Dúvidas: Afinação, Setup, Problemas, Guitar Pro, etc

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Dúvidas: Afinação, Setup, Problemas, Guitar Pro, etc

Mensagem por nanjos em Ter Out 12 2010, 13:44

E é em todas as cordas? Tenta ser o mais específico possível, com o maior número de detalhes, senão é muito subjectivo e podemos estar aqui a atirar hipóteses ao ar.

nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista: Indefinido

Mensagem por Convidad em Ter Out 12 2010, 13:48

na primeira não. em todas as outras nos 1, 2 trastes é onde se nota mais, no terceiro já quase que não se nota.
E é nas cordas graves que noto mais o trastejar

Convidad
Convidado

Mensagem por SergioPt em Ter Out 12 2010, 18:33

Podes ter a pestana com os rasgos demasiado fundos, ou a curvatura do braço mal...

SergioPt
Moderador

Post Count: 2743
Guitarra: Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44

Mensagem por nanjos em Ter Out 12 2010, 19:30

Sim, para o trastejar ser só nos primeiros trastes, penso que são as duas hipóteses mais prováveis.

Se for do braço resolve-se desapertando (muito ligeiramente) o truss-rod.

Se for da pestana, basicamente estás lixado com F maiúsculo! A pestana só a podes modificar para aumentar os rasgos. Se os rasgos estiverem muito fundos, tens que trocar a pestana. E isto já será tarefa para um pro.

Mas vamos imaginar que é do braço, podes verificar da seguinte forma: Senta-te com a guitarra na posição de tocar. Se tiveres um capo, coloca o capo no 1º traste. Se não tiveres podes fixar a 6ª corda com um dedo da mão esquerda (estou a assumir que és dextro). Depois com a mão direita, pões o dedo polegar no traste onde acaba o braço. Numa LP deve ser por volta do 14º traste (os restantes trastes já estão no corpo da guitarra, esta parte da escala já não está no braço, o 15º traste normalmente já está naquela parte mais grossa do braço, onde se junta ao corpo e já não sofre grande influência do truss rod). Depois esticas a mão direita e com o dedo indicador bates na corda a meio da distância entre os trastes que estás a fixar, neste caso deverá ser o 6º ou 7º traste.

Aqui podem acontecer 3 coisas:
- Se conseguires ver a olho nu uma folga entre a corda e o braço, ou se ao bateres na corda no 6º/7º traste verificares que há um espaço entre a corda e o braço e que a corda dobra para chegar ao braço, então tens muita folga no braço e tens que apertar o truss rod.

- Se ao bateres na corda, verificares que a corda não mexe, então ela já está encostada ao braço, o quer dizer que o braço está a fazer uma curva convexa.No teu caso pode estar a acontecer isto e se for assim tens que apertar ligeiramente o truss rod.

- Se ao bateres na corda te parecer que está encostada ao traste, mas mesmo assim fizer uma ligeira vibração, então o braço está praticamente direito e não precisa de se mexer. Digo praticamente porque é um método por aproximação, não estamos a utilizar ferramentas que permitam medir em pormenor a curvatura do braço.

Deves verificar o braço em mais cordas, pelo menos na 1ª e na 6ª, porque o braço pode não ser 100% direito. Depois deves ajustar em função da corda que te está a criar mais problemas. Mas à partida se houver diferenças serão ligeiras. Se for muito diferente da 1ª para a 6ª então o braço não deve estar bom.

Como eu não sou nenhum pro, apenas mexi algumas vezes no truss rod da minha guitarra, se alguém com mais experiência detectar alguma informação errada por favor corrijam-me. Very Happy

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por NaréCardoso em Qua Out 13 2010, 00:29

nanjos escreveu:Se os rasgos estiverem muito fundos, tens que trocar a pestana. E isto já será tarefa para um pro.

Shocked Porque???

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Post Count: 8812
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por nanjos em Qua Out 13 2010, 00:40

Porquê o ter que trocar a pestana, ou porquê o ser tarefa para um pro? Laughing

Deixa estar, eu respondo às duas Razz

Bem, se os rasgos estiverem muito fundos, não há forma de voltar a levantá-los (que eu saiba). Daí que para deixar de trastejar nos primeiros trastes, sendo essa a causa do trastejar, só metendo uma pestana nova com rasgos menos fundos.

Depois, não quer dizer que tenha que ser feito por um pro, mas o guitarrista amador comum, normalmente não tem ferramentas que lhe permitam fazer um trabalho bem feito. E não sabendo o que se está a fazer, pode-se danificar alguma zona do braço ou do headtsock ao retirar a pestana velha e pode não se conseguir colocar a nova bem alinhada. Há uma série de coisas que podem correr mal.

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por NaréCardoso em Qua Out 13 2010, 00:44

Ah, era por ter que se ter cuidado, ok, percebi...

Um canivete suíço para a tirar velha e um bocado de cuspo pra colar a nova e tá bom... Razz

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)

Mensagem por Convidad em Qua Out 13 2010, 14:50

Ok, obrigado a todos.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua Out 13 2010, 14:51

Sergio PT, na castanheira tirando o material á parte como as cordas, pagaste sempre pelo setup 35euros?

Convidad
Convidado

Mensagem por nanjos em Qua Out 13 2010, 14:56

Então e chegaste a verificar o braço? chegaste a alguma conclusão?

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por Convidad em Qua Out 13 2010, 15:01

eu percebi o que disseste mas acho que por esta vez, vou manda-la para um luthier, que como é a primeira vez, fica tudo direitinho, ponho umas cordas novas, com a grossura que quero e fica pronta para rockar!!

De qualquer maneira muito obrigado pelos teus conselhos, só espero é nunca ter a necessidade de utilizá-los outra vez! Very Happy Rock

Convidad
Convidado

Mensagem por SergioPt em Qua Out 13 2010, 15:25

fred10 escreveu:Sergio PT, na castanheira tirando o material á parte como as cordas, pagaste sempre pelo setup 35euros?

Não tenho certeza absoluta, mas sim penso que foram 35€, mas pergunta na loja o preço.
E atenção que estou a falar da da rua do almada e não da rua formosa!

SergioPt
Moderador

Post Count: 2743
Guitarra: Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44

Mensagem por nanjos em Qua Out 13 2010, 15:57

@fred10, aí é que te enganas, mexer no truss rod não é nenhum bicho de 7 cabeças. E o mais provável é precisares de lhe mexer várias vezes enquanto tiveres a guitarra.

Basta pensares nisto, a guitarra é feita de madeira, a madeira é um organismo vivo, reage ao meio ambiente. Nós temos grandes variações de temperatura do Verão para o Inverno. Há dias muito secos, outros muito húmidos. Seria muito estranho se a madeira da guitarra não sofresse qualquer alteração.

Se o braço sofrer alguma alteração devido às condições atmosféricas (temperatura/humidade), o último ajuste que foi feito ao truss rod já não vai ser o ideal para a nova condição da guitarra.

Por isso, saber mexer no truss rod deve ser encarado como uma coisa normal, tal como mudar as cordas.

Compreendo que não te sintas à vontade e queiras mandar fazer o setup, mas mais cedo ou mais tarde vais ter que o fazer, se não quiseres andar sempre com a guitarra a caminho do luthier só para fazer pequenos ajustes. Quem sofre com isso é a carteira.

Os luthiers têm uma profissão espectacular na minha opinião, de um pedaço de madeira criam instrumentos maravilhosos, reparam instrumentos que sofreram algum tipo de acidente ou avaria, e claro afinam uma guitarra melhor do que o guitarrista comum consegue fazer em casa, tanto pela experiência como pelas ferramentas que têm disponíveis.

Mas para tarefas mais simples, acho que não se justifica gastar tanto dinheiro.

É como teres um carro e levares o carro ao mecânico para te verificar a pressão dos pneus ou meter combustível.

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por Convidad em Qua Out 13 2010, 18:24

e se fosse eu a mudar o calibre das cordas bastava depois ajustar o truss rod?!

Mais uma coisa, para apertar é para o lado da 1ºcorda, ou para o lado da 6?

Convidad
Convidado

Mensagem por nanjos em Qua Out 13 2010, 19:10

Também não há assim tanta coisa que se possa ajustar numa Les Paul. Podes ajustar o truss rod, a altura da ponte e do tail piece, a intonação e a altura dos pickups.

O que tens que fazer é:
- colocar as cordas do calibre que queres e afinar a guitarra
- verificar a curvatura do braço como eu te expliquei, e se for necessário ajustar o truss rod. A ideia é que o braço fique o mais direito possível. Pode haver quem goste de uma ligeira curvatura, mas a ideia é ter o braço direito, o que quer dizer que está a fazer a força equivalente à tensão das cordas.
- Ajustar a altura da ponte e do tail piece ao teu gosto. Se gostas da acção baixa podes começar por colocar a ponte toda em baixo e ir subindo aos poucos até deixar de trastejar.

Em relação ao truss rod, normalmente o pessoal faz muita confusão com o apertar e o desapertar. Aquilo é um parafuso, portanto aperta-se para o lado direito e desaperta-se para o lado esquerdo.

O que é importante é saber o que acontece quando se aperta ou desaperta.

Ao desapertar, estamos a aliviar a tensão do braço. Se desapertar-mos muito fica a fazer menos força que as cordas, o que resulta numa curvatura côncava.

Ao apertar estamos a colocar mais tensão no braço. Se apertar-mos muito fica a fazer mais força que as cordas, o que resulta numa curvatura convexa.

Deve-se sempre apertar ou desapertar pouco de cada vez, 1/8 ou 1/4 de volta e verificar o resultado. Se já estiver perto do que queremos, o melhor é deixar a guitarra sossegada por algum tempo para deixar a madeira ir ao sítio. Quanto tempo? Em 1 ou 2 horas deverá ajustar a maior parte, embora se possa notar alguma diferença de um dia para o outro. Se ajustarmos logo no ponto é provável que passado algum tempo já esteja mais do que queríamos.

Regras de ouro ao mexer no truss rod:
- Seja a apertar ou a desapertar, uma pequena mexida (o tal 1/8 ou 1/4 de volta) deverá produzir resultados. Se não acontecer nada, PAREM. É porque o truss rod não está a funcionar e aí sim tem que se levar a guitarra a um pro.

- O truss rod deve rodar sem ser preciso fazer muita força. Se oferecer muita resistência, PAREM.

Se ele rodar sem muita resistência para um lado e para o outro e se virmos a curvatura do braço a mudar, então o truss rod está a funcionar bem.

Isto deve ser sempre feito com a guitarra afinada, para que a tensão das cordas seja a correcta, claro que depois de alterar alguma coisa isso influencia a afinação, por isso é ir ajustando e afinando as cordas.

Depois do braço estar bom, passa-se à altura da ponte e do tail piece. Finalmente verifica-se a intonação.

Quanto à altura dos pickups pode ser uma questão de gosto, mais baixo ou mais alto, só não devem estar perto o suficiente das cordas, para as cordas não serem puxadas para lá, porque os pickups são electroimans.

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por Convidad em Qua Out 13 2010, 19:39

eh Pá já nem sei como te agradecer!!

ÉS O MAIOR NANJOS!!!

Convidad
Convidado

Mensagem por boavida em Qua Out 13 2010, 21:24

Grandes esplicações aqui para o pessoal nanjos Palheta +1

boavida
Moderador

Post Count: 4321
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S

Mensagem por NaréCardoso em Qua Out 13 2010, 23:44

Vai em frente fred10. Procura vídeos no yt de setups e vês que não é "nada de especial". Eu comprei agora a Dot e todos sabemos que é muito raro a guitarra vir toda afinadinha da loja... Cheguei a casa e fiz eu mesmo o setup na boa! Tá mesmo no ponto agora!
Rock

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por nanjos em Qui Out 14 2010, 00:03

Eheh obrigado pessoal. Após um ano e tal a sugar informação aqui no fórum e noutros sítios e principalmente depois do workshop de setups que fiz, já estou mais à vontade para ajudar o pessoal. Very Happy

É isso mesmo Naré, temos que ser nós a cuidar das nossas meninas Razz

nanjos
ADMINISTRADOR

Mensagem por lourenco em Qui Out 14 2010, 01:53

vai o meu contributo...

http://luthierlourenco.blogspot.com/2010/02/setup.html

lourenco
Guitarrista dedicado