Pegar solo de ouvido?
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Pegar solo de ouvido?
Oi pessoal, gostaria de uma ajuda. Eu tenho facilidade de pegar música de ouvido, mas só quando o assunto é base, porque quando se trata de solos aí complica.
Eu até consigo pegar, mas não soua guitarristico, vocês me entendem? o que devo fazer?
Eu até consigo pegar, mas não soua guitarristico, vocês me entendem? o que devo fazer?

Caroll- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 39
Guitarra: strato caster
Guitarrista: Indefinido
Re: Pegar solo de ouvido?
Uma maneira super simples, usas o Windows Media Player... Tem lá uma funcao para diminuir a velocidade da musica, baixas a velocidade um pouco e tá safo... Eu pensava que aquilo alterava o tom da musica, mas parece-me que nao, tás á vontade...

NaréCardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count: 8440
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Guitarrista: Vocal/Lead
Caroll, o truque que o Naré indicou pode funcionar, mas captar um solo passa sempre por um misto de tocar em simultâneo e ouvir e tentar repetir, parte por parte, ciclicamente.
Poderes partir de (e ajustar) uma tab do Guitar Pro também ajuda bastante.
Poderes partir de (e ajustar) uma tab do Guitar Pro também ajuda bastante.
Quem nao tem cao caca com gato
(isto sem o "C" de cedilha fica esquezito, lol)
Eu nao me ajeito com o GP, gosto mais á maneira antiga que era com um Walkman
, mas pelo menos o WMP sempre dá para diminuir a velocidade e dá resultado sem grandes complicacoes... 
Eu nao me ajeito com o GP, gosto mais á maneira antiga que era com um Walkman

Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)
Ya, eu também usava a maneira antiga. E a minha dica é essencialmente isso.
Mas as novas tecnologias podem sempre ajudar um bocadinho. Até porque por vezes o problema é memorizar os solos.
Eu gosto de aprender bem os solos, mas percebendo bem os mecanismos da música - o tipo de licks, a escala utilizada - para depois tocar variações minhas desses solos respeitando o estilo da original (apesar de muitas vezes tocar a reprodução fiel, depende um pouco das músicas).
Mas as novas tecnologias podem sempre ajudar um bocadinho. Até porque por vezes o problema é memorizar os solos.
Eu gosto de aprender bem os solos, mas percebendo bem os mecanismos da música - o tipo de licks, a escala utilizada - para depois tocar variações minhas desses solos respeitando o estilo da original (apesar de muitas vezes tocar a reprodução fiel, depende um pouco das músicas).
eu uso o meu telemovel.
meto a música a tocar, e só preciso de saber qual é a primeira nota. a partir daí vou ouvindo, por partes, a progressão das notas, e já está
meto a música a tocar, e só preciso de saber qual é a primeira nota. a partir daí vou ouvindo, por partes, a progressão das notas, e já está

Kevin09- Guitar Hero
- Post Count: 1172
Guitarra: Vintage V100MRJBM; Squier Bullet Stratocaster
Guitarrista: Lead
Uma boa maneira é ir dividindo os solos por secções e a partir daí trabalhar cada secção separadamente.

boavida- Moderador
- Post Count: 4086
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
O Transcribe da Seventh String Software é um programa excelente para isso.
É pago, mas anda por aí à solta em formatos mais económicos
Para além de dar para aumentar e diminuir a velocidade, permite balancear o som (muitas vezes o ritmo está num dos canais stereo e o solo no outro), identifica o pitch das notas, permite fazer loop de secções da música.
É um programa bastante completo porque o seu objectivo é mesmo esse, ajudar a transcrever as músicas.
http://www.seventhstring.com/index.html
É pago, mas anda por aí à solta em formatos mais económicos
Para além de dar para aumentar e diminuir a velocidade, permite balancear o som (muitas vezes o ritmo está num dos canais stereo e o solo no outro), identifica o pitch das notas, permite fazer loop de secções da música.
É um programa bastante completo porque o seu objectivo é mesmo esse, ajudar a transcrever as músicas.
http://www.seventhstring.com/index.html

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 4943
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
sabes bem.
porra, mas parece um freeware. bué simples de trabalhar. estava a espera de algo mais elaborado e mais complicado
porra, mas parece um freeware. bué simples de trabalhar. estava a espera de algo mais elaborado e mais complicado

Convidad- Convidado
Aquilo tem uma interface muito básica, mas faz o que é preciso

nanjos- ADMINISTRADOR
podes querer que faz.... isto vai ser muito explorado por mim, ai vai vai.
quem quisere eu vendo o software a um preço mais economico, mandem me PM com mail
quem quisere eu vendo o software a um preço mais economico, mandem me PM com mail

Convidad- Convidado
Este software foi uma dica do meu "amigo" Justin Sandercoe. É o que ele usa para transcrever as músicas que depois ensina.
O gajo já experimentou outros com interfaces todas bonitinhas, mas depois falta lá sempre qualquer coisa.
Se reparares, este até aceita controladores MIDI. Se tiveres uma pedaleira midi, podes controlar o software com os pés enquanto vais acompanhando a música sem tirar as mãos da guitarra.
O gajo já experimentou outros com interfaces todas bonitinhas, mas depois falta lá sempre qualquer coisa.
Se reparares, este até aceita controladores MIDI. Se tiveres uma pedaleira midi, podes controlar o software com os pés enquanto vais acompanhando a música sem tirar as mãos da guitarra.

nanjos- ADMINISTRADOR
ainda nao reparei nisso. agora até nem estou de volta dele pois tenho de preparar umas coisas para o fim de semana. mas domingo a noite vou far lhe uso

Convidad- Convidado
Obrigada, vou ficar com a sua dica Naré 

Há muitas maneiras de fazer as coisas... Assim é simples e acessivel... O resto tambem é simples mas requer alguns conhecimentos basicos que ás vezes por muito simples que sejam nós nao os temos...
Pessoal: Dropbox!!!
Pessoal: Dropbox!!!

Naré, eu tenho o Windows Media Player, mas não sei como fazer isso que você disse, de diminuir a velocidade da música como é?

Sabes por o equalizador? Está no mesmo sitio...

Caroll, tens as seguintes teclas de atalho dentro do WMP
ctrl+shift+G mais rápido
ctrl+shift+N normal
ctrl+shift+S mais lento
ctrl+shift+G mais rápido
ctrl+shift+N normal
ctrl+shift+S mais lento

boavida- Moderador
- Post Count: 4086
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: