Ouvido absoluto (Perfect pitch)
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Ouvido absoluto (Perfect pitch)
Boas, gente
Andei a pesquisar e fiquei surpreendido por não haver um tópico sobre isto num fórum de música.
Para quem não sabe, o ouvido absoluto é uma habilidade que algumas pessoas têm de reconhecer notas musicais assim do nada, tal como nós reconhecemos as cores.
É uma habilidade que me fascina muito, e gostava muito de a ter.
Alguém quer partilhar histórias que relacionadas com isto?
Andei a pesquisar e fiquei surpreendido por não haver um tópico sobre isto num fórum de música.
Para quem não sabe, o ouvido absoluto é uma habilidade que algumas pessoas têm de reconhecer notas musicais assim do nada, tal como nós reconhecemos as cores.
É uma habilidade que me fascina muito, e gostava muito de a ter.
Alguém quer partilhar histórias que relacionadas com isto?

flipex- Guitar Hero
- Post Count: 1237
Guitarra: Squier Classic Vibe Stratocaster 60's Candy Apple Red, Pablo Romero
Guitarrista: Indefinido
Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)
havia um topico parecido
mas digo te ja que adorava ter concigo distinguir acordes e afins mas notas soltas esquece, cunheco uma pessoa minha amiga que tem , ela é espetacular , ela para cantar uma coisa por exemplo em si , pega no diapasao vai ao la e depois vai a nota que quiser como se nada fosse
mas digo te ja que adorava ter concigo distinguir acordes e afins mas notas soltas esquece, cunheco uma pessoa minha amiga que tem , ela é espetacular , ela para cantar uma coisa por exemplo em si , pega no diapasao vai ao la e depois vai a nota que quiser como se nada fosse

Ze Manel- Guitar Hero
- Post Count: 1132
Guitarra: Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Pois, eu pesquisei e não encontrei nenhum tópico parecido...
Mas pessoas com esta habilidade são fantásticas...
Mas pessoas com esta habilidade são fantásticas...

flipex- Guitar Hero
Uma pessoa normal é capaz de fazer isso. Há pessoas com mais facilidade que outras, como é normal! Nada que não se consiga treinando muito os nossos ouvidos! 

jota jota- Moderador
- Post Count: 3352
Guitarra: Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario(classica)
Guitarrista: Lead
Isso é diferente. Há pessoas que nascem logo a conseguir distingui-las. Além disso, não pode ser tão normal assim, se há estudos profundos sobre o tema...

flipex- Guitar Hero
Desconheço tal estudos, é por isso que disse aquilo! loool

jota jota- Moderador
Pois. Há cientistas a tentar perceber porque é que alguns nascem logo com aquilo e outros não. Se pesquisares no Youtube, encontras um vídeo de um rapaz que consegue saber as notas do piano. Mas o ouvido absoluto é diferente do ouvido relativo. O ouvido relativo todos podem ter, basta terem prática. O ouvido absoluto não...

flipex- Guitar Hero
Ze. escreveu:Quem consegue afinar a guitarra por ouvido e capaz de o fazer
Também não é bem assim! Eu sou capaz de afinar a guitarra de ouvido, mas no entanto não tenho o dom do "ouvido absoluto"!

jota jota- Moderador
acho que tem que ver com a experiência e dedicação que dás à musica. tenho instrução clássica, e nas aulas de formação musical (teoria), para além de aprenderes musica e partituras, vais fazendo exercicios que testam a tua capacidade auditiva. A minha professora de instrução musical consegue tocar musicas no piano, depois de as ouvir uma única vez (se não forem complexas (digo eu))... acho que com o passar o teu e a tal dedicação, aprendendo de ouvido, afinando, até percebendo a lógica da música, vais ganhando essa capacidade de reconhecer os sons...

Gameiro- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 86
Guitarra: António de Carvalho (clássica)
isso nao depedende das afinações? Para mim quem tiver a afinação um tom acima, se tocar um fá, eu digo que é um sol xd
eu consigo afinar a guitarra de ouvido, nem tenho afinador. só uso o online para quando tenho de gravar e quero aquilo nos trincos
Não. Se tiveres ouvido absoluto sabes automaticamente qual é a nota que a pessoa toca. Tão simples como isso...

flipex- Guitar Hero
penso que todos temos isso, há são pessoas com preguiça(tipo eu) que não teem muita paciencia para desenvolver isso, mas se um de nós estudar profundamente musica e treinar bem o ouvido = ouvido absoluto
Nop.
Se um de nós estudar profundamente musica e treinar bem o ouvido = Ouvido Relativo muito bom.
Se um de nós estudar profundamente musica e treinar bem o ouvido = Ouvido Relativo muito bom.

flipex- Guitar Hero
flipex escreveu:Isso é diferente. Há pessoas que nascem logo a conseguir distingui-las. Além disso, não pode ser tão normal assim, se há estudos profundos sobre o tema...
ninguém distingue notas do nada, para as distinguir tem que se estudar musica, nao vou distinguir notas sem saber o que é um dó penso eu
Ainda ninguém sabe ao certo como se adquire o "ouvido absoluto", logo não podemos estar aqui a dizer se nasce com a pessoa ou se é adquirido ao longo dos tempo com muito treino.
Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. O cérebro humano tem que ser desenvolvido para que consigamos obter determinados objectivos, portanto sou da opinião que o ouvido absoluto obtém-se ao longo do tempo com treino.
Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. O cérebro humano tem que ser desenvolvido para que consigamos obter determinados objectivos, portanto sou da opinião que o ouvido absoluto obtém-se ao longo do tempo com treino.

jota jota- Moderador
slasheduff escreveu:flipex escreveu:Isso é diferente. Há pessoas que nascem logo a conseguir distingui-las. Além disso, não pode ser tão normal assim, se há estudos profundos sobre o tema...
ninguém distingue notas do nada, para as distinguir tem que se estudar musica, nao vou distinguir notas sem saber o que é um dó penso eu
Errado. Há pessoas que nascem assim. Não precisam de ser músicos. Pesquisa.

flipex- Guitar Hero
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Página 1 de 3
Permissão deste fórum: