Solução barata para alimentar pedais.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Solução barata para alimentar pedais.

Mensagem por Lateralus em Seg Ago 16 2010, 01:43

É o que está no título, alguém sabe uma solução barata para alimentar pedais é que isto de andar a comprar pilhas de 9v não dá com nada e pagar 45€ por uma fonte com várias fichas para já, é complicado :/

Lateralus

Post Count: 16
Guitarra: Yamaha Pacifica 112
Guitarrista: Indefinido

Re: Solução barata para alimentar pedais.

Mensagem por Convidad em Seg Ago 16 2010, 01:52

compra pilhas recarregaveis e um carregador, era o que eu fazia antes de ter a fonte de alimentaçao. compras tipo o dobro das pilhas. tipo 2 pedais, 4 pilhas. para teres sempre pilhs carregadas. para tocar ao vivo é muito bom. para o caso de uma pilha falhar.

mas a melhor soluçao é mesmo comprares uma boa fonte, compença os 50 ou 60€ que dás

Convidad
Convidado

Mensagem por NaréCardoso em Seg Ago 16 2010, 08:09

Dass, voces compram caro pa car.............. há 500 anos que eu ando com um transformador barato de 900mA e nunca tive problema nenhum!

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Post Count: 8440
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por Convidad em Seg Ago 16 2010, 10:59

naré, eu estou a falar de fontes de alimentaçao, nao de transformadores. o meu transformador foi 25€ e paguei mas 10€ pelas multi-fichas. tem 1200mA.

mas uma fonte é uma melhor opçao pois tem saidas independentes de corrente e sempre com tudo a sair certinho

Convidad
Convidado

Mensagem por NaréCardoso em Seg Ago 16 2010, 18:33

Isso é tudo muito bonito mas uma fonte de alimentacao só serve para fazer peso na mochila... Laughing
O meu transformador custou-me meia duzia de trocos no ebay e trabalha todos os dias desde á quase dois anos... Agora alimenta 3 pedais, mas já alimentou 5 sempre a bombar! Lá por nao ser de uma marca de instrumentos/equipamentos musicais nao quer dizer que nao presta!! Tem selector de voltagem com os necessários 9V, tem 900mA!!! Chega e sobra para o que é preciso!
Arranjem solucoes prácticas! Nao vao pelo que as marcas dizem...
- "Pedais da Boss tem que utilizar uma fonte de alimentacao da Boss!! Dá cá 100€..."

Resposta:

- A + OFF!!!

lol!

Só se tem que tomar cuidado com a voltagem e amperagem! E por amor de Deus PAREM DE GASTAR DINHEIRO EM CENAS INÚTEIS!!!

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Post Count: 8440
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por lourenco em Qui Ago 26 2010, 00:02

o Naré tem razão!
cuidado também com a polaridade.
Tambem tenho um transformador que custou 3.5euros no chinês e já trabalha há 2 anos.
Para os meus trabalhos também tenho 2 multimetros:
1 profissional de 80 eur e outro do chinês de 3.5eur, e posso dizer que o do chinês tem tanta precisão de leitura como o pró.
Durabilidade já não digo o mesmo

lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count: 647
Guitarra: Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Mensagem por deepshadows em Qui Ago 26 2010, 10:59

Fala com o nandofx pode ser que ele te arrange uma solução LOL

deepshadows
Guitarrista viciado

Post Count: 898
Guitarra: Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD e Ibanez TALMAN (Acustica)
Guitarrista: Lead

Mensagem por Convidad em Qui Ago 26 2010, 19:18

porra, nao estou a falar de transformadores boss para pedais boss, nem de transformadores marshall para pedais marshal, nem transfomadores dunlop para MXR ou Crybaby.

ha fontes de alimentaçao nao muito caras e que debitam sempre a corrente constante, tudo certinho para cada pedal.

para ter em casa um trasnformador é suficiente, eu proprio uso um, mas para andar a dar concertos o meu nao dá. na ultima vez que subi a um palco ele nao foi capaz de puxar a amperagem necessario para os meus pedias (SD-1 da boss, soloiste da Artec e um crybaby). digo que se calahr com uma fonte em condiçoes (nao digo boss nem nada disso) se calahar ja nao tinha este problema

Convidad
Convidado

Mensagem por citrinus em Seg Out 04 2010, 11:36

pessoal desculpem a ignorancia...
qual a diferença entre fonte de alimentaçao e tranformador?

citrinus
Guitar Legend

Post Count: 2159
Guitarra: Epiphone Gothic Explorer; Squier strat; Squier telecaster standard
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por citrinus em Seg Out 11 2010, 20:50

citrinus escreveu:pessoal desculpem a ignorancia...
qual a diferença entre fonte de alimentaçao e tranformador?

alguem? porfavor! Very Happy

citrinus
Guitar Legend

Post Count: 2159
Guitarra: Epiphone Gothic Explorer; Squier strat; Squier telecaster standard

Mensagem por x0091935 em Dom Fev 13 2011, 19:48

Desculpem a minha ignorancia mas como sempre tive pedaleiras...e so agora encomendei 2 pedais que precisam de alimentacao, qual a melhor solução isso dos transformadores, só com um chega? comprei um morley abc/y e um polytuner...e mais os extras para a gt10 Fs-6 ou 5 nao sei bem....

Thanks

x0091935
Guitarrista dedicado

Post Count: 545
Guitarra: Gibson, Fender, Yamaha, Maison, Stagg, Benhringrer, Aria, Epiphone
Guitarrista: Ritmo

http://www.youtube.com/smhm1976

Mensagem por J_Ferreira em Dom Fev 13 2011, 20:04

Olha eu como sou engenhocas comprei uma extenção com 5 fichas e com um pequeno botão. Fixei-a por baixo da pedalboard (home-made) e liguei lá os transformadores. resultado, gastei 8€ nessa brincadeira. Só tens que comprar os transformadores.

@citrinus

no que toca para pedais, são exactamente a mesma coisa, só por dizer que um transformador só tem uma saída, enquanto que uma fonte de alimentação tem varias saídas. Mas as fontes que o pessoal falta so resulta se tiveres mais que quatro ou cinco pedais.

J_Ferreira
Guitarrista de garagem

Post Count: 423
Guitarra: '80 Washburn Lion Series Strat - '53 Fender Telecaster

Mensagem por Slider56 em Dom Fev 13 2011, 20:57

Vamos lá por partes...

um transformador,tal como o nome indica,é um artefacto que transforma qualquer coisa numa diferente,neste caso,um dispositivo físico que transforma os 230 volts da corrente normal em voltagens mais baixas.Compõe-se de um núcleo à volta do qual se montam bobines de fio de cobre,normalmente em duas camadas distintas:na primeira(primário) recebe a corrente de origem,e na segunda (secundário) produz a corrente que se vai utilizar.Há transformadores com multi-voltagens,o que implica enrolamentos suplementares e outros acessórios,mas para aqui não interessa.
Uma fonte de alimentação,é um circuito físico que consiste num transformador,um circuito de componentes electrónicos (resistências,condensadores,díodos,reguladores de voltagem,etc,etc) e que se destina a produzir uma ou mais tensões de corrente,conforme as necessidades.Há fontes de alimentação uni-voltagem,como por exemplo em algumas mesas de mistura de entrada de gama,processadores de rack,computadores portáteis,etc; e há também fontes de alimentação multi-voltagem já muito faladas neste fórum e que se destinam a fornecer mais do que um valor,de acordo com os pedais que usamos,como por exemplo o modelo da Artec ( Power Brick) que podem ver no link abaixo:

http://www.mrjackguitars.com/listas.php?t=15

Ajudou...?

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 4683
Guitarra: ...em remodelação...

Mensagem por J_Ferreira em Dom Fev 13 2011, 21:12

Ai está uma boa explicação slider, mas o que tinha percebido que o que o citrinus queria era saber a diferença no ponto de vista prático para o uso nos pedais, foi por isso que dei essa explicação mais "basica" Laughing

J_Ferreira
Guitarrista de garagem

Mensagem por Slider56 em Dom Fev 13 2011, 21:33

No problem! Very Happy

Só um pequeno conselho:quem usa os cabos de alimentação de multi-ligações (também chamados W cables por causa da forma),é favor terem muito cuidado para que esses cabos não se danifiquem,porque assim ficam agarrados.Por um lado,é uma forma económica de ter um único transformador a alimentar a pedalada toda,mas corre-se o risco de ficar pendurado.Estou a falar dos transformadores da 1Spot e dos cabos W para 5 e 8 pedais.Tenham em atenção o facto de não deixarem nenhum pedal por cima desse cabo;basta o peso do pé a accionar um pedal e pode-se trilhar o cabo!

Ao comporem as pedaleiras,sejam em caixas,placas de madeira ou simplesmente montarem os pedais no chão,muito cuidado com os cabos para não terem desgostos,ok?

Tá a guitarrar! Very Happy

Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por J_Ferreira em Dom Fev 13 2011, 21:55

Off Topic! Hei-de colocar uma foto da minha pedalboar, porque não é muito convencional, e evita probelmas como o slider disse de trilhar os cabos, pois é de fundo duplo. Alias tenho que construir uma para um amigo meu, e vou postar fotos do processo. Fim de Off Topic!

J_Ferreira
Guitarrista de garagem

Mensagem por Slider56 em Dom Fev 13 2011, 22:20

Olha,ando precisamente a desenhar uma pedaleira de fundo duplo para fazer as ligações de alimentação e passagem de sinal fora do alcance de qualquer agressão externa.Ontem dei uma volta a uma loja do leRoy Merlin e descobri placas de MDF pré-cortadas e algumas de contraplacado com a espessura ideal...

depois ponho fotos! Very Happy

Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por allgood em Dom Fev 13 2011, 22:26

Aconselhava a que não usem um só alimentador (conjunto de transformador mais a electronica de que falou o slider) para todos os pedais.Para além de haver (são relativamente poucos mas existem) pedais com a polaridade invertida relativamente ao "padrão" há também pedais que podem ser afectados quando causamos "terras" comums (não é o termo mas facilita a compreensão) que é o que acontece quando usamos "daisy chain" ou "ligações em w".A maior parte dos pedais de delay por exemplo ou qualquer um mais "sofisticado" devem ter um alimentador individual (isto do sofisticado é cada vez mais relativo).Não é só por uma questão de negocio que os fabricantes em muitos casos recomendam isto.
Claro que as fontes comerciais com várias saidas já têm isso previsto (pelo menos as que conheço) pelo que o que escrevi acima não se aplica.
Para quem tem mais conhecimentos de electricidade/electronica, há pedais em que o "negativo" da alimentação é comum aos "negativos" ou "massa" dos jack de entrada e saida e, há outros em que não é.Ao ligar estes dois tipos ao mesmo alimentador, o pedal em que a "massa" não é comum....passa a ser o que não é de todo aconselhavel.Note-se que dependendo dos casos, pode trabalhar tudo aparentemente bem.....até surgirem problemas.

allgood
Guitarrista de garagem

Post Count: 299
Guitarra: Vintage,Epi,Fender

Mensagem por Slider56 em Dom Fev 13 2011, 22:36

É verdade,sim senhor,e por vezes ignoramos um pouco estas coisas até surgirem problemas.

Eu tenho o tansformador isolado da 1Spot mas comprei-o para a Boss ME-25,porque além de ter capacidade quanto baste para a pedaleira,saiu muito mais barato do que um original da Boss.
No meu projecto de pedalboard conto utilizar uma fonte de alimentação da Artec com linhas de alimentação individuais,o que para mim faz sentido,já que receio a possibilidade de uma cabo em W se poder danificar.

...e guarda lá mais esta e não a percas! ------------------> Palheta +1

Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por allgood em Dom Fev 13 2011, 22:48

A fonte dificilmente seria danificada.O problema é mais nos pedais que alimenta.
Aproveito para deixar outra sugestão: Se optarem por alimentadores genéricos, vulgo do chinês (contra quem não tenho nada, é só uma expressão:D) comprem daqueles "pesados", "antigos".Por razões que levaria muita conversa para explicar, são mais seguros para os pedais e para as pessoas.
Quando tiver tempo ponho aqui uma forma relativamente simples de melhorar esses alimentadores de forma a evitar ruidos etc.

allgood
Guitarrista de garagem

Post Count: 299
Guitarra: Vintage,Epi,Fender

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: