Começar a ouvir rock/metal progressivo!
Página 2 de 2 • Compartilhe •
Página 2 de 2 •
1, 2
Re: Começar a ouvir rock/metal progressivo!
ah bom foi então uma interpretação mal feita
,mas ja nao e a primeira vez que se fala de kyuss aqui no forum man

Rod- Guitar GOD
- Post Count: 3406
Guitarra: ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista: Vocal/Lead
Só cá estou à cerca de 1, 2 meses! Por isso acho que tenho desculpa 

ZeRhoads19- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 125
Guitarra: Fender Telecaster
Guitarrista: Lead
ah pois,isso ja foi a mais tempo

Rod- Guitar GOD
Tool, Isis, Mastodon, Opeth, Pink Floyd, Unexpect, Burst, Protest the Hero, Between the Buried and Me, Dream Theater, MEshuggah, Cynic, Forest Stream, Ikuinen Kaamos, Andromeda,...
Procura no youtube Progresisve Metal masterpieces, ha um gjao com uma compilações muito boas...
Procura no youtube Progresisve Metal masterpieces, ha um gjao com uma compilações muito boas...

Mr.Torrez!- Guitarrista de garagem
- Post Count: 258
Guitarra: LTD M - 50 (Electrica) | Toledo qualuqercoisa (Acustica)
Guitarrista: Indefinido
Rod escreveu:desculpa?deves tar a querer comparar tool a kyuss
!nada a ver man!!!mas mesmo nada a ver
![]()
Kyuss não é progressivo e não tem nada a ver com Tool?! WTF?!
Ouve a Thumb do Blues for The red Sun e diz-me que não tem nada a ver com Tool!!
Obviamente que numa perspectiva geral Tool não é o mesmo estilo de Kyuss, como Tool não é mesmo estilo de Porcupine Tree, como Porcupine Tree não é o mesmo estilo de Dream Theater, etc!!!
Mas existem muitos elementos comuns entre ambos, e têm muito mais a ver do que tu afirmas! Como disse, ouve essa musica de Kyuss e ouve Tool e vem-me dizer que não têm nada a ver!!!!
Kyuss é obviamente progressivo, quanto mais não seja por ir beber ao rock psicadélico e progressivo misturando-o com influencias claramente em Black Sabbath e no metal que surge na década de 70! Isto é stoner, e stoner é progressivo - metal ou rock, como quiserem!!
Dizer que Kyuss não é progressivo porque não soa a Tool ou a Pink Floyd é de um simplismo enorme.
Kyuss basicamente influencia muito do que se faz hoje em dia em termos de metal progressivo mais na área do doom/sludge e por aí fora!!
Obviamente que Kyuss vem de uma época de rock/metal alternativo mais cru e menos floreado (inicio da década de 90) e como tal pode não se enquadrar imediatamente no tag progressivo, mas não deixa de o ser.
Não se pode ficar colado ao termo rock progressivo e achar que o metal progressivo é um decalque mais pesado deste. Hoje em dia, as bandas de metal/rock progressivo são imensas e de uma forma ou de outra podem ser coladas ao conceito do progressivo precisamente por inovarem na composição, na complexidade técnica, nos instrumentais, nos tempos, progressões, componente lirica, etc.
Vejo aqui muita gente a falar de progressivo como Dream Theater, Opeth e cenas do género. Pessoalmente não conheço muito essa realidade nem me chama especialmente.
A minha onda em termos de progressivo é outra. Bandas como: Kyuss, Tool, Isis, Baroness, Mastodon, Zoroaster, Neurosis, High On Fire, Shrinebuider, Electric Wizzard, Russian Circles, Pelican, Protest the Hero, Porcupine Tree, A Perfect Circle, Boris, Sunn O))), The Dillinger Escape Plan, Meshuggah, Kylesa, etc!!!
Por ultimo, quando falamos em metal ou rock progressivo, especialmente metal, hoje em dia falamos numa diversidade infindável de estilos e influências. O conceito de metal progressivo, hoje em dia não é estrito como a maioria das tags musicais existentes. É muitissimo abrangente e heterogéneo!
Obviamente, quem está habituado a ouvir Pink Floyd ou mesmo Dream Theater, concerteza poderá não gostar da maioria das bandas que aí coloquei.

Harper Lewis- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 107
Guitarra: Fender CD-60 BLK
Eu nunca analisei muito bem a musica dos Kyuss, mas dizer que stoner é progressivo??? WTF?!
Stone é stoner. Tal como power metal é power metaç e black metal é black metal. Pode ser progressivo ou não, mas isso depende das caracxteristicas que os musicos aplicam á sua musica. Agora dizer que um estilo é progressivo não me parece correcto. Podem haver musicos e bandas nesses estilo que sejam progressivos, mas isos não implica que o estilo todo o seja...
Stone é stoner. Tal como power metal é power metaç e black metal é black metal. Pode ser progressivo ou não, mas isso depende das caracxteristicas que os musicos aplicam á sua musica. Agora dizer que um estilo é progressivo não me parece correcto. Podem haver musicos e bandas nesses estilo que sejam progressivos, mas isos não implica que o estilo todo o seja...

É reciproco!
Uma banda pode ter na sua musica vários elementos de vários estilos e, dependendo da forma como os mistura, pode ou não ser considerdo progressivo. Como afirmei antes, progressivo para mim é um termo muito abrangente. Alice In Chains tem elementos de stoner rock e nem por isso é considerado progressivo.
Kyuss basicamente define o stoner, pois foram pioneiros nesse género e como tal considero-os progressivos. Onde quero chegar é que o stoner tem na sua génese um carácter progressivo. Agora, considerar banda A ou B progressiva por ter elementos de stoner, depende, obviamente!
Metal ou rock progressivo não são estilos herméticos, ao contrário de outros estilos tradicionais. Aliás, eu diria que um dos fenómenos contemporâneos mais interessantes é precisamente o caracter progressivo que tem vindo a crescer dentro dos vários estilos de metal e rock. Por exemplo, o que é o stoner doom senão um estilo de metal progressivo?! Russian Circles e Pelican são definidos como post-rock e post-metal, respectivamente, como instrumental, sludge, etc. Tretas, para mim estão claramente inseridos num estilo de rock/metal progressivo.
Voltando à questão do stoner, definiria da seguinte forma: na sua génese o stoner é progressivo, enquanto estilo integral, acontece que existem poucas bandas a fazer só stoner, pelo menos segundo a bitola original de Kyuss, o mesmo é dizer que, nem todas as bandas que tocam alguma forma de stoner sejam progressivas (podem ser ou não).
Talvez seja excessivo dizer que stoner é progressivo (depende da perspectiva, como expliquei acima) no entanto, Kyuss tem de ser enquadrado como uma banda de metal progressivo sim.
Mas tudo bem, são opiniões. Se calhar sou eu que levo a palavra "progressivo" à letra (de progresso, inovação, evolução...) e entendo qualquer estilo inovador como progressivo. Porque se não for assim, então dividam-se as bandas entre ambient metal, rock psicadélico, art rock, etc, voltemos, portanto, ao ridiculo de ter "mil e uma tags" para o rock, outras tantas para o metal, outras tantas para o punk, and so on...
Uma banda pode ter na sua musica vários elementos de vários estilos e, dependendo da forma como os mistura, pode ou não ser considerdo progressivo. Como afirmei antes, progressivo para mim é um termo muito abrangente. Alice In Chains tem elementos de stoner rock e nem por isso é considerado progressivo.
Kyuss basicamente define o stoner, pois foram pioneiros nesse género e como tal considero-os progressivos. Onde quero chegar é que o stoner tem na sua génese um carácter progressivo. Agora, considerar banda A ou B progressiva por ter elementos de stoner, depende, obviamente!
Metal ou rock progressivo não são estilos herméticos, ao contrário de outros estilos tradicionais. Aliás, eu diria que um dos fenómenos contemporâneos mais interessantes é precisamente o caracter progressivo que tem vindo a crescer dentro dos vários estilos de metal e rock. Por exemplo, o que é o stoner doom senão um estilo de metal progressivo?! Russian Circles e Pelican são definidos como post-rock e post-metal, respectivamente, como instrumental, sludge, etc. Tretas, para mim estão claramente inseridos num estilo de rock/metal progressivo.
Voltando à questão do stoner, definiria da seguinte forma: na sua génese o stoner é progressivo, enquanto estilo integral, acontece que existem poucas bandas a fazer só stoner, pelo menos segundo a bitola original de Kyuss, o mesmo é dizer que, nem todas as bandas que tocam alguma forma de stoner sejam progressivas (podem ser ou não).
Talvez seja excessivo dizer que stoner é progressivo (depende da perspectiva, como expliquei acima) no entanto, Kyuss tem de ser enquadrado como uma banda de metal progressivo sim.
Mas tudo bem, são opiniões. Se calhar sou eu que levo a palavra "progressivo" à letra (de progresso, inovação, evolução...) e entendo qualquer estilo inovador como progressivo. Porque se não for assim, então dividam-se as bandas entre ambient metal, rock psicadélico, art rock, etc, voltemos, portanto, ao ridiculo de ter "mil e uma tags" para o rock, outras tantas para o metal, outras tantas para o punk, and so on...

Harper Lewis escreveu:
Eu acho que o "problema" está mesmo aqui. Para mim uma banda adequa-se num estilo progressivo quando é uma banda que encorpora na sua musica elementos como mudanças de compasso, utilização de ritmos incomuns, virtuosismo, utilização de bastante teoria nas suas musicas etc. Bandas como Kyuss são inovadores sim, mas não entram no meu conceito de progressivo. Mas sim são extramente inovadoras, aliás é um dos motivos pelo qual eu gosto bastante do Josh Homme, tudo o que ele faz é uma lufada de ar fresco em relação ao que se costuma ver...

Harper Lewis escreveu:Rod escreveu:desculpa?deves tar a querer comparar tool a kyuss
!nada a ver man!!!mas mesmo nada a ver
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Kyuss não é progressivo e não tem nada a ver com Tool?! WTF?!
Ouve a Thumb do Blues for The red Sun e diz-me que não tem nada a ver com Tool!!
Obviamente que numa perspectiva geral Tool não é o mesmo estilo de Kyuss, como Tool não é mesmo estilo de Porcupine Tree, como Porcupine Tree não é o mesmo estilo de Dream Theater, etc!!!
Mas existem muitos elementos comuns entre ambos, e têm muito mais a ver do que tu afirmas! Como disse, ouve essa musica de Kyuss e ouve Tool e vem-me dizer que não têm nada a ver!!!!
Kyuss é obviamente progressivo, quanto mais não seja por ir beber ao rock psicadélico e progressivo misturando-o com influencias claramente em Black Sabbath e no metal que surge na década de 70! Isto é stoner, e stoner é progressivo - metal ou rock, como quiserem!!
Dizer que Kyuss não é progressivo porque não soa a Tool ou a Pink Floyd é de um simplismo enorme.
Kyuss basicamente influencia muito do que se faz hoje em dia em termos de metal progressivo mais na área do doom/sludge e por aí fora!!
Obviamente que Kyuss vem de uma época de rock/metal alternativo mais cru e menos floreado (inicio da década de 90) e como tal pode não se enquadrar imediatamente no tag progressivo, mas não deixa de o ser.
Não se pode ficar colado ao termo rock progressivo e achar que o metal progressivo é um decalque mais pesado deste. Hoje em dia, as bandas de metal/rock progressivo são imensas e de uma forma ou de outra podem ser coladas ao conceito do progressivo precisamente por inovarem na composição, na complexidade técnica, nos instrumentais, nos tempos, progressões, componente lirica, etc.
Vejo aqui muita gente a falar de progressivo como Dream Theater, Opeth e cenas do género. Pessoalmente não conheço muito essa realidade nem me chama especialmente.
A minha onda em termos de progressivo é outra. Bandas como: Kyuss, Tool, Isis, Baroness, Mastodon, Zoroaster, Neurosis, High On Fire, Shrinebuider, Electric Wizzard, Russian Circles, Pelican, Protest the Hero, Porcupine Tree, A Perfect Circle, Boris, Sunn O))), The Dillinger Escape Plan, Meshuggah, Kylesa, etc!!!
Por ultimo, quando falamos em metal ou rock progressivo, especialmente metal, hoje em dia falamos numa diversidade infindável de estilos e influências. O conceito de metal progressivo, hoje em dia não é estrito como a maioria das tags musicais existentes. É muitissimo abrangente e heterogéneo!
Obviamente, quem está habituado a ouvir Pink Floyd ou mesmo Dream Theater, concerteza poderá não gostar da maioria das bandas que aí coloquei.
mais facilmente encaixo kyuss em stoner do que em progressivo
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Fc-7FXzbeA0&hl=pt_PT&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Fc-7FXzbeA0&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/CAXGu81Rk1g&hl=pt_PT&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/CAXGu81Rk1g&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
so ponho estas apesar de poder ir buscar umas poucas,diz me apenas onde está o progressivo nisso,tudo bem eles podem ter algumas musicas mais elaboradas que poderão pender para o progressivo mas no geral o que ouves e stoner,e o stoner por ir buscar influencias ao psicadelismo é progressivo?então o rock and roll é preogressivo por ir buscar influencia aos blues é isso que queres explicar?
nao vejo que seja por ai,para alem do mais nao podes dizer que kyuss e como tool apenas por considerar uma musica deles em comparação com quase a maior parte do registo discográfico de tool,então assim eu fazia uma banda de punk rock e depois fazia uma musica progressiva automaticamente passava a trer semelhanças com kyuss ou com tool não?
so para acimentar melhor vou citar a wikipedia:
Stoner rock é um termo utilizados para descrever um subgênero do rock que é caracterizado por possuir riffs de guitarra graves e lentos e grande influência psicodélica. Rock com forte influências setentistas e lisérgicas. As grandes influências dessas bandas são o hard rock dos anos 70 Blue Cheer, Mountain), passando pelas influências de proto-punk (The Stooges, MC5). A maioria das bandas é movido por riffs marcantes e clima setentista. Entretanto é difícil definir o que é exatamente Stoner rock, visto que algumas bandas têm o som mais voltado para o doom metal, e outras para o hard rock.
e agora cito outra parte:
Rock progressivo (também abreviado por prog rock ou prog) é um estilo de música de rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra. Conseguiu se tornar muito popular na década de 1970, mas ainda hoje possui muitos adeptos.
O estilo recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o rock estadunidense historicamente, influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o R.I.O e o metal progressivo. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse gênero.
semelhanças
a meu ver kyuss é stoner e não progressivo

Rod- Guitar GOD
Rod,
é a tal coisa. Opiniões!
Vocês têm uma visão mais estrita do que é rock ou metal progressivo. A minha é mais abrangente, e algum stoner, bem como algumas bandas que tocam stoner têm muitos elementos de progressivo. Há muito que deixei de ser ortodoxo no que toca a definições, porque raramente as coisas são estáticas e imutáveis. Como disse antes, hoje em dia, metal progressivo é algo muito abrangente que pode albergar muitos estilos de rock/metal, bem como fusões entre estes e outros estilos. Se quiserem chamem-lhe neo-progressivo para distinguir daquela definição mais rigida e tradicional de rock progressivo.
Quando comparei Tool a Kyuss, não afirmei que seriam muito parecidos em todo o seu registo discográfico. Mas para quem ouve Kyuss de trás para a frente e de frente para trás, encontra muitissimas semelhanças entre os estilos. Não se limita a uma musica, são várias. E foi por isso que afirmei que têm algumas semelhanças, principalmente face ao facto de tu teres afirmado peremptóriamente que "nada a ver"!!! O que para mim é descabido, porque têm muito mais a ver do que aparentam. Sinceramente, e não leves a mal, só quem não conhece a discografia de Kyuss pode afirmar que "não tem nada a ver" com Tool. Podem não ter nada a ver em termos de causalidade e intencionalidade, mas tocam-se em muitos pontos.
EDIT: só para acrescentar que o rock psicadélico é um dos pilares do rock progressivo que se lhe seguiu e como tal a associação que fiz entre stoner e progressivo tem toda a razão de ser, ao contrário da tua analogia entre o rock n'roll e os blues. Aliás, deixo aqui um excerto de um extenso artigo acerca de musica progressiva:
fonte: http://www.progarchives.com/Progressive-rock.asp
é a tal coisa. Opiniões!
Vocês têm uma visão mais estrita do que é rock ou metal progressivo. A minha é mais abrangente, e algum stoner, bem como algumas bandas que tocam stoner têm muitos elementos de progressivo. Há muito que deixei de ser ortodoxo no que toca a definições, porque raramente as coisas são estáticas e imutáveis. Como disse antes, hoje em dia, metal progressivo é algo muito abrangente que pode albergar muitos estilos de rock/metal, bem como fusões entre estes e outros estilos. Se quiserem chamem-lhe neo-progressivo para distinguir daquela definição mais rigida e tradicional de rock progressivo.
Quando comparei Tool a Kyuss, não afirmei que seriam muito parecidos em todo o seu registo discográfico. Mas para quem ouve Kyuss de trás para a frente e de frente para trás, encontra muitissimas semelhanças entre os estilos. Não se limita a uma musica, são várias. E foi por isso que afirmei que têm algumas semelhanças, principalmente face ao facto de tu teres afirmado peremptóriamente que "nada a ver"!!! O que para mim é descabido, porque têm muito mais a ver do que aparentam. Sinceramente, e não leves a mal, só quem não conhece a discografia de Kyuss pode afirmar que "não tem nada a ver" com Tool. Podem não ter nada a ver em termos de causalidade e intencionalidade, mas tocam-se em muitos pontos.
EDIT: só para acrescentar que o rock psicadélico é um dos pilares do rock progressivo que se lhe seguiu e como tal a associação que fiz entre stoner e progressivo tem toda a razão de ser, ao contrário da tua analogia entre o rock n'roll e os blues. Aliás, deixo aqui um excerto de um extenso artigo acerca de musica progressiva:
(...)
The boundaries of Psychedelic Progressive Rock connected with Stoner Rock and Acid Folk
The 1960's and 70's were a time of liberation, a time of rebellion against rigid rules and strict moral boundaries. In those "freedom of expression" days, an artist would typically herald their liberal attitudes as a mind-expanding trip on stage together with the audience in two ways. One was to realize audio/visually the visual and auditory hallucination as it was, and another was to play their repertoire spiritually and improvisationally under the trip. As for the latter approach, they devoted themselves solely to slow-to-mid tempo playing with low-tuned guitars in a heavy and expansive manner for playing steadily under this twilight condition. In the same time period, this approach to the musical trip was also taken on by some artists especially in the hard rock and heavy metal scene. This new style, drenched in heavy and downer psychedelia, was called "Stoner Rock". The name originates from the expression "stoned", referring to people in altered states of mind while under the influence of psychedelic substances. The Stoner Rock genre was universalized "as a strict musical style only" by the Industrial Grunge Rock genre that gained worldwide popularity in the early 1990s. The common denominator of all the artists mentioned is the representation of their personal cultural and political backgrounds, whilst playing slow-paced depressive songs with heavy guitars and echoic rumbling drums as the dominating features. Most of current outfits claiming to be the so-called Psychedelic Heavy Progressive Rock ones should be much influenced by the traditional Stoner or Grunge Rock as well as the early Psychedelic Progressive Rock. They can be considered as a borderline case between Psychedelic Progressive, Heavy Progressive, and Progressive Metal. (...)
fonte: http://www.progarchives.com/Progressive-rock.asp

LOL ao pessoal aqui a chamar Kyuss de progressivo. Por ter semelhanças de sonoridade com Tool, passa-se a chamar de prog? Tá a ser essa a mensagem que tá a ser passada, acho..
Acho que o termo progressivo é "sobre-usado" hoje em dia... Não sei...
Enfim, para o rapaz que tava a pedir bandas para ouvir, fica a minha contribuição: Spastic Ink, Animals As Leaders, Blotted Science, Kansas, Focus, Jethro Tull, Camel...
Ia dizer Opeth e Nevermore mas já tinham sido referidos lol
Acho que o termo progressivo é "sobre-usado" hoje em dia... Não sei...
Enfim, para o rapaz que tava a pedir bandas para ouvir, fica a minha contribuição: Spastic Ink, Animals As Leaders, Blotted Science, Kansas, Focus, Jethro Tull, Camel...
Ia dizer Opeth e Nevermore mas já tinham sido referidos lol

Insigniz- Post Count: 11
Guitarra: Squier Sunburst / Ibanez RG1527
Aprende a tocar umas coisas de tool, que ficas com banda para uns tempos. Gosto mesmo muito:

MaDj- Guitar Hero
- Post Count: 1045
Guitarra: Yamaha/Ibanez
De pink floyd, nao ouças so o dsotm, ouve o echoes, set the controls... , porque esses é que sao mesmo progressivos!

speicherspule- Guitarrista de garagem
- Post Count: 364
Guitarra: De momento nenhuma :|
primeiro, isto é uma zombie thread com par ai 500 anos.
segundo, a grande maioria dos posts aqui mereciam é um grande par de bofetadas nas ventas.
esse post do Harper Lewis
Sunn 0))) = progressivo...........................................
eu nem vou comentar esta thread mais, só me dá é vontade de rir.
segundo, a grande maioria dos posts aqui mereciam é um grande par de bofetadas nas ventas.
esse post do Harper Lewis

Sunn 0))) = progressivo...........................................
eu nem vou comentar esta thread mais, só me dá é vontade de rir.

MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count: 3648
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag
epah Sunn 0)) progressivo??? eu tinha ideia q progressivo era cenas complexas tipo Atheist e Necrophagist (ambas Prog Death ou Tech Death como queiram), agora Sunn 0)) e bastante simples musicalmente (oq nao e um defeito atençao, pq muitas pessoas levam o simples como defeito o q e bastante parvo) pelo q conheço deles, nao tem nada a ver com prog...

PC- Guitarrista dedicado
- Post Count: 553
Guitarra: Schecter Demon 6
eu nem vou postar nesta thread, nunca vi tal abominação, tanta falta de informação e de tacto musical.
se começassem uma nova, claro, mas o que acabei de ler nesta thread é para lá da estupidez.
se começassem uma nova, claro, mas o que acabei de ler nesta thread é para lá da estupidez.

MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count: 3648
Guitarra: Ampeg AMG100, Squier 50's CV Tele, Vintage VS6, Frankenjag
Porque é que ninguem falou dos grandes Linda Martini? 
e dos epicos Tantra!
e dos epicos Tantra!

RafaelPires- Guitar Hero
- Post Count: 1231
Guitarra: Harley Benton SG
E dos primeiros albuns do José Cid!!

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo
disso falaram xD

RafaelPires- Guitar Hero
- Post Count: 1231
Guitarra: Harley Benton SG
Página 2 de 2 •
1, 2
Página 2 de 2
Permissão deste fórum: