Modos Gregos-Exercicios
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Modos Gregos-Exercicios
Ne sequencia do meu estudo dos Modos Gregos, criei uns exercicios para estuda-los melhor no contexto da guitarra e arranjarf também algumas sequencias de notas também.
Nota: Todos os exercicios estao na tonalidade de C (Dó Maior).
Para começar deixo aqui o Modo Ionico, que também é a escala maior.

Esta é a forma principal de digitar este modo.
para criar os exercicios que vou colocar a seguir fiz da seguinte forma: peguei nas 6 primeiras notas da escala (na guitarra) CDEFGA e fiz a mesma sequencia de notas uma oitava a cima, depois fiz mais uma oitava.
Fica entao com este aspecto:

para ter um melhor "escorreganço" ao longo do braço pus pelo meio alguns slides.
comecem sempre com o dedo 1 (indicador) e sempre com alternate picking. podem começar para cima, eu na tab pus para baixo pois é como me da mais jeito.
No exercicio seguinte procedi da mesma forma. peguei nas 6 notas seguintes BCDEFG e fiz novamente a oitava, mas como esta no meio da escala, fiz a oitava para cima e para baixo.
è este o aspecto:

No seguinte exactamente a mesma coisa. as 6 notas seguintes, ABCDEF e as oitavas, como sao as ultimas notas as oitavas foram para baixo.

Pronto, por enquanto é isto. A medida que arranjar mais exercicios vou pondo aqui.
Para treinarem isto usem sempre metronomo e comecem devagar. Para além de treinarem a escala, treinam também um pouco a destreza de dedos.
Alguma duvida nao exitem em perguntar.
Abraço
Créditos: Todas as tabs foram escritas por mim no power tabs.
Os exercicios tirei a ideia de um video do Gustavo Guerra.
Nota: Todos os exercicios estao na tonalidade de C (Dó Maior).
Para começar deixo aqui o Modo Ionico, que também é a escala maior.

Esta é a forma principal de digitar este modo.
para criar os exercicios que vou colocar a seguir fiz da seguinte forma: peguei nas 6 primeiras notas da escala (na guitarra) CDEFGA e fiz a mesma sequencia de notas uma oitava a cima, depois fiz mais uma oitava.
Fica entao com este aspecto:

para ter um melhor "escorreganço" ao longo do braço pus pelo meio alguns slides.
comecem sempre com o dedo 1 (indicador) e sempre com alternate picking. podem começar para cima, eu na tab pus para baixo pois é como me da mais jeito.
No exercicio seguinte procedi da mesma forma. peguei nas 6 notas seguintes BCDEFG e fiz novamente a oitava, mas como esta no meio da escala, fiz a oitava para cima e para baixo.
è este o aspecto:

No seguinte exactamente a mesma coisa. as 6 notas seguintes, ABCDEF e as oitavas, como sao as ultimas notas as oitavas foram para baixo.

Pronto, por enquanto é isto. A medida que arranjar mais exercicios vou pondo aqui.
Para treinarem isto usem sempre metronomo e comecem devagar. Para além de treinarem a escala, treinam também um pouco a destreza de dedos.
Alguma duvida nao exitem em perguntar.
Abraço
Créditos: Todas as tabs foram escritas por mim no power tabs.
Os exercicios tirei a ideia de um video do Gustavo Guerra.
Última edição por Pedro_guitar em Seg Jun 21 2010, 20:25, editado 1 vez(es)

Convidad- Convidado
Re: Modos Gregos-Exercicios
aposto que foi daquele video em que ele explica que oitavar e uma maneira boa de memorizar as escalas e como aplicar isso ao imporviso estou correcto
?

Rod- Guitar GOD
- Post Count: 3406
Guitarra: ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista: Vocal/Lead
estas sim Rod. nesse video ele explica a escala pentatonica menor, oitava a escala e mostra ainda dois modos, o mixolideo e o outro nao me lembro

Convidad- Convidado
tambem o vi,por acaso é um granda video aprendi mesmo bue com ele,so tenho pena de ele nao ter mais 

Rod- Guitar GOD
- Post Count: 3406
Guitarra: ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista: Vocal/Lead
Novo Exercicio:

este é a escala com as notas todas.
mais uma vez, é começar devagarinho, sempre com a palhetada certa.
acho que este exercicio seja bom também para treinar sweeppicking
este exercicio fui eu que 'inventei' e mais uma fez escrevi a tab em power tab.
PS:se alguém arranjar alguma maneira de concretizar melhor os exdercicios que me diga que eu edito as tabs e volto a colocar aqui.
Abraço

este é a escala com as notas todas.
mais uma vez, é começar devagarinho, sempre com a palhetada certa.
acho que este exercicio seja bom também para treinar sweeppicking
este exercicio fui eu que 'inventei' e mais uma fez escrevi a tab em power tab.
PS:se alguém arranjar alguma maneira de concretizar melhor os exdercicios que me diga que eu edito as tabs e volto a colocar aqui.
Abraço

Convidad- Convidado
Em relação a usares powertab, tens opções muito melhores e igualmente grátis tipo o tuxguitar... os gráficos do ptab são muito mauzinhos, não são nada "smooth", arranham os olhos lol

kouros- Guitarrista de garagem
- Post Count: 393
Guitarra: Cort G254, Clássica, Baixo, etc e tal..
Guitarrista: Lead
pois, lá nisso tens razao... atrufia um bocado a vista lool

Convidad- Convidado
de qualquer modo, pessoal mais avançado e que já papa disto ao pequeno almoço, que acham dos exercicios?

Convidad- Convidado
Olha, para te dizer a verdade não percebi nada do teu primeiro post. Qual é a finalidade? Falas no modo ionico em Dó e é o que tens na primeira pauta... mas depois metes Si Lócrio e Lá menor..

nao, a escala é sempre a mesma. apenas fiz assim.
peguei nas 6 primeiras notas da escala (no braço da guitarra) CDEFGA. depois encontrei a oitava assima de C. fiz novamente a digitaçao daquelas 6 notas. depois subi mais uma oitava a nota C e digitei novamente aquelas 6 notas.
depois pequei nas 6 notas seguintes, as notas da 3ª e 4ª cordas. fiz o mesmo. a primeira nota que dás na 4ª corda é um B (4ªa corda, 7º tratse). fiz a oitava a baixo desse B e digitei e fiz a oitava assima de B.
depois peguei nas restantes 6 notas, a primeira dessas 6 notas é um A. fiz a oitava a baixo e fui parar a 4ª corda, 7º traste. fiz a digitaçao das 6 notas a partir dai. depois fui ao A na 4a corda, 7º traste e desci mais uma oitava, vou para a 6ª corda, 5º traste, e digitei novamente aquelas 6 notas a partir dai.
se reparares todas as notas pertencem ao modo ionico de Dó. (a nao ser que me tenh enganado na digitaçao, mas acho que nao).
ja te esclareci?
peguei nas 6 primeiras notas da escala (no braço da guitarra) CDEFGA. depois encontrei a oitava assima de C. fiz novamente a digitaçao daquelas 6 notas. depois subi mais uma oitava a nota C e digitei novamente aquelas 6 notas.
depois pequei nas 6 notas seguintes, as notas da 3ª e 4ª cordas. fiz o mesmo. a primeira nota que dás na 4ª corda é um B (4ªa corda, 7º tratse). fiz a oitava a baixo desse B e digitei e fiz a oitava assima de B.
depois peguei nas restantes 6 notas, a primeira dessas 6 notas é um A. fiz a oitava a baixo e fui parar a 4ª corda, 7º traste. fiz a digitaçao das 6 notas a partir dai. depois fui ao A na 4a corda, 7º traste e desci mais uma oitava, vou para a 6ª corda, 5º traste, e digitei novamente aquelas 6 notas a partir dai.
se reparares todas as notas pertencem ao modo ionico de Dó. (a nao ser que me tenh enganado na digitaçao, mas acho que nao).
ja te esclareci?
Última edição por Pedro_guitar em Ter Jun 22 2010, 21:37, editado 1 vez(es)

Convidad- Convidado
CDEFGA são 7 notas e não 6, é a escala completa. 4ª corda 7º traste é um A.. mas nem vou entrar por aí.
Aconselho-te a que vás estudar o que são os modos porque isso é claramente um assunto que não dominas, caso contrário não apresentarias esses exercícios muito menos divididos dessa forma.
Aconselho-te a que vás estudar o que são os modos porque isso é claramente um assunto que não dominas, caso contrário não apresentarias esses exercícios muito menos divididos dessa forma.

nao, CDEFGA soa mesmo 6 notas, falta lá o B para a escala ser completa, assim esta incompleta.
mas parece que nao me exprecei bem.
faz tu a experiencia.
diide a escala em grupos de 2 cordas.
vais a 5a e 6a cordas, pegas nas 6 primeiras notas (no caso de 3 notas por corda), CDEFGA e digitas no braço da guitarra. depois pegas. no primeiro C e sobes uma oitava, vais 'cair' na 4a corda, 10º traste, a partir deste C, digitas novamente aquelas notas.
depois pegas no C da 4a corda, 10º traste e sobes mais uma oitava (sempre a mudar cordas) e vais 'cair' na 2a corda, 13º traste. a partir dai digitas mais uma vez aquelas 6 notas.
PS: aquilo do A foi um engano por mera distraçao.
mas parece que nao me exprecei bem.
faz tu a experiencia.
diide a escala em grupos de 2 cordas.
vais a 5a e 6a cordas, pegas nas 6 primeiras notas (no caso de 3 notas por corda), CDEFGA e digitas no braço da guitarra. depois pegas. no primeiro C e sobes uma oitava, vais 'cair' na 4a corda, 10º traste, a partir deste C, digitas novamente aquelas notas.
depois pegas no C da 4a corda, 10º traste e sobes mais uma oitava (sempre a mudar cordas) e vais 'cair' na 2a corda, 13º traste. a partir dai digitas mais uma vez aquelas 6 notas.
PS: aquilo do A foi um engano por mera distraçao.

Convidad- Convidado
É na boa, eu também tou sem óculos e já conto mal lol
Não há nada de errado com esses exercícios, não têm é relação nenhuma com o título "modos gregos", até porque se tivessem já estavas aí a exemplificar o ionico, o locrio e o aeolio.
Não há nada de errado com esses exercícios, não têm é relação nenhuma com o título "modos gregos", até porque se tivessem já estavas aí a exemplificar o ionico, o locrio e o aeolio.

como te disse, ainda estou no inicio do estudo dos modos, ainda so estou no ionico, nao avancei para os restantes ainda, tem de ser com calma para ficar tudo no sitio e bem sabido. e como disse também no primeiro post a medida que fosse avançando ia colocando os restantes modos, com exercicios do mesmo genero ou outros que entretanto 'descubra'.
isto daqui a uns dias talvez passe para o proximo modo. mas por enquanto exploro este, acordes possiveis para o modo e e alguns improvissos sobre BT's para interiorizar o modo e ficar na ponta dos dedos.
o mal desta pequena 'discuçao' foi uma má explicaçao da minha parte dos exercicos.
espero que tenha ficado tudo resolvido.
atençao pessoal, se quiserem podem postar neste topico exercicios dos outros modos.
isto daqui a uns dias talvez passe para o proximo modo. mas por enquanto exploro este, acordes possiveis para o modo e e alguns improvissos sobre BT's para interiorizar o modo e ficar na ponta dos dedos.
o mal desta pequena 'discuçao' foi uma má explicaçao da minha parte dos exercicos.
atençao pessoal, se quiserem podem postar neste topico exercicios dos outros modos.

Convidad- Convidado
kouros escreveu:É na boa, eu também tou sem óculos e já conto mal lol
Só um Off-topic... Porque é que tens esse Avatar anti Floyd Rose? xD

Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 497
Guitarra: Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
o que acho que ele quer dizer é que tens partes que não usas-te todas as notas do modo.
usas-te 6 notas da escala e oitavaste para obter o próximo grupo... logo no exercício 2 isso acontece...
usas-te 6 notas da escala e oitavaste para obter o próximo grupo... logo no exercício 2 isso acontece...

Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:como te disse, ainda estou no inicio do estudo dos modos, ainda so estou no ionico, nao avancei para os restantes ainda, tem de ser com calma para ficar tudo no sitio e bem sabido. e como disse também no primeiro post a medida que fosse avançando ia colocando os restantes modos, com exercicios do mesmo genero ou outros que entretanto 'descubra'.
Com o título do teu tópico, o conteúdo deveria ser algo como o que o CarlosC meteu aqui no último post.
Apenas "impliquei" com os teus exercícios porque quando realmente perceberes os modos vais ver que um post como o teu só vai é complicar a cabeça de quem quer aprender o que são os modos. Para o conteúdo que postaste o título do teu tópico não tem nada a vêr. Tu postaste patterns diatónicos baseados em Dó maior.. e num contexto musical (e de modos) o teu 2º e 3º exemplo seriam B locrio e A menor.
Quanto ao meu avatar, não curto pontes móveis mas também não tenho nada contra quem usa.. apenas achei piada

o pa, mas o carlos já tem mais estudo disto que eu. eu apenas expandi a escala e arranjei forma de a digitar mais facilmente (o uso de slides).
os exercicios do carlos sao de todos os modos, mas eu estou nisto dos modos a pouco tempo, nao passei do ionico ainda. nao podia tar a por cenas de modos que anida nao peguei.
tu é que talvez nao tenhas percebido o que fiz. as notas presentes nos exercicios sao TODAS do Modo IONICO.
se começares nas 1ª e 2ª cordas e vires que notas la estao, e depois fores analizar as restantes cordas, sempre duas a duas, vais ver que as notas se repetem.
isto é apenas um exercicio que uso para me ajudar na improvisaçao e uso em mais escalas.
os exercicios do carlos sao de todos os modos, mas eu estou nisto dos modos a pouco tempo, nao passei do ionico ainda. nao podia tar a por cenas de modos que anida nao peguei.
tu é que talvez nao tenhas percebido o que fiz. as notas presentes nos exercicios sao TODAS do Modo IONICO.
se começares nas 1ª e 2ª cordas e vires que notas la estao, e depois fores analizar as restantes cordas, sempre duas a duas, vais ver que as notas se repetem.
isto é apenas um exercicio que uso para me ajudar na improvisaçao e uso em mais escalas.

Convidad- Convidado
@CarlosC
se puderes podes fazer ai um Topico com a aplicaçao dos modos, acordes possiveis e assim. era um topico bastante interessante e bastante util. e sempre me ajudava mais no estudo disto e assim sempre ia criando as minhas BT's para estudar isto melhor e improvisar por cima.
se podesses era bacano
(eu sei que ja me explicaste isto por msn, ficou alguma coisa, mas nao tudo, e assim sempre podia consultar sempre que quisesse)
se puderes podes fazer ai um Topico com a aplicaçao dos modos, acordes possiveis e assim. era um topico bastante interessante e bastante util. e sempre me ajudava mais no estudo disto e assim sempre ia criando as minhas BT's para estudar isto melhor e improvisar por cima.
se podesses era bacano
(eu sei que ja me explicaste isto por msn, ficou alguma coisa, mas nao tudo, e assim sempre podia consultar sempre que quisesse)

Convidad- Convidado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Página 1 de 3
Permissão deste fórum: