Potenciómetros
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Potenciómetros
Boas
Tópico para falar de potenciómetros no geral. Até que ponto influenciam o som? Quais os melhores? Aproveito e tiro também as minhas dúvidas... Será que uma muda de potenciómetros na minha Tele (2 Single coils) traria uma melhoria no som que saco? Quais os mais indicados?
Abraço!
Tópico para falar de potenciómetros no geral. Até que ponto influenciam o som? Quais os melhores? Aproveito e tiro também as minhas dúvidas... Será que uma muda de potenciómetros na minha Tele (2 Single coils) traria uma melhoria no som que saco? Quais os mais indicados?
Abraço!

Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 497
Guitarra: Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista: Lead
Re: Potenciómetros
Obviamente que depende da mudança... Mas eu nao percebo um boi disto... espera pelos entendidos na materia...

Convidad- Convidado
Tópico interessante.
Já li algures que a mudança dos potenciómetros na Vintage V100 fazia uma boa diferença no som da guitarra, mas também gostava de ver o pessoal entendido a explicar isso melhor.
Já li algures que a mudança dos potenciómetros na Vintage V100 fazia uma boa diferença no som da guitarra, mas também gostava de ver o pessoal entendido a explicar isso melhor.

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista: Indefinido
opa e assim os potenciómetros que vem origem nas squiers etc gamas mais baixas são fracos e não são anti oxidáveis, alguns adereços em plástico, ganham folgas e dai com o tempo ganhar ruído e estragar o som, os melhores são os anti oxidáveis feitos em bom material , mesmo aqueles que tu ate rodas e sentes que a diferença
eu aconcelho e é o que todos etendidos aconcelham a usar os CTS, usado por muitos artistas em construídos, mas eu nao sou entendido nenhum de potenciómetros apensas sei estes pontos
CTS

eu aconcelho e é o que todos etendidos aconcelham a usar os CTS, usado por muitos artistas em construídos, mas eu nao sou entendido nenhum de potenciómetros apensas sei estes pontos
CTS

Ze Manel- Guitar Hero
- Post Count: 1132
Guitarra: Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Além da qualidade de construção para não teres ruídos, o que vai influênciar e muito o som serão os valores dos potenciómetros.
Por exemplo, quanto mais alto for o valor do potenciometro do volume, mais agudos vais ter no som.
Por exemplo, quanto mais alto for o valor do potenciometro do volume, mais agudos vais ter no som.

kouros- Guitarrista de garagem
- Post Count: 393
Guitarra: Cort G254, Clássica, Baixo, etc e tal..
O grande problema dos potenciómetros para guitarras,são o desgaste e a qualidade.Realmente os CTS são muito bons,mas não se compram nas lojas de electrónica;aí a vasta maioria são de baixa qualidade ou não são exactamente o que as guitarras pedem.Ainda tenho alguns pots da Allen Bradley e são um verdadeiro must,mas custam o dobro dos CTS.
Relativamente a qual o pot adequado,convém saber o seguinte:há de dois tipos,o linear,que é quase tudo ou nada,e o logarítmico que é mais sequencial de zero ao máximo.
devido à carga dos pickups,normalmente usam-se de 250 K para singlecoils e de 500 K para humbuckers.
No tal mercado das lojas de material eléctrico e electrónica,um bom pots pode custar um balúrdio e nem sempre compensa.
Os valores de 250 e 500 referem-se a standards americanos;na Europa o mais aproximado é 220K e 470 K,ma a diferença é irrelevante.Sempre que possível,comprem pots nas lojas de música,e se necessário vão aos sites das marcas e vejam as especificações dos modelos de guitarras que vos digam respeito e confirmem os valores dos potenciómetros.
Aqui na zona de Lisboa e arredores,há pelo menos 3 lojas que os têm à venda: Musifex na Póvoa de Stº Adrião,a Lismúsica em Lisboa perto da Praça do Chile,e a Sinfonia na avenida Rainha Dª Amélia.
Relativamente a qual o pot adequado,convém saber o seguinte:há de dois tipos,o linear,que é quase tudo ou nada,e o logarítmico que é mais sequencial de zero ao máximo.
devido à carga dos pickups,normalmente usam-se de 250 K para singlecoils e de 500 K para humbuckers.
No tal mercado das lojas de material eléctrico e electrónica,um bom pots pode custar um balúrdio e nem sempre compensa.
Os valores de 250 e 500 referem-se a standards americanos;na Europa o mais aproximado é 220K e 470 K,ma a diferença é irrelevante.Sempre que possível,comprem pots nas lojas de música,e se necessário vão aos sites das marcas e vejam as especificações dos modelos de guitarras que vos digam respeito e confirmem os valores dos potenciómetros.
Aqui na zona de Lisboa e arredores,há pelo menos 3 lojas que os têm à venda: Musifex na Póvoa de Stº Adrião,a Lismúsica em Lisboa perto da Praça do Chile,e a Sinfonia na avenida Rainha Dª Amélia.

Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count: 6370
Guitarra: Darkside DG,Walden Natura,Yamaha Silent,VP6 lapsteelGuitar
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Parecendo que não, este assunto tem muito que se lhe diga.
Aqui estão os CTS:
http://www.mrjackguitars.com/lista.php?t=20
Alguém explica o que faz o potenciómetro "Fender No Load"?
Aqui estão os CTS:

Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 497
Guitarra: Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
falaram me que estes aqui é que faziam a guitarra berrar até mais não...
para humbuckers só porque é muita potência!
mas eu nunca vi nada com isto montado... pessoal que percebe, slider ou kouros etc. o que dizem acerca deste potenciometro?
http://www.thomann.de/pt/allparts_cts_1_mega_ohm_poti.htm
para humbuckers só porque é muita potência!
mas eu nunca vi nada com isto montado... pessoal que percebe, slider ou kouros etc. o que dizem acerca deste potenciometro?
http://www.thomann.de/pt/allparts_cts_1_mega_ohm_poti.htm

Mário Lopes- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 113
Guitarra: jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista: Ritmo
pois, esta também uma duvida que tenho. quero alterar toda a electronica da minha guitarra e nao sei que POT's por. volume e tone. que aconcelham?
guitarra Ibanez RG 370DX de 2009
toda de origem
guitarra Ibanez RG 370DX de 2009
toda de origem

Convidad- Convidado
depende de varias coisas. pickups, wiring, etc.
o normal é os 250k para single coils e 500k para humbuckers.
no entanto na minha coloquei 300k no volume. corto um bocado ao output e fiquei com um som mais quente (a minha guitarra é HSH).
o q se nota muito é a progressividade no som. nao é tipo 0-12. consegues controlar muito melhor tanto o volume como o tone.
o normal é os 250k para single coils e 500k para humbuckers.
no entanto na minha coloquei 300k no volume. corto um bocado ao output e fiquei com um som mais quente (a minha guitarra é HSH).
o q se nota muito é a progressividade no som. nao é tipo 0-12. consegues controlar muito melhor tanto o volume como o tone.

maxx77- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 79
Guitarra: Fender Jaguar
ahaha..aqui está um tópico que posso dar umas cartas..
Primeiro e antes de prosseguirmos com algum tipo de raciocínio há que perceber o que é um potenciómetro.
Um potenciómetro não é nada mais nada menos que uma resistência variável! Em 10 está aberto (valor máximo da resistência) e em 0 está fechado, corrijam-me caso esteja enganado pois já não mexo nisso á algum tempo.
Exemplo com 1 potenciómetro de 500k Ohm: Valor máximo da resistência será 500 kOhm e valor minimo são 0 kOhm, logicamente a meio será 250 kOhm.
Os potenciómetros mas usados na guitarra são os da marca Alpha e CTS, recaindo várias vezes a escolha sobre os CTS uma vez que existem uns desta marca que foram desenvolvidos para guitarra os Audio Taper, que possui por si uma distribuição de resposta muito melhor e linear para além de serem em termos de produção melhor concebidos relacionados com o material, encapsulamento e dimensões.
Existem vários tipos de potenciómetros e assim de repente lembro-me dos Push-Pull, Push-Push, e normais com várias cabeças (normalmente hexagonal com corte a meio -isto é efeito estrela com corte a meio- e cilindricos e com vários tamanhos de cabeça e pontas de feltro ou metal) e diferentes comprimentos de cabeça. Os da Coreia e China são mais pequenos em todos os aspectos, os CTS mais usados têm as specs USA, mais largos.
Primeiro e antes de prosseguirmos com algum tipo de raciocínio há que perceber o que é um potenciómetro.
Um potenciómetro não é nada mais nada menos que uma resistência variável! Em 10 está aberto (valor máximo da resistência) e em 0 está fechado, corrijam-me caso esteja enganado pois já não mexo nisso á algum tempo.
Exemplo com 1 potenciómetro de 500k Ohm: Valor máximo da resistência será 500 kOhm e valor minimo são 0 kOhm, logicamente a meio será 250 kOhm.
Os potenciómetros mas usados na guitarra são os da marca Alpha e CTS, recaindo várias vezes a escolha sobre os CTS uma vez que existem uns desta marca que foram desenvolvidos para guitarra os Audio Taper, que possui por si uma distribuição de resposta muito melhor e linear para além de serem em termos de produção melhor concebidos relacionados com o material, encapsulamento e dimensões.
Existem vários tipos de potenciómetros e assim de repente lembro-me dos Push-Pull, Push-Push, e normais com várias cabeças (normalmente hexagonal com corte a meio -isto é efeito estrela com corte a meio- e cilindricos e com vários tamanhos de cabeça e pontas de feltro ou metal) e diferentes comprimentos de cabeça. Os da Coreia e China são mais pequenos em todos os aspectos, os CTS mais usados têm as specs USA, mais largos.
Como já indicaram os mais usados para single coils (Fender) são os de 250 KOhm e para humbuckers 500 kOhm, havendo uma série da Gibson que usou potenciómetros de 300kOhm para tom/volume da bridge.
Os Push-Push e Push-Pull podem ser usados para humbuckers, com a finalidade de separar as coils caso os humbuckers permitam (normalmente tem 4 ou mais fios), nos Push-Push carrega-se para separar em single coil e para ligar novamente o humbucker (2 single coils em simultâneo)carrega-se outra vez. Os Push-Pull puxa-se para separar em single coil e carrega-se para dentro para ligar o humbucker (2 single coils em simultâneo). Ah, Os Push-Push e Push-Pull têm normalmente 9 patas em vez de 3.
É possível transformar um normal de 1MOhm em 500kOhm ou 300KOhm, 25kOhm, etc...? SIM
Digamos que tenho um de 1Mohm e quero 500kOhm.. basta seguir esta conta:
1/Req=1/500+1/x <=>1/1000=1/500+1/x <=> x=1MegaOhm
Irei meter esta resistência entre a primeira pata e a ultima.
Explicação: para diminuir a de 1MOhm para 500kOhm meto uma resistência em paralelo com outra resistência (potenciómetro) e assim tenho a possibilidade de obter diferentes valores.
Os potenciómetros só por si fazem muita diferença?? não tanta a menos que se tenha um estragado, mas a diferença é muito maior quando se utilizam bons condensadores, bons pickups e um bom wiring, um treble bleed a gosto..(mas isso já é outro assunto).
De repente é o que me lembro..
Os Push-Push e Push-Pull podem ser usados para humbuckers, com a finalidade de separar as coils caso os humbuckers permitam (normalmente tem 4 ou mais fios), nos Push-Push carrega-se para separar em single coil e para ligar novamente o humbucker (2 single coils em simultâneo)carrega-se outra vez. Os Push-Pull puxa-se para separar em single coil e carrega-se para dentro para ligar o humbucker (2 single coils em simultâneo). Ah, Os Push-Push e Push-Pull têm normalmente 9 patas em vez de 3.
É possível transformar um normal de 1MOhm em 500kOhm ou 300KOhm, 25kOhm, etc...? SIM
Explicação: para diminuir a de 1MOhm para 500kOhm meto uma resistência em paralelo com outra resistência (potenciómetro) e assim tenho a possibilidade de obter diferentes valores.
Os potenciómetros só por si fazem muita diferença?? não tanta a menos que se tenha um estragado, mas a diferença é muito maior quando se utilizam bons condensadores, bons pickups e um bom wiring, um treble bleed a gosto..(mas isso já é outro assunto).

Jeanxito- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 147
Guitarra: Acustica do Jumbo / Vintage v100 Flamed CherryBurst & Mods
eheh, de vez em quando lá aparece um tópico onde os entendidos podem brilhar!
Toma lá
Toma lá

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
Duarteman escreveu:Parecendo que não, este assunto tem muito que se lhe diga.
Aqui estão os CTS:
Do que eu me lembro os potenciómetros "No Load" fazem o que eu tenho na guitarra, ou seja, não tenho potenciómetros lol
Quando tens o potenciómetro na posição máxima ele fica fora do circuito e assim passa o sinal todo.
Tendo o potenciómetro de volume na guitarra, quanto mais alto o valor mais som passa (principalmente a nível de agudos), se bem que noto que a articulação e definição também fica mais aprimorada, provavelmente por se situar nos agudos.
Eu fiz um tópico que fala sobre isso.

Jeanxito escreveu:é facil faze-los tb..compras um audiotaper CTS vez quando ele estão em em 10, abres o pot retiras a graphite ou passas verniz das unhas apertas tudo e voilá.. "No load"
Eu já fiz isso mas isso não é muito prático para quem não sabe o que está a fazer e há potenciómetros difíceis de escarafunchar.
Prefiro não ter potenciómetros na guitarra até porque no caso do potenciómetro do volume eu reparei que o unico som que eu usava sem ser com o potenciómetro no máximo era sempre no mesmo sítio específico.. se algum dia sentir falta disso basta fazer um pedal com um potenciómetro e um switch, assim basta pisar no pedal e fico logo com o equivalente a ter o potenciómetro nessa posição, carregando outra vez no pedal ele fica fora do circuito como se não tivesse potenciómetro. Aproveito e meto também um botão nesse pedal a fazer de killswitch para me divertir lol

é bem jogado, sim senhora..

Jeanxito escreveu:ahaha..aqui está um tópico que posso dar umas cartas..![]()
![]()
Existem vários tipos de potenciómetros e assim de repente lembro-me dos Push-Pull, Push-Push, e normais com várias cabeças (normalmente hexagonal com corte a meio -isto é efeito estrela com corte a meio- e cilindricos e com vários tamanhos de cabeça e pontas de feltro ou metal) e diferentes comprimentos de cabeça. Os da Coreia e China são mais pequenos em todos os aspectos, os CTS mais usados têm as specs USA, mais largos.Como já indicaram os mais usados para single coils (Fender) são os de 250 KOhm e para humbuckers 500 kOhm, havendo uma série da Gibson que usou potenciómetros de 300kOhm para tom/volume da bridge.
muito bom eeheheheheheh... e os condensadores, quais são os mais recomendados, por exemplo, para humbuckers?
então quer dizer que a o ter um potenciometro de 1mega a diferença que faz é que em vez da resistência máxima ser 10 passa a ser 20? ou seja dá o dobro do output?

Mário Lopes- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 113
Guitarra: jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista: Ritmo
Não, não vais ter o dobro do output até porque a variação do output consoante o potenciometro n é assim tanta, senão andava aí tudo com squiers mega-turbo-pujantes só por mudarem um potenciometro.
Quanto mais baixo o valor do potenciometro, mais som te come, quanto mais alto o valor do pot mais perto do som "puro" do pickup ficará.
Os valores dos condensadores são uma questão de gosto.. mas para aqueles que acham que o controlo do tom não varia nada ou rouba agudos a mais, vale a pena investigarem melhor o assunto.
Quanto mais baixo o valor do potenciometro, mais som te come, quanto mais alto o valor do pot mais perto do som "puro" do pickup ficará.
Os valores dos condensadores são uma questão de gosto.. mas para aqueles que acham que o controlo do tom não varia nada ou rouba agudos a mais, vale a pena investigarem melhor o assunto.

kouros escreveu:Não, não vais ter o dobro do output até porque a variação do output consoante o potenciometro n é assim tanta, senão andava aí tudo com squiers mega-turbo-pujantes só por mudarem um potenciometro.
Mais razao que esta do user kouros é impossível..
Isso do 10 é um exemplo..nos botões do potenciómetro tens lá uns números, 10 máximo e 0 mínimo,é a isso que me refiro. é uma comparação.
Condensadores é outra história... questão de relação gosto/pickups, próprios potenciómetros e treble bleed se tiveres..melhor abrir um topico porque existe muita coisa em jogo.
Sem me querer esticar muito bumblebees(axo que é assim que se escreve)>paper-in-oil (PIO)>mallory>orange drops>ceramicos> mylar (chicletes verdes lol).. apenas a opiniao de quem já experimentou todos menos os bumblebees

Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Página 1 de 3
Permissão deste fórum: