Dúvidas: Afinação, Setup, Problemas, Guitar Pro, etc
Página 1 de 6 • Compartilhe •
Página 1 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 
Dúvidas: Afinação, Setup, Problemas, Guitar Pro, etc
Boas pessoal!
Estou aqui com umas dúvidas acerca da possibilidade de afinar a minha guitarra meio tom abaixo.
Então é assim, tenho uma epiphone les paul standard e não sei se para afinar meio tom abaixo basta "mexer" nas cordas para por com a afinação que desejo, ou se tenho que fazer algum outro tipo de alteração? Por causa da altura das cordas ou assim...
E se mudar de umas cordas o.9 para umas 0.10 ou 0.11 tenho que fazer alguma alteração em especial ou basta trocar as cordas apenas?
Aguardo uma resposta,
Fiquem bem
Estou aqui com umas dúvidas acerca da possibilidade de afinar a minha guitarra meio tom abaixo.
Então é assim, tenho uma epiphone les paul standard e não sei se para afinar meio tom abaixo basta "mexer" nas cordas para por com a afinação que desejo, ou se tenho que fazer algum outro tipo de alteração? Por causa da altura das cordas ou assim...
E se mudar de umas cordas o.9 para umas 0.10 ou 0.11 tenho que fazer alguma alteração em especial ou basta trocar as cordas apenas?
Aguardo uma resposta,
Fiquem bem
Última edição por fred10 em Ter Out 26 2010, 14:19, editado 4 vez(es)

Convidad- Convidado
Re: Dúvidas: Afinação, Setup, Problemas, Guitar Pro, etc
http://www.online-guitar-tuner.net/guitar-tuner-half-step-down.php
afina por aqui ..
sim, eu normalmente afino como tu dizes
afina por aqui ..
sim, eu normalmente afino como tu dizes
NunoLP- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 170
Guitarra: Fender Squier Stratocaster ; Vintage V100 AFD Paradise
Guitarrista: Lead
Vá lá pessoal mais umas opinões se faz favor

Convidad- Convidado
eu não faço nada disso, apesar de nunca ter posto umas 0.11 ... Vario de 0.10 e 0.09 e não me dá problemas nenhuns...
Afinações também ée na boa..
Afinações também ée na boa..
pedaleira zoom g2.1u: http://www.guitarradas.com/t6725-vendo-pedaleira-zoom-g21u?highlight=zoom
Eu tenho 0.10 e simplesmente vou afinando a guitarra na afinação que quero... Agora para afinações mais extremas é que deves usar cordas 0.11 e 0.12, se não quase não vão ter tensão as cordas!
Eu uso 0.10 e afino normalmente sem problemas na afinação desejada( meio tom abaixo).
Para afinações mais radicais, uso as GHS Boomer Medium GBM - 11-15-18-26-36-50 para manter o minimo de tensão no braço da guitarra e nas cordas.
De resto não necessitas de alterações nenhumas na guitarra.
Para afinações mais radicais, uso as GHS Boomer Medium GBM - 11-15-18-26-36-50 para manter o minimo de tensão no braço da guitarra e nas cordas.
De resto não necessitas de alterações nenhumas na guitarra.

Boomer- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 135
Guitarra: 2Gibson Les Paul Standard HCS & Les Paul GoldTop
Guitarrista: Indefinido
Com guitarras com Floyd, é mais lixado, mas com guitarras sem, nao hà problema.

Joca da ilha- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 129
Guitarra: Ibanez JS 100, Epiphone acustica, copia Les Paul ( a minha primeira que estou a renovar ), e uma Les paul Gibson STD Premium Plus ( desde pouco )
Só mais uma, se calhar um pouco estúpida.
Ao afinar meio tom abaixo as notas, como por exemplo na 1 corda, ficam as mesmas do que a afinação normal, tipo: mi-fá-fá#-sol-sol#-lá etc.
Ou seja tendo a guitarra afinada meio tom abaixo posso utilizar as notas, escalas, etc da mesma forma que utilizava com a afinação padrão
Ao afinar meio tom abaixo as notas, como por exemplo na 1 corda, ficam as mesmas do que a afinação normal, tipo: mi-fá-fá#-sol-sol#-lá etc.
Ou seja tendo a guitarra afinada meio tom abaixo posso utilizar as notas, escalas, etc da mesma forma que utilizava com a afinação padrão

Convidad- Convidado
Não fica meio tom a baixo, lol
1ª corda solta Mib -› 1º trasto-mi -› 2º fá...
1ª corda solta Mib -› 1º trasto-mi -› 2º fá...

SergioPt- Moderador
- Post Count: 2743
Guitarra: Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
mas por exemplo quando toco algumas músicas meo tom abaixo noto que os acordes são iguais aos da afinação padrão como o mais tradicional G, ou D, C
Por isso é que fico confuso, se se muda a afinação como é que os acordes ficam em iguais posições?
Por isso é que fico confuso, se se muda a afinação como é que os acordes ficam em iguais posições?

Convidad- Convidado
As posições são iguais mas em vez de tocares G D e C tocas F# Db e B, claro k como baixa tudo meio tom eles soam igual uns com os outros, mas se tentares tocar junto com o original vais ver que soa mal!

SergioPt- Moderador
Os acordes são diferentes, a ti é que não te parece, tipo os acordes descem um tom, como ja aqui foi dito, só que por norma quem afina mantem as posições dos acordes que se faz na afinação normal...
Mas repara se afinasses meio tom abaixo e em vez de fazeres a posição de Sol (que sairá com a afinação um Fá#) fizeres a posição de um Lá# para que saia um Sol, não ganhavas nada em afinar meio tom abaixo!!
Não sei se me percebes-te... Espero ter ajudado
Mas repara se afinasses meio tom abaixo e em vez de fazeres a posição de Sol (que sairá com a afinação um Fá#) fizeres a posição de um Lá# para que saia um Sol, não ganhavas nada em afinar meio tom abaixo!!
Não sei se me percebes-te... Espero ter ajudado

Ricardo Matias- Guitar Legend
- Post Count: 2098
Guitarra: Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista: Ritmo
Eu acho que já percebi o que vocês estão a tentar dizer, mas por exemplo:
-na afinação padrão tocando o acorde g o afinador identifica o acorde g
-na afinação 1/2 abaixo também identifica o G
Por isso a minha dúvida é num processo criativo que possa fazer na guitarra com ela afinada 1/2 abaixo como devo ter em conta as escalas, as notas, os acordes.
Se me puderem explicar detalhadamente era espectacular!!!
-na afinação padrão tocando o acorde g o afinador identifica o acorde g
-na afinação 1/2 abaixo também identifica o G
Por isso a minha dúvida é num processo criativo que possa fazer na guitarra com ela afinada 1/2 abaixo como devo ter em conta as escalas, as notas, os acordes.
Se me puderem explicar detalhadamente era espectacular!!!

Convidad- Convidado
Não percebes-te, imagina um afinador, preparado para afinar na afinação padrão:
- Se tiveres na afinação padrão e fizeres a posição do Acorde G - Ele vai detectar o acorde G
- Se tiveres na afinação 1/2 tom a baixo e fizeres a posição do acorde G - Ele vai detectar o Acorde F#
- Se tiveres na afinação 1 tom a baixo e fizeres a posição do acorde G - Ele vai detectar o Acorde F
Agora respondendo a pergunta, a minha banda toca meio tom a baixo, e fazemos os acordes normais, tal como se tivesse na afinação padrão, pois o objectivo da afinação 1/2 a baixo é ficar com um som mais grave, portanto pensa que estás a tocar normalmente, o que convem é a banda tocar toda na mesma afinação, se não tocarem na mesma afinação terão que tocar em trastes diferentes, mas esqueçam isso afinem todos igual...
Agora vou-te dar um exemplo mais concreto, os Guns tocam sempte meio tom a baixo (se não for sempre desculpem-me, mas e quase sempre), quando eles tocam o Knockin' on Heavens Doors, eles fazem a posição de Acorde Sol, Ré e Dó, mas como estam a tocar meio tom a baixo o som sairá Fá#, Dó# e Si
Já agora sabes a escala? ou seja a ordem das notas? E sabes o que são sustidos (#) e bemois (b), eu acho que tu sabes pelo que li em cima mas é so para ter a certeza, não leves a mal a pergunta
- Se tiveres na afinação padrão e fizeres a posição do Acorde G - Ele vai detectar o acorde G
- Se tiveres na afinação 1/2 tom a baixo e fizeres a posição do acorde G - Ele vai detectar o Acorde F#
- Se tiveres na afinação 1 tom a baixo e fizeres a posição do acorde G - Ele vai detectar o Acorde F
Agora respondendo a pergunta, a minha banda toca meio tom a baixo, e fazemos os acordes normais, tal como se tivesse na afinação padrão, pois o objectivo da afinação 1/2 a baixo é ficar com um som mais grave, portanto pensa que estás a tocar normalmente, o que convem é a banda tocar toda na mesma afinação, se não tocarem na mesma afinação terão que tocar em trastes diferentes, mas esqueçam isso afinem todos igual...
Agora vou-te dar um exemplo mais concreto, os Guns tocam sempte meio tom a baixo (se não for sempre desculpem-me, mas e quase sempre), quando eles tocam o Knockin' on Heavens Doors, eles fazem a posição de Acorde Sol, Ré e Dó, mas como estam a tocar meio tom a baixo o som sairá Fá#, Dó# e Si
Já agora sabes a escala? ou seja a ordem das notas? E sabes o que são sustidos (#) e bemois (b), eu acho que tu sabes pelo que li em cima mas é so para ter a certeza, não leves a mal a pergunta

Ricardo Matias- Guitar Legend
- Post Count: 2098
Guitarra: Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista: Ritmo
afinar meio tom abaixo é possivel que cause algum trastejar devido á perda de tensão nas cordas contra o braço. neste caso desapertando 1/8 ou 1/4 de volta no trussrod corrige o problema.
no caso de trocar cordas por outras marcas, modelos ou calibre é sempre necessário um novo setup.
no caso de mudar de marca mas com o mesmo calibre talvez não seja necessário ajustar o trussrod pois a tensão das cordas (kg/cm2) nao deve variar muito, mas a intonação e acção é de 97% certeza ter de regular.
no caso de trocar cordas por outras marcas, modelos ou calibre é sempre necessário um novo setup.
no caso de mudar de marca mas com o mesmo calibre talvez não seja necessário ajustar o trussrod pois a tensão das cordas (kg/cm2) nao deve variar muito, mas a intonação e acção é de 97% certeza ter de regular.
Depois de ter tocado algum tempo com a guitarra 1/2 abaixo, voltei á afinação padrão, mas agora noto que algumas cordas fazem um leve trastejar.o que faço para resolver isto.
a minha ´guitarra é uma les paul
a minha ´guitarra é uma les paul

Convidad- Convidado
Eh pah para resolver isso, um setup é a melhor solução !

Convidad- Convidado
Pessoal, alguém me sabe dizer qual a loja do porto em que façam um bom setup, ao melhor preço possivel.
Aguardo resposta
Aguardo resposta

Convidad- Convidado
fred10 escreveu:Pessoal, alguém me sabe dizer qual a loja do porto em que façam um bom setup, ao melhor preço possivel.
Aguardo resposta
Eu quando tenho coisas mais complexas que prefiro por na mão de 1 profissional levo ou à castanheira da rua do Almada, o andré trabalha muito bem! Ou vou ao Celso do afinas ou não afinas, que para mim é o melhor luthier/técnico da cidade do Porto mas é mais caro.

SergioPt- Moderador
Página 1 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 
Página 1 de 6
Permissão deste fórum: