Ouvido absoluto (Perfect pitch)
Página 3 de 3 • Compartilhe •
Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)
Eu por acaso já tive oportunidade de falar sobre isso com outras pessoas...e...apesar de não ser uma verdade concreta e explicavel....o ouvido absoluto nasce com a pessoa, e são raras as pessoas que o tem, é como nasceres com um dom sem saberes que o tens, e essas pessoas só vão descobrir que o têm se enveredarem pla musica.
O treino só te pode levar ao ouvido relativo, o que de si já é muito bom ou excelente mesmo.
E depois existem pessoas como eu que raramente acertam uma
e eu até costumo treinar o ouvido
Mas isto é só uma opinião e o resultado de conversas apoiadas em certos estudos....
O treino só te pode levar ao ouvido relativo, o que de si já é muito bom ou excelente mesmo.
E depois existem pessoas como eu que raramente acertam uma
Mas isto é só uma opinião e o resultado de conversas apoiadas em certos estudos....
Poisonman escreveu:bom mas para o caso de alguém querer treinar isso, há uma maneira muito simples de o fazer, peçam a um amigo para ir dando algumas notas e tentem ir adivinhando e interiorizando as notas, insistam mais numas, depois mais notras, por ai adiante, quando derem por vocês já estão a começar a reconhecer muitas delas
existe esse tipo de treino auditivo no conservatório, para ditados de melodias, de intervalos, de acordes e até de vários instrumentos em simultâneo.
e mesmo alguém que acabe o 8º grau do conservatório não chega nem perto das capacidades auditivas de alguém com ouvido absoluto, isto dito por pessoas que eu conheço que lá andaram...
todos devemos treinar o ouvido claro, e é mesmo muito raro encontrar alguém com ouvido absoluto mas quem o tem é mesmo um caso à parte.

Convidad- Convidado
O ouvido absoluto é apenas uma memória.
Assim como se memoriza as cores, assim como se memoriza outra coisa qualquer assim se memorizam as notas.
Há pessoas que nascem logo com essa faculdade, outras que com o tempo alcançam, e ainda outras que precisam de muito esforço para a alcançar, mas é sempre possível alcançar o ouvido absoluto.
Pessoalmente, prefiro um ouvido relativo bem desenvolvido do que um ouvido absoluto. O ouvido absoluto destingue notas na sua singularidade, enquanto que o ouvido relativo faz relação entre notas: não sabe quais são as notas mesmo, mas sabe o efeito que o intervalo entre elas produz.
Assim como se memoriza as cores, assim como se memoriza outra coisa qualquer assim se memorizam as notas.
Há pessoas que nascem logo com essa faculdade, outras que com o tempo alcançam, e ainda outras que precisam de muito esforço para a alcançar, mas é sempre possível alcançar o ouvido absoluto.
Pessoalmente, prefiro um ouvido relativo bem desenvolvido do que um ouvido absoluto. O ouvido absoluto destingue notas na sua singularidade, enquanto que o ouvido relativo faz relação entre notas: não sabe quais são as notas mesmo, mas sabe o efeito que o intervalo entre elas produz.

purple- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 27
Guitarra: Prs SE Paul Allender scarlet red e Alhambra 7p :P
Guitarrista: Indefinido
Bem este tópico já é um bocadinho "velho" mas deixo aqui tb a minha opiniao.
Sim eu acredito nisso do ouvido absoluto porque o meu professor de viola, tem isso, e ele diz que isso tem vantagens, mas tb tem grandes desvantagens.
Eu só toco a uns meses e consigo afinar a minha guitarra de ouvido na boa...
E não tenho isso :p.
Sim eu acredito nisso do ouvido absoluto porque o meu professor de viola, tem isso, e ele diz que isso tem vantagens, mas tb tem grandes desvantagens.
Eu só toco a uns meses e consigo afinar a minha guitarra de ouvido na boa...
E não tenho isso :p.

edub13- Guitarrista dedicado
- Post Count: 691
Guitarra: Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Opah, o meu stor ta sempre a dizer que tenho ouvido de musico... Se ouvido absoluto for, como ele fez na ultima aula, que tocou uma musica sem eu ver os acordes e que 5 min chegaram para ir buscar esse mesmo som... Tenho ouvido absoluto, senao, tenho mesmo assim um ouvidinho capaz de identificar muita coisa. xDDDDD

Tiago Miguel Rodrigues- Guitarrista de garagem
- Post Count: 351
Guitarra: Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Guitarrista: Vocal/Ritmo
^se tivesses ouvido absoluto eras capaz de dizer as notas ao mesmo tempo que ele tocava... não precisavas de 5 minutos. x)
Para além de que 5 acordes é uma tarefa relativamente fácil.
cuidado que há pessoas com ouvido absoluto sem "talento" para a musica...(mais ou menos vá)
há quem o tenha e não acerte uma nota no tempo...
Para além de que 5 acordes é uma tarefa relativamente fácil.
cuidado que há pessoas com ouvido absoluto sem "talento" para a musica...(mais ou menos vá)
há quem o tenha e não acerte uma nota no tempo...

maddox- Guitarrista viciado
- Post Count: 834
Guitarra: gibson sg
O Malmsteen é um dos sortudos a ter essa capacidade. Consegue reconhecer qualquer nota musical, seja qual for a fonte.

Guzzman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 283
Guitarra: -
Mozart tinha ouvido absoluto.
Ouvia uma sinfonia e era capaz de quando chegas-se a casa, escrevia a sinfonia toda, partituras para os instrumentos todos.
Eu pessoalmente, não gostava nada de ter ouvido absoluto, é algo bastante desconfortável, pois, todos os sons ''desafinados'' se tornam extremamente incomodativos.
Ouvia uma sinfonia e era capaz de quando chegas-se a casa, escrevia a sinfonia toda, partituras para os instrumentos todos.
Eu pessoalmente, não gostava nada de ter ouvido absoluto, é algo bastante desconfortável, pois, todos os sons ''desafinados'' se tornam extremamente incomodativos.

Convidad- Convidado
Bem ultimamente tenho visto uma série no Discovery, que se chama Super hómens, e já lá foi um cego com isso, e um dos testes foi um pianista normal toucou uma musica (senão estou em erro composta pelo o próprio) e no momento a seguir o cego tocou axaztamente o que o outro pianista touco, mesmas notas, mesmo tempo, tudo; foi comprovado , estavam a tocar num teclado midi que estava ligado ao pc.

ToniFF- Guitarrista dedicado
- Post Count: 522
Guitarra: FENDER SQUIER STRATOCASTER DELUXE HOT RAILS OLYMPIC WHITE ROSEWOOD
o malmsteen é a prova que o ouvido absoluto não tem qualquer relação com as capacidades musicais de quem o tem

Convidad- Convidado

edub13- Guitarrista dedicado
- Post Count: 691
Guitarra: Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
ter ouvid absoluto deve ser muito bom mas como ja foi dito nao sao so vantagens, para alem de nao vos dar a musicalidade necessaria, o seja n é o ouvido absoluto q vos vai tornar musicos mais capacidade, por outro lado e uma desvantgens se pensarem no q os coitados sofrem quando vao a um concerto e ouvem q algum instrumento está desafinado..o meu stor de guitarra diz q conhece gente com est capacidade mas q uma vez uma amigo dele estava a dar um concerto e o baixista tinha um pouco o baixo desafinado, isto a meio do concerto, a partir do momento em q ele percebeu qo baixo estva desafinado nao se conseguia concentrar nem tocar nd de jeito...por isso o ouvido absoluto tb pode er uma desvantagem

Pati- Guitarrista de garagem
- Post Count: 311
Guitarra: Epiphone
ouvido absoluto não nos torna bons músicos assim como "paladar absoluto" não nos torna bons cozinheiros, se é que existe "paladar absoluto"mas vocês percebem a minha ideia
Ui, o que se escreveu para aqui...
Bem, "ouvido absoluto" é a capacidade que algumas pessoas têm de decorar notas, ou seja, em qualquer situação, quando ouvem um som, conseguem dizer que nota é. Uma pessoa com "ouvido relativo" muito treinado, consegue fazer o mesmo, é certo, mas apenas em contexto, isto é, apenas quando ainda tem fresco um som de referência na cabeça.
Li alguém aí dizer que sabia distinguir Dós, mas não outras notas.... ora, isso não faz sentido nenhum. Se sabemos o que é um dó, sabemos o que é um Ré. Basta "imaginar" um tom de diferença... O tal "ouvido absoluto" sabe sempre qual é a nota, porque memorizou-as a todas. E o mais intrigante para quem não tem essa capacidade é quando alguém com "ouvido absoluto" consegue dizer que "aquela esferográfica a cair no chão fez um ré" ou " aquele traque que deste foi um si". Normalmente, as pessoas com "ouvido relativo" - e diz-se por aí que estamos a falar de 999 em 1000 pessoas - só conseguem distinguir notas se:
1. estiverem em contexto (i.e. se tiverem em memória fresca uma nota qualquer ou, para quem toca instrumento, uma "nota de conforto" que consiste numa nota que se toca tantas vezes que é como se estivesse sempre em contexto. Para os guitarrista, a "nota de conforto" é, regra geral, o mi).
2. a nota se mantiver no tempo com estabilidade (i.e. se estivermos a afinar a guitarra e não dermos paz à cravelha, sempre a rodá-la, o "ouvido relativo" às tantas já não sabe onde está).
3. se o som estiver em timbres conhecidos. Se um "ouvido relativo" não foi muito dado a traques, mesmo com estabilidade e contexto, vai ter dificuldade em dizer se aquele peido foi em lá ou si bemol.
Dito isto, posso-vos dizer que é óbvio que há grandes vantagens em se ter um ouvido perfeito. Como está ligado à memória, tipicamente são pessoas que conseguem tirar músicas de ouvido com grande facilidade.
Por outro lado, o "ouvido perfeito" sofre - mais uma vez, regra geral... - de problemas de criatividade. A criatividade, como todos nós que já alguma vez tentámos criar qualquer coisa sabemos, tem muito a ver com "atirar à parede a ver se agarra". O "ouvido perfeito" tende a ser muito explícito, o que quer fazer é o que faz... logo, nunca faz aquilo que não queria fazer que é onde reside, muitas vezes, a verdadeira criatividade.
Bem, "ouvido absoluto" é a capacidade que algumas pessoas têm de decorar notas, ou seja, em qualquer situação, quando ouvem um som, conseguem dizer que nota é. Uma pessoa com "ouvido relativo" muito treinado, consegue fazer o mesmo, é certo, mas apenas em contexto, isto é, apenas quando ainda tem fresco um som de referência na cabeça.
Li alguém aí dizer que sabia distinguir Dós, mas não outras notas.... ora, isso não faz sentido nenhum. Se sabemos o que é um dó, sabemos o que é um Ré. Basta "imaginar" um tom de diferença... O tal "ouvido absoluto" sabe sempre qual é a nota, porque memorizou-as a todas. E o mais intrigante para quem não tem essa capacidade é quando alguém com "ouvido absoluto" consegue dizer que "aquela esferográfica a cair no chão fez um ré" ou " aquele traque que deste foi um si". Normalmente, as pessoas com "ouvido relativo" - e diz-se por aí que estamos a falar de 999 em 1000 pessoas - só conseguem distinguir notas se:
1. estiverem em contexto (i.e. se tiverem em memória fresca uma nota qualquer ou, para quem toca instrumento, uma "nota de conforto" que consiste numa nota que se toca tantas vezes que é como se estivesse sempre em contexto. Para os guitarrista, a "nota de conforto" é, regra geral, o mi).
2. a nota se mantiver no tempo com estabilidade (i.e. se estivermos a afinar a guitarra e não dermos paz à cravelha, sempre a rodá-la, o "ouvido relativo" às tantas já não sabe onde está).
3. se o som estiver em timbres conhecidos. Se um "ouvido relativo" não foi muito dado a traques, mesmo com estabilidade e contexto, vai ter dificuldade em dizer se aquele peido foi em lá ou si bemol.
Dito isto, posso-vos dizer que é óbvio que há grandes vantagens em se ter um ouvido perfeito. Como está ligado à memória, tipicamente são pessoas que conseguem tirar músicas de ouvido com grande facilidade.
Por outro lado, o "ouvido perfeito" sofre - mais uma vez, regra geral... - de problemas de criatividade. A criatividade, como todos nós que já alguma vez tentámos criar qualquer coisa sabemos, tem muito a ver com "atirar à parede a ver se agarra". O "ouvido perfeito" tende a ser muito explícito, o que quer fazer é o que faz... logo, nunca faz aquilo que não queria fazer que é onde reside, muitas vezes, a verdadeira criatividade.

Prats- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 188
Guitarra: Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
O ouvido absoluto normalmente nasce com a pessoa, já o ouvido relativo( bem mais util) é preciso treina-lo. Uma pessoa que tem ouvido absoluto pode ter mais dificuldade por exemplo em tirar uma musica de ouvido. Imaginemos que o instrumento é transpositor , então um dó transposto não é igual a um dó real, então a pessoa vai se baralhar. Já com o ouvido relativo basta a pessoa ter uma nota de referencia.
Eu por exemplo, não tenho ouvido absoluto mas sei o lá=440 de cor (ás vezes estou um pouco baixo) e consigo ás vezes ouvir um nota e ao toca-la na guitarra ou no saxofone acertar na nota ou muito perto dela. O meu ouvido também no que toca a identificar notas automaticamente também acaba por ser um pouco baralhado porque por exemplo, na guitarra(instrumento não transpositor) o lá é igual ao lá real, mas no sax alto(dó=Mib real) o lá é um dó na realidade, e no sax tenor(dó=sib real) um lá é igual a um sol. Já o meu ouvido relativo está mais desenvolvido, é raro errar a identificar um intervalo melódico. A tirar musicas de ouvido também me safo bem.
Agora histórias engraçadas. Uma vez uma stora de formação contou-me que tinha um colega que tinha ouvido absoluto e que ele era assustador, porque bastava alguem bater numa mesa, que ele dizia logo "é um fá# mas tá um pouco baixo".
Eu por exemplo, não tenho ouvido absoluto mas sei o lá=440 de cor (ás vezes estou um pouco baixo) e consigo ás vezes ouvir um nota e ao toca-la na guitarra ou no saxofone acertar na nota ou muito perto dela. O meu ouvido também no que toca a identificar notas automaticamente também acaba por ser um pouco baralhado porque por exemplo, na guitarra(instrumento não transpositor) o lá é igual ao lá real, mas no sax alto(dó=Mib real) o lá é um dó na realidade, e no sax tenor(dó=sib real) um lá é igual a um sol. Já o meu ouvido relativo está mais desenvolvido, é raro errar a identificar um intervalo melódico. A tirar musicas de ouvido também me safo bem.
Agora histórias engraçadas. Uma vez uma stora de formação contou-me que tinha um colega que tinha ouvido absoluto e que ele era assustador, porque bastava alguem bater numa mesa, que ele dizia logo "é um fá# mas tá um pouco baixo".

nunixcip- Guitar Hero
- Post Count: 1252
Guitarra: ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista: Vocal/Ritmo
Normalmente, para quem tem o ouvido absoluto, basta ouvir uma música uma única vez para a tocar na perfeição logo a seguir.

Guzzman- Guitarrista de garagem
- Post Count: 283
Guitarra: -
faz sentido saber distinguir as notas sim... há algumas que sei de cor se as ouvir em determinadas oitavas, até porque são as referencias que uso para afinar (ou confirmar que está afinado, no caso de usar as Ibanez loolol) diariamente então já as memorizei...

Convidad- Convidado
Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Página 3 de 3
Permissão deste fórum: