Como obter bom som no Guitar Rig 4?
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Como obter bom som no Guitar Rig 4?
Alguém possui este software e sabe mexer nele convenientemente?
Vou-vos explicar o que se passou comigo.
Comprei recentemente uma placa de som externa Yamaha Audiogram 6 e arranjei o Guitar Rig 4. O que se passa é que, apesar de já ter tudo ligado convenientemente e a gravar bem no Cubase AI4 que veio com a Audiogram 6, o som que me sai do Guitar Rig 4, mesmo usando os presets que supostamente soam bem já de origem, têm um som horrível. Para além do som ser estranho, ouve-se ruído de fundo, etc. Já tentei solucionar isto e a verdade é que a gravar em clean no Cubase AI4 o som me sai na perfeição. Sem alterar nada na placa, mal começo a usar o Guitar Rig 4, o som fica horrível, principalmente se utilizar distorção.
Alguém me saberá dar uma possível solução para isto?
Abraço!
Vou-vos explicar o que se passou comigo.
Comprei recentemente uma placa de som externa Yamaha Audiogram 6 e arranjei o Guitar Rig 4. O que se passa é que, apesar de já ter tudo ligado convenientemente e a gravar bem no Cubase AI4 que veio com a Audiogram 6, o som que me sai do Guitar Rig 4, mesmo usando os presets que supostamente soam bem já de origem, têm um som horrível. Para além do som ser estranho, ouve-se ruído de fundo, etc. Já tentei solucionar isto e a verdade é que a gravar em clean no Cubase AI4 o som me sai na perfeição. Sem alterar nada na placa, mal começo a usar o Guitar Rig 4, o som fica horrível, principalmente se utilizar distorção.
Alguém me saberá dar uma possível solução para isto?
Abraço!

Eagle- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 74
Guitarra: LTD Viper 200FM
Guitarrista: Indefinido
Re: Como obter bom som no Guitar Rig 4?
eu acho que tem a ver com a comfiruração do programa;
tens que ver onde ele está a ir voscar a entrada do som e pocivelmente selesionar no pc essa entrada
tens que ver onde ele está a ir voscar a entrada do som e pocivelmente selesionar no pc essa entrada

Convidad- Convidado
tens de definir no guitar rig essa placa de som como placa principal e usar somente essa

Convidad- Convidado
1 instala as drives Asio4all
Asio4ALL isto quase de certeza que resolve o teu problema
depois diz algo
Asio4ALL isto quase de certeza que resolve o teu problema
depois diz algo

Ze Manel- Guitar Hero
- Post Count: 1132
Guitarra: Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
mas ele tem uma interface USB.. ja tem as drives dela instaladas. ele tem é que difinir no GR4 a drive.

Convidad- Convidado
tem ?
esquece "placa de som externa"
esquece "placa de som externa"

Ze Manel- Guitar Hero
Guitarra: Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
O facto de ser USB não significa que não sejam necessários drivers para usar o aparelho. E sei que um colega meu teve problemas com o driver ASIO4ALL da Zoom para ligar a G2 ao PC (também por USB), porque praticamente lhe parava o PC.
A meu ver tudo indica que seja um problema de drivers, mas só vendo. Recomendo-te que vejas o manual e pesquises na Net por processo de configurações específicos desse Yamaha Audiogram.
A meu ver tudo indica que seja um problema de drivers, mas só vendo. Recomendo-te que vejas o manual e pesquises na Net por processo de configurações específicos desse Yamaha Audiogram.
Se ele já consegue gravar no cubase é porque o driver está a funcionar.
Eu iria mais para a configuração do guitar rig.
No entanto o ruído também pode ser um problema de latência muito baixa e aí já tem a ver com o driver. Se a latência estiver configurada para valores muito baixos, tipo 5ms ou menos, há a tendência para fazer uns ruídos, como se fossem uns estalidos.
Passando a latência para valores um pouco mais altos, tipo 12 ms, deve ser o suficiente para anular esse efeito.
Esta dica foi o boavida que deu aí noutro tópico sobre o guitar rig (o seu a seu dono
) e eu já experimentei andar a brincar com os valores da latência e confirmei isso mesmo.
Eu iria mais para a configuração do guitar rig.
No entanto o ruído também pode ser um problema de latência muito baixa e aí já tem a ver com o driver. Se a latência estiver configurada para valores muito baixos, tipo 5ms ou menos, há a tendência para fazer uns ruídos, como se fossem uns estalidos.
Passando a latência para valores um pouco mais altos, tipo 12 ms, deve ser o suficiente para anular esse efeito.
Esta dica foi o boavida que deu aí noutro tópico sobre o guitar rig (o seu a seu dono

nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count: 5234
Guitarra: Clássica / Vintage V100CS
É verdade nanjos, uma dica que por sua vez me foi dada por um amigo aqui do burgo e que na altura me fez sentir muito dah
Em todo o caso convém sempre verificar se o routing entre a placa e o guitar rig está bem configurado para tudo correr sobre rodas. Verificar no guitar rig se o in e o out correspondem aos da placa de som e verificar também o sample rate tanto na placa como no guitar rig se está a 44.100hz, a 48.000hz ou mesmo se está a 96.000hz.

boavida- Moderador
- Post Count: 4325
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Pessoal, já consegui resolver o problema 
O driver que vinha com a Yamaha Audiogram e que ligava ao Cubase era o ASIO Full Suplex Driver. No entanto, este driver não aparece na lista de drivers da ASIO no Guitar Rig 4, por isso, usava o Asio4All e dava o tal som irritante como produto final.
A única solução que arranjei foi abrir o Guitar Rig através do Cubase, como Instrumento, deixando de abrir o Guitar Rig individualmente. Assim consigo utilizar o driver correcto no Cubase, já que o som entra directo para este programa e o Guitar Rig apenas aplica o efeito, não precisando de receber directamente o sinal da guitarra.
Obrigado a todos pela ajuda
O driver que vinha com a Yamaha Audiogram e que ligava ao Cubase era o ASIO Full Suplex Driver. No entanto, este driver não aparece na lista de drivers da ASIO no Guitar Rig 4, por isso, usava o Asio4All e dava o tal som irritante como produto final.
A única solução que arranjei foi abrir o Guitar Rig através do Cubase, como Instrumento, deixando de abrir o Guitar Rig individualmente. Assim consigo utilizar o driver correcto no Cubase, já que o som entra directo para este programa e o Guitar Rig apenas aplica o efeito, não precisando de receber directamente o sinal da guitarra.
Obrigado a todos pela ajuda

ja agora podias falar um pouco do teu interface Yamaha AUDIOGRAM 

Ze Manel- Guitar Hero
Bem, digo-te desde já que não sou o melhor para falar de termos técnicos, mas muito sucintamente:
A placa tem duas entradas para Jack, permitindo a ligação de Guitarra, Baixo, Teclado e/ou Microfone. Podes utilizar estas entradas como Mono ou como Stereo. Tem Volume, Gain e Comprension Knobs para cada um dos canais, botões que te indicam se a placa está a receber sinal do instrumento e também um botão que acende uma cor vermelha quando atinge o "peak" (isto é bom para sabermos se o Gain ou Volume do instrumento está exagerado.
Para além disto, possui um botão com funcionalidade 48-V Phantom. Disto, apenas sei que tem a ver com microfones condensados, penso que é a funcionalidade ideal para gravar narrações, como programas de podcast, etc, mas ainda não experimentei.
Liga por usb ao PC o que faz com que não precise de ligar à corrente. Ligando ao PC fica automaticamente ligado.
Vem com Cubase AI4 incorporado, tem saída para phones e para colunas (pode funcionar como uma mini mesa de som) e custou 160€ na Faminho em Famalicão.
Penso que pelo que o produto oferece, o preço é bastante bom
Qualquer outra coisa que queiras/queiram saber, estejam à vontade!
A placa tem duas entradas para Jack, permitindo a ligação de Guitarra, Baixo, Teclado e/ou Microfone. Podes utilizar estas entradas como Mono ou como Stereo. Tem Volume, Gain e Comprension Knobs para cada um dos canais, botões que te indicam se a placa está a receber sinal do instrumento e também um botão que acende uma cor vermelha quando atinge o "peak" (isto é bom para sabermos se o Gain ou Volume do instrumento está exagerado.
Para além disto, possui um botão com funcionalidade 48-V Phantom. Disto, apenas sei que tem a ver com microfones condensados, penso que é a funcionalidade ideal para gravar narrações, como programas de podcast, etc, mas ainda não experimentei.
Liga por usb ao PC o que faz com que não precise de ligar à corrente. Ligando ao PC fica automaticamente ligado.
Vem com Cubase AI4 incorporado, tem saída para phones e para colunas (pode funcionar como uma mini mesa de som) e custou 160€ na Faminho em Famalicão.
Penso que pelo que o produto oferece, o preço é bastante bom
Qualquer outra coisa que queiras/queiram saber, estejam à vontade!

UI!!!Faminho em Famalicão,cheguei a comprar umas coisas lá e foi tudo para o lixo,um pedal por ex;que deixou de foncionar e já tinha passado um ano de garantia e o preço do concerto era de um novo,lá só compro mesmo as cordas e as palhetas mais nada.
pergunta ou filipe
pergunta ou filipe

Convidad- Convidado
Eu também só costumo comprar cordas ou palhetas lá Marco, mas a verdade é que esta placa tinha acabado de chegar da DHL, ainda vinha com os autocolantes por cima e tudo. Era seguro 

estava a pensar adquirir um interface de esses mas estou indeciso com os da M audio
mas na net encontras esse da yamaha mais barato
LINK
mas na net encontras esse da yamaha mais barato
LINK

Ze Manel- Guitar Hero
markoaraujo escreveu:UI!!!Faminho em Famalicão,cheguei a comprar umas coisas lá e foi tudo para o lixo,um pedal por ex;que deixou de foncionar e já tinha passado um ano de garantia e o preço do concerto era de um novo,lá só compro mesmo as cordas e as palhetas mais nada.
pergunta ou filipe
a faminho tem um mal muito grande e óbvio
quem trabalha la não percebe de pedais e specs nem de termos técnicos, no outro dia perguntei se um pedal que estava la tinha true bypass e eles " - ha? como ?

Ze Manel- Guitar Hero
Nah, dude, o link que mandaste é do Audiogram 3. O meu é o Audiogram 6. De qualquer das maneiras, na net é mais barato: Yamaha Audiogram 6
Mas com os portes não sei se não ficaria ao mesmo preço!
E sim, tens razão, os gajos não percebem lá muito daquilo, tirando um ou dois que vão dando uns toques. Eu normalmente quando sou atendido por quem já sei que não percebe nada, arranjo sempre maneira de "chamar o seu colega" xD
Mas com os portes não sei se não ficaria ao mesmo preço!
E sim, tens razão, os gajos não percebem lá muito daquilo, tirando um ou dois que vão dando uns toques. Eu normalmente quando sou atendido por quem já sei que não percebe nada, arranjo sempre maneira de "chamar o seu colega" xD

o 6 ja e qualuqer coisa
eles sao porreiros mas pronto
eles sao porreiros mas pronto

Ze Manel- Guitar Hero
Eu estive para comprar o M-Audio Fast Track e apenas não o fiz porque quando lá cheguei para o comprar "ah e tal, já não há". Fiquei devastado, até porque era o meu dia de anos, tinha o dinheirinho na carteira, e bem sabes como é um guitarrista prestes a comprar Gear novo.
Frustrado, lá perguntei se tinham algo idêntico. Estive com a Audiogram6 na mão, li bem o que tinha na caixa e lá dentro, deixaram-ma ver, etc, pareceu-me bastante melhor que a Fast Track e pouco mais custava. Assim foi, e para já, não me arrependo da compra
Frustrado, lá perguntei se tinham algo idêntico. Estive com a Audiogram6 na mão, li bem o que tinha na caixa e lá dentro, deixaram-ma ver, etc, pareceu-me bastante melhor que a Fast Track e pouco mais custava. Assim foi, e para já, não me arrependo da compra

A nível de interfaces audio se têm um valor semelhante a nível de preço é porque então serão de valor semelhante, pelo menos o suficiente a nível de som para não notares diferenças. Às vezes o que pode diferir serão as funcionalidades a nível de entradas, saídas e mais uma ou outra mariquice, querendo com isto dizer que me parece que estás bem servido, por isso toca a gravar e a continuar a mostrar os resultados dessas gravações.

boavida- Moderador
- Post Count: 4325
Guitarra: Gibson SG-3; Gibson Les Paul Custom MIC, Fender Stratocaster MIM, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: