Diferenças entre Floyd Rose, Vintage Tremolo e Bigsby?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferenças entre Floyd Rose, Vintage Tremolo e Bigsby?

Mensagem por Duarteman em Qui 4 Mar - 17:58

Podem-me explicar? confused nunca percebi lá muito bem as diferenças -.-

Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count: 497
Guitarra: Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista: Lead

Re: Diferenças entre Floyd Rose, Vintage Tremolo e Bigsby?

Mensagem por Kaz em Qui 4 Mar - 18:01

são diferentes.

Floyd Rose

Bigsby

Vintage Tremolo

Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special

Mensagem por Duarteman em Qui 4 Mar - 18:12

sim eu sei, mas têm todos o mesmo efeito?

Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por TiagoSerrano em Qui 4 Mar - 18:43

o bigsby e o vintage tremolo servem para a mesma coisa se não me engano, mas o Floyd Rose além de tirar tensão as cordas também pode ser usado para extender a cordas um pouco mais.. Very Happy

TiagoSerrano
Guitarrista de garagem

Post Count: 490
Guitarra: Fender Stratocaster Lone Star, Epiphone Les Paul 100
Guitarrista: Indefinido

Mensagem por Kaz em Qui 4 Mar - 18:47

acho que com o floyd rose consegues fazer micro afinação. com aqueles parafusos de cabeça larga que vês por cima.

mas sim, no geral todos fazem a mesma função básica. esticar ou afrouxar as cordas momentaneamente.

Kaz

Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special

Mensagem por zeps68 em Qui 4 Mar - 19:36

boa pergunta este tópico
então é assim as diferenças entre esses trémolos são algumas tanto na tocabilidade como na tecnica e seus componentes

o Vintage Tremolo muito comum nas stratocasters é um tremolo aberto ou seja não tem as cordas trancadas no pente da guitarra. a sua tensão pode ser afinada através das molas (podem acrescentar-se ou tirar molas - normalmente tem 2) que se podem apertar ou desapertar. Há também quem opte por trancar pois quando não são de qualidade desafinam muito e tira sustain à guitarra.
O Bigsby é já muito diferente do Vintage pois apesar de tambem não ser trancado, só tem uma pequena mola na base da alavanca logo tem menos acção. é também diferente pois actua no tail piece (a peça atras da bridge onde está instalada a alavanca). Na vintage a alavanca actua na própria bridge.

Já o Floyd Rose funciona com as cordas trancadas no pente no final do braço. É um tremolo muito mais versátil e que não desafina a guitarra
Dentro do campo dos Floyd Roses há já varias variantes tanto em tipo de alavanca (recta, com curva, ets...) é também com este tremolo, por ter as cordas trancadas, que há a microafinaçã na bridge. este tremolo tem um problema para quem parte muitas cordas pois ao partir uma corda a guitarra fica instantaneamente desafinada o que significa parar de tocar imediatamente. No entanto com este tremolo pode-se usar e abusar da alavanca que a guitarra nunca desafina e além disso a acção (afinável) é muito acentuada tampo podes empurrar o tremolo até as cordas ficarem soltas como puxar no sentido contrario uma técnica muito usada pelos shredders.
Pessoalmente sou um abusador do tremolo e aprendi a varias técnicas muito cedo no entanto não gosto muito dos Floyd Rose originais são muito moles e pouco agressivos.
Na minha Gil Ze Peps Model tenho, na minha modesta opinião, o melhor tremolo do mercado o Kahler Spyder

espero ter sido util

zeps68
Guitarrista de garagem

Post Count: 411
Guitarra: Varias

http://www.myspace.com/zepsguitar

Mensagem por Duarteman em Qui 4 Mar - 20:16

acho que já percebi + -, thanks... Mas zeps, és familiar com o funcionamento do Bigsby? Aquilo desafina se abusarmos?

Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por zeps68 em Qui 4 Mar - 20:29

Duarteman escreveu:acho que já percebi + -, thanks... Mas zeps, és familiar com o funcionamento do Bigsby? Aquilo desafina se abusarmos?

não dá para abusar muito pois desafina sim

zeps68
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad em Qui 4 Mar - 21:39

ha 2 tipos de gibsby, para guitarras eletricas e para guitarras archtop...
ha uns 10 tipos de floyd roses... e uns 4 tipos de tremolos de strat... depois há os tremolos de jaguar, e os tremolos kahler aparafusados no topo da guitarra...

os bigsby não dão para abusar, dão 1 vibrato simples como o tremolo vintage.
a unica coisa que se pode abusar bem é os floyds e têm se ser floyds em condições se forem do tipo single locking ou baixa gama vão estragar a afinação da guitarra.

Convidad
Convidado

Mensagem por Riddl3 em Sex 5 Mar - 10:07

PRS tremolo Brigde rulla Very Happy

Riddl3
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 216
Guitarra: PRS SingleCut SE, PRS Custom 24

Mensagem por Convidad em Sex 5 Mar - 14:39

esse também funciona como 1 tremolo.

a diferença que coloca os bons floyd roses à parte de tudo o resto é a pressão em Kg que conseguem retirar das cordas.

isso acontece devido ao double locking, e a tension bar por cima do nut. as cordas têm um grau de tensão considerável e quando se faz 1 dive bomb as cordas ficam completamente 'soltas' parece que nem sequer estão na guitarra... tombam para 'baixo'... algumas ficam mesmo inclinadas fora do braço. no entanto quando se larga o floyd, se largarmos rapido ou dermos toques rápidos ainda temos o flutter (tremidelas) que faz devido à forte tensão do floyd VS tensão das cordas. e a afinação fica 100% em perfect pitch. qualquer desgaste que as cordas tenham ao longo dos meses, faz com que percam a força face à afinação (cordas a envelhecer) então aí usa-se a micro afinação para 'corrigir' esses pequenos desgastes.
(e claro também se usa quando as cordas estão novas e cedem 1pouco)

A nível de tremolos, mesmo algumas fender têm tremolos muito bons, conseguem alterar bom pitch etc... mas não dão para 'abusar'. Fazer um ou outro truque mas 1divebomb muito puxado já não... flutter já é difícil... etc e a afinação por vezes tem pequenos desajustes. Os tremolos wilkinson usados nas Suhr, os Schaller, Gotoh, Khaller, existem até tremolos com piezzo incorporado para sacar som acustico de uma guitarra eléctrica. Todos eles podem ser estáveis e bons mas são 'desenhados' para usos um pouco mais 'suaves' mesmo com locking tunners na guitarra.

Até 1amigo meu que usava um Original FR, numa guitarra handmade com locking tunners em vez de locking nut já não dava para fazer os "truques de Floyd" pois sem o locking nut já não dava para 'retirar' a pressão às cordas. Isto só acontece com 'double locking' que é: locking nos blocos de sustenção do floyd, e locking nos blocos do nut. Não há volta a dar a isto.

Os tremolos bigsby são como os de strat mas 1pouco mais suaves, são tremolos, no entanto estes tremolos apresentam alguma fricção na zona da ponte fixa (tipo LP) mas com encordamentos 1pouco mais grossos costumam ser minimamente estáveis e são mais 'suaves' que os tremolos de strat. dão um certo 'vibrato' e penso que no máximo alteram o pitch até meio tom, não muito mais.
Os bigsby no entanto, apresentam uma vantagem, que ninguém vê. Não alteram a massa à guitarra... não se fazem furos no corpo e ainda por cima são desenhados para guitarras de ponte fixa, ou seja, que geralmente não podem 'levar' tremolos/floyds devido ao design e construção.

Claro Há LesPauls com floyd rose mas já não têm aquela ponte de les paul e o touch e feeling da guitarra já não é tanto o de Les Paul... e os bigsby são o unico tremolo que pode ser aplicado em guitarras archtop de ponte fixa.

A Ibanez teve um modelo de guitarra Archtop semihollow, com design doublecut, que tem um tremolo único para guitaras archtop ou acusticas. Descontinuou há pouco tempo.
Procurem num tópico onde falei muito sobre Ibanez e floyds, fiz lá 1post com quase toda a variedade que havia dentro da Ibanez que são praí uns 10 designs originais deles.

Também Há um tremolo Khaler que é aplicado no topo da guitarra e não faz nenhuma cavidade, no corpo é um tremolo apenas para dives relativamente simples e não é dos mais estáveis.

o tremolo que ouvi e vi comportar-se de forma + parecida a um floyd rose em termos de pitch e estabilidade, foi este: (no entanto ainda não funciona como 1floyd rose obviamente)
http://resources.ibanez.com/resourceservicehost/images/Ibanez/web/insets/zoom/test/SV5470FNBL_synchronizr_bridge.jpg
(problema que a única guitarra que o tem, custa mais de 2000€lolol)

e o novo sistema de rolantes que a Ibanez inventou para as articulações dos tremolos e floyd deixa-me muito curioso bem como o 'zero system' etc... no entanto o pessoal dos sites de coleccionadores Ibanez, Dimarzio, Vai, Petruccis, os shred geeks em geral...
existe uma opinião comum que o Ibanez Edge (o original)(lançado em 1986) é o melhor floyd rose à face da terra tanto em manuseamento, feel, touch, expressividade, e resistência ao desgaste.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ibanez_Edge

existem outros bons como o ZR2... os Edge Pro... EdgeZero... os LoPro-Edge são Edges em design de low profile... e os DoubleEdges são lowprofile design com Piezzo acustico incorporado. Bastante raros.

os EdgeProII e EdgeIII são 'copias baratas' que a Ibanez fez para deixar de usar floyds licenciados rascas. assim fabrica os seus proprios floyds 'baratos' com material menos bom que os Edge verdadeiros. Estes baratos vieram substituir os TRS, Lo-TRS, e Lo-TRS II.

os edge verdadeiros ainda dizem "licenced" porque no ano de 1986 o design criado pela Ibanez ainda era considerado baseado no design dos Original Floyd Rose.
Razão pela qual esses tremolos andam escassos, a Ibanez fabrica-os pouco (acho que teve uns anos sem os produzir) pois tem uma despesa acrescida com eles devido à licença.

Última edição por CarlosC em Sex 5 Mar - 15:24, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por zeps68 em Sex 5 Mar - 15:21

Carlos
os Kahler "Spyder" se de longe os melhores.....na minha modesta opinião

zeps68
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad em Sex 5 Mar - 15:43

a tua opinião é válida quanto tantas outras.
podes procurar informar-te na net sobre floyds há N sites sobre isso até.
para o Riddle os melhores são os tremolos de PRS. ele tem PRS's...

há quem diga que as melhores guitarras do mundo são fenders... depois vamos ver que guitarra têm e é uma fender. lol

esse Kahler Spyder conheço-o das Fender HeavyMetal Strats... nunca o experimentei mas é 1 tremolo pouco falado. e é difícil encontrar quem o tenha para que eu possa experimentar.

são gostos pessoais. esse é o floyd que melhor resulta para ti.
mas agora pergunto-te: quais os floyds que experimentaste?

Eu disse a opinião de um senso comum, mas já experimentei e toquei:
Lo-TRS
Lo-TRS II
Licenced SpeedLoader
Original Floyd Rose
Edge
Edge Pro
Edge III
Lo Pro Edge
Gotoh Floyd Rose

tenho a sorte de poder dizer que já me passaram mais de 200guitarras pelas mãos...
para mim floyd demasiado duros nem demasiado moles.

os duros não prestam porque é difícil controlar o pitch e afinação...
tipo vou fazer um dive de A para D quero descer 3tons e meio. Quero que desça mesmo para D. ou quero subir 2tons... controlar a afinação. E fazer isto no meio do estar a tocar e etc complica ainda mais...
moles demais não consigo 'soltar as cordas' tão bem... nem fazer flutters.

Convidad
Convidado

Mensagem por zeps68 em Sex 5 Mar - 19:00

experimentei de quase tudo já
já tive uma Ibanez como a tua já tive uma strat uma prodigy etc...
e para mim é que mais gosto precisamente por ser duro
o controlo adquire-se com a pratica...

zeps68
Guitarrista de garagem

Mensagem por EdolinCyrus em Qua 6 Jul - 13:32

Calma aí , falta as hagstrom tremar Very Happy

Na minha consigo praticamente fazer o que se faz num floyd rose , mas bastante mais mole , e claro que se levantar demasiado a alavanca salta a mola , mas dá sempre para dar um bocado mais tensão ás cordas com ele .
Já abusei até demais do tremar , e é raro desafinar , só quando salta a mola fora é que baixa um bocado a tensão mas a culpa não é da guitarra

Ah, e já agora , não sei o tamanho da mola dos bigsbys , mas a mola disto é enorme a meu ver Laughing

EdolinCyrus
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 211
Guitarra: Ibanez S670fm com seymour duncan Custom // Hot Rails // Jazz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: