Pinch Harmonics

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pinch Harmonics

Mensagem por Machado em Ter Set 16 2008, 19:13

Uma das coisas que tenho vindo a desenvolver enquanto autodidacta são as pinch harmonics.
Já procurei na internet algum apoio, e vim a descobrir que existem várias técnicas. Nenhuma delas me sai a cem por cento. Alguém me ajuda???

Machado
Guitarrista dedicado

Post Count: 556
Guitarra: Squier Bullet Strat
Guitarrista: Indefinido

Re: Pinch Harmonics

Mensagem por seBENTA em Ter Set 16 2008, 19:33

Machado escreveu:Uma das coisas que tenho vindo a desenvolver enquanto autodidacta são as pinch harmonics.
Já procurei na internet algum apoio, e vim a descobrir que existem várias técnicas. Nenhuma delas me sai a cem por cento. Alguém me ajuda???

é mesmo questão de treino, tens de atacar a corda com a palheta e o indicador no sítio exacto, acho que é mesmo questão de paciência e treino

seBENTA
Aprendiz de guitarra

Post Count: 78
Guitarra: Stratocaster + Telecaster

Mensagem por nearZ em Ter Set 16 2008, 19:41

Indicador?? devo ser eu que estou a fazer confusão...

essas armonicas que falam são por exemplo aquela que está no segundo solo da master of puppets dos metallica??

nearZ
Guitarrista de garagem

Post Count: 439
Guitarra: Gibson Les Paul Tradicional Standart; Alhambra 4P, Squier Fender bullet strat
Guitarrista: Lead

Mensagem por seBENTA em Ter Set 16 2008, 19:55

Frusciante escreveu:Indicador?? devo ser eu que estou a fazer confusão...

essas armonicas que falam são por exemplo aquela que está no segundo solo da master of puppets dos metallica??

pinch harmonics são sacados entre a palheta , o indicador e / ou o polegar ( conforme se segura a palheta ).
Quem utiliza muito isso é o satriani, seguido de tremolo do floyd rose, dá uma espécie de " grito "

seBENTA
Aprendiz de guitarra

Post Count: 78
Guitarra: Stratocaster + Telecaster

Mensagem por Kaz em Ter Set 16 2008, 22:15

eu ja estive para fazer um video sobre pinch harmonics, mas como não posso dizer que me saem sempre que quero, nao me meti em apuros.
basicamente o pinch harmonic, acho que é nem é bem um harmonico nem uma nota. é meio meio. a ideia é fazer a nota soar, e imediatamente a seguir, fazer mute, e imediatamente a seguir, deixa-la soar.

ou seja: se usares o indicado será:
tocar a nota com o indicador
cala-la com a palheta

se tocares com a palheta, é fazer a nota soar com a palheta, cala-la com a parte de lado do polegar.

eu or acaso nao uso palheta, por isso uso o indicador para a tocar, e o polegar para a calar

a maneira como maior parte dos principiantes começa a tentar sacar uns "assobios" como lhe costumo chamar, é:
metendo muita distroção
tocado principalmente na corda lá, ré, e sol (são as mais faceis de sacar para principiantes)
quando se soar a nota deve-se forçar um bocadinho o polegar a ir tocar na corda. ao inicio vai-se calar a nota totalmente, mas com o tempo, ganha-se aquele jeito de apenas tocar de leve na corda o suficiente.

há quem tente por pouca palheta de fora e ao fazer isso, automaticamente a corda depois de tocar na palheta vai tocar no dedo, mas isso só dá aso a que toques assobios sem querer.

tenta fazer isso
muita distroção, na corda ré, por exemplo, no traste .... 7... e tenta escavar com a mão e retirar a mão a seguir.

Kaz

Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count: 2403
Guitarra: Epiphone SG Special

Mensagem por Machado em Qua Set 17 2008, 11:27

Kazuya escreveu:eu ja estive para fazer um video sobre pinch harmonics, mas como não posso dizer que me saem sempre que quero, nao me meti em apuros.
basicamente o pinch harmonic, acho que é nem é bem um harmonico nem uma nota. é meio meio. a ideia é fazer a nota soar, e imediatamente a seguir, fazer mute, e imediatamente a seguir, deixa-la soar.

ou seja: se usares o indicado será:
tocar a nota com o indicador
cala-la com a palheta

se tocares com a palheta, é fazer a nota soar com a palheta, cala-la com a parte de lado do polegar.

eu or acaso nao uso palheta, por isso uso o indicador para a tocar, e o polegar para a calar

a maneira como maior parte dos principiantes começa a tentar sacar uns "assobios" como lhe costumo chamar, é:
metendo muita distroção
tocado principalmente na corda lá, ré, e sol (são as mais faceis de sacar para principiantes)
quando se soar a nota deve-se forçar um bocadinho o polegar a ir tocar na corda. ao inicio vai-se calar a nota totalmente, mas com o tempo, ganha-se aquele jeito de apenas tocar de leve na corda o suficiente.

há quem tente por pouca palheta de fora e ao fazer isso, automaticamente a corda depois de tocar na palheta vai tocar no dedo, mas isso só dá aso a que toques assobios sem querer.

tenta fazer isso
muita distroção, na corda ré, por exemplo, no traste .... 7... e tenta escavar com a mão e retirar a mão a seguir.

Kaz

Boa! Tão a sair!!! No entanto alguns ainda por la ficam, e saiem-me melhor na sol, 5º traste (e muitas são azelhas)! Enfim, vou seguir o teu concelho e ter paciência... practicar! Obrigado Smile
Aberto a mais sugestões...

Machado
Guitarrista dedicado

Mensagem por rika em Dom Dez 07 2008, 04:01

tal como o Kazuya disse, tenta pegar na palheta na pontinha mesmo, e toca com um bocado da palheta e um bocado do polegar ao mesmo tempo, foi assim que aprendi. Nunca me dei ao trabalho de melhorar a técnica, do género palm mute numa corda e tocar o artifical harmonic noutra, precisas de praticar um bocado para isso, mas quando conseguires vai soar fixe. Podes ainda tocar o artificial harmonic normalmente e depois, com um dedo qualquer, logo a seguir a teres tocado, toca levemente com a unha na corda e fazes um harmonic com uma frequência muito mais aguda do teu original, isso com uns truques de vibrato resulta no chamado "Dime Squeal".

rika

Post Count: 14
Guitarra: Behringer V-Tone

Mensagem por Machado em Seg Dez 08 2008, 03:26

rika escreveu:tal como o Kazuya disse, tenta pegar na palheta na pontinha mesmo, e toca com um bocado da palheta e um bocado do polegar ao mesmo tempo, foi assim que aprendi. Nunca me dei ao trabalho de melhorar a técnica, do género palm mute numa corda e tocar o artifical harmonic noutra, precisas de praticar um bocado para isso, mas quando conseguires vai soar fixe. Podes ainda tocar o artificial harmonic normalmente e depois, com um dedo qualquer, logo a seguir a teres tocado, toca levemente com a unha na corda e fazes um harmonic com uma frequência muito mais aguda do teu original, isso com uns truques de vibrato resulta no chamado "Dime Squeal".

Sei ao que te referes, mas pra ja sai-me abafado. A minha sorte e ter paciencia de aço

Machado
Guitarrista dedicado

Mensagem por Painkiller em Sab Jan 31 2009, 19:38

Antes também tinha muita dificuldade em fazer, mas com o tempo já os faço bem... É tudo uma questão de treino, ou mesmo de tempo. Porque eu nunca tive muito interesse em treinar pinchs até mesmo sairem perfeitos... Simplesmente quando aquecia ou alguma coisa parecida, fazia-os mal e porcamente no inicio até um dia.. Vai fazendo nas calmas, e vais ver como vais conseguir o que queres.

Última edição por Painkiller em Sex Jul 02 2010, 22:51, editado 1 vez(es)

Painkiller
Guitar Hero

Post Count: 1578
Guitarra: Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100

Mensagem por Machado em Qua Fev 04 2009, 12:41

Fábio Percheiro escreveu:Antes também tinha muita dificuldade em fazêr pinch harmonic mas com o tempo, já os faço bem... É tudo uma questão de treino, ou mesmo de tempo. Porque eu nunca tive muito interesse em treinar pinchs até mesmo sairem perfeitos... Simplesmente quando aquecia ou alguma coisa parecida, fazia-os mal e porcamente no inicio até um dia.. Vai fazendo nas calmas, e vais ver como vais conseguir o que queres.

Pois, esse foi o meu método, agora tou um pro nisso! Very Happy

Machado
Guitarrista dedicado

Mensagem por Painkiller em Dom Mar 01 2009, 18:55

Isso é que é preciso cheers

Painkiller
Guitar Hero

Post Count: 1578
Guitarra: Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100

Mensagem por Afonso em Ter Dez 08 2009, 17:25

http://www.youtube.com/watch?v=5I5O8P-r5Rk

vejam este video

da para ver mt bem como fazer harmonics

Afonso
Guitarrista de garagem

Post Count: 261
Guitarra: classica hand-made/cort x-6

Mensagem por Emanuel em Sab Abr 10 2010, 18:26

Acho que esse video é bom para se compreender como fazer os "Pinch Harmonics", no entanto o Kaz explicou muito bem a essência da técnica.

Emanuel
Aprendiz de guitarra

Post Count: 29
Guitarra: Collins SG réplica / ESP ltd Alexi Laiho

Mensagem por VashTheStampeed em Seg Abr 12 2010, 14:39

Machado, experimenta fazer os pinch harmonics ora perto do pickup do neck ora da bridge.
Vais obter resultados melhores em determinados sítios do que outros. (podes estar a tentar faze-los numa zona da guitarra que é muito mais difícil saírem)

VashTheStampeed
Guitarrista de garagem

Post Count: 317
Guitarra: Ibanez/PRS

http://www.defyingcontrol.net

Mensagem por LinK93 em Seg Jul 19 2010, 09:16

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zFSgY8Be6Bw&hl=en_US&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/zFSgY8Be6Bw&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

para os encalhados nos pinch harmonics

LinK93
Guitarrista dedicado

Post Count: 631
Guitarra: Voggenreiter acoustic guitar - Century classic guitar - Steiner Les Paul Black - MusicMan Sabre II Made by Leo Fender 1970's

Mensagem por Joca da ilha em Seg Jul 19 2010, 10:46

So uma pequena precisao:

Os pinchs saiem melhor com o micro do bridge, e tudo carregado com agudos Smile

http://www.youtube.com/watch?v=D1-i9yC6R-k

Joca da ilha
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count: 129
Guitarra: Ibanez JS 100, Epiphone acustica, copia Les Paul ( a minha primeira que estou a renovar ), e uma Les paul Gibson STD Premium Plus ( desde pouco )

Mensagem por PutridHumanFailure em Qua Jul 21 2010, 00:52

O que eu me divirto com os Pinch Harmonics! cheers

Minuto 1:09

PutridHumanFailure
Aprendiz de guitarra

Post Count: 58
Guitarra: Guitarra: ESP LTD EC50
Guitarrista: Vocal/Lead

Mensagem por lourenco em Sex Ago 27 2010, 01:20

bridge pickup, muito gain e treble. a qualidade dos pickups e amp tambem influencia muito.
o polegar tem q travar o movimento da corda tal como no harmonico natural.
é isso que é um harmonico...uma nota tirada da corda sem ela se movimentar.
pode se dar efeito ao harmonico com tremolo e vibrato classico, rock e circular.
fica aqui uma imagem com o mapa de harmonicos, tirado do livro "joe satriani guitar secrets"

e mais um video do mestre para sacar uns harmonicos com estilo (para quem tem floyd rose)
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/I3wyZmeHUfM?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/I3wyZmeHUfM?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count: 665
Guitarra: Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: