Escalas Maiores
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Escalas Maiores
Ordem dos sustenidos: Fá - dó - sol - ré - lá - mi - si
Formato: #
Ordem dos Bemóis: Si - mi - lá - ré - sol - dó - fá !
Formato: b
------------------------
Sustenido:
Ex: Quando tiver 1 # na armadura (que eh o FÁ) você sobe 1 nota...
Ou seja... quando tiver 1 # o tom é : Sol Maior
e assim respectivamente...
Bemol:
Simples... você pega o bemol antes...
Ex: temos 2 b na armadura.. então o tom vai ser a nota que esta antes do ultimo b (no caso o ultimo bemol eh o MI) então a nota vai ser o b antes que eh o SI
Tom da armadura: Si b Maior
-----------------------------------
Duvidas?? Tirem nesse topico !
Creditos: xThallis
Att. xThallis
Formato: #
Ordem dos Bemóis: Si - mi - lá - ré - sol - dó - fá !
Formato: b
------------------------
Sustenido:
Ex: Quando tiver 1 # na armadura (que eh o FÁ) você sobe 1 nota...
Ou seja... quando tiver 1 # o tom é : Sol Maior
e assim respectivamente...
Bemol:
Simples... você pega o bemol antes...
Ex: temos 2 b na armadura.. então o tom vai ser a nota que esta antes do ultimo b (no caso o ultimo bemol eh o MI) então a nota vai ser o b antes que eh o SI
Tom da armadura: Si b Maior
-----------------------------------
Duvidas?? Tirem nesse topico !
Creditos: xThallis
Att. xThallis
Re: Escalas Maiores
Lol, não percebi nada. Alguém pode explicar?

flipex- Guitar Hero
- Post Count: 1237
Guitarra: Squier Classic Vibe Stratocaster 60's Candy Apple Red, Pablo Romero
Guitarrista: Indefinido
Pois, isto tá assim meio caido do ar.... para quem não tá dentro da cena não percebe mesmo
xThallis, elabora um pouco mais isso
xThallis, elabora um pouco mais isso
O que estás a dizer é a ordem dos sustenidos e bemois, das escalas segundo o circulo de Quintas e quartas, respectivamente... só que explicaste isso à pedreiro...
aos 13 anos já se ter influencias de pedreiro... ui, é da pesada! xD

Convidad- Convidado
CarlosC escreveu:aos 13 anos já se ter influencias de pedreiro... ui, é da pesada! xD
ADOREEEI
Existe um conjunto de tonalidades, e cada música é influênciada por uma tonalidade.
É essa tonalidade que vai dizer a quantidade de acidentes (sustenidos ou bemois) a colocar na armação de clave.
Se, numa partitura, a seguir á clave de sol haver um fá sustenido, então todos os fás que aparecerem nessa partitura serão sustenidos (menos aqueles que tiveram um bequadro antes). Se houver um fá e um dó o mesmo, se houver um fá um dó e um sol o mesmo... Qaundo uma música tem um sustenido é sempre fá... se tiver 2 é sempre fá dó, se tiver 3 é sempre fá dó sol... (e assim sucessivamente consoante a ordem que o xThallis assim referiu.
Para se saber a quantidade de acidentes que existe em cada tonalidade, há que fazer uns cálculos.
É essa tonalidade que vai dizer a quantidade de acidentes (sustenidos ou bemois) a colocar na armação de clave.
Se, numa partitura, a seguir á clave de sol haver um fá sustenido, então todos os fás que aparecerem nessa partitura serão sustenidos (menos aqueles que tiveram um bequadro antes). Se houver um fá e um dó o mesmo, se houver um fá um dó e um sol o mesmo... Qaundo uma música tem um sustenido é sempre fá... se tiver 2 é sempre fá dó, se tiver 3 é sempre fá dó sol... (e assim sucessivamente consoante a ordem que o xThallis assim referiu.
Para se saber a quantidade de acidentes que existe em cada tonalidade, há que fazer uns cálculos.

purple- Aprendiz de guitarra
- Post Count: 27
Guitarra: Prs SE Paul Allender scarlet red e Alhambra 7p :P
Semana passada fiz prova no meu curso de teoria musical bem sobre isso ai, até que consegui entender um pouco.
A ordem dos b é o contrario da ordem dos #, isso na escala maior.
tipo, o que eu sei é o seguinte.
vc começa em DÓ e conta 5 notas pra frente, até chegar em dó de novo. o segundo DÓ vai ser # pq ja existe um DÓ natural.
Do-Sol-Re-La-Mi-Si-Fa#-Do#
no caso do fa# é pq na armadura de clave de sol a única nota sustenida é o fa.
na escala de bemois é só virar.
Do-fa-sib-mib-lab-reb-solb-dob.
espero ter ajudado um pouquinho. Valew!
A ordem dos b é o contrario da ordem dos #, isso na escala maior.
tipo, o que eu sei é o seguinte.
vc começa em DÓ e conta 5 notas pra frente, até chegar em dó de novo. o segundo DÓ vai ser # pq ja existe um DÓ natural.
Do-Sol-Re-La-Mi-Si-Fa#-Do#
no caso do fa# é pq na armadura de clave de sol a única nota sustenida é o fa.
na escala de bemois é só virar.
Do-fa-sib-mib-lab-reb-solb-dob.
espero ter ajudado um pouquinho. Valew!

Leura-Lennon- Post Count: 7
Guitarra: memphis by tagima
É uma pena que a notação musical standard seja baseada em Dó maior uma vez que no sistema temperado de 12 notas temos precisamente 12 notas que são todas iguais...

kouros- Guitarrista de garagem
- Post Count: 393
Guitarra: Cort G254, Clássica, Baixo, etc e tal..
Guitarrista: Lead
Baseamo-nos em Dó apenas porque é a nota correspondente á tonalidade maior mais simples, por não ter acidentes nenhuns na armação de clave... Acho que uma pessoa que entenda o mais simples, depois ganha bases para perceber o que é mais complexo...

E porque é que há uma tonalidade maior mais simples? As 12 notas são todas iguais... olhas para um piano e até faz sentido teres 7 notas e o resto serem "acidentes", mas numa guitarra, violino ou qualquer outra coisa do género... não faz sentido. Já há alguns séculos que usamos o sistema da divisão da oitava em 12, logo todas as notas são iguais.

Eu percebo o que estás a dizer... Até porque auditivamente o resultado é sempre o mesmo. Mas a nível de teoria, a armação de clave pode fazer confusão a algumas pessoas, que ainda não têm "ginástica" para ver quais as alterações que a armação de clave provoca nas notas... Por isso é que a tonalidade que melhor serve para iniciantes é a de Dó Maior... Com esta percebe-se muito melhor os intervalos... e após perceber-se esta, percebe-se as restantes, associando os acidentes da armação de clave ás notas e vendo qual o seu efeito sobre estas... É o que eu acho...

Como eu aprendi teoria musical e penso em música em termos de graus (números) em relação a uma tónica, acabo sempre por desistir de ler pautas lol
Mas como quero mesmo escrever para ser mais prático e rápido quando estou a compôr, lá cheguei a uma solução... uso o guitar pro e assim só tenho de pensar na parte rítmica uma vez que sei a localização das notas no braço todo basta só meter o número certo na corda certa e alterar a figura rítmica. Mas não vou desistir e hei-de apanhar as manhas da altura das notas já que ao início também me parecia confuso a parte rítmica. Felizmente há um livro muito bom só para a parte dos ritmos que ensina a lêr um compasso (quaternario por exemplo) como sendo quatro batidas e em cada batida temos uma série de combinaçoes possiveis e quando nos habituamos a elas é muito mais fácil de lêr do que pelo hábito de ver ritmos semelhantes nos compassos... assim passa-se a células mais pequenas, as batidas.
Granda confusão né? Pode ser que meta aí o link do livro :p
Mas como quero mesmo escrever para ser mais prático e rápido quando estou a compôr, lá cheguei a uma solução... uso o guitar pro e assim só tenho de pensar na parte rítmica uma vez que sei a localização das notas no braço todo basta só meter o número certo na corda certa e alterar a figura rítmica. Mas não vou desistir e hei-de apanhar as manhas da altura das notas já que ao início também me parecia confuso a parte rítmica. Felizmente há um livro muito bom só para a parte dos ritmos que ensina a lêr um compasso (quaternario por exemplo) como sendo quatro batidas e em cada batida temos uma série de combinaçoes possiveis e quando nos habituamos a elas é muito mais fácil de lêr do que pelo hábito de ver ritmos semelhantes nos compassos... assim passa-se a células mais pequenas, as batidas.
Granda confusão né? Pode ser que meta aí o link do livro :p

Eu tenho aquilo em papel, imprimi há uns anos e só agora é que descobri o valor da coisa lol
Vou ver o nome e depois pesquiso para ver se há algum link na net
Vou ver o nome e depois pesquiso para ver se há algum link na net

eu vou esclarecer o que sei com um esquema
0#--Do Ou seja e so seguir o esquema com 0 sustenidos a
1#--Sol tonalidade e Do, com 1 sol e assim para a frente
2#--Re
3#--La
4#--Mi
5#--Si
6#--Fa#
7#--Do#
0b--Do e o mesmo com os bemois com 0 e Do, com 2 e fa e assim
1b--Fa sucessivamente.
2b--Sib
3b--Mib
4b--Lab
5b--Reb
6b--Solb
7b--Dob
despois existem tambem os modos menores em que se quisermos descubrir qual e o modo menor de uma tonalidade e so retirar-lhe 1 tom e meio ou seja se temos
DO de DO a Si vai meio tom e de Si a La vai 1 logo La menor e o modo menor de DO e tem tantos sustenidos quanto Do.
Espero ter esclarecido se tiverem mais duvidas enviem-nas para o meu email antoniosergio1996@hotmail.com
Cumps
0#--Do Ou seja e so seguir o esquema com 0 sustenidos a
1#--Sol tonalidade e Do, com 1 sol e assim para a frente
2#--Re
3#--La
4#--Mi
5#--Si
6#--Fa#
7#--Do#
0b--Do e o mesmo com os bemois com 0 e Do, com 2 e fa e assim
1b--Fa sucessivamente.
2b--Sib
3b--Mib
4b--Lab
5b--Reb
6b--Solb
7b--Dob
despois existem tambem os modos menores em que se quisermos descubrir qual e o modo menor de uma tonalidade e so retirar-lhe 1 tom e meio ou seja se temos
DO de DO a Si vai meio tom e de Si a La vai 1 logo La menor e o modo menor de DO e tem tantos sustenidos quanto Do.
Espero ter esclarecido se tiverem mais duvidas enviem-nas para o meu email antoniosergio1996@hotmail.com
Cumps

Lord_AST- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count: 158
Guitarra: Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista: Vocal/Lead
tenho uma duvida.
o desenho de uma escala menor, se o tom da musica for la começo a escala na nota la?
acontece o mesmo com a escala maior?
Estou a referir-me a pentatonicas
o desenho de uma escala menor, se o tom da musica for la começo a escala na nota la?
acontece o mesmo com a escala maior?
Estou a referir-me a pentatonicas
nao interessa o tipo de escala que é, menor, maior whatever.
imaginanemos que aprendeste escala X numa tonica H, mas tens uma musica num tom B e queres usar escala X para solar nessa musica. simples, pegas na escala X e arrastas todo o desenho para a tonalidade B.
imaginanemos que aprendeste escala X numa tonica H, mas tens uma musica num tom B e queres usar escala X para solar nessa musica. simples, pegas na escala X e arrastas todo o desenho para a tonalidade B.

Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: