Problema com som da guitarra (Musica do Eric Clapton)
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Problema com som da guitarra (Musica do Eric Clapton)
Na música "Worderfull Tonight" do Eric Clapton naquela pequena introdução (que é tocada ao longo da musica), eu não consigo que o som saia com a clareza que sai na musica original.
Tenho três dúvidas
1º Ao afinar com o afinador ligado á guitarra eu afinava so tocando as cordas soltas, mas agora fui ver no 12º traste como vi num vídeo e as notas tão desafinadas, pode ser disso que a musica sai mal?
2º Pode ser da minha guitarra ter humbuckers e não single coils?
3º Ou sou eu a fazer Bends que sou uma desgraça?
O meu som sai assim http://www.supload.com/listen?s=9iCqyG
Tenho três dúvidas
1º Ao afinar com o afinador ligado á guitarra eu afinava so tocando as cordas soltas, mas agora fui ver no 12º traste como vi num vídeo e as notas tão desafinadas, pode ser disso que a musica sai mal?
2º Pode ser da minha guitarra ter humbuckers e não single coils?
3º Ou sou eu a fazer Bends que sou uma desgraça?
O meu som sai assim http://www.supload.com/listen?s=9iCqyG

Convidad- Convidado
Re: Problema com som da guitarra (Musica do Eric Clapton)
Pelo que falas isso parece ser um problema de intonação... Terás que afinar as oitavas e isso é feito através dos parafusos que se encontram no tun-o-matic e que fazem as selas andar par trás e para a frente. O ideal quando se faz essa afinação é rodar pouco de cada vez, mas aconselho-te a procurar um vídeo de como se faz para teres uma ideia melhor. Aqui no forum até já existem tópicos em que se fala disso, será uma questão de fazeres uma busca, se não vais ao youtube e descobres videos sobre isso num instante.
Última edição por boavida em Qui Jul 01 2010, 18:41, editado 1 vez(es)

boavida- Moderador
- Post Count: 4321
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista: Indefinido
Sinceramente, pelo que descreves parece-me que será mais a hipótese 1. Pelo que ouço, parece-me também que não estás a empurrar suficientemente a corda para o bend soar bem.
Relativamente ao que descreves no ponto 1 resulta óbvio que estás com um problema de intonação. Isso pode ser corrigido ajustando as selas (vê este tópico http://www.guitarradas.com/geral-f4/fazer-um-setup-a-guitarra-t2912.htm).
No entanto, se a intonação estiver baixa, dá para corrigir ao fazer o bend (vi uma entrevista de um guitarrista que disse que tinha sempre a afinação da guitarra ligeiramente baixa, porque acertava ao fazer os seus bends). Se estiver alta, nada feito.
Relativamente ao que descreves no ponto 1 resulta óbvio que estás com um problema de intonação. Isso pode ser corrigido ajustando as selas (vê este tópico http://www.guitarradas.com/geral-f4/fazer-um-setup-a-guitarra-t2912.htm).
No entanto, se a intonação estiver baixa, dá para corrigir ao fazer o bend (vi uma entrevista de um guitarrista que disse que tinha sempre a afinação da guitarra ligeiramente baixa, porque acertava ao fazer os seus bends). Se estiver alta, nada feito.
<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/XSRqdmXBSAQ&hl=pt_PT&fs=1?rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/XSRqdmXBSAQ&hl=pt_PT&fs=1?rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
Eu já tinha visto este video (Guitar for dummies, explicam muito bem tudo sobre as guitarras), a guitarra que ele usa não é les paul como a minha mas ajustar os saddles deve ser igual.
Ps: eu tentei na electro acustica do meu irmão e tambem não sai o som pretendido, de qualquer maneira tenho que ajustar a intonação da minha guitarra.
Eu já tinha visto este video (Guitar for dummies, explicam muito bem tudo sobre as guitarras), a guitarra que ele usa não é les paul como a minha mas ajustar os saddles deve ser igual.
Ps: eu tentei na electro acustica do meu irmão e tambem não sai o som pretendido, de qualquer maneira tenho que ajustar a intonação da minha guitarra.

Convidad- Convidado
Já li no Tópico dos Setups que as vintage não vêm com o setup muito bem feito de fábrica, eu desde que comprei a minha (Abril) não lhe fiz nada, nem cordas mudei nem nada . . .

Convidad- Convidado
@Luiis, ajustar a intonação na V100 é muito fácil, só tens é que rodar os parafusos pouco de cada vez e com paciência, porque ao afinares a oitava, desafinas a corda solta.
Por isso é importante que faças pouco a pouco, para ir ajustando ora a oitava, ora a corda solta.
Na minha houve uma das cordas que levou algum tempo até acertar, o resto das cordas foi rápido, um jeitinho no parafuso da sela e já está.
Por isso é importante que faças pouco a pouco, para ir ajustando ora a oitava, ora a corda solta.
Na minha houve uma das cordas que levou algum tempo até acertar, o resto das cordas foi rápido, um jeitinho no parafuso da sela e já está.

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Olha, vê este vídeo sobre como ajustar a intonação numa LP:

nanjos- ADMINISTRADOR
Pessoal
Outra coisa,
Ao ajustar as selas, quando for trocar de cordas (daqui a um mês), as
selas continuarão no mesmo lugar? Ou convém repetir o processo?
Nanjos, gostei do que o gajo diz no video, é a NOSSA guitarra devemos tratar nós dela em vez de a levar as lojas para fazerem isso.
Outra coisa,
Ao ajustar as selas, quando for trocar de cordas (daqui a um mês), as
selas continuarão no mesmo lugar? Ou convém repetir o processo?
Nanjos, gostei do que o gajo diz no video, é a NOSSA guitarra devemos tratar nós dela em vez de a levar as lojas para fazerem isso.

Convidad- Convidado
Teoricamente tens de ajustar as selas sempre que trocares as cordas.
Por acaso a minha V100 ficou com a intonação certinha depois de lhe ter colocado umas cordas novas .10.
É mesmo isso, uma das coisas que mais quero aprender é a cuidar e a afinar o setup das minhas guitarras.
Por acaso a minha V100 ficou com a intonação certinha depois de lhe ter colocado umas cordas novas .10.
É mesmo isso, uma das coisas que mais quero aprender é a cuidar e a afinar o setup das minhas guitarras.
As próximas cordas que meter na minha também vão ser .010, quero experimentar como são.

Convidad- Convidado
Dado que o problema da intonação está resolvido, gostaria de fazer um reparo quanto ao som que estas a "sacar". Experimenta um pedal chamado Compression/Sustainer da Boss, serve basicamente para as notas ficarem mais nítidas.
Vê este vídeo sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=tytuOtfkmWA
Vê este vídeo sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=tytuOtfkmWA

ZeRhoads19- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 125
Guitarra: Fender Telecaster
Guitarrista: Lead
A experiência que eu tenho quando troco cordas é que nas guitarras com tun-o-matic é mais susceptível de se alterar inadvertidamente tanto a intonação como a altura das cordas, por isso tenho tendência a ter mais cuidado na troca de cordas, do que por exemplo nas guitarras com ponte com tremolo tipo as strats, que dificilmente se alteram com uma muda de cordas, pelo menos com o mesmo tipo de set de cordas. Ainda assim não custa nada verificar esses detalhes quando se mudam as cordas e ter a guitarra afinadinha.

boavida- Moderador
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Atenção a uma coisa: o facto de mudares de cordas,não vai fazer as selas mudar de posição;estão fixas com um parafuso e não se desenroscam sozinhas,mas convém sempre verificar os harmónicos.
Acho que já disse isto aqui no fórum,mas nunca é demais relembrar:
os chamados cuidados primários,ou manutenção de 1ª linha é da obrigação do guitarrista.Cada um de nós deve saber cuidar das guitarras que temos,e isto implica saber fazer setups completos,pequenas reparações e acima de tudo zelar pelo bem estar das nossas amigas de cordas...!
Não faltam produtos de limpeza específicos para guitarras,assim como algumas ferramentas que não levam ninguém à falência:
-Chave de parafusos pequena e outra de tamanho médio.
-Chave Philips pequena e outra média ( + )
-Alicate de pontas pequeno
-Alicate universal médio
-Conjunto de chaves sextavadas (Allen) medidas europeias e americanas
-Ferro de soldar de 30 watts no máximo
-Solda de boa qualidade (60/40)
Para além disto,um afinador electrónico decente,um winder para ajudar a enrolar as cordas nos postes dos carrilhões,um par de trinchas (pequena e média) para limpeza,e um bom pano de pó que não largue pêlo.
Ninguém nasce ensinado;eu com a idade que tenho ainda ando a aprender e nunca hei-de saber tudo o que gostava,mas é mesmo assim!
Acho que já disse isto aqui no fórum,mas nunca é demais relembrar:
os chamados cuidados primários,ou manutenção de 1ª linha é da obrigação do guitarrista.Cada um de nós deve saber cuidar das guitarras que temos,e isto implica saber fazer setups completos,pequenas reparações e acima de tudo zelar pelo bem estar das nossas amigas de cordas...!
Não faltam produtos de limpeza específicos para guitarras,assim como algumas ferramentas que não levam ninguém à falência:
-Chave de parafusos pequena e outra de tamanho médio.
-Chave Philips pequena e outra média ( + )
-Alicate de pontas pequeno
-Alicate universal médio
-Conjunto de chaves sextavadas (Allen) medidas europeias e americanas
-Ferro de soldar de 30 watts no máximo
-Solda de boa qualidade (60/40)
Para além disto,um afinador electrónico decente,um winder para ajudar a enrolar as cordas nos postes dos carrilhões,um par de trinchas (pequena e média) para limpeza,e um bom pano de pó que não largue pêlo.
Ninguém nasce ensinado;eu com a idade que tenho ainda ando a aprender e nunca hei-de saber tudo o que gostava,mas é mesmo assim!

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6338
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Sai palheta para o slider, um post tão simples e tão útil para tantos...

boavida- Moderador
E vai um Hat Trick
Como amanha vou fazer uma "tentativa de setup" essas dicas de acessorios foram muito uteis
Como amanha vou fazer uma "tentativa de setup" essas dicas de acessorios foram muito uteis

Convidad- Convidado
Este tópico é um festival de palhetas!
Toma lá mais
Slider
Toma lá mais
Slider_________________

nanjos- ADMINISTRADOR
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: