistente) inspecção para poupar uns trocos numa tomada.
Neste caso, imagina uma urbanização com dezenas de prédios, de 7 e 9 andares a maioria, muitos com 4 apartamentos por piso (o meu felizmente só tem 2). Vê só a fortuna que os gajos pouparam só aqui.
Infelizmente os construtores aproveitam-se da fraca (ou inexistente) inspecção para poupar uns trocos numa tomada.
Neste caso, imagina uma urbanização com dezenas de prédios, de 7 e 9 andares a maioria, muitos com 4 apartamentos por piso (o meu felizmente só tem 2). Vê só a fortuna que os gajos pouparam só aqui.

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista: Indefinido
Pois, todos os constructores com que eu trabalhei metiam sempre... Era eu que passava a fiagem e montava as tomadas e quadros...

De qualquer forma no caso do AS43, uma casa com 6 anos, se não tiver terra é porque alguém se abotoou à grande

nanjos- ADMINISTRADOR
muitas vezes até poem uma tomada de terra, mas a terra em si nao existe. ou sejam, acabam por poupar em cabos e barramentos de terra. mas agora isso nao acontece, os inspectores da EDP fazem mediçoes para saber se realmente a Terra existe ou nao.
E AS43, acredita, isso pode acontecer até com um frigorifico oou um micro ondas, se for ligado a uma tomada sem terra, arriscas te a ficar lá agarrado. imagina com um amp a valvulas que penso que um de 50W trabalha com tensoes na ordem dos 600V, 230V já nao sao agradaveis, imagina 600V. ficavas tipo frango assado ou coisa do genero.
por isso muito cuidado, nem que desligues o quadro geral de casa e desmontes os espelhos da tomada, se tiver 3 fios (um azul, um preto ou castanho e um amarelo e verde) este ultimo é que interessa para o caso, pois é o terra, se tiver, estas perante uma tomada com terra, em principio, pois as vezes a terra vai dar a lado nenhum. e nesse caso o utilizador transforma-se em terra. mas agora a fescalizaçao andada mais em cima disso, por exemplo, se nao usares uma expessura de fio correcta, chumba logo. isto falando em usar cabo de 1.5mm e tu pores 1mm. ser usares 2mm nao ha problema. mas isto ja estou a divagar de mais.
E AS43, acredita, isso pode acontecer até com um frigorifico oou um micro ondas, se for ligado a uma tomada sem terra, arriscas te a ficar lá agarrado. imagina com um amp a valvulas que penso que um de 50W trabalha com tensoes na ordem dos 600V, 230V já nao sao agradaveis, imagina 600V. ficavas tipo frango assado ou coisa do genero.
por isso muito cuidado, nem que desligues o quadro geral de casa e desmontes os espelhos da tomada, se tiver 3 fios (um azul, um preto ou castanho e um amarelo e verde) este ultimo é que interessa para o caso, pois é o terra, se tiver, estas perante uma tomada com terra, em principio, pois as vezes a terra vai dar a lado nenhum. e nesse caso o utilizador transforma-se em terra. mas agora a fescalizaçao andada mais em cima disso, por exemplo, se nao usares uma expessura de fio correcta, chumba logo. isto falando em usar cabo de 1.5mm e tu pores 1mm. ser usares 2mm nao ha problema. mas isto ja estou a divagar de mais.

Convidad- Convidado
Muito bem Pedro... Trabalhas no ramo?

Nem por isso. mas tenho um curso de energias renovaveis, e electricidade era a palavra do dia, todo os dias falava nisso, cablagem, dijuntores, fuziveis e bla bla. tive um professor Eng Electrotecnico que teve resposavel por varias obras grandes (obras grandes tipo, ter geradores para a construçao da obra a mamarem 2 mil litros de gasoleo por dia) e ele as vezes falava nos disso. e que sabe de varias historias assim, de terras a irem para nenhuras.
mas ha certos equipamentos que é obrigatorio usar terra, tipo, maquinas que trabalhem com agua (frigorificos, lavar roupa/loiça, micro ondas). imaginem agua e 230V. e depois a vossa maozinha lá. imaginem o estado final da coisa. ha coisas que os tecnicos verificam. dijuntores entao é um mimo, se tiveres um dijuntor de 10A para um circuito de tomadas, acabou a inspensao, ta chumbado, para tomadas é 15A, 10A é iluminaçao. e depois ha certas mediçoes que fazem para saberem se realemte a terra existe ou se apenas sao algumas pontas de fio a fingir. portanto, s uma tomada tem os bornos de terra, em principio tem terra, para via das duvidas, sacas a tomada fora e ves se esta lá o fio verde e amarelo. ai é 99.99999999999999% que tem terra, a nao ser que o inspector tenha sido comprado, mas acho que nao compensa xD
mas ha certos equipamentos que é obrigatorio usar terra, tipo, maquinas que trabalhem com agua (frigorificos, lavar roupa/loiça, micro ondas). imaginem agua e 230V. e depois a vossa maozinha lá. imaginem o estado final da coisa. ha coisas que os tecnicos verificam. dijuntores entao é um mimo, se tiveres um dijuntor de 10A para um circuito de tomadas, acabou a inspensao, ta chumbado, para tomadas é 15A, 10A é iluminaçao. e depois ha certas mediçoes que fazem para saberem se realemte a terra existe ou se apenas sao algumas pontas de fio a fingir. portanto, s uma tomada tem os bornos de terra, em principio tem terra, para via das duvidas, sacas a tomada fora e ves se esta lá o fio verde e amarelo. ai é 99.99999999999999% que tem terra, a nao ser que o inspector tenha sido comprado, mas acho que nao compensa xD

Convidad- Convidado
Pois a minha tomada é a primeira .
Hum .... mas então os ruídos não podem ter sido do cabo ...
Porque quando experimentei o amp estragado lá na escola de música fazia ruído com outro cabo.
Ups, agora é que me lembrei, tava estragado
Pois, então tenho de ver, pode ser do cabo.
Obrigado pessoal.
Hum .... mas então os ruídos não podem ter sido do cabo ...
Porque quando experimentei o amp estragado lá na escola de música fazia ruído com outro cabo.
Ups, agora é que me lembrei, tava estragado
Pois, então tenho de ver, pode ser do cabo.
Obrigado pessoal.

Convidad- Convidado
pois, muito possivelmente pode ser do cabo, ou da guitarra. maus contactos no out put jack ou um fio mal soldado. há variadissimas possibilidades

Convidad- Convidado
Sim porque um amp sem terra não faz ruído, faz estrondo

Pedro_guitar escreveu:
Da guitarra não é, porque na escola de música, com a minha guitarra, não faz ruído .
EDIT: Obrigado a todos, já tive a distribuir palhetas

Convidad- Convidado
Slider56 escreveu:Naré...isto não é Inglaterra onde até as tomadas mais fracas são obrigadas a ter ligação à terra;este tipo de ligações estão na vasta maioria das vezes nas cozinhas onde se ligam frigoríficos,máquinas de lavar roupa e loiça,fogões especiais (placas) e outros electrodomésticos de grande consumo.
Uma tomada com ligação à terra tem 3 bornes:dois são a fase e neutro e apresentam-se como dois pequenos orifícios onde entram os pinos das fichas macho,como temos nos amplificadores.A ligação à terra faz-se através de dois grampos verticais na periferia do círculo que compõe a tomada.A ligação à terra serve para descarregar os excessos de corrente e para evitar que as variações e picos de tensão danifiquem equipamentos ou nos pregue uma jarda,que é bem pior.
Os amplificadores a válvulas têm necessidade de ter este tipo de ligações,porque são mais sensíveis a variações de tensão,e a corrente que anda lá dentro é elevada;um curto circuito dentro de um amp destes pode dar brasa,por muitos motivos...
Isto é uma tomada com ligação à terra:
http://blog.imasters.com.br/paulinomichelazzo/files/2009/04/tomada.jpg
esta não tem ligação à terra:
http://avacalouca.files.wordpress.com/2010/01/rambler_socket3.jpg
trés bien...
eu só ligo em tomadas do 1o tipo, com terra. mesmo quando arranjo extensões com fixas de várias saídas as minhas extensões têm que ter todas terra. ligando numa extensão sem terra nota-se logo também mais ruídos.
queria adicionar algo ao que foi dito neste tópico: não deixem o amp apanhar ventilação nem vento, enquanto tocam... enquanto aquece ou arrefece. a temperatura das valvulas é para mudar de forma 'natural' com o trabalhar do amp... força-lo a aquecer rápido ou a arrefecer rápido também não é saudável.
algo ainda melhor seria, ter um estabilizador de corrente, também melhora o desempenho do amp e aumenta bastante o tempo de vida útil das valvulas.

Convidad- Convidado
Outra coisa que também ajuda a tirar melhor som: como sabem,nas tomadas que temos em Portugal dá para ligar de duas maneiras (basta rodar as fichas 180º).Liguem da primeira vez os amps mas sem guitarras,e levantem um pouco o volume;de seguida,desliguem o amplificador,e liguem a ficha ao contrário,ou seja,tiram da tomada,rodam para trocar os pinos e voltam a ligar,e a pôr o volume alto.
A situação que produzir menos ruído é a forma correcta,ou seja está a ligação em fase com a tensão de rede.
Estou certo,Mestre Naré?
A situação que produzir menos ruído é a forma correcta,ou seja está a ligação em fase com a tensão de rede.
Estou certo,Mestre Naré?

Slider56- ADMINISTRADOR
ja que estamos a falar de terra e assim. eu com os meus pedais, quando ligo com pilha (alimentaçao) aquilo é mudo, mas se alimentar com o transformador de 9V deixa de po ser. isto pode ser devido a que? o transformador nao tem terra

Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:ja que estamos a falar de terra e assim. eu com os meus pedais, quando ligo com pilha (alimentaçao) aquilo é mudo, mas se alimentar com o transformador de 9V deixa de po ser. isto pode ser devido a que? o transformador nao tem terra
Depende da qualidade do transformador,mas também pode ser isso.Eu comprei um transformador de alimentação Spot 1 no Mr.JackGuitars,e não tenho tido problemas.
Eu costumo ter uma extensão com 6 tomadas com terra onde ligo tudo em palco.Antes de ligar a ficha verifico com um busca-pólos qual dos buracos da tomada é a fase,e ligo.Costumo ter as ficas e tomadas marcadas a vermelho do lado onde é a fase para me certificar de que está tudo como deve ser.
Depois ponho aqui fotos.

Slider56- ADMINISTRADOR
eu também tenho esse transformador. a alimentar 3 pedais.
essa de procurar os polos é interessante, hei de experimentar isso.
poderá ser do amp?
essa de procurar os polos é interessante, hei de experimentar isso.
poderá ser do amp?

Convidad- Convidado
@Pedro, isso muito provavelmente é do transformador.
Nunca passaste num posto de transformação da EDP, aqueles casinhas brancas? Já reparaste no buzzz que aquilo faz se estiveres lá perto? Aquilo basicamente é um transformador gigante.
Eu há uns anos comprei um transformador da philips, até nem foi nada barato e é muito raro usá-lo porque faz um ruído muito irritante. Tenho outros baratuchos que não fazem ruído nenhum.
Nunca passaste num posto de transformação da EDP, aqueles casinhas brancas? Já reparaste no buzzz que aquilo faz se estiveres lá perto? Aquilo basicamente é um transformador gigante.
Eu há uns anos comprei um transformador da philips, até nem foi nada barato e é muito raro usá-lo porque faz um ruído muito irritante. Tenho outros baratuchos que não fazem ruído nenhum.

nanjos- ADMINISTRADOR
É uma possibilidade,mas não te esqueças que,apesar da EDP declarar que fornece os 230 volts,não quer dizer que estejam lá sempre;há variações e oscilações de corrente,e também depende do que houver a trabalhar no mesmo circuito.
Há alguns anos atrás,a trabalhar num hotel,tive problemas sérios de ruído que não desaparecia de maneira nenhuma,e a única maneira de resolver o problema,foi ir buscar corrente a outro sector,porque onde nós estávamos a usar as tomadas,o circuito local também ligava a câmaras frigoríficas e outros equipamentos hoteleiros de grande consumo.É preciso cuidado quando vamos a certos locais,tais como restaurantes,bares,sociedades recreativas e afins...!
Há alguns anos atrás,a trabalhar num hotel,tive problemas sérios de ruído que não desaparecia de maneira nenhuma,e a única maneira de resolver o problema,foi ir buscar corrente a outro sector,porque onde nós estávamos a usar as tomadas,o circuito local também ligava a câmaras frigoríficas e outros equipamentos hoteleiros de grande consumo.É preciso cuidado quando vamos a certos locais,tais como restaurantes,bares,sociedades recreativas e afins...!

Slider56- ADMINISTRADOR
Página 2 de 23 •
1, 2, 3 ... 12 ... 23 
Página 2 de 23
Permissão deste fórum: