"Carteira" de Musico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Carteira" de Musico

Mensagem por Poisonman em Sab Maio 15 2010, 22:59

Pessoal, queria fazer uma pergunta para o caso de alguém me saber dizer, mas uma vez estava a falar com um conhecido meu daqueles que se arma muuuuuuuuito em grande, e ele mencionou uma coisa que fiquei curioso mas que também não lhe perguntei ( queria era despaxa lo)....

Alguém sabe alguma coisa acerca de Carteira de Musico? Pelo que ele disse deu me a entender que é uma especie de "cartão", alguém me sabe dizer algo acerca disso?

Peço desculpa por isto ser muito vago mas também não me consigo explicar melhor =/

Poisonman
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 119
Guitarra: Epiphone Les Paul 1960 Tribute , LTD F-50
Guitarrista: Vocal/Lead

http://www.myspace.com/poison_guitar

Re: "Carteira" de Musico

Mensagem por NaréCardoso em Sab Maio 15 2010, 23:03

Nao sei se isso entro mesmo em vigor... Acho que isso tem a ver com a Sociedade Portuguesa de Autores... Digo eu... O que ouvi já foi há muito tempo e tenho só uma vaga ideia... Mas penso que existe sim, ou pelo menos falaram nisso... Seria se calhar uma especie de "proteccao" aos Musicos... Tipo uma Seguranca Social "MUsical" Mas nao sei se isso foi para a frente... Talvez!

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Post Count: 8407
Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)

Mensagem por Slider56 em Dom Maio 16 2010, 21:41

Não é nada disso;a chamada Carteira Profissional é um documento que comprova a categoria profissional de quem a detém,seja músico,engenheiro,médico etc,etc.
Normalmente quem se candidata a ter a carteira tem de prestar provas em como está à altura de a ter;isso implica um conhecimento profundo da profissaõ em causa.
No caso dos músicos,têm de prestar provas que normalmente consistem em audições em vários estilos.Têm de saber tocar por música,ler na pauta directamente,e executar diversas peças perante um júri que dará a avaliação final.
Quem faz isso em Portugal é o Sindicato Nacional de Músicos,salvo erro na avenida D. Carlos I em Lisboa.
Há academias de música e o próprio Conservatório Nacional que podem emitir o mesmo tipo de certificados,independentemente do sindicato.
Tirando alguns músicos muito conceituados,a maioria nas orquestras ligeiras,filarmónicas e sinfónicas,e nas bandas militares ou para-militares,é muito raro encontrar-se um músico oficialmente encartado.

Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count: 4629
Guitarra: ...em remodelação...
Guitarrista: Vocal/Ritmo

Mensagem por NaréCardoso em Dom Maio 16 2010, 21:50

Huuum. Pois. Sendo assim fico calado...
Estava a pensar naquilo que se passou há uns anos por causa dos artistas "nao terem" reforma... Tenho ideia de que andaram para criar algo do genero para artistas... Se nao estou em erro, a iniciativa partiu do Parque Mayer (ou algo do genero)... A minha memoria é horrivel, peco desculpas...

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Guitarra: (Fender Strat HSS MIM) + (Vintage V100 Icon DTSB) + (Encore Strat) + (Classica Samick) + (Acustica Eastwood LA125) + (Flying V sem marca) + (Encore Bass Guitar)

Mensagem por Slider56 em Dom Maio 16 2010, 22:00

NaréCardoso escreveu:Huuum. Pois. Sendo assim fico calado...
Estava a pensar naquilo que se passou há uns anos por causa dos artistas "nao terem" reforma... Tenho ideia de que andaram para criar algo do genero para artistas... Se nao estou em erro, a iniciativa partiu do Parque Mayer (ou algo do genero)... A minha memoria é horrivel, peco desculpas...

Não,nada disso;a tua memória está em bom estado,mas esse projecto de que falas começou muito bem e acabou muito mal.
Chamava-se Siarte,e era suposto ser uma alternativa ao Sindicato dos Músicos,mas tal como este último também sofreu de um mal muito comum (infelizmente) neste país:quando alguém começa um projecto,e se esse projecto se apresentar como alternativa a qualquer instituição,aparecem logo os grupinhos de influência,os compadrios e as panelinhas que só servem para deitar abaixo o que não conseguem superar.
Conheço muitos amigos que ainda têm carteiras passadas pela Siarte,mas o grau de exigência nas provas ficava muito aquém dos mínimos para se merecer uma verdadeira carteira profissional.
Não quer com isto dizer que não houvessem músicos de muito valor em ambas as organizações,mas foi uma questão de tempo até ir tudo por água abaixo.É que se todos são tratados por igual,tudo bem;mas quando uns começam a ser tratados como filhos de reis e outros como filhas da p...a,então alguma coisa vai muito mal.

Hoje em dia,um músico é em 99% dos casos um freelancer (trabalhador liberal) que recebe os cachets por inteiro,e ele mesmo tem de fazer os descontos para IRS,IVA,Segurança Social e ainda tem as contas dos costume para pagar...neste país não é fácil,não...!

Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por NaréCardoso em Dom Maio 16 2010, 22:10

Pois... Entao tem a ver com isso, bem me parecia...

Pois nao é fácil nao... Eu sei bem... Mas olha que aqui tambem nao é muito diferente... Eu "nao tenho" que fazer descontos... Pago £2.40 por semana de impostos (dentro de um certo limite de rendimento anual que "nao convem passar"), mas se quiser reforma ( ) tenho que a fazer eu... Por acaso ainda esta semana tive uma reuniao no Barclays acerca disso... Fica, para mim, o minimo de £80/mes para um dia vir a ter uma reforma...

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Slider56 em Seg Maio 17 2010, 20:46

NaréCardoso escreveu:Pois... Entao tem a ver com isso, bem me parecia...

Pois nao é fácil nao... Eu sei bem... Mas olha que aqui tambem nao é muito diferente... Eu "nao tenho" que fazer descontos... Pago £2.40 por semana de impostos (dentro de um certo limite de rendimento anual que "nao convem passar"), mas se quiser reforma ( ) tenho que a fazer eu... Por acaso ainda esta semana tive uma reuniao no Barclays acerca disso... Fica, para mim, o minimo de £80/mes para um dia vir a ter uma reforma...

Vale a pena,já que Inglaterra está mais próxima da Common Wealth que da União europeia em termos de legislação laboral e pós-laboral.
Enquanto trabalhei no som de estrada e backstage com os ingleses,decidi fazer o que aqui se chama Poupança-Reforma (Lloyd's Bank),e está lá a render para quando eu decidir "encostar à box"...

Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por NaréCardoso em Seg Maio 17 2010, 21:08

Ah pois é... Isso é que é falar... Eu vou fazer no Barclays...

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Convidad em Dom Set 19 2010, 16:09

eu fiquei curioso com essa situação da carteira de músico.
onde se tira? quanto se paga? o que se ganha com isso? creditação apenas?

Convidad
Convidado

Mensagem por fantasjcmr em Dom Set 19 2010, 16:14

valeu!

fantasjcmr
Aprendiz de guitarra

Post Count: 91
Guitarra: Fender
Guitarrista: Indefinido

Mensagem por Knuxus em Dom Set 19 2010, 16:39

deve ser igual a licença de pesca, em caso de estiveres a rockar e um policia perguntar porque raio estas a rockar, tu mostras a licença e pronto ele fica logo "ah, continue"...

Knuxus
Guitarrista viciado

Post Count: 869
Guitarra: Schecter Jeff Loomis NT + PGM301
Guitarrista: Lead

http://www.guitarvsgodzilla.com

Mensagem por NaréCardoso em Dom Set 19 2010, 16:41

lol! Ya...

NaréCardoso
ADMINISTRADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: